Postado em:

Como Organizar Uma Festa em Casa: 6 Dicas Para Uma Festa Perfeita

como organizar uma festa em casa

Reunir a galera é sempre uma ótima ideia. Hoje vamos te mostrar como organizar uma festa em casa sem enrolação e sem complicação!

Pronto para preparar uma super festa?

Se você respondeu sim para a pergunta acima, está no lugar certo para aprender tudo sobre como organizar uma festa em casa.

Não existe maneira melhor e mais animada do que reunir amigos para celebrar uma boa notícia, uma data especial ou então apenas para enraizar ainda mais as boas amizades, não é verdade?

EMPRESA OU RESTAURANTE? PEÇA SUA AMOSTRA GRÁTIS:

Receba Amostra Grátis

E é justamente para dar aquele força para você que organizamos este passoa a passo com 6 dicas para uma festa perfeita!

Estes outros assuntos também serão super úteis para você. Confira!

Como Organizar Uma Festa: Siga Este Guia Completo Para o Sucesso

Veja como preparar a casa para uma festa com elegância e praticidade

Cardápio, decoração, música e muitos outros detalhes. Pensamos em tudo para que você não precise ficar pulando de galho em galho, ou melhor, de artigo em artigo.

Quer saber todos os segredos do sucesso de como organizar uma festa em casa? Então fique com a gente até o final e descubra como fazer isso de maneira rápida e descomplicada!

1. Comece pelo convite

O tempo ideal para enviar o convite da sua festa em casa é entre um mês e 15 dias antes da data escolhida.

Antes de pensar em como convidará seu amigos, a primeira coisa a fazer no passo a passo de como organizar uma festa em casa é decidir uma data.

Evite vésperas de feriados ou períodos festivos, como a Páscoa, por exemplo. Feito isso, agora sim é a vez do convite.

Geralmente, em uma festa em casa, costuma-se chamar os amigos mais próximos. Neste caso, você pode fazer o convite via aplicativos, como o WhatsApp, ou redes sociais.

Pode ser apenas um texto criativo ou então uma arte mais elaborada. Você pode fazer isso on-line mesmo.

Uma dica é o site Conviter. Nele você pode escolher um modelo bacana e o meio que irá enviar seu convite. Coloque todos os dados necessários e pronto!

Outros sites oferecem, além de modelos bonitos, ferramentas para o gerenciamento de confirmação. É o caso do Invitebox e do Greenvelope.

Se a sua festa em casa for um pouco mais formal ou então você convidará pessoas que não fazem parte do círculo íntimo de amizades, a opção de imprimir os convites ou enviá-los por e-mail é melhor.

Gráficas express são mais baratas e fazem impressões de qualidade em pequena quantidade.

No caso do e-mail, uma mensagem personalizada para cada convidado é de bom tom. Você pode enviar o convite na forma de imagem ou apenas texto.

Caso você faça questão de um convite impresso, lembre-se que tudo deve ser enviado ou entregue pessoalmente com mais antecedência ainda.

Independente da tipo de convite, é essencial que todas as informações sobre a festa estejam completas: endereço, data, hora, como chegar. Também é de educado deixar um telefone para contato.

Além da confirmação de presença, é elegante que você pergunte aos seus convidados se eles possuem algum tipo de restrição alimentar.

Isso vai ser ótimo para o próximo passo de como organizar uma festa em casa: a escolha do cardápio!

2. Planejando o cardápio

O cardápio ideal para a sua festa em casa pode ser simples ou sofisticado, mas o que conta mesmo é o carinho e a dedicação que você vai colocar em cada prato.

Nesta etapa de como organizar uma festa em casa, é importante que você, primeiro, defina como será o estilo da sua festa. Isto ajuda muito na organização do cardápio de comidas e de bebidas.

O período do dia em que a festa vai acontecer também deve ser levado em consideração. Uma comida muito pesada à noite não cai muito bem, não é!?

Nesta mesma linha, considere a época do ano. Servir uma sopa quente no verão não dá!

Outro ponto a ser definido e que auxiliará na construção de um cardápio perfeito é se a sua festa será, ou não, temática.

Feito isso, decida também se você fará a comida ou se irá comprar.

Caso você mesma faça, leve isso em consideração no seu planejamento, pois você precisa de tempo – e quem sabe da ajuda da sua melhor amiga – para deixar tudo pronto.

Tudo escolhido? Então agora vamos ver algumas sugestões para tipos diferentes de festa em casa.

Em uma festa temática, procure alimentos que casem com a proposta. Uma festa mexicana, por exemplo, pede um bom chili acompanhado de nachos e guacamole!

Pesquise comidinhas típicas de acordo com a temática escolhida e que sejam possíveis de fazer – ou de comprar fora!

Se a sua festa não for temática, uma opção super em alta é um rodízio de aperitivos e pratos porcionados, que podem ser facilmente consumidos sem a necessidade de haver uma mesa posta.

Este outro artigo aqui do blog é tudo o que você precisa para saber fazer isso de maneira especial e personalizada: Finger Food: o que é, quando e como servir.

Se a opção for petiscos, os sabores tradicionais podem ganhar novas apresentações para a sua festa em casa.

Veja o passo a passo de como fazer isso neste outro artigo: Conheça 6 dicas práticas para servir aperitivos.

Em uma festa durante o dia, nada impede que um bom churrasco seja servido. O melhor de tudo é que você consegue agradar todos os paladares: pode grelhar carnes, peixes, legumes, pães, queijos e frutas!

Se a festa inicia à noite, um prato quente é sempre uma escolha acertada. Sirva em porções pequenas e individuais.

Fica mais fácil de servir e de degustar. Risotos, saladas e massas curtas são ótimas para isso.

Servir pizza também pode ser bem divertido – e quem não gosta, né!? Escolha sabores tradicionais e também alguns diferentões para provar com seus amigos.

Aqui no blog temos um artigo inteirinho dedicado a como servir pizza: Como servir pizza de um jeito diferente e elegante.

Tanto no inverno quanto no verão, o fondue também é bem prático para ser servido em festas em casa. Salgado ou doce, o mais legal é que cada convidado faz a combinação que preferir!

Veja neste outro texto aqui no blog como servir um fondue com perfeição na sua festa em casa: Tipos de Fondues: aprenda quais são e como servir.

Além de comida, toda festa tem bebida. Então não esqueça de casar as bebidas com o que estiver servindo.

Uma maneira de deixar tudo à disposição dos seus convidados é criar uma mesa bar. Separe um espaço e coloque ali os copos, taças, gelo e as bebidas que serão servidas.

Neste outro artigo aqui do blog, explicamos direitinho como fazer isso: Mesa bar: saiba o que é e como montar uma em sua casa.

3. Decoração

Se a sua festa é temática, como um piquenique no quintal, por exemplo, aposte em ícones que representam isso. Caso contrário, faça algo simples, mas que tenha a ver com a sua personalidade!

Como você já percebeu até aqui, como organizar uma festa em casa não é tão complicado quanto aparenta.

O segredo está no planejamento e também na percepção do que é, ou não, possível na sua casa – e também para o seu bolso, claro!

A decoração da sua festa em casa pode ser feita em conformidade com o estilo de evento que você está organizando.

Vamos voltar no exemplo da festa temática mexicana: para decorar o ambiente busque inspirações na cultura do país da América do Norte: flores vermelhas, pimenteiras, bigodes, chapéus. Plaquinhas com estes ícones para fazer fotos são ótimas!

Mas e se a festa não for temática? Bom, neste caso você pode fazer algo simples, mas que tenha a ver com o seu estilo próprio.

Fio de lâmpadas de led e bandeirolas, tag para a mesa de petiscos e bebidas, potinhos e copos diferentes para servir as comidas e as bebidas, arranjos simples e discretos de flores frescas, velas… Veja o que tem em casa e descubra novos jeitos de usar!

Aqui no blog temos mais dois artigos exclusivos sobre decoração para festas em casa. Dê uma olhadinha neles depois:

5 dicas para personalizar ainda mais a decoração da casa

5 dicas de decoração na hora de receber

Se você tem um espaço integrado, deixe uma boa área de circulação, libere o sofá, as cadeiras e disponibilize tudo que tiver, como almofadas e pufes, para criar uma atmosfera aconchegante, mas prática.

Para evitar acidentes, remova do ambiente da festa seus objetos de estimação. Na cozinha, deixe sobre a bancada apenas o que faz parte da festa. Guarde eletrodomésticos desnecessários.

Também é legal você utilizar mesas menores e aparadores para criar mini mesas de comes e bebes. Isso evita que seus convidados precisem cruzar todo o ambiente para pegar gelo ou um petisco.

Se sua festa é no verão e à noite, procure deixar algumas velas de citronela acesas em pontos estratégicos.

Além de serem decorativas, elas ajudam a deixar o ambiente sem pernilongos e outros voadores desagradáveis.

4. Não se esqueça do banheiro

Para deixar tudo super higiênico no banheiro, prefira as toalhas de papel ao invés das de pano. A Relevo tem modelos especiais para a sua festa.

Na missão de como organizar uma festa em casa, dar atenção especial para o banheiro ou lavabo é tão importante quanto o cardápio, a música e a decoração!

Uma hora ou outra todos os seus convidados precisarão utilizar esta peça da casa, então é sim importante que tudo esteja limpíssimo e organizado.

Não é necessário reformar o ambiente. Um pouco de cuidado e criatividade já são mais do que suficientes para deixar tudo em ordem e bonito.

Velas aromáticas, pequenos vasos de plantas, vidros pump para o sabonete líquido e cestinhos organizadores são ótimas opções para deixar o visual renovado.

Se você possui apenas banheiro, certifique-se de que não há roupas penduradas e toalhas de banho molhadas.

Guardar itens pessoais, como absorventes, maquiagens e cremes, ajuda a dar um ar de maior organização ao espaço.

Tanto no lavabo quanto no banheiro, providencie um bom sabonete líquido e rolos extras de papel higiênico. Escolha marcas de qualidade.

E se quiser surpreender sem gastar muito, aí vai a dica: ao invés de toalha de tecido, use as versões em papel. As da Relevo são ultra absorventes e a melhor escolha para a sua festa.

Acredite: mesmo com um número de convidados pequeno, a toalha de tecido precisará ser trocada com muita frequência.

Com as toalhas de papel você não precisa checar o banheiro a cada meia hora. Além de um custo x benefício excelente, as toalhas para lavabo da Relevo também complementam a decoração.

Nesta outra postagem você pode conferir mais detalhes sobre esta peça: Toalha de Lavabo: Aprenda Como, Qual e Porque Usar Com Este Guia.

Bonitas e ultra absorventes, as toalhas para lavabo da Relevo são muito mais práticas para você e higiênicas para os convidados.

Se você quiser saber mais sobre como usar a toalha de papel e como transformá-la em um item de decoração no seu lavabo, dê uma espiada nesses outros artigos no nosso blog:

Toalha de Lavabo: Aprenda Como, Qual e Porque Usar Com Este Guia

Como escolher as melhores opções de acessórios para o banheiro?

5 dicas para decorar o lavabo da sua casa e deixá-lo com sua cara

Mais fáceis de harmonizar com o ambiente, as peças podem ser personalizadas, seja especificamente para a sua festa ou somente com algo genérico, como as suas iniciais, para que possa ser utilizadas em várias outras ocasiões.

Confira aqui os modelos disponíveis e como fazer para customizá-los para a sua festa.

Por fim, também pode ser interessante você deixar um kit de emergência à disposição dos seus convidados.

Deixe sobre a pia uma cestinha com fio dental, enxaguante bucal, lenços umedecidos, absorvente e remédios contra dor de cabeça ou má digestão.

5. A música

Festa sem música é inimaginável. Então capriche na playlist para deixar o seu evento em casa ainda mais animado!

Você mandou os convites, planejou um cardápio dos deuses, decorou todo o espaço da festa. Nem o lavabo ‘escapou’! Não vai querer dar uma bola fora agora, vai!?

A gente sabe que não. É por isso que a música não pode ficar de fora das nossas dicas preciosas de como organizar um festa em casa!

Nada de ligar em qualquer estação de rádio ou colocar qualquer coisa para fazer barulho. Capriche! A música gera um clima animado e de descontração.

Uma ideia bacana é criar vários estilos de playlist. Desta forma você consegue agradar a todos os estilos.

Existem vários sites que disponibilizam listas prontas e podem ser super bacanas para estes momentos. O Superplayer é um destes locais. Basta escolher o que quer e pronto!

Outra sugestão é utilizar um serviço de streaming de música, como o Spotify, Deezer ou Google Music. A maioria possui um período de experiência gratuito. Desta forma você faz suas listas e pode ouvi-las sem propagandas.

Se você e seus amigos curtem, um karaokê é super divertido! E você não precisa do aparelho para fazer bonito. Pode usar o computador acoplado à TV.

Existem listas intermináveis de músicas para baixar. O próprio YouTube possui canais dedicados apenas a isso!

Se algum de seus amigos toca algum instrumento, peça que leve! É diversão garantida!

Outra sugestão super bacana é casar a música com o tema da festa! Se fizer algo no estilo anos 80, por exemplo, escolha uma playlist que tenha a ver com este período!

Seus amigos vão adorar relembrar os grandes clássicos.

Ah, uma dica extra: avise seus vizinhos que fará uma festa e haverá música. É super educado fazer isso.

Comunique que eles podem entrar em contato diretamente com você se houver algum problema.

6. Atenção a todos os detalhes

Além de práticos e higiênicos, guardanapos de papel de qualidade e descanso de copos tornam-se itens decorativos na sua festa. A Relevo possui uma linha completa e super acessível. Experimente!

Como organizar uma festa em casa sem dar atenção aos mínimos detalhes, não é verdade!? Acredite: seus convidados perceberão estas pequenas coisas e se sentirão mimados em saber que você fez tudo com muito cuidado para os receber.

Um item super bacana de ter na sua festa em casa é o descanso de copos e taças. Além de práticos, eles ajudam na limpeza e também se tornam peças decorativas.

A Relevo possui uma linha completíssima de descansos de copos e taças de papel de altíssima qualidade.

Além de bonitos e higiênicos, os itens podem ser personalizados, sem custo adicional, o que surpreenderá ainda mais os seus convidados.

Na loja da Relevo, você pode conferir todos os modelos, preços e maneiras de customização. Tudo é entregue na sua casa pelo melhor custo x benefício do mercado.

Se utilizar bandejas para deixar comidinhas e bebidas em pontos estratégicos, como sugerimos, você também pode incrementá-las com o uso de toalhas de bandeja.

É uma solução elegante, prática e higiênica para ajudar a servir em uma festa em casa. Na loja da Relevo você encontra diversos modelos e também as formas de como personalizá-las para a sua festa.

Outro detalhe bacana para para o seu evento é servir algum tipo de sobremesa para os seus convidados.

Você pode fazer uma pequena mesa de doces e também servir um café.

Se você quer conhecer os segredos da montagem de uma mesa de sobremesa perfeita, leia este outro artigo no nosso blog: 3 dicas para caprichar na montagem da mesa de sobremesa.

Caso você opte por também servir um bolo, o melhor modelo é o naked cake. É mais leve e geralmente acompanhado de frutas.

É ótimo para reuniões onde há bebidas alcoólicas porque as frutas ajudam na hidratação.

Além disso, é um bolo super fácil de fazer em casa e a decoração fica muito bonita. Para servir com maestria, veja este outro texto cheio de dicas preciosas: 6 dicas para valorizar ainda mais um bolo na hora de servir.

Por fim, não esqueça do item mais utilizados em qualquer festa: os guardanapos!

Independente do que você irá servir, o guardanapo de papel de alta qualidade da Relevo é a melhor opção.

São bonitos, mega absorventes e ainda podem se transformar em mais um item decorativo na sua festa. Ele pode ser simples ou decorado.

Assim como todas as peças da Relevo, o guardanapo de papel também pode ser personalizado.

O melhor de tudo: a Relevo não cobra nada a mais para entregar este mimo para você! Confira os modelos e as maneiras de personalizar aqui!

Outro ponto interessante da Relevo é que a marca fabrica diferentes modelos de guardanapo de papel, adequados para qualquer tipo de ocasião.

Veja todas as opções na loja da Relevo e escolha a qualidade. Escolha a Relevo.

Para saber mais sobre como usar corretamente o guardanapo de papel na sua festa em casa e em muitas outras ocasiões, veja este outro artigo aqui no blog: Como Usar o Guardanapo de Papel: Aprenda Com Este Guia Completo.

Conclusão

Como organizar uma festa em casa não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta um pouco de planejamento para que tudo saia perfeito!

Além de todas as dicas que já demos até aqui, não poderíamos deixar de fora outro toque importante: o que fazer com seus pets durante a festa?

Caso os seus animais de estimação que não estão acostumados com muita gente em casa, reserve um espaço adequado para eles com comida, água e caixinha higiênica.

Para que tudo transcorra bem e sem incidentes, sempre é de bom tom comunicar seu vizinho que fará uma festinha. Se for possível, estenda o convite e faça novos amigos!

Como organizar uma festa em casa não é exatamente uma missão impossível. O que você precisa mesmo é de um pouquinho de planejamento.

Agora sim chegamos ao final!

E já que você aprendeu tudo o que precisava sobre como organizar uma festa de sucesso absoluto, confira estas outras dicas que podem te inspirar para a próxima!

Como Fazer Um Happy Hour: Aprenda Hoje Com Este Guia Completo

Quais são os tipos de copo para cada tipo de drink?

Como ser um bom anfitrião: 5 regras básicas de etiqueta

Gostou das dicas de como organizar uma festa em casa? Conta para a gente o que achou aqui nos comentários. Adoramos saber!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *