(41) 3699-8800

brindeReunir pessoas queridas é uma arte, e quando falamos em festas em casa, pequenos detalhes fazem toda a diferença. Se você ainda tem dúvidas em como ser um bom anfitrião, veja aqui algumas dicas para receber os amigos com elegância e praticidade:

1. Limpe a casa para a ocasião

Chegar à casa de um amigo querido e perceber que ele não a preparou devidamente para receber seus convidados é um tanto desagradável. Por isso, lembre-se de reservar um tempo para limpá-la bem para sua festa, reunião, jantar, ou qualquer outra ocasião em que vá receber visitas. Tire os lixos dos banheiros e certifique-se de trocá-los durante o evento. Varra toda a casa, limpe os tapetes das portas de entrada e encere o chão, caso seja de madeira.

Uma boa forma de finalizar e ainda deixar o ambiente cheiroso é diluir essência de citronela ou lavanda em um balde com água e passar no chão dos cômodos em que ocorrerá a festa. Se preferir, espalhe potes com varetas difusoras de aroma pela casa, que além de deixarem o ambiente perfumado dão um toque de sofisticação estética.

2. Decore os ambientes com flores

Arranjos de flores trazem beleza e perfume ao ambiente e podem ser dispostos em pequenos vasos, tanto na mesa em que a comida será servida quanto nos móveis da sala. Decore cada recipiente com flores variadas, mas sem exageros. Você pode comprar as flores já em pequenos molhos separados. Lembre-se de que suas cores devem combinar ou pelo menos dialogar com os demais elementos que irão decorar a casa. Se fizer arranjos coloridos, prefira jogos americanos e apoios para copos de tom neutro, para não carregar o ambiente.

Na Relevo Guardanapos, por exemplo, você encontra guardanapos com texturas variadas e desenhos delicados que podem combinar com as flores ou mesmo com o estilo dos móveis. Velas também dão um toque final interessante, mas é preciso cuidado para que não fiquem próximas aos enfeites de papel ou em locais em que um convidado possa derrubá-las por acidente. Não se esqueça também que, caso coloque arranjos na mesa de jantar, elas não podem atrapalhar a visão dos convidados.

3. Disponibilize cinzeiros para os fumantes

Não se trata de fazer apologia ao cigarro, mas de se certificar que os amigos fumantes também se sintam bem-vindos. Você não precisa deixar que fumem dentro de casa, afinal, isso pode se tornar um incômodo para os que não fumam, e disponibilizar cinzeiros nas partes externas é uma forma de indicar os locais onde você prefere que as pessoas fiquem enquanto fumam. Esvazie e limpe os cinzeiros de tempos em tempos, preferencialmente, depois de um grupo maior de pessoas se reunir para fumar.

4. Atente-se às restrições alimentares de seus convidados

Nada pior do que servir um almoço com frutos do mar e descobrir que um dos seus amigos é alérgico e não poderá saborear o prato principal, ou oferecer apenas opções com carne e não se lembrar daquele amigo vegetariano ou até vegano.

Procure fazer uma lista de convidados e se informar sobre suas preferências alimentares e as de seus acompanhantes antes de decidir o que servir. Não se esqueça de disponibilizar opções para os que não consomem bebidas alcoólicas. Sirva sucos, água e refrigerantes para quem não bebe. Se gosta de preparar drinks para a ocasião, procure por receitas em que os ingredientes alcoólicos possam ser substituídos quando necessário.Sem Título.001

Como as refeições são servidas algumas horas depois do início dos eventos, lembre-se de providenciar entradas, como bruschettas, torradas e patês variados.

5. Não se esqueça dos banheiros

Lave minuciosamente os banheiros que serão usados por seus convidados e deixe rolos extras de papel higiênico à vista, para evitar saias
justas, sabonete líquido e um spray com aroma para disfarçar odores indesejáveis. Toalhas de lavabo requintadas darão um toque de sofisticação ao banheiro. Hoje, existem ainda sacos de lixo que neutralizam odores e podem facilitar seu trabalho na hora da troca, que deve ser feita com frequência, de acordo com o tempo que vai durar a reunião.

E então, curtiu as nossas dicas? Você se considera um anfitrião? Deixe o seu comentário!