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O marketing tem sido utilizado no seu restaurante de maneira efetiva e eficiente?

O marketing para restaurantes não traz estratégias pensadas exclusivamente para atrair o público que aprecia comer fora. Por que isso, é consideravelmente fácil, se o cliente já se interessa por frequentar restaurantes.

O grande diferencial de um marketing para restaurantes bem feito, porém, é justamente atrair um público novo. Um público que normalmente não se apega a esse tipo de divulgação.

Isso é possível quando o marketing é realmente bem aplicado, pois, até quem não tem interesse em comer fora, fica curioso em conhecer um estabelecimento novo, só por causa da propaganda que viu. Assim é o bom marketing: atrai diversos tipos de público.

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Mas, e você, tem feito um bom marketing para restaurantes no seu restaurante? Você sabe a importância do marketing para o sucesso do seu negócio?

Pois, se você tem dúvidas ou simplesmente não sabe como trabalhar o marketing para restaurantes no seu negócio, acompanhe esse artigo e veja as dicas incríveis que trouxemos aqui. Com simplicidade e objetividade, você saberá o que deve fazer!

1. Entenda Quem é o Seu Cliente Ideal

Conhecer o seu público-alvo é fundamental. Afinal, é isso que vai definir como você vai agir no seu marketing para restaurantes, pois, a partir da descoberta do perfil do seu cliente ideal, você saberá exatamente como abordá-lo e fazê-lo se interessar por seu restaurante.

Para isso, você precisa ter a intenção do seu negócio bem definida: como é o seu restaurante, que tipo de comida você oferece, qual horário de funcionamento do local, qual a localização, enfim, todas as informações importantes.

A partir dessas informações, você pode fazer pesquisas para identificar tanto o tipo de cliente que seu negócio atrai (ou irá atrair) e qual o tipo de cliente você gostaria de atrair com o marketing para restaurantes.

Se você tem uma lanchonete, com fast-food e próximo a universidades, por exemplo, você está no caminho certo. Caso contrário, você precisa reavaliar o perfil que você quer atingir ou remodelar a estratégia do seu estabelecimento.

Pois, conhecendo quem é seu cliente, você pode criar divulgações que atinjam em certo o público-alvo. A maneira como você divulga uma lanchonete vegana, por exemplo, jamais será a mesma utilizada para divulgar uma churrascaria ou o mesmo perfil de cliente.

Descobrir que é seu público-alvo ajudará a descobrir como chegar até seus clientes

2. Marketing para restaurantes em Redes Sociais

Use a abuse do momento virtual que o mundo vive, para apostar na alavancagem do seu negócio através das redes sociais. O marketing digital é um novo conceito de marketing, cujo tem feito muito sucesso e se tornado cada vez mais popular entre as empresas.

Esse conceito traz consigo uma série de técnicas que possibilitam uma excelente divulgação do seu negócio, na internet. Inclusive, não dá para não marcar presença digital com a sua empresa, nesse momento em que tudo está na internet.

Por isso, é importante criar o perfil do seu estabelecimento em uma (ou mais!) rede social, e entrar para o marketing digital, já! Basta escolher a rede que mais tem a ver com o perfil do seu negócio ou com as suas estratégias.

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada hoje em dia, contando com mais de 840 milhões de usuários. Nela, você pode criar uma página para o seu restaurante, e promover divulgações sobre o seu empreendimento.

Você pode interagir de diversas maneiras com os seguidores da sua página no Facebook, divulgando seu restaurante através de ações como:

  • Postando fotos do restaurante e de eventos;
  • Divulgando o cardápio do seu restaurante;
  • Divulgando receitas relacionadas ao tipo de comida do restaurante;
  • Criando eventos e convidando os seus clientes através da página;
  • Criando promoções vinculadas ao Facebook;
  • Fazendo anúncios pagos no Facebook através do FacebookAds; etc.

Instagram

O Instagram é ideal para quem pretende fazer um marketing mais baseado na divulgação de imagens. Imagens de eventos, de fotos de pratos, de folders de promoções, enfim, são exemplos.

Dessa forma, é possível adquirir seguidores conforme você divulga fotos do seu restaurante e as pessoas se interessarem e passem a seguir o seu restaurante, para acompanhar a novas imagens postadas.

Por isso, capriche na qualidade das imagens e na frequência das postagens. Esses são fatores que contribuem significativamente para despertar o interesse de novos seguidores.

Twitter

O Twitter é comum por funcionar como um jornal, onde os usuários compartilham informações mais frequentes, sobre situações que tem acontecido, como notícias e novidades.

Inclusive, é uma rede muito utilizada por empresas e canais de comunicação, que esperam divulgar atualizações frequentes de suas informações para o seu público, na internet.

3. Tenha Um Site Funcional e Amigável a Dispositivos Móveis

Outro fator essencial para que o marketing para restaurantes dê certo no mundo digital, é lembrar que hoje, a grande maioria das pessoas possuem smartphone. Muitos, inclusive, não possuem computador, mas têm a sua interatividade através do smartphone.

Por isso, é muito importante que, se você tem ou pretende ter um site para o seu restaurante, ele precisa ter uma versão mobile. Ou seja, uma versão compatível para ser acessada através de um dispositivo móvel, como um tablet ou smartphone.

Isso garantirá que seu site esteja acessível para todos, independente de onde seja feito o acesso e, inclusive, favorece que seu restaurante esteja sempre ao alcance das mãos dos clientes!

Muitas pessoas utilizam o smartphone para procurar informações sobre restaurantes

4. Construa Uma Boa Lista de E-mails

É importante construir uma boa lista de e-mails para promover um bom marketing para restaurantes. Afinal, você pode utilizá-la em diversas divulgações, como envio de newsletter periódica, com receitas e informações diversas, além de envio de promoções e divulgação de eventos.

No entanto, comprar listas de e-mails é uma prática muito ruim e, embora comum, deve ser evitada. Pois, é errado manter contato com alguém que não tenha te autorizado o contato por livre e espontânea vontade.

A melhor maneira de criar sua lista, é criando o hábito de solicitar que seus clientes preencham cadastros no qual precisarão indicar um e-mail. Assim, além de tudo, quando você disparar o seu e-mail marketing, ele não irá parar na caixa de spam.

Portanto, tenha o hábito de solicitar que seus clientes informem seus e-mails e, aos poucos, você terá criado uma lista de e-mails com quantidade significativa, e todos válidos e fornecidos pelos proprietários.

Uma lista consistente de e-mails é essencial para a divulgação virtual do seu restaurante

5. Invista em Aparecer no Topo do Google

As principais técnicas de marketing digital consistem em possibilitar que o seu site ou página seja um dos primeiros resultados de busca do Google. Afinal, é comprovado que as pessoas costumam clicar sempre nos primeiros itens de resultados da busca.

Há algumas técnicas como SEO, por exemplo, que usa as palavras-chaves mais procuradas no Google. Assim, é importante que você procure se informar sobre tais técnicas e trabalhe nelas para conseguir um lugar de destaque nos resultados de busca.

Aposte nas técnicas de marketing digital para se destacar no Google

6. Marketing de Indicação

Você já deve ter ouvido dizer que a propaganda boca a boca costuma ser a mais eficiente. O marketing de indicação (ou de recomendação, como também é conhecido) funciona exatamente assim e essa técnica deve ser usada no marketing para restaurantes.

Nele as pessoas que conhecerem o seu restaurante e gostarem, irão recomendar para que outras pessoas o visitem também. E para que isso seja possível, é preciso que, antes de tudo, a experiência de seus clientes, de modo geral, sejam positivas.

A partir daí, haverá a indicação para novos clientes. Inclusive, você pode apoiar esse tipo de marketing criando promoções na sua rede social e pedindo para que clientes criem posts relativos ao seu restaurante e marquem outras pessoas.

Ou então, promoções do tipo “indique e ganhe”, sendo que um cliente ganhará um benefício por indicar um amigo que venha a frequentar o restaurante. Enfim, essas são sugestões, pois, há diversas maneiras de incentivar o marketing de indicação.

No entanto, é importante lembrar que, se o seu restaurante tiver um serviço bacana, com boa comida, um ambiente agradável, preços justos, enfim, é quase que natural que a propaganda boca a boca ocorra espontaneamente.

7. Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento pode ser definido como medidas e ações tomadas por você, para que sejam criados laços com os seus clientes. Ou seja, para que você estabeleça um relacionamento positivo entre o seu cliente e o seu negócio.

Um exemplo de como isso é feito, é quando uma empresa oferece benefícios para que seus clientes se sintam especiais, e logo, passe a conquistar a fidelidade deles.

Aqueles cartões de fidelidade, nos quais o cliente recebe um carimbo a cada visita ao local, até que, quando a cartela estiver preenchida, ele ganhe um prêmio; é uma técnica de marketing de relacionamento que tem sido muito utilizada.

O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se sintam tão próximos ao produto ou serviço, que não abram mão de consumi-lo, para consumir o de um concorrente.

8. Invista na Experiência do Cliente

Considerado o foco no novo marketing, o conceito de experiência do cliente desmistifica a ideia que um dia existiu, de que o cliente se molda ao negócio. Hoje, está mais do que claro que a missão do marketing é moldar os negócios, a necessidade do cliente.

Por isso, a experiência do cliente é fundamental no marketing para restaurantes. Ela proporciona que você saiba exatamente qual é a visão do seu cliente sobre o seu produto ou seu serviço. Enfim, seu negócio. Sendo que, através da perspectiva dele, você pode avaliar o que tem oferecido.

Isso é possível através de uma série de técnicas estratégicas, que aproximam o cliente, conquistando a sua confiança e buscando meios pelos quais ele expresse a sua percepção sobre o seu negócio.

Você pode, inclusive, aperfeiçoar a experiência do cliente, utilizando em seu restaurante os produtos da Relevo, cujos, são todos de primeira qualidade e oferecem conforto e bem-estar a quem os usa.

Os guardanapos de papel, por exemplo, são macios e altamente absorventes. Além disso, os jogos americanos podem substituir as toalhas de mesa, sendo mais higiênicos e práticos. As toalhas de lavabo, dão um toque de requinte e sofisticação ao toalete.

Conclusão: Pronto para promover o marketing para restaurantes do seu restaurante?

Enfim, esperamos que com essas dicas você tenha percebido que, promover um bom marketing para restaurantes, com boas estratégias, não se trata de coisa de outro mundo.

Coloque as dicas de como promover marketing para restaurantes, citadas nesse conteúdo, em prática e veja você mesmo o quanto fará diferença no sucesso do seu negócio.

Isso porque o marketing é fundamental para divulgar qualquer negócio e torná-lo promissor. Por isso, é preciso entender como isso funciona e trabalhar as técnicas que ele oferece para expor seu restaurante ao mercado, de modo que ele seja notado, de fato.

O marketing bem aplicado pode ajudar o seu restaurante a chegar no topo

Muitas empresas abrem mão de entrar na era digital, seja por comodismo ou por receio. Porém, o mercado vem provando cada vez mais, que marcar presença no universo online é essencial para quem pretende não apenas se destacar, mas se manter ativo.

Por isso, não fique de fora e divulgue o seu restaurante na internet. A tecnologia é muito útil e traz facilidades que precisam e devem ser utilizadas a favor do progresso. Sem contar, que a tendência é que a internet seja cada vez mais essencial em nosso dia a dia.

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