Postado em:

Como Usar o Guardanapo de Papel: Aprenda Com Este Guia Completo

Quer investir em guardanapo de papel e não sabe como usar?

Com este guia completo que preparamos, você vai aprender tudo o que precisa sobre como usar o guardanapo de papel (e algumas coisitas mais!).

Mais higiênicos e cômodos para usar, os guardanapos de papel evoluíram com o tempo e hoje são peças resistentes, práticas, versáteis e com um custo x benefício muito melhor se comparadas com as versões em tecido.

Estes outros assuntos também podem ser interessantes para você:

EMPRESA OU RESTAURANTE? PEÇA SUA AMOSTRA GRÁTIS:

Receba Amostra Grátis

Guardanapo de Papel ou Tecido: Quais As Diferenças e Qual Escolher

– 3 Dicas Essenciais de Como Colocar Guardanapo de Papel na Mesa

Independente da ocasião, o guardanapo de papel é sempre a melhor opção. Se você ainda tem alguma dúvida, está no lugar certo.

Bloco de notas aberto? Então vem com a gente descobrir como usar o guardanapo de papel e o que este item indispensável pode fazer pela sua casa, pelo seu evento e pelo seu negócio.

Os princípios são os mesmos, independente da ocasião

Os guardanapos da Relevo se adequam a qualquer tipo de ocasião. Além de bonitas, macias e de qualidade, as peças podem ser customizadas, o que garante personalização para o seu negócio – e também para a sua casa!

Não importa se o evento é informal, como algo em casa, com a família ou amigos chegados, ou algo mais sofisticado, como um casamento ou um jantar em um restaurante requintado.

O guardanapo de papel pode estar em todas as ocasiões, em especial se for uma peça de extrema qualidade, como as fabricadas pela Relevo.

A partir de técnicas ultramodernas, a Relevo disponibiliza peças super absorventes, macias e bonitas. Em função desta evolução, a ideia de que o guardanapo de papel é apenas para ocasiões informais e o de tecido para recepções formais caiu por terra.

Veja como utilizar o guardanapo de papel em diferentes ocasiões:

Decoração de restaurante simples: Aprenda a economizar sem perder em beleza

Decoração de mesa de aniversário: Guia prático para toda ocasião

As peças da Relevo são tão modernas e de tão alta qualidade que a primeira impressão à mesa é que se trata de tecido.

Além disso, é possível customizar ou escolher tamanhos, formatos e barrados que combine com a decoração e agregue mais personalidade ao evento ou ao seu negócio.

Funções do guardanapo de papel

O título pode ser bobo, mas o guardanapo de papel não serve apenas para limpar a boca e as mãos durante uma refeição. Acredite!!!

Mais do que higiene, o guardanapo de papel tornou-se parte da decoração da mesa. Isto porque a peça, quando feita em papel de qualidade, como os da Relevo, é firme e pode ser personalizada de diferentes formas.

Seja com as iniciais de alguém que fará uma recepção em casa, a marca do seu negócio, frases e ícones que remetem a uma data ou ocasião especial… As opções são infinitas, pois com o guardanapo de papel da Relevo tudo é possível!

Decoração

Mais do que um item essencial à mesa, os guardanapos de papel complementam a decoração. A Relevo possui peças clássicas e também diferenciadas, com as com barrados.

Como já dito acima, muito mais do que um item de higiene, o guardanapo de papel pode ser a peça que falta para complementar, em grande estilo, a decoração da mesa.

Firmes e customizáveis, o guardanapo de papel pode ser simples, ter formas e tamanhos diferentes, ser colorido, ter barrados e a sua marca impressa, o que proporciona exclusividade e sofisticação.

Temos um artigo completíssimo para você aprender a fazer sua decoração com guardanapo de papel. Você pode conferir aqui!

Por si só o guardanapo de papel já traz beleza para a mesa, mas é possível ir além e trazer outros elementos para complementar a decoração.

Uma maneira de fazer isso é utilizar dobraduras ou porta-guardanapos! Você pode usar desde flores ou raminhos de alecrim, até peças mais chiques, em madrepérolas, ou argolas.

A única “regra” é observar se este tipo de complemento vai combinar com o estilo da mesa a ser criada!

Aqui nesta postagem nós te explicamos tudo, tim-tim por tim-tim, sobre os diferentes tipos de anel para guardanapo e como fazer o seu.

Higiene

A higiene, quando se trata de servir uma refeição, é sempre um ponto forte. E o guardanapo de papel é sinônimo disso!

Imagine uma recepção onde é servido finger food, por exemplo. Nada mais incômodo do que ficar com um pedaço de pano literalmente pendurado na mão para limpar os dedos e a boca.

Com o guardanapo de papel isso não ocorre. As peças, firmes e macias, adequam-se mais a este tipo de momento – e muitos outros.

À mesa, onde se imagina ser mais fácil usar a versão em tecido, como usar o guardanapo de papel? Na realidade bem mais simples, eficiente e versátil do se imagina.

Isto porque pode ser trocado por um novo a qualquer momento, o que não ocorre quando a peça é em tecido.

Pontos a lembrar quando for montar a mesa

Seja em casa ou em um restaurante, uma forma de impressionar é dar atenção para a montagem da mesa.

Afinal, quem não gosta de ser recepcionado com algo bonito, pensado nos mínimos detalhes para surpreender?

Assim como as louças, talheres e copos, a escolha do guardanapo é importante. Mais do que um item de primeira necessidade, a peça poderá complementar a decoração da mesa.

É por isso que sempre indicamos os guardanapos de papel da Relevo. Firmes, macios e extremamente absorventes, a marca prima pela qualidade e é isso que faz toda a diferença em um momento tão especial como servir uma refeição!

Continue com a gente e veja como é fácil transformar este item aparentemente tão simples em algo que eleva a sofisticação à sua mesa – além de aprender, claro, como usar guardanapo de papel corretamente.

Como dobrar guardanapo de papel

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o guardanapo de papel também pode receber diversos tipos de dobras. O retângulo é a mais comum.

Versátil, o guardanapo de papel pode receber os mais diversos tipos de dobradura e adereços para trazer personalidade para a sua mesa, seja em casa, na sua empresa ou restaurante.

Seja como estiver o item à mesa, não há mistério em como usar o guardanapo de papel de maneira acertada.

Em peças de alta qualidade, como os itens da Relevo, o guardanapo de papel pode ser customizado, com a impressão de iniciais, marcas e monogramas, ou, então, adequado de várias outras formas.

Inclusive, por serem firmes e macios, até mesmo dobras mais elaboradas podem ser feitas no guardanapo de papel. A Priscilla Marques, do blog Anfitriã, tem um vídeo com várias sugestões de como usar os guardanapos de papel da Relevo. Confira aqui.

Como dobrar guardanapo de papel para porta-guardanapo

Os guardanapos de papel da Relevo são tão macios que também podem ser utilizados em porta-guardanapos e outros adereços, como as argolas e fitas,

Ao contrário do que se imagina, o guardanapo de papel também pode ser dobrado de várias maneiras diferentes para se adequar a um porta-guardanapo.

A mais comum é enrolar e utilizar uma argola ou fita para manter a forma. Com estes mesmo itens você pode fazer laço. Basta franzir no meio e prender no centro.

Tudo vai depender do tipo de ocasião em que a peça será usada. Se for uma recepção mais informal, com petiscos, uma dobradura simples já pode ser suficiente.

Quando à mesa, algo mais sofisticado pode ser feito de maneira bem fácil. Aqui neste outro artigo, criamos um guia completo de como dobrar guardanapo de papel.

Mas como usar o guardanapo de papel, independente da ocasião? A resposta não poderia ser mais óbvia: igual ao de tecido. Existe apenas uma diferença entre eles e nós vamos te explicar qual agora!

Posição do guardanapo de papel na mesa

Ao arrumar uma mesa existe sempre a preocupação de colocar tudo nos seus devidos lugares, como se fala no popular.

E receber bem é justamente isso: pensar os mínimos detalhes para que tudo sai perfeito e seja inesquecível.

O guardanapo de papel, assim como outros itens importantes, também tem um lugar à mesa. Nada fixo, mas há algumas dicas para que tudo fique bonito e ainda mais valorizado.

Usando porta-guardanapos ou dobraduras, saber posicionar este item na mesa acrescenta um toque de sofisticação ao seu evento!

Em eventos mais formais, é comum que o guardanapo seja colocado no centro do prato ou sousplat, à frente dos convidados.

Já em eventos mais informais, o guardanapo pode ficar à esquerda do prato, no mesmo lado onde devem estar os garfos, que é a opção mais indicada e usada, ou à direita, onde vão as facas.

Nesta outra postagem você pode conferir o nosso guia completo de como posicionar o guardanapo na mesa.

Etiqueta guardanapo de papel

Como usar o guardanapo de papel? É bem mais prático do que um de tecido, além de ser muito mais higiênico. Experimente e faça você mesmo a comparação! Para isso, escolha a Relevo!

Você já deve saber as formas adequadas de usar vários utensílios e como comer diversos estilos de pratos. Mas um componente que é constante ao longo do jantar é a utilização do guardanapo.

Muita gente acredita que o guardanapo de papel deve ser usado como o de tecido. Como já esclarecemos, a resposta não está errada. Na verdade é um pouquinho diferente e muito mais prático.

Quando à mesa, verifique onde está o guardanapo de papel. Se dentro do prato, com alguma dobra especial, desdobre-o e coloque ao lado esquerdo – lugar onde fica o garfo.

Caso o guardanapo de papel esteja posicionado à esquerda ou à direita, mantenha a origem, conforme explica a especialista em etiqueta e comportamento, a jornalista e escritora Claudia Matarazzo, em seu blog Sem Frescura.

Como usar o guardanapo de papel: dobrado ao meio ou colocado aberto? As duas formas são corretas. Contudo, é mais cômodo que ele fique como um retângulo.

Durante a refeição, para limpar a boca, dê batidinhas suaves e deixe o guardanapo absorver os resíduos da área.

É fundamental que você use o guardanapo de papel antes de beber vinho ou outro líquido, para não deixar nenhum excesso gorduroso da boca na ponta do copo.

Sempre que usar o guardanapo de papel, volte a peça para a mesa, ao lado do garfo, com a parte utilizada para baixo. Não é preciso dobrar novamente para ‘esconder’ a sujeira.

Se houver necessidade, peça ao garçom um novo ou pegue um caso haja reservas em um porta-guardanapo de papel sobre a mesa.

Ao fim da refeição, apenas coloque o guardanapo ao lado esquerdo do prato. Isto basta para você demonstrar que já utilizou a peça. Não é necessário dobrar novamente.

Dica extra: jamais use o guardanapo de papel para assoar o nariz ou limpar o suor do rosto. Simplesmente peça licença da mesa e vá ao banheiro.

Além de tudo isso, também preparamos este guia prático para você se aprofundar no assunto e aprender como, quando e qual guardanapo de papel usar. Confira aqui!

Oportunidade única para donos de restaurantes e empresas

Seja para a refeição principal ou para um happy hour, A Relevo possui guardanapos de papel de qualidade para cada serviço que o seu negócio oferece

É cada vez maior a quantidade de restaurantes e empresas que começam a trocar o tradicional tecido pelo de guardanapo de papel luxo de alta qualidade.

Além de serem mais higiênicos, os guardanapos de papel podem ser personalizados de várias maneiras. Há também opções em tamanhos e formatos diferentes, para atender ocasiões e nichos distintos.

Bonitos, macios e muito resistentes, os guardanapos de papel podem custar mais barato do que os guardanapos tradicionais de pano, conforme explica o blog Falando de Gestão (confira a matéria completa).

Difícil acreditar? Mas é verdade. O motivo principal é que o guardanapo de tecido precisa ser lavado, muitas vezes com produtos químicos fortes, para remover manchas.

Isto faz com que o tecido, por maior qualidade que tenha, estrague muito mais rápido. O resultado é uma necessidade frequente de substituir o que não pode mais ser utilizado e também uma conta generosa com lavanderia e/ou água.

Além disso, diferente do tecido, o guardanapo de papel pode ser personalizado conforme a ocasião. Seja com a marca do seu negócio ou com monogramas que remetem a uma ocasião especial ou data. E tudo isso na quantidade exata que você precisa!

E se você é dono de restaurante e acredita que seus clientes não saberão como usar o guardanapo de papel, fique tranquilo! Como já explicamos aqui, é muito mais prático e higiênico que o de tecido – além de ser muito mais econômico para o seu bolso!

Personalizar seu guardanapo e deixar a sua marca

Na Relevo, a personalização dos guardanapos de papel pode ser feita de diversas maneiras, seja com a marca do seu estabelecimento, um monograma para remeter a uma ocasião especial ou apenas uma algo simples, em alto relevo. Você escolhe e a Relevo faz!

A Relevo é uma das poucas empresas do Brasil a fornecer o serviço de personalização de guardanapos de papel.

E o melhor de tudo: isto não pesa no bolso de quem quer customizar seu evento, sua festa ou levar ainda mais sofisticação a sua empresa ou restaurante.

Se você procura por personalização de guardanapos de papel, vai gostar destes outros assuntos também:

Guardanapos Personalizados de Papel: deixe sua marca

Guardanapos de papel personalizados para restaurante

A personalização do guardanapo também pode ser uma boa estratégia para impressionar e fixar marca. Imagine seu cliente chegando em seu restaurante e vendo alto de alto padrão, com sua marca!?

É um grande diferencial! Além dos tradicionais guardanapos de papel para a refeição, a Relevo também possui peças exclusivas para outros momentos especiais no seu restaurante.

São guardanapos de papel com a mesma qualidade, mas em tamanhos e formatos menores, para estarem adequados à sobremesa, o cafezinho, ao coquetel ou qualquer outro tipo de serviço que você ofereça.

E o melhor tudo isso pode ser personalizado com a qualidade da Relevo!

E se você está se perguntando como usar o guardanapo de papel personalizado, fique descansado. É exatamente igual ao que não recebeu nenhum tipo de customização.

Porque escolher os guardanapos da Relevo?

A qualidade do guardanapo de papel da Relevo pode, literalmente, ser vista e tocada. Num primeiro olhar as peças parecem até ser de tecido!

Quando se pensa em guardanapo de papel logo vem à mente aquele quadrado branco e áspero, que ‘derrete’ quando molhado.

Isso é algo que não ocorre com os guardanapos de papel da Relevo. Feitos em papel de alta qualidade, as peças são super macias, firmes e extremamente absorventes.

Além disso, como já explicamos acima, tudo pode ser personalizado com sua marca e ser customizado na padronagem que você precisa para o seu evento ser ainda mais exclusivo.

Alta qualidade

A alta performance dos guardanapos de papel da Relevo está intimamente ligada a matéria-prima utilizada na confecção de cada peça.

A qualidade de um guardanapo de papel pode ser, literalmente, vista e tocada. Algo inferior é quase transparente e áspero. Em outros casos, não limpam e rasgam com muita facilidade.

O principal motivo é que estes itens possuem uma alta porcentagem de plástico em sua composição. Como se não bastasse, estes produtos são péssimos para o meio ambiente.

Isto é algo que não ocorre com os guardanapos de papel da Relevo. Justamente pela qualidade do papel e todo o processo de produção, as peças são super absorventes sem perder a maciez e a beleza.

Alta absorção

A qualidade da matéria-prima utilizada pela Relevo é o que assegura a alta absorção dos guardanapos de papel. O contrário da maioria das marcas no mercado hoje, a Relevo não utiliza plástico na fabricação de suas peças.

Diferente da maioria dos guardanapos de papel convencionais, as peças da Relevo são altamente absorventes.

Isto se deve ao fato de que são feitos de papel de alta qualidade, sem adição de plástico, por exemplo, que dá aquele aspecto duro e acetinado a alguns itens disponíveis no mercado.

Além da qualidade, a eficiência dos guardanapos de papel da Relevo está ligada ao número de folhas de cada peça. Os produtos da marca possuem entre quatro a seis folhas prensadas.

Este é um detalhe que precisa ser considerado na hora da compra, pois, garantirá a maciez e absorção. Sem contar que guardanapos de papel da Relevo são mais firmes e se destacam justamente porque possuem um número de folhas maior.

Ótimo custo x benefício

Quando se fala em custo x benefício, a primeira coisa que se deve ter em mente é que isso não significa considerar apenas o preço, mas também a qualidade do produto.

Com isso entendido, é fácil perceber que os guardanapos de papel da Relevo possuem o melhor custo x benefício porque são de extrema qualidade.

Para você entender melhor este assunto, recomendamos a leitura deste outro artigo. Nele explicamos tudo sobre o preço do guardanapo e o que você deve considerar para economizar e manter a qualidade. Confira aqui!

Tamanho

A Relevo possui três tipos de tamanho clássicos de guardanapos de papel. Este da imagem é para ser usado em coquetéis. Menor, a peça tem a mesma qualidade da marca, é extremamente absorvente e macio. Um luxo para qualquer recepção, formal ou não!

O tamanho do guardanapo de papel pode variar, e isso não é nada ruim, especialmente se você escolher algo de boa qualidade.

Sua escolha deve seguir aquilo que pretende servir, seja em casa ou no seu restaurante. Se são aperitivos, entradas, um guardanapo menor basta. Um jantar ou refeição mais completa merece algo maior.

A Relevo disponibiliza os seguintes tamanhos:

  • Pequeno (18,5 x 12,5 cm): É ideal para coquetéis, recepções com finger food e salgadinhos;
  • Médio (20 x 20 cm): É perfeito para o dia a dia, aniversários, eventos corporativos, entre outros;
  • Grande (28,8 x 28,8 cm): É o mais indicado para restaurantes e ocasiões formais, como casamentos e bodas.

As indicações para cada tamanho não dita uma regra. Dependendo do tipo do serviço que seu restaurante irá ofertar, você pode optar por ter mais de um tamanho para agregar ainda mais personalização.

Além disso, a Relevo possui padronagem diferenciadas, como guardanapos redondos e triangulares, que podem ser diferenciais para seu negócio ou evento.

Vale ressaltar que, independente do tamanho ou padronagem, todos os itens da Relevo podem ser personalizados da maneira que você deseja!

Como usar o guardanapo de papel de tamanhos e padronagens diferentes? As regras de etiqueta que mostramos neste artigo valem para todos os modelos.

Conclusão

Não tem mistério para usar o guardanapo de papel. Peças de alta qualidade, como as da Relevo, podem ser o grande diferencial para o seu negócio. Higiênicos e versáteis, os guardanapos de papel da Relevo têm o melhor custo x benefício do mercado.

Viu como usar um guardanapo de papel é fácil!? O melhor de tudo é que este item pode ser personalizado e disposto à mesa de diferentes formas, o que dá mais personalidade e sofisticação a qualquer recepção, seja em casa ou em um restaurante.

Como você viu nesta postagem, o mais importante é escolher guardanapos de papel de qualidade. E nesta missão a Relevo pode te ajudar!

Além de serem peças de extrema qualidade e absorção, os guardanapos de papel da Relevo são tão bonitos que se transformam em itens decorativos para sua recepção, para o seu negócio e também para o seu restaurante.

Agora que você já entendeu tudo sobre como usar o guardanapo de papel, estes outros assuntos também podem te ajudar a fazer do seu evento ou do seu negócio algo muito especial:

–  Tipos de Guardanapo de Papel: Aprenda a Escolher Para Cada Ocasião

– Guardanapo de Papel Branco Decorado: 5 Dicas Para Escolher o Certo

E então, gostou? Faltou alguma coisa? Conta para a gente aqui nos comentários.

Até breve 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *