Que ser um bom anfitrião é uma arte, não há quem duvide. Afinal, são muitos os aspectos envolvidos para que uma recepção seja bem sucedida e permaneça na memória dos convidados.
Os tipos de recepção variam de acordo com o horário, número de convidados, itens servidos e até com a estação do ano. Atualmente, o Brunch ganhou popularidade no Brasil. Mas você sabe o que é Brunch e como servi-lo?
Se você quer fazer bonito no próximo encontro com os amigos, confira agora as 4 dicas que separamos para organizar um Brunch impecável:
- O que é Brunch?
Brunch é uma refeição realizada entre o café da manhã e o almoço. Inspirado na cultura norte americana, onde o café da manhã é a principal refeição do dia, a proposta do Brunch é reunir as duas refeições em uma só. Pode parecer polêmico, mas acredite: essa tendência também está fazendo muito sucesso aqui no Brasil!
O Brunch é realizado a partir das dez horas da manhã, compreendendo o horário do café da manhã, e quinze horas da tarde, incluindo o horário do almoço. O horário é apenas uma formalidade, pois o evento pode se estender enquanto durar a empolgação dos convidados.
Em razão desse horário intermediário, o Brunch deve oferecer refeições características do café da manhã, mas que possam ser mais fartas e substanciosas como as do almoço. Também em função do horário, esse tipo de recepção costuma ser mais informal e descontraída, mas com um toque de elegância e sofisticação.
- Onde fazer?
Por se tratar de um evento diurno, os Brunchs podem acontecer em casas de campo e/ou praia, em coberturas de hotéis, na área de lazer do prédio ou em restaurantes que tenham uma área verde bem cuidada.
Ambientes ao ar livre combinam muito com o clima descontraído e elegante desse tipo de recepção, pois favorecem uma decoração floral delicada.
- Quando fazer?
O Brunch pode ser realizado para diversos tipos de recepções e comemorações. Casamentos que oferecem essa refeição costumam ser muito elegantes, mas sem ser ostensivos.
Aniversários, batizados, noivados e chás de panela também são ocasiões que harmonizam com o estilo do evento. Resumindo, todas as comemorações que combinam com o clima diurno serão adequadas!
- O que servir no Brunch?
Por mais informal que seja um evento, é preciso observar certas regras para que tudo corra bem e de forma impecável. Por mesclarem itens do café da manhã e do almoço, os Brunchs são refeições com elementos bastante peculiares, e a harmonização do que será oferecido deve ser perfeita.
Um cardápio interessante e adaptado ao clima brasileiro deve oferecer café, chás gelados, sucos de fruta, iogurtes, achocolatados gelados, bolos, pães diversos, waffles, frios, queijos, manteiga, geleias e requeijão.
Esses são os itens básicos, mas é possível incrementar: para realmente definir a refeição como um Brunch, é necessário incluir algumas bebidas alcoólicas como Blood Mary, licores e espumantes, além de pratos quentes mais fornidos, como mini porções de risoto, panquecas, crepes, quiches, saladas mornas, entre outros. Caso a comemoração seja de casamento, o bolo deve ser a estrela principal, requerendo um investimento maior. Nesse caso, docinhos e bem-casados devem ser acrescentados ao cardápio!
- Como servir?
Uma mesa elegante deve ser pensada nos mínimos detalhes. A customização dos elementos de decoração como guardanapos, talheres, descansos, jogos americanos, toalhas de bandeja e sous-plats, entre outros, transmitirá o clima de sofisticação e requinte.
Nesse contexto, guardanapos de papel personalizados são extremamente práticos e higiênicos, conferindo personalidade e charme ao evento. Apostar nesses detalhes é demonstrar todo cuidado e carinho pelos convidados, e o sucesso nas recepções será garantido!
Agora que você já sabe o que é Brunch, que tal contar aos amigos um pouco mais sobre essa tendência que conquistou o Brasil? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude-os a produzir recepções memoráveis!
Adorei!..
Rebatizaram o café colonial.