Seu sonho é montar um restaurante?
O ramo de alimentos é muito disputado, com milhares de estabelecimentos no país. E se a sua meta para este ano é ter algo de sucesso, este é o lugar certo. Hoje vamos te explicar, passo a passo, como montar um restaurante.
O sucesso depende de um conjunto de fatores, como um bom cardápio, atendimento, conforto e preço justo
Fazer um plano de negócios também é essencial, pois é desta forma que você reduz riscos e faz escolhas assertivas para o futuro.
Pra começar, é preciso ter a orientação de um arquiteto e de um engenheiro, já que a construção desse tipo de estabelecimento deve respeitar certas regras.
Estes outros assuntos relacionados com a gestão de restaurantes serão super úteis para você. Confira:
– Modelo de Cardápio Para Restaurante: Os 9 Modelos Para 2018
– Questionário de Satisfação do Cliente: 9 Dicas Para Restaurantes
– Como Montar Uma Mesa Para Restaurante: Siga Este Guia Completo
É também imprescindível ter um bom contador e da assessoria (ou consultoria) de alguém que conheça o setor.
Ter um restaurante não está em nada ligado a saber cozinhar, mas sim a saber administrar.
Sim, dá trabalho. Mas não desanime!!!
Com o nosso guia de como montar um restaurante e garantir o seu sucesso você vai se destacar no meio da concorrência.
1. Defina o tipo de restaurante
Como montar um restaurante sem saber qual o tipo de negócio você quer investir? Isso é impossível!
Principalmente porque decisões importantes serão tomadas a partir disso, como o seu plano de negócio, o local – que precisa estar adequado ao seu público alvo -, e muitos outros detalhes importantíssimos para que o seu sonho torne-se realidade.
Os tipos de restaurantes variam muito de um para o outro. Por isso é extremamente importante pesquisar.
Uma ótima fonte de informação para você que pretende empreender é o Sebrae, um dos maiores portais do Brasil para informações sobre micro e pequenas empresas.
Abaixo, listamos os principais possibilidades de investimento e também as particularidades de cada uma delas.
Self service
Raramente você visitará uma cidade e não achará um restaurante deste tipo. O restaurante self service é um dos mais – senão o mais – popular do Brasil, hoje.
Em geral, os clientes são pessoas que trabalham no entorno do negócio e não retornam para casa para almoçar.
A comida é vendida por quilo e o gasto é anotado em comandas que ficam com os clientes até o momento do pagamento.
O quadro de funcionários para o salão é menor, pois o trabalho resume-se a servir bebidas, limpar a mesa após os clientes saírem e informar quais pratos precisam ser repostos no bufê.
Para a cozinha, o staff é maior, pois é onde o trabalho está concentrado.
A maioria dos restaurante que atuam neste modelo iniciam o serviço por volta das 11 horas e 11h30min e seguem até 14 horas.
O atendimento, ainda que importante, não é o primeiro ponto da lista para atrair e fidelizar clientes, mas sim o cardápio variado e gostoso aliado ao preço.
Por isso, na missão de como montar um restaurante self service, o mais importante é a comida, que deve ser muito saborosa e possuir um preço acessível.
Parcerias com empresas para fornecer descontos e facilidade de pagamento também são armas para atrair mais público.
A rotatividade em um restaurante self service é grande. O cliente chega, faz o seu prato, come e sai.
À la carte
O à la carte é aquele restaurante no qual a pessoa chega e espera à mesa o atendimento do garçom, que é responsável por servir o cliente do começo ao fim.
Para como montar um restaurante deste tipo é necessário um pouco mais de atenção do que a empregada em um restaurante self service, or exemplo.
Aqui, não mais apenas a comida será o diferencial. A originalidade deverá acompanhar o administrador em todo momento e até nos pequenos detalhes.
O atendimento é o carro chefe deste tipo de negócio. Conforme dados do Sebrae, um dos maiores fatores de insucesso nesses estabelecimentos é justamente o atendimento.
Quando mais sofisticado o restaurante, maior o grau de exigência dos clientes.
Delivery
O delivery pode ser o tipo de restaurante ou então um serviço a mais em outros modelo de negócio.
Contudo, é interessante salientar que focar em uma modalidade é o que assegura sucesso.
As embalagens que acondicionarão os produtos são importantes. Além de serem práticas, são uma boa forma de fortalecer a marca.
O grande desafio desta modalidade está no tempo de entrega, que não deve ultrapassar 30 minutos. Por isso é necessária muita agilidade da cozinha, em especial para que tudo saia fresco e quentinho.
Ao contrário do que se imagina, como montar um restaurante delivery não está entre os investimentos mais baratos.
Isto porque é preciso investir pesado em estrutura logística adequada, com boa infraestrutura de linhas telefônicas e uma central com computador para que o atendimento seja rápido e de qualidade.
O estabelecimento deve estar localizado em um ponto estratégico, para facilitar a entrega. Estar próximo de regiões de concentração de edifícios comerciais é uma grande sacada.
Fast food
O mais comum é encontrar este tipo de negócio em praça de alimentação de shoppings, galerias e centros comerciais.
O cardápio é simples e direto, com as opções bem definidas.
Toda a comida é pré-preparada para facilitar a montagem e entrega. Todo o processo não deve levar mais 5 minutos.
A maioria dos restaurantes fast food está ligado a uma franquia de alimentos, mas é possível criar algo independente.
Rodízio
O sistema de rodízio é adotado em estabelecimentos como churrascarias e pizzaria. Contudo, isso não impede que outros tipos de restaurantes sejam abertos neste modelo.
A equipe de garçom serve a comida de mesa em mesa e geralmente é cobrado um preço fixo por pessoa.
A diversidade do que é servido precisa ser alta, pois experimentar vários sabores e modos de preparo é o grande diferencial deste tipo de negócio.
O serviço de cozinha e do salão precisam ser rápidos e assertivos.
Típico
Os restaurantes típicos se caracterizam por oferecer pratos peculiares de um país ou
região ou alimentos específicos, como veganos, frutos do mar, entre muitos outros exemplos.
Os estabelecimentos temáticos também se enquadram nesta categoria de restaurante. Esse tipo de negócio geralmente tem boa aceitação em grandes centros urbanos.
O cardápio sempre obedece ao estilo do restaurante e o serviço pode ser feito de acordo com o público alvo.
2. O local e o público alvo do restaurante
Após a definição do tipo de negócio que você pretende abrir, é chegada a hora de definir o local e o público alvo no passo a passo de como montar um restaurante.
Estes dois itens estão interligados e são importantíssimos para o seu sucesso!
Avalie os atrativos da região onde pretende instalar o seu negócio e dê preferência para locais com grande fluxo de pessoas, como universidades, bancos, grandes empresas e lojas de varejo.
Outro ponto essencial é observar se o zoneamento do município permite o funcionamento do negócio naquela região.
Para cada tipo de estabelecimento há um público específico. Restaurantes à la carte, por exemplo, normalmente têm pico de movimento no jantar, mas isso não impede seu funcionamento durante o período de almoço.
Já os restaurantes que vendem comida por quilo são mais indicados para regiões comerciais e de grande fluxo de pessoas; um restaurante fast food fica melhor em um shopping ou próximo a universidades.
Tenha em mente que conhecer o seu perfil é um dos primeiros passos para definir as bases do seu novo negócio, seu preço, seu cardápio. Não despreze essa importante informação.
3. Invista no ambiente do restaurante
Um ambiente com um cardápio variado e um atendimento espetacular não pode deixar a desejar no visual.
Na cartilha de como montar um restaurante, atrair clientes também passa pela ambientação do lugar.
Lembre-se: na maioria das vezes é pelo visual que as pessoas escolhem onde comerão.
Então nada mais assertivo do que investir nisso!
Planejar a disposição do seu restaurante, a ocupação e o uso dos espaços, alinhando aspectos conceituais, funcionais, estéticos e econômicos faz toda a diferença.
É neste momento que você empregará sua personalidade no seu negócio e também proporcionará ambientes confortáveis, eficientes e produtivos ao trabalho. É uma estratégia de diferenciação.
Além de todo o decorativo e climatização, dar atenção para pequenos detalhes fazem muita diferença da perspectiva do cliente.
Uma maneira de dar um toque especial às mesas, por exemplo, é utilizar boa louça, talheres, copos e também alguns itens que coloquem estes objetos em evidência.
Descanso de copos e jogos americanos podem parecer itens simples, mas são capazes de personalizar a experiência do seu cliente.
A Relevo é pioneira neste tipo de mercado e possui linhas completas feitas em papel para atender restaurantes.
Para conhecer mais sobre como arrumar uma mesa para o seu restaurante de maneira bonita e simples, veja este outro artigo no nosso blog: Como Montar Uma Mesa Para Restaurante: Siga Este Guia Completo
Além de bonitos e de extrema qualidade, guardanapos, descanso de copos, jogos americanos, sousplat e toalhas de bandeja tornam-se peças decorativas à mesa e durante o todo o serviço.
Um dos diferenciais da marca é que todas as peças podem ser personalizadas com a marca do seu negócio. E o melhor: não há cobrança adicional para fazer isso.
Outro ponto relevante é que a compra dos itens no atacado garante melhores preços e, portanto, o melhor custo x benefício do mercado.
4. Contrate bons colaboradores
Assim como a comida deve ser adequada ao público, o serviço de atendimento também precisa estar antenado com a maneira de interagir com os clientes.
O time que trabalha na cozinha e demais setores do seu restaurante precisa, igualmente, estar em sintonia.
Ter uma equipe bem alinhada faz toda a diferença no resultado final do seu negócio.
A contratação de pessoas qualificadas, atualmente, é muito mais atrativa para o ramo de alimentação. Isto porque o empresário do setor entendeu que é mais vantajoso pagar melhor e ter bons profissionais do que viver um eterno – e dispendioso – ‘turn over’.
Você pode contratar seus colaboradores ou então formá-los no dia a dia. Isso é bastante comum em tipos de negócios que exigem mão de obra específica,como pizzarias.
Tenha um plano de treinamento contínuo
Formar sua própria mão de obra não é uma tarefa simples, aliás, nada simples. É necessário dedicação e paciência, até que cada elemento da equipe esteja realmente engajado com seus serviços.
Um forma mais fácil de fazer isso é disponibilizar para a sua equipe um plano de treinamento contínuo.
Sempre que uma nova vaga estiver aberta, abra espaço para o pessoal da casa. Isso é uma maneira bem salutar de incentivar que seu staff mantenha-se focado e busque novos cursos e especializações.
Afinal, quem não quer uma oportunidade de crescimento e reconhecimento na carreira, não é verdade?
Em muitas cidades existem instituições que oferecem cursos no setor de alimentação de gastronomia a preços acessíveis ou até mesmo gratuitos.
Higiene Sempre
As notícias de restaurantes sendo fechados por conta das péssimas condições de higiene não são tão raras.
Dentro de todos os pontos fundamentais de como montar um restaurante, o da higiene é essencial.
Existem normas que precisam ser seguidas à risca, desde o armazenamento dos alimentos até a forma como eles serão servidos.
Além de evitar contratempos, cuidar da higiene evita que o nome do seu negócio seja envolvido em qualquer notícia negativa.
Ademais, todo mundo gosta de um ambiente super limpo no local onde vai comer. Então toda a atenção é necessária neste aspecto.
No salão, os itens de higiene para o cliente, como os guardanapos, também devem estar à disposição. A opção mais assertiva é que tudo seja descartável.
A Relevo é especialista na produção de itens de higiene deste tipo e possui linhas completas para atender, com o melhor custo x benefício, restaurantes e outros estabelecimentos similares do setor de alimentos.
Conheça alguns itens que podem fazer a diferença no seu negócio, tanto em relação à higiene quanto no visual do ambiente.
Guardanapo
Entre cores, luzes e outros itens decorativos, o mais importante são as mesas. É nela que seu cliente passará a maior parte do tempo. Então tudo precisa estar perfeito.
Mais do que caprichar, você deve proporcionar qualidade em tudo que colocar sobre ela.
Os guardanapos de restaurante da Relevo têm acabamento perfeito, são ultra absorventes e extremamente macios ao toque.
Qualidade é o que faz os clientes lembrem do restaurante na hora de escolher um local para fazer uma refeição. Leve isso também para os itens de higiene!
Neste outro artigo ajudaremos você a escolher qual o melhor modelo de guardanapo para o seu restaurante: Guardanapos Para Restaurante: Aprenda Como Escolher O Melhor.
Além disso, você também pode aproveitar para conhecer os modelos de guardanapo de papel luxo para restaurantes que a relevo disponibiliza em sua loja on-line.
Descanso de copos
Utilizar descansos de copos e taças no seu restaurante também é uma maneira de tornar o serviço mais higiênico e, de quebra, mais sofisticado.
Além de dar maior destaque para copos e taças, os descansos de copos da Relevo, feitos em celulose 100%, são ultra absorventes.
Isso assegura que o degelar do líquido não irá deixar toda a mesa – e a roupa do seu cliente – molhada sempre que ele levantar o copo para tomar um gole da bebida.
Confira todos os modelos de descansos de copos e taças da Relevo feitos exclusivamente para restaurantes em sua loja on-line.
E se quiser aprimorar mais os seus conhecimentos, aproveite para aprender a como utilizar o descanso de copos e taças em seu restaurante neste outro artigo no nosso blog: Como Montar Uma Mesa Para Restaurante: Siga Este Guia Completo.
Jogo americano
A utilização de jogos americanos em restaurantes pode, facilmente e acertadamente, substituir o uso da toalha de mesa.
Isso torna a experiência do seu cliente ainda mais higiênica, pois o jogo americano da Relevo é descartável.
Assim como todos os produtos da marca, a peça é feita em papel de altíssima qualidade e absorção.
Se quiser aprender como utilizar o jogo americano de papel da Relevo em seu restaurante, dê uma olhada nesse outro artigo no nosso blog: Jogo Americano Para Restaurante: Como Impressionar e Economizar.
Não esqueça de visitar a loja on-line da Relevo para conhecer todos os modelos exclusivos de jogos americanos para restaurantes feitos pela marca.
Sousplat
Uma das principais regras da etiqueta dita que a mesa nunca deve ficar desguarnecida.
Por isso, o uso do sousplat voltou a ser feito por muitos restaurantes, desde os mais sofisticados e formais, até os mais simples e informais.
O retorno desta peça, contudo, não obedece exclusivamente à etiqueta, mas sim à beleza que o sousplat pode conferir à mesa.
A peça pode ser utilizada diretamente sobre ou então sobre a toalha.
A Relevo possui itens feitos exclusivamente para restaurantes que combinam com outras peças de higiene, como guardanapos e descansos de copos e taças.
Os modelos de sousplat da Relevo podem ser consultados na sua loja on-line. E para você saber como utilizar esta peça em seu restaurante, não deixe de ler esta outra matéria aqui do blog: Sousplat de Papel: Economize Sem Perder a Beleza e Qualidade.
Toalha de lavabo
Se nas mesas o uso de guardanapos descartáveis é o melhor para a higiene dos seus clientes, disponibilizar toalhas de lavabo de papel é obrigatório.
Além de bonitas e com o melhor custo x benefício do mercado, as toalhas de lavabo da Relevo tornam-se peças decorativas no banheiro do seu restaurante.
Super absorventes, são feitas em papel de altíssima qualidade, assim como todos os itens descartáveis para restaurante feitos pela marca.
Aproveite para ler esta outra matéria no nosso blog para conhecer mais sobre o uso correto da toalha de lavabo: Toalha de Lavabo: Aprenda Como, Qual e Porque Usar Com Este Guia.
Na loja on-line da Relevo você pode conhecer os modelos perfeitos para o seu restaurante.
Toalha de bandeja
Feitas em papel absorvente de altíssima qualidade, as toalhas de bandeja da Relevo são perfeitas para incrementar a decoração do seu restaurante e também para tornar o serviço no salão mais elegante e higiênico.
Veja os modelos de toalha de bandeja feitos exclusivamente para restaurantes na loja on-line da Relevo.
Babador
A utilização do babador descartável é controversa. Muitas fontes asseguram que eles está fora de moda.
Contudo, é cada vez mais comum restaurantes localizados em meio a grandes centros executivos disponibilizarem a peça.
Afinal, ninguém quer ficar todo sujo de molho de tomate para a reunião das 14 horas, não é verdade?
A Relevo fabrica o babador de papel ultra absorvente, feito em papel de qualidade. A peça é grande e protege muito bem a roupa de respingos.
A marca também faz a versão para crianças e para consultórios odontológicos. Conheça os modelos de babadores na loja oficial da Relevo na internet.
5. Uso do marketing para atrair e manter clientes
Além de ter uma comida maravilhosa e um atendimento impecável, existem outras formas de destacar o seu negócio e também colocar o seu restaurante em mais evidência. Afinal, a concorrência no setor é grande.
Na meta de como montar um restaurante, construir um plano de Marketing sólido e possível é um ótimo começo.
Basicamente, o plano de marketing é composto de três etapas que, se bem aplicadas, possibilitarão a você tomar decisões seguras para alcançar objetivos e metas definidas.
O primeiro passo é o planejamento, que é voltado para a definição do negócio. Em seguida é a vez da implementação, que é a etapa de execução das estratégias de marketing.
Por último, é obrigatório que você avalie as ações executadas. Contar com uma boa agência de publicidade também faz a diferença, em especial no quesito visual.
Muitos proprietários de restaurantes querem eles próprios, por exemplo, administrar sua rede social. É um erro. O cliente quer algo bem feito, profissional, sem erros de português.
Por falar em redes sociais, utilizar o Facebook e o Instagram podem ser excelentes para o seu negócio. Mas um porém: se os utilizar, mantenha-os atualizados e faça isso por meio de um especialista na área. O mesmo vale para o site do seu restaurante.
É péssimo quando um cliente vai pesquisar sobre o lugar e só encontra coisas de dois, três anos atrás!
Lembre-se: cerque-se de bons profissionais. Seu trabalho é administrar o seu restaurante e não a conta do Facebook.
Se a exposição na mídia é importante, também é possível transformar o seu negócio em uma vitrine.
Uma maneira de atrair mais público é promover cursos e eventos de degustação. As pessoas estão cada vez mais fascinadas com a gastronomia e querem aprender mais sobre como fazer um bom prato.
Além de receberem conhecimento, elas irão conhecer as instalações do empreendimento, podendo tornar-se clientes.
Criar dias promocionais ou serviços diferenciados em datas específicas (Dia dos Namorados, Dias das Mães) também é sempre válido.
Outra coisa que começa a se tornar hábito para o brasileiro é o happy hour. Geralmente os preços são diferenciados para bebidas e petiscos entre as 18h30min e 21 horas (ou mais cedo).
Acompanhado de música, ao vivo ou não, é um momento descontraído, dedicado a um bate papo entre amigos que pode sim ser um grande diferencial para o seu negócio.
Por fim, existe uma outra maneira de fixar a sua marca sem ter que desembolsar um centavinho sequer: transforme seus itens de higiene em mini outdoors.
Como? Antes de fechar o seu pedido com a Relevo, selecione a opção de personalização! A marca não cobra nenhum custo adicional para restaurantes!
Todas as peças da Relevo podem ser personalizadas das mais variadas formas: com sua marca, com o nome do seu negócio, com uma frase. Seja criativo e aproveite o mimo da Relevo para você, empreendedor!
Veja como personalizar os itens de papel da Relevo na sua loja on-line. É super rápido e simples.
Para saber como utilizar a customização como arma de publicidade não deixe de ler esta outra matéria no nosso blog: Porque Usar Guardanapos de Papel Personalizados Para Restaurante.
6. Cuide do que acontece por de trás das cortinas
Com certeza você já ouviu a expressão “roupa suja se lava em casa”. Em um restaurante isso deve ser um mantra. Nenhum problema deve ser deixado de lado. Solucione-os. Mas o faço internamente.
Nada de debater o que é certo ou o que é errado no meio do salão, muito menos discutir isso com o cliente.
Além disso, certifique-se de que você tem uma boa carta de fornecedores, obedece as leis do seu setor e está em sintonia com sua equipe.
Ter isso alinhado e organizado é mais da metade do caminho andado para assegurar que sua missão como montar um restaurante tenha tudo o que precisa para ser de extremo sucesso.
Fornecedores
Atualmente, a gastronomia ganhou um espaço super importante na vida do brasileiro. As pessoas querem mais qualidade à mesa, por isso escolhem a dedo os locais onde sabem que o produto, a matéria-prima, é fresca e escolhida com rigor.
É péssimo chegar em um lugar e experimentar algo que saiu de uma lata. Se um dos acompanhamentos é purê de batatas, ele deve ser feito com batatas e não com um pó pronto.
Por isso é extremamente importante ser rigorosíssimo nos cuidados com a matéria-prima, em especial aos alimentos de natureza perecível.
Certifique-se da procedência. Se for possível, tenha uma pequena horta pelo menos com temperos básicos. Isso não ocupa muito espaço e pode ser feita até mesmo em vasos.
Se não for possível, procure fornecedores locais que tenham a mesma preocupação com a qualidade. A agricultura familiar é ótima para isso.
Caso seu restaurante utilize ingredientes exóticos ou importados, é essencial que você fique atento aos custos, em função das variações cambiais.
Uma forma de garantir bons preços e qualidade é adotar um sistema de gestão de compras e estoques. Outra maneira são os acordos de exclusividades.
Neste último caso, no entanto, você deve observar se seus clientes aceitarão produtos de apenas uma marca.
Recursos humanos
É fato: o consumidor está cada vez mais exigente quanto ao atendimento. E não poderia ser diferente. Quem não gosta de ser bem recebido e bem servido, não é verdade?
Para que isso seja um ponto forte no seu novo negócio, é fundamental que você conte uma boa equipe.
Existem vários cursos, inclusive no modelo à distância, para formação de maîtres e garçons. Procure pessoas habilitadas e, caso não sejam, incentive que busquem melhor qualificação.
A apresentação pessoal do staff deve ser cuidadosa. O uso de uniformes é o ideal. Restaurantes típicos ou temáticos podem investir em trajes que representem isso.
A comunicação com o cliente deve ser clara, sem o uso de gírias, cordial e respeitosa.
Também é importante que os colaboradores sejam instruídos em relação aos hábitos de higiene, necessários quando se trabalha em um local que lida com alimentos.
As unhas devem ser limpas e curtas. Os cabelos devem estar curtos. No caso de haver garçonetes, deve-se evitar unhas compridas e, se esmaltadas, nada de cores vibrantes. Os cabelos devem estar sempre presos.
As mãos devem ser higienizadas com frequência e o uso de adornos, como anéis e pulseiras, devem ser evitados.
Na cozinha, os procedimentos de higiene devem ser ainda mais rigorosos, independente se os cozinheiros são homens e mulheres. Nada de joias, cabelos soltos, unhas compridas e chinelos.
Para oferecer boa comida não é obrigatória a contratação de um chef renomado, a menos que seja este o estilo do seu restaurante, claro! O importante é contar com uma boa equipe de cozinheiros.
O uso de notas técnicas é uma boa solução para que haja uma padronização dos pratos.
Sua equipe será o espelho do seu negócio. Solucione os problemas e mantenha a porta aberta para o diálogo.
É importante ressaltar que o tipo de atendimento deve ser adequado ao seu público e também ao estilo do seu lugar.
Algumas das sugestões que listamos acima são válidas para todos os lugares, outra podem ser flexibilizadas para atender as especificações do seu restaurante.
E nada de equipe ao telefone checando mensagem ou conversando uns com os outros. O foco deve ser o bem-estar do cliente, por isso eles devem se dedicar a isso.
Não existe nada mais chato do que você ir a um restaurante e o garçom estar desatento enquanto você tenta chamá-lo como se fosse um boneco de posto!
Leis e alvarás
Antes de colocar a mão na massa, literalmente, o trabalho burocrático para abrir seu negócio precisa ser feito.
Qualquer tipo de estabelecimento do ramo de alimentação precisa de autorização de funcionamento por parte do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária da sua cidade.
Além disso, cada município tem soberania para definir as regras que lhes convier para regulamentar qualquer modelo de negócio.
Vá até a prefeitura da sua cidade e informe-se exatamente de todos os trâmites que precisa seguir. Não existe como montar um restaurante se antes fazer esta verificação.
Já pensou iniciar a obra do seu sonhos em um local onde o zoneamento da cidade não permite seu tipo de negócio?
Vale a pena ressaltar que os alvarás para funcionamento estão sempre condicionados uns aos outros, ou seja, você não consegue o alvará de funcionamento sem o alvará sanitário, e vice-versa.
E não é só isso. Um restaurante tem várias outra obrigações legais. Daí a importância de contratar um bom escritório contábil.
Para manter um ambiente com música, por exemplo, é obrigado a recolher junto ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) os valores relativos a direitos autorais.
A cobrança de couvert artístico não é proibida, mas a informação precisa estar visível para o cliente, seja no cardápio ou em um quadro já na entrada do restaurante.
Já a gorjeta é opcional. Mesmo que no cardápio, ou em outro local, esteja sinalizado que o restaurante cobra a taxa de serviço, geralmente de 10%, o pagamento não é obrigatório.
O ‘correto’ é, no momento do fechamento da conta, o restaurante dar a opção do valor final com e sem o acréscimo.
Pela lei, caso o cliente dê a gorjeta, o valor deve ser rateado entre os funcionários.
As normas trabalhistas também devem ser observadas com cuidado, pois muitos municípios possuem convenções coletivas de trabalho, as quais estabelecem o piso salarial de diversas funções.
Outras leis municipais que regulam estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, bares e similares também devem ser atentadas.
Algumas cidades possuem horário máximo para que estes estabelecimentos fiquem abertos. Em outras há normas que dispõem sobre ruídos sonoros e o uso do espaço público com a disposição de mesas e cadeiras.
Evite transtornos e problemas. Antes de fazer qualquer coisa, consulte o órgão público responsável.
7. Seja um grande líder
Ser um gestor de restaurante é um ato de equilíbrio constante.
Enquanto você se esforça para entregar o melhor atendimento ao cliente, é preciso gerenciar bem a sua equipe para que ela esteja pronta para entregar esta qualidade.
Por isso é importante que você também busque sempre atualizar-se. Não adianta cobrar isso do seu staff e permanecer acomodado, concorda?
Ter um plano de negócio sólido faz toda a diferença para você ser o líder que a sua equipe precisa.
Além de dar segurança em como montar um restaurante, o plano de negócio deve ser o caminho para o êxito do empreendimento.
Conclusão
Você não precisa ser um chef de cozinha para ter um restaurante. Na verdade, investir em um negócio no ramo alimentício não tem absolutamente nada a ver com saber, ou não, cozinhar.
É por isso que acreditamos que este guia completo sobre como montar um restaurante de sucesso poderá ser aproveitado por qualquer pessoa que, como você, tem interesse no setor da gastronomia.
Como você pode ver, o primeiro passo é definir o tipo de negócio que você quer empreender, o local e o público que quer atingir.
Depois, é necessário preocupar-se com a ambientação, a contratação de uma boa equipe e também ter o cuidado de oferecer qualidade em todos os momentos.
Agora que você já sabe todo o passo a passo de como montar um restaurante de sucesso, estes outros texto aqui do blog com certeza irão lapidar ainda mais a sua veia empreendedora. Confira:
– Como Servir Bebidas: Descubra o Copo/Taça Ideal Para Cada Bebida
– Petiscos de Bar: 15 Petiscos Deliciosos Para Seu Bar e Como Servir
E então, esta postagem foi útil para você? Conta para a gente o que achou aqui nos comentários.
Até breve 🙂
ola.me ajudou muito a tomar algumas decisões para o meu investimento.
Que legal que pudemos ajudar =) Sucesso para você!
Muito bom, deu-me boas luzes 😉
Que bom que gostou =)
Muito bom o artigo, estou entrando na área de consultoria alimentar e seu artigo foi de grande esclarecimento.
gratidão!!! e sucesso para vocês.
Obrigado Maria =) Sucesso!