Administrar um restaurante envolve diversos aspectos, que visam manter um restaurante funcionando adequadamente. Você sabia?
Saber como administrar um restaurante é essencial para garantir o sucesso do negócio. Até porque, administrar qualquer negócio exige conhecimento e disciplina.
Sendo que, contando com esses dois fatores, você poderá aprimorar a sua prestação de serviço de modo que ela se destaque no mercado, por mais concorrido que ele seja.
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Isso, inclusive, porque o segmento de restaurantes costuma ser muito concorrido, independentemente do tipo de comida fornecida.
Dessa forma, é preciso conhecer a importância de oferecer uma boa administração para o seu restaurante, além de aprimorar nas técnicas para mantê-lo funcionando da melhor forma.
Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre como administrar um restaurante e descubra como não se trata de um bicho de sete cabeças, mas que pode render muito sucesso para o seu negócio!
1. Planejamento
Uma boa administração de restaurante começa a partir de um bom planejamento. Isso porque é preciso definir estratégias para o restaurante se destaque entre a concorrência, atraindo uma boa clientela e promovendo uma boa rentabilidade.
Por isso, é muito importante que o responsável saiba como administrar um restaurante, buscando conhecimentos na área de gestão, algum conhecimento em marketing e, também, no segmento de seu restaurante.
Para saber como gerenciar um restaurante, você deve seguir alguns passos iniciais que são fundamentais para que seu negócio siga a trilha certa de táticas para o seu negócio e seu público.
Pesquisa
Realize uma pesquisa que possibilite identificar caminhos que facilitem o seu negócio.
Por exemplo, se você não sabe qual seria o tipo de comida que você poderia oferecer em seu restaurante, a fim de obter mais sucesso, elabore uma pesquisa com base nas pessoas próximas a localização do estabelecimento.
Ou se você já possui um restaurante mas ainda não identificou o seu público-alvo, promova pesquisas que facilitem essa identificação, como pesquisas que tracem o perfil das pessoas que você quer atingir (jovens, solteiros, casais, executivos, etc.)
Sintonize Seu Público-Alvo Com o Seu Serviço
Para sintonizar o seu público-alvo com o seu serviço, é preciso que você esteja muito ciente em relação a o que o seu público espera da sua prestação de serviço. Sabendo disso, você deve criar estratégias de divulgação que aproximem seu público e seu negócio.
Sintonizar seu público com o seu serviço, significa oferecer o que se cliente espera que você ofereça, fazendo com que ele saiba disso a ponto de pensar no seu restaurante, logo que pensar em fazer uma refeição fora.
Escolher a Localização do Seu Restaurante
Conforme for o segmento do seu restaurante, é muito importante que você capriche na escolha do local do estabelecimento. Pois, não há como pensar em uma lanchonete com público-alvo de jovens, em um bairro antigo e afastado da agitação da cidade.
Por isso, pesquise bastante e informe-se sobre as redondezas da localização que você deseja, informando-se sobre a existência de escolas, universidade e outros restaurantes e concorrentes.
2. Valorize Seus Funcionários, Eles São os Seus Maiores Aliados
Os funcionários são parte fundamental na garantia de sucesso ou fracasso do seu negócio. Por isso, é imprescindível que tanto as expectativa dos dois lados, quanto as estratégias de negócio, estejam muito bem alinhadas.
Dessa forma, é importante manter uma comunicação efetiva e constante com seus funcionários, valorizando-os e dando ouvidos as suas sugestões, ou seja, trabalhando como uma verdadeira equipe.
Salário
Proponha salários justos aos seus funcionários, tendo o cuidado de sempre verificar se o salário que você paga, está alinhado com a média de mercado. Caso contrário, você corre o risco de perder um bom funcionário, para um concorrente.
Espírito de Equipe no Restaurante
Evite ser um chefe. Prefira ser um líder. Líderes inspiram sua equipe para que, através do respeito e da admiração, todos remem no mesmo sentido. Esse é o espírito de equipe.
Enquanto os chefes lideram pelo medo, e isso não fará com que sua equipe esteja visando os mesmos objetivos que você e buscando por eles.
Invista em Qualificação Para Seus Colaboradores
Além de pagar um salário justo, outra boa maneira de demonstrar que você se preocupa com seus funcionários e zela pelo bem-estar e sucesso deles, é proporcionando que eles aperfeiçoem seus conhecimentos.
Além disso, toda qualificação adquirida dos seus colaboradores são benefícios adquiridos para seu próprio negócio, uma vez que o aprendizado poderá ser utilizado em melhorias para o seu restaurante.
3. Siga a Lei
É essencial que você administre o seu restaurante, conforme normas e regras previstas por lei. Isso é fundamental para quem espera saber, efetivamente, como administrar um restaurante.
Vigilância Sanitária
A higiene e manutenção adequada de todo e qualquer estabelecimento são primordiais. Porém, se tratando de um estabelecimento de alimentação, é inadmissível que haja qualquer falha nesses quesitos.
Por isso, faça tudo o que deve ser feito para manter o seu estabelecimento adequadamente limpo e livre de qualquer falha que possa fazer com que a vigilância sanitária reprove o funcionamento do local.
Leis Locais
Conforme a localização do seu restaurante, pode ser que as leis em vigor sejam diferentes dos demais locais. Fique atento a isso, se informando muito bem sobre todas as leis que abrangem o tipo de negócio que você pretende manter.
Leis Trabalhistas
Tenha sempre muito cuidado com as leis trabalhistas. Procure registrar seus funcionários, fazendo os pagamentos de impostos e benefícios corretamente. Isso evita dor de cabeça com processos trabalhistas, cujos costumam levar muitas empresas à falência.
4. Use a Tecnologia a Seu Favor
Não abra mão de usar as facilidades e benefícios que a tecnologia oferece, para administrar o seu restaurante com muito mais tranquilidade, rapidez e eficiência. Além disso, com as inovações da era digital, que não marca presença online, uma hora cairá no esquecimento.
Cardápio Online
Além de ser bom para o meio ambiente, uma vez que diminui consideravelmente a utilização de panfletinhos, o cardápio online tornará o seu restaurante moderno e diferenciado.
Imagine a facilidade que seus clientes terão, para dar uma olhada no cardápio em casa, e ir ao restaurante já sabendo o que irá pedir. Além do que, o cardápio online também ajuda a divulgar o seu negócio.
Comanda Eletrônica
As comandas eletrônicas facilitam (e muito!) a vida na hora de fechar o caixa. Afinal, não há risco de perder e nem de esquecer alguma comandinha de papel, e virar aquele alvoroço quando as contas não batem.
Sem contar, que é possível extrair diversas informações gerenciais a partir da gestão online das comandas, proporcionando que você tenha uma visão ainda mais ampla de como está o seu negócio.
Ferramentas Que Ajudem no Trabalho
Lance mão de sistemas de computador que contribuam para facilitar o seu dia a dia. Afinal, hoje em dia, não há porque insistir em controles feitos em papel, cujos, além de abrir margem para muitos erros, dificultam uma gestão geral do negócio.
Algumas ferramentas auxiliam, inclusive, para que você saiba como administrar financeiramente um restaurante, com maior eficiência.
5. Invista no Relacionamento e Satisfação do Cliente
Conquiste seus clientes. Pois, isso é fundamental para que haja um relacionamento de confiança e parceria entre vocês.
Pesquisa de Satisfação do Cliente
Um bom caminho para verificar qual nível de satisfação do seu cliente em relação a sua prestação de serviço, é realizando uma pesquisa. Muitas empresas utilizam esse recurso, como o NPS, por exemplo, para estimar o quando seus clientes estão satisfeitos.
Assim, é possível estimar o que precisa melhorar e quais são os pontos fortes do seu negócio. Possibilitando que você crie estratégias de melhorias que aproximem o seu cliente do seu negócio, cada vez mais.
6. Marketing, Marketing, Marketing!!!
É preciso conhecer métodos para divulgar o seu negócio de maneira efetiva. Afinal, o marketing é o que realmente possibilita que a sua marca seja vista e seja lembrada.
Utilize ferramentas de marketing digital para divulgar seu restaurante e marcar presença online. Técnicas de SEO, Adwords são fundamentais para fazer com que o site do seu restaurante seja um dos primeiros resultados de busca do Google.
Site
Não deixe de criar um belo site para divulgar o seu restaurante e torná-lo popular no mundo da internet. Isso tem sido essencial para quem quer se destacar entre a concorrência.
Redes Sociais
Aposte na divulgação do seu restaurante nas Redes Sociais, além de postagem de fotos, do cardápio e até mesmo de promoções e eventos.
Sites de Opiniões
Sites de opiniões costumam atrair muitos clientes. Inclusive, as opiniões listadas nesses sites podem demonstrar um bom termômetro que indicará se você está sabendo como administrar um restaurante, ou não.
Esteja presente com seu restaurante nesses sites e trabalhe para que receba boas avaliações. Muitas pessoas costumam verificar as avaliações dos restaurantes nesses sites, antes de conhecê-los pessoalmente.
7. Crie e Cultive Um Ambiente Agradável
Todo restaurante precisa ser um ambiente aconchegante e confortável, que faça com que o cliente se sinta muito bem em estar fazendo a sua refeição ali. Por isso, invista em um ambiente agradável.
Conforto do Restaurante
Conforto não precisa ser necessariamente sinônimo de lugar fino. Afinal, uma cadeira não precisa ser cara para ser confortável, por exemplo. Por isso, capriche na estrutura do restaurante, apostando em oferecer conforto aos clientes em cada detalhe.
Estética
Capriche na estética do restaurante, conforme o público alvo definido para o seu negócio. Se você pretende atrair jovens, apostar em uma estética descontraída e alegre, certamente agradará o seu público. Por isso, pense na estética de acordo com a sua estratégia.
Higiene
Higiene é imprescindível. Isso em qualquer lugar, mas quando se trata de um restaurante então, não há como admitir falhas nesse quesito. Por isso, esteja sempre atento a higiene do local. Clientes não voltam a comer em locais nos quais se decepcionaram com a higiene.
8. Gestão Financeira do Restaurante
Para que seu negócio tenha progresso, é muito importante que haja uma boa gestão financeira. Por isso, caso você não domine muito bem os aspectos financeiros, pense em fazer treinamentos para se especializar ou opte por contratar alguém que te ajude.
Custos
É importante manter o controle dos custos, sempre zelando para que o lucro obtido compense os custos e investimentos no negócio. Por isso, é preciso acompanhar os custos com afinco, tendo o cuidado de controlar o orçamento com toda responsabilidade.
Encargos e Tributos
Nunca deixe de pagar os impostos, encargos e tributos em dia. Isso pode ocasionar diversos problemas, dentre eles, impedir que seu restaurante continue aberto. Por isso, evite transtornos e dívidas, mantendo os pagamentos em dia.
Economize
Não é porque algum lucro já pode ser notado, que você já pode gastar um pouco mais. Na verdade, é o contrário. Procure economizar, mesmo quando já houver lucros, visando novos investimentos para aprimorar e ampliar o negócio. Um bom gestor pensa à frente.
Além disso, você pode apostar em produtos que ocasionarão economia com a lavagem de toalhas e guardanapos de tecido, como jogos americanos de papel e guardanapos de papel, além de descanso de copos de papel.
9. Mantenha os Olhos Abertos Para o Concorrência
Por mais que seu restaurante esteja indo bem e que já haja uma carteira considerável de clientes fidelizados, não se acomode, jamais. Esteja sempre de olho na concorrência, acompanhando o ritmo do mercado e estando preparado para inovar quando preciso.
Analise O Que Estão Fazendo e Você Não
Não perca tempo diante da concorrência. Assim que você notar que há algum diferencial do seu concorrente em relação a você, passe a oferecer o mesmo diferencial. Dessa forma, esteja sempre atento sobre o que acontece no mercado, no mesmo segmento que o seu.
Conheça Seus Diferenciais
Esteja ciente de quais são os diferenciais do seu negócio e aposte neles, ressaltando-os, sempre que possível. Além disso, não caia na zona de conforto. Procure inovar sempre, buscando novos diferenciais frente à concorrência.
Utilizar produtos de primeira qualidade, como os produtos da Relevo, além de itens personalizados, como o descanso de copos personalizados, são grandes diferenciais!
Não Desrespeite a Concorrência
Jamais seja desonesto e desrespeitoso. As informações correm depressa no mercado, e caso você cometa alguma falha nesse aspecto, logo todos estarão sabendo e você perderá a sua credibilidade. Sem contar que, o mundo da voltas…
10. Seja Um Líder de Verdade
Não seja chefe seja líder. Motive e inspire a sua equipe, dando exemplos e trabalhando em conjunto.
Busque Sempre Mais Conhecimento
Conhecimento nunca é demais. Por isso, sempre que possível ou preciso, aprimore os seus conhecimento e dissemine o que aprender entre o seu time. Isso demonstrará parceria com a equipe, além de reforçar ainda mais o seu aprendizado.
Inspire Seus Funcionários
Trabalhe como gostaria que eles trabalhassem e seja um exemplo para o seu time. Como dizem o melhor ensinamento é o exemplo. Além disso, respeite-os e mantenha um relacionamento de confiança e colaboração entre todos.
Aprenda a Delegar
Ninguém consegue fazer nada sozinho. Por isso, não tente abraçar o mundo e tenha em mente o quanto é importante contar com a ajuda de outras pessoas.
Inclusive, em um momento que você precisar de ausentar, você poderá contar com pessoas bem treinadas para fazer o seu papel. Isso é muito positivo, afinal!
Conclusão
Lembre-se que, com tanta concorrência no segmento de restaurantes, é preciso lançar mão de todas habilidades administrativas que você possui, para fazer um bom trabalho na administração do seu restaurante.
Além disso, se especializar, se informar e usar a criatividade, também são boas ideias para tocar o seu negócio com disciplina e foco. Não abra mão de acompanhar seu negócio de perto, sempre contando com a sua equipe como um verdadeiro time.
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