(41) 3699-8800

O sousplat (palavra francesa que significa “sob o prato”) é aquele tipo de acessório simples e discreto que faz grande diferença na organização das mesas de refeição. Isso porque, muito mais do que um elemento estético, esse item é também funcional!

Além de bastante elegante, ele realça os detalhes da louça, protege a toalha, evita que o prato deslize e é parte das normas de etiqueta. Mas, afinal, você sabe como usar esse item?

Neste post explicaremos a você alternativas de aplicação e para que serve o sousplat. Confira!

As funções do sousplat

Como citado anteriormente, o sousplat cumpre diferentes funções. Uma das mais importantes é a de proteger a toalha de mesa de resíduos de comidas que podem causar manchas.

Outra atribuição do acessório é a marcação de lugares e garantia de estabilidade da louça, fazendo com que ela não deslize durante a refeição.

Ele também tem um papel importante nas normas de etiqueta, porque, entre as trocas de pratos, não deixa a mesa desguarnecida. Por isso, o sousplat é muito usado, principalmente, em festas de casamento, confraternizações, etc.

Os diferentes modelos

Os modelos de sousplat variam em tamanho, cor, material e textura. Exitem diferentes opções que atendem a diversos estilos de décor (como o clássico, moderno ou tropical).

As medidas são de aproximadamente 33 a 35 centímetros, e você pode escolher o material de acordo com o visual que deseja dar à mesa de refeição. Os tipos mais usados são de palha, papel, mdf e metal.

Por exemplo: se o almoço ou jantar for realizado em um lugar ao ar livre e com decoração campestre, você pode empregar o uso de sousplats de palha, para uma aparência rústica. Ou então, se a ideia for seguir aspectos clássicos, é interessante usar os acessórios de papel e tons neutros.

As maneiras de usá-lo

Depois de entender para que serve o sousplat, é muito importante saber como usá-lo para valorizar a decoração da mesa.

De acordo com as regras de etiqueta, o item deve ficar a 2,5 centímetros da borda da mesa, e só deve ser utilizado em refeições completas (com entradas e prato principal).

Veja outras dicas para não errar no momento de receber seus convidados com esse acessório:

  • Todos os souplats usados na refeição devem ser do mesmo modelo, de maneira que o visual da mesa fique padronizado;
  • em hipótese alguma a comida deve ser servida diretamente no sousplat;
  • a sobremesa, assim como petiscos e pequenas porções, não pode ser servida sobre esse item;
  • no caso de sousplat de vidro ou metal, é necessário colocar um tecido entre ele e o prato para dar firmeza à peça;
  • o ideal é posicionar os sousplats na mesa antes dos convidados se sentarem;
  • quando for escolher o modelo desse acessório, leve em consideração o tipo de louça, a ocasião e os outros itens decorativos da mesa.

Viu só como esse complemento é capaz de realçar a beleza da mesa? Então, agora que você já sabe para que serve o sousplat, basta inspirar-se nessas dicas para aplicá-lo em sua festa para deixá-la ainda mais sofisticada!