Depois de um verão que não parecia querer acabar nunca, finalmente começamos sentir o friozinho chegando a terras brasileiras, e para aproveitar ao máximo essa estação tão gostosa, nada melhor que receber os amigos e familiares em casa com pratos típicos do inverno, não acha?
Pois neste post vamos te dar algumas dicas de como trazer um ar de alpes suíços para a sua casa com o prato perfeito para aquecer as barrigas e os corações: o fondue. Continue lendo, conheça os principais tipos de fondues para variar o cardápio e saiba como servir cada um com praticidade e estilo! Vamos lá?
Tipos de fondues salgados
Fondue de queijo
Sabia que a palavra fondue significa “derretida” em francês? E não é por acaso: o mais tradicional fondue é feito com uma mistura de queijos suíços (aqueles furadinhos, como émmenthal, gouda ou gruyère) derretidos nos quais se mergulha pedaços de pães para saborear, de preferência, com um bom vinho!
Para servir esse tipo de fondue, o ideal é contar com um réchaud próprio, que mantenha o queijo aquecido à mesa. Outro detalhe importante é que o pão a ser mergulhado na mistura não deve ser macio demais, já que isso aumenta as chances de que ele se solte do garfo dos convidados e fique grudado na panela. Assim, prefira pães mais firmes (como de campanha ou rústico) e não se esqueça de cortá-los em cubos relativamente grandes, ok?
Fondue de carne
Também conhecido como bourguignonne, o fondue de carne, na realidade, pode ser servido ainda com frango, cordeiro, porco, e até mesmo camarão, acredita? A diferença em relação ao fondue de queijo está no fato de que, na bourguignonne, o que fica sendo aquecido no réchaud é óleo quente (que você pode temperar com ervas e alho), no qual os pedaços de carne são fritos na hora.
Para encantar seus convidados com esse fondue, deixe a carne picada em cubos grandes, secos e lavados, em tigelinhas espalhadas pela mesa. Além disso, também dá para inventar opções vegetarianas com batatas e legumes empanados, por exemplo! Por último, não se esqueça de oferecer uma variedade de molhos para acompanhar, viu? Ah, e para facilitar, vale colar uma etiqueta nos potinhos dos molhos e das carnes para que todos saibam o que são sem precisar perguntar!
Fondue chinês
O fondue chinês é quase uma versão light da bourguignonne: nele, no lugar de fritar em óleo, tirinhas finas de carne são cozidas em um caldo temperado com alho, cebola e especiarias. Aqui, pode ser mais interessante usar uma panela de inox para manter a água sempre fervendo, ok?
O fondue chinês também deve vir acompanhado de molhinhos diversos, combinando com o tipo de carne que você escolheu servir, além de folhas frescas e legumes para compor o prato. E para deixar tudo bem temático, vale oferecer a opção de comer com hashi, os palitinhos da cozinha oriental!
Fondues doces
De chocolate ao leite, branco, meio amargo ou até de doce de leite, o fondue doce não tem muito mistério: é só derreter o chocolate (que você pode, inclusive, misturar com um pouquinho de creme de leite fresco e conhaque para evitar que endureça de novo) e servir sobre o réchaud acompanhado de frutas frescas, lavadas e picadas, e outras delícias como biscoitos e marshmallows.
Para deixar tudo ainda mais gostoso, você também pode oferecer algo crocante (como avelãs ou amêndoas trituradas) para finalizar, que tal? É só deixar à disposição de cada convidado um pires ouramequin para encher do que quiser e mergulhar o garfo lá depois de passar no chocolate. De dar água na boca, não é mesmo?
Agora que você já sabe como servir cada um desses tipos de fondues para os seus convidados, deixe um comentário contando qual deles é o seu preferido e aproveite para ler também nosso post sobre como mantar uma mesa de jantar impecável para a sua noite de fondues!