(41) 3699-8800

Você já conhece a opção de sousplat de papel?

O sousplat de papel é uma versão da peça com melhor custo-benefício e que não perde em nada na sofisticação e beleza.

Sousplat (pronunciado su-plá) é uma palavra francesa que significa, literalmente “sob o prato”. É uma parte importantíssima da composição da mesa, exercendo diversas funções. Além disso, tem o potencial de deixar a decoração ainda mais caprichada.

Em um jantar completo e outras ocasiões formais, o sousplat não pode ser esquecido. E você não precisa gastar uma fortuna para trazer essa peça para a sua mesa. O sousplat de papel é uma opção incrível para quem quer impressionar os convidados sem exagerar no orçamento.

Se você quer mais uma dica para criar uma decoração perfeita sem gastar muito, leia também o nosso guia sobre guardanapos de papel.

A seguir, explicaremos porque o sousplat de papel é a escolha certa para o seu evento. Confira:

Sousplat: uma peça fundamental na mesa

Entenda qual é a função do sousplat e o que faz dele uma peça essencial.

Uma das principais regras da etiqueta dita que a mesa nunca deve ficar desguarnecida. Isso é, em uma refeição formal não é certo que existam momentos onde a mesa está vazia. Quando se trata de uma refeição onde serão servidos mais de um prato, fica complicado cumprir essa regra no momento de troca. Por isso, usa-se o sousplat.

Se você quiser entender com mais detalhes como o sousplat deve ser usado, pode ler o nosso guia completo nesse link.

Além disso, a peça tem outras funcionalidades. Confira a seguir:

Funcionalidades do sousplat

A função primária dessa peça é garantir que a mesa não esteja vazia, demarcando o lugar de cada convidado. Por esse motivo, também é muito utilizada em jantares estilo americano, onde os convidados se servem.

Mas o sousplat não serve apenas para a demarcação. Também tem a função de proteger a toalha ou a mesa. Durante as refeições, é provável que caiam respingos ou farelos de comida fora do prato. A presença do sousplat evita manchas e facilita que o local seja rapidamente limpo na troca de pratos: basta trocar o sousplat também.

Além de garantir que o espaço dos seus convidados estará sempre limpo e organizado, essa peça também protege a sua mesa de riscos que podem ser causados pela louça.

Decoração

O sousplat além de ser muito útil é perfeito para deixar a decoração da mesa ainda mais incrível. Elegante e sofiticada, essa peça garante um visual formal para seus eventos.

Existem muitos modelos diferentes disponíveis no mercado. O sousplat, no entanto, deve ser uma peça simples que combine com a decoração sem chamar toda a atenção para si. Ele é, afinal, uma peça de apoio tanto na função quanto na decoração.

Utilize-o para complementar o seu esquema de cores ou tema.

Como escolher o sousplat ideal?

Entenda quais são as características que você deve procurar em um sousplat.

Agora que você já sabe o quão importante é essa peça, basta escolher a melhor opção para seu evento. Mas que características você encontra em um bom sousplat?

Confira a seguir uma lista do que considerar no momento de escolher:

  • O sousplat deve impedir que o prato deslize na mesa. Sempre teste o modelo escolhido simulando o movimento de cortar a comida antes de servir.
  • Da mesma forma, a peça não deve fazer ruídos de atrito quando o prato se movimenta acima dela. Peças assim podem riscar a louça ou a mesa e irritar convidados.
  • Caso comida respingue no sousplat, ele deverá ser trocado junto com a troca de pratos. Leve isso em consideração para não ser pega de surpresa sem reservas.

Quanto a decoração, o importante é escolher uma peça que complemente o resto da sua mesa. Se você está em dúvida, os modelos de papel com bordas decoradas são uma ótima escolha. São delicados, elegantes, combinam com a maioria das decorações e não apresentam nenhum dos problemas citados acima.

guardanpo de papel arranjo mesa vermelho

Tipos de material

Na hora de escolher o sousplat, é importantíssimo se atentar ao tipo de material. Existem muitas opções, mas a maioria delas apresenta um custo muito alto. Principalmente quando você considera que precisará de peças extras, além de realizar manutenção.

Em especial, evite os sousplats de metal e vidro. Esses dois materiais são famosos por riscar mesas, fazer muito barulho e deixar que os pratos deslizem sobre eles. A última coisa que você quer no seu evento é que seus convidados se sintam constrangidos ao ter dificuldades para cortar os alimentos por culpa de um prato instável.

Se você escolheu um sousplat desse material para um evento importante antes de ter essa informação, ou se não quer abrir mão desses materiais, há uma solução. Coloque o sousplat de papel entre o de outros materiais e o prato. Isso vai impedir que a louça escorregue e pode salvar o seu jantar.

O custo de materiais não descartáveis pode ser muito alto

O preço por unidade de um sousplat de papel é muito menor do que qualquer outro material. Disso você provavelmente já sabe. Mas existem outros custos escondidos nos sousplats reutilizáveis que talvez você não tenha considerado.

Por exemplo: você vai precisar ter alguns sousplats reservas no armário, já que eles devem ser trocados quando sujos e podem quebrar e precisar ser repostos.

Além de um custo unitário elevado, vamos ver no que mais você vai precisar gastar:

Manutenção

Se o sousplat não é descartável, ele terá que ser mantido. Isso significa que você vai gastar tempo e recursos com a limpeza e manutenção dessas peças.

Muitas vezes não percebemos, mas só os custos com limpeza podem ficar altíssimos.

Você gasta água, energia, detergentes e outros produtos para garantir que a peça possa ser reutilizada. Um casos de materiais mais elaborados como a prata, a manutenção é ainda mais trabalhosa.

Isso sem contar que os sousplats de pano, crochet e outras fibras podem não ficar completamente limpos. Esse tipo de material é propenso ao acúmulo de bactérias com o decorrer do tempo.

Desgaste e reposições

Mesmo que você cuide com muito carinho dos sousplats reutilizáveis, haverá desgastes. Os materiais metálicos ou de vidro riscam, assim como a louça. Os tecidos são propensos a manchas, rasgos e acúmulo de bactérias. Os emborrachados rasgam e descascam, e assim por diante.

Diferente dos sousplats descartáveis, você não tem como servir sempre com uma peça nova e impecável. Esse tipo de desgaste, quando apresentado à mesa, pode passar uma impressão de desleixo e acabar com todo o trabalho duro que você dedicou àquele momento.

Eventualmente, você precisará repor peças. Seja pelo desgaste que ficou muito aparente ou por motivo de quebra ou perda. O maior problema disso é que você provavelmente não encontrará exatamente o mesmo modelo que comprou há um tempo atrás. Ou seja, será obrigado a repor o conjunto inteiro.

Levando isso tudo em consideração, não é difícil entender porque as pessoas normalmente pensam que é muito caro utilizar o sousplat para servir. No entanto, o sousplat de papel é um ótimo meio de contornar todos esses problemas.

Sousplat de papel: custo-benefício superior e muita qualidade

Conheça todas as vantagens que o sousplat de papel oferece

O sousplat de papel é uma opção elegantíssima. Essa versão não perde em nada em beleza e sofisticação para os outros materiais e ainda apresenta muitas vantagens.

A que mais se destaca de início é o preço, mas o sousplat de papel é mais do que barato: tem um incrível custo-benefício. As vantagens que esse produto oferece são muitas.

Você pode combinar essa peça com os guardanapos de papel decorados para  montar uma mesa harmonizada e elegante.

Continue lendo para entender porque essa é uma opção tão vantajosa.

A solução para quem procura um sousplat barato

Se você é uma das inúmeras pessoas que deixa de usar a peça devido ao alto custo, o sousplat de papel é uma solução incrível. Você certamente se surpreenderá: é muito barato trazer toda essa sofisticação para a sua mesa.

E o melhor é que esse é um produto de altíssima qualidade e muito bonito, além de possuir muitas outras vantagens quando comparado às versões reutilizáveis.

Não tem manutenção

Como o produto é descartável, você não precisa se preocupar com a manutenção. Nada de gastar horas lavando, polindo e limpando.

Sempre que você vai servir seus convidados, você tem a tranquilidade de saber que basta retirar o produto da embalagem e colocar na mesa. Sem surpresas desagradáveis como manchas e outros desgastes que você não tinha percebido antes.

Seu sousplat estará sempre novo, higienizado e perfeito. Tudo isso sem te dar trabalho nenhum.

Baixo investimento unitário

É muito mais barato comprar o sousplat de papel, mesmo considerando que a peça é descartável.

Com outros materiais, você precisa de peças extras para as trocas e reposições em caso de quebras ou desgaste. Isso pesa, e muito. Quando você compra a peça reutilizável, pode cair na falsa impressão de que aquele é um investimento único. Na verdade, você terá custos com manutenção e reposições frequentes, em especial se você estiver comprando para o seu restaurante.

Alta qualidade

O sousplat de papel não perde em nada para os outros materiais. Ele é refinado, delicado e sofisticado. A mesa fica linda quando montada com ele, e o melhor: é mais fácil de combinar essa peça com qualquer tipo de decoração.

O material usado na confecção é de altíssima qualidade. O resultado é um produto com um lindo acabamento e muito resistente. Além disso, é suave ao toque e super absorvente, protegendo realmente a toalha de mesa de respingos.

Modelos de sousplat Relevo

A Relevo oferece o sousplat de papel em duas versões. Uma delas é a de folha simples, um modelo resistente recomendado para o dia a dia.

Se você procura algo para um evento formal ou mais refinado, existe também a opção especial de quatro folhas. Essa versão é mais firme e pode ser usada em jantares especiais ou eventos maiores, como casamentos e aniversários.

Ambas as versões tem um visual extremamente sofisticado e são incrivelmente práticas. As bordas em relevo são uma decoração discreta, que harmonizam bem com qualquer estilo de mesa.

Sousplat de papel para casamentos

Em uma ocasião especial como essa, é indispensável que o sousplat esteja presente. O sousplat de papel Relevo é uma ótima opção para reduzir os custos da recepção sem diminuir a elegância do evento.

Sousplat de papel para restaurantes

Se o uso do sousplat é indispensável, principalmente em restaurantes.  Os seus clientes vão passar algum tempo na mesa até que os pratos cheguem, e o espaço não pode estar simplesmente vazio. Lembre-se, a etiqueta manda que a mesa nunca esteja desguarnecida.

O sousplat de papel Relevo é uma opção prática, fácil de ser substituída entre refeições e que vai pesar muito menos nos seus custos.

Outras ocasiões para usar o sousplat

O sousplat pode ser usado durante qualquer refeição onde mais de um prato será servido. Com a opção de sousplat de papel Relevo, é possível trazer essa peça para o dia a dia de sua família.

Certamente esse carinho e atenção aos detalhes não passarão despercebidos.

Duas razões para provar que o sousplat de papel Relevo é a escolha certa

O sousplat de papel Relevo é a melhor opção para seu evento ou restaurante.

Além de todos os benefícios que já citamos, essas duas últimas razões certamente vão deixar claro que o sousplat de papel Relevo é a melhor escolha que você pode fazer.

Seja para uma data especial ou para o dia a dia do seu restaurante, você já sabe que os sousplat de papel tem um custo-benefício superior, são mais práticos e são sofisticados e muito bonitos. O que falta dizer, então? Confira:

Consciência ecológica

Detergentes e outros produtos utilizados na limpeza de sousplat de outros materiais são altamente poluentes. Além do processo de limpeza gastar energia e água, esses produtos serão introduzidos no sistema fluvial e levarão anos para se decompor.

As próprias peças costumam a ser feitas de materiais difíceis de reciclar e com impacto ambiental muito grande em suas produções.

O sousplat de papel, no entanto, é feito de um material facilmente reciclável. Seu impacto na natureza é, portanto, muito menor.

Alta qualidade

O material utilizado nas peças Relevo é de altíssima qualidade. O papel é firme e resistente, resultando em um produto que absorve sem problemas respingos sem sujar a mesa. O acabamento é suave ao toque, conferindo uma aparência sofisticada e refinada ao produto.

A alta qualidade da produção do sousplat de papel Relevo não fica apenas na escolha do material. A tecnologia usada para criar as decorações em relevo possibilita que cada peça esteja sempre perfeita.

Conclusão

O sousplat de papel Relevo é uma opção com ótimo custo-benefício para eventos e restaurantes.

O sousplat é uma peça essencial em eventos formais, e pode também ser usado no dia a dia. Com muitas funções diferentes e capaz de transformar a decoração da mesa, essa peça é sinônimo de uma refeição refinada.

Muitas pessoas deixam de usar o sousplat devido ao alto custo das peças tradicionais. No entanto, o sousplat de papel é uma ótima opção para diminuir os gastos sem perder em qualidade.

A versão de papel apresenta muitos benefícios: é mais higiênica, não risca a mesa e a louça e é muito mais prática. Além, é claro, de todas as outras vantagens que você conheceu nesse texto.

Quer mais dicas sobre como preparar um evento magnífico? Veja esses outros conteúdos no nosso blog:

E você, o que achou do sousplat de papel? Deixe sua opinião ou pergunta nos comentários no final da página.