Postado em:

Sousplat: Aprenda O Que é, Quando e Como Usar do Jeito Certo

sousplat

Você já ouviu falar do sousplat, mas não sabe direito do que se trata e como usá-lo?

O sousplat é uma peça tanto decorativa quanto funcional que não pode faltar na sua mesa.

Quando montamos uma mesa, seja para nosso restaurante, para um evento especial ou para nossa família, queremos que tudo esteja perfeito. A atenção aos detalhes é a parte mais importante da decoração.

Os detalhes da mesa, principalmente os funcionais como os guardanapos, talheres e, sim, o sousplat precisam receber cuidados especiais.

EMPRESA OU RESTAURANTE? PEÇA SUA AMOSTRA GRÁTIS:

Receba Amostra Grátis

Se você quer saber como usar os jogos americanos em seu restaurante, leia também esse outro post do nosso blog

Nesse texto, você vai descobrir o que é o sousplat, para que pode ser usado e em que ocasiões você precisa dessa peça na mesa. Além disso, também vamos explicar o jeito certo de usá-lo.

O que é sousplat?

Entenda o que é o sousplat e o que essa palavra significa.

O sousplat nada mais é do que um item que deve ser usado abaixo do prato. Ele é importantíssimo, principalmente em eventos formais como casamentos, jantares e buffets.

Isso porque sua função não é apenas decorativa. Ela exerce papéis fundamentais a desempenhar, principalmente no que se diz respeito à etiqueta.

O sousplat é tradicionalmente um prato de louça, maior do que os outros pratos, que serve como base e apoio na mesa. No entanto, muitas pessoas preferem inovar e a peça pode ser confeccionada nos mais diversos materiais ou modelos.

Existem modelos de plástico, tecido, papel, couro e de crochê. Inclusive, os modelos descartáveis podem ser muito mais práticos para o anfitrião sem perder em nada sa sofisticação e delicadeza da peça.

mesa posta com sousplat
Veremos, a seguir, qual é o significado da palavra e quais são as funções do sousplat na mesa.

Qual o significado da palavra sousplat

Sousplat é uma palavra francesa composta. Sous significa abaixo e plat, prato. Uma tradução literal do termo seria, então, “abaixo do prato”.

Como você pode ver, o nome da peça já diz tudo: ela fica abaixo do prato, emoldurando a louça e protegendo a toalha de mesa de manchas.

A pronúncia correta da palavra é algo parecido com “su-plá” e você pode ouvir a pronúncia nativa nesse link caso tenha dúvidas.

Para que serve o sousplat?

O sousplat serve, principalmente, para proteger a toalha de mesa de resíduos de comida que possam cair durante as refeições.

Outra função é evitar que a louça escorregue na toalha, garantindo a estabilidade do prato. Pode também ser usado para marcar os lugares de cada convidado, criando uma base para a distribuição da louça.

O sousplat desempenha um papel importantíssimo na etiqueta. Com ele, durante a troca de pratos, a mesa não fica desguarnecida. Além de tudo, é uma peça perfeita para complementar a decoração, mesmo sendo um detalhe pequeno.

Ele emoldura a louça e está sempre visível, por isso merece a mesma atenção e carinho que o resto da decoração.

mesa arrumada com sousplat

Suporte para os outros pratos

Uma das características mais importantes do sousplat é como ele serve de apoio para os outros pratos. Em uma mesa formal, você nunca deve deixar a mesa desguarnecida entre pratos. Isso o torna um item indispensável nesses casos.

A peça também é essencial em serviços do tipo buffet ou jantares americanos. Como os convidados vão se servir em uma mesa e comer em outra, é importante que os lugares estejam demarcados corretamente.

Erros comuns: para que não se deve usar o sousplat?

Muita gente confunde o sousplat com o jogo americano redondo. As peças são diferentes, no entanto. Lembre-se: o jogo americano serve de base para os pratos e talheres. O sousplat deve ser usado apenas para apoiar os pratos e nada mais.

Outro erro comum é servir o prato de sobremesa no sousplat. A etiqueta manda que a peça seja sempre retirada da mesa ao servir a sobremesa, então não cometa essa gafe.

Da mesma forma, não se deve usar o sousplat para servir petiscos ou servir a comida diretamente nessa peça. Existem louças específicas para essas funções.

pratos arrumados com sousplat

O que evitar?

Na hora de usar o sousplat, vale tomar alguns cuidados. O mais importante deles é que ele deverá ser trocado sempre que sujar. Afinal, está lá justamente para garantir que o espaço do seu convidado estará sempre limpo e organizado.

Evite usar peças de vidro ou metal. Se usar, coloque uma toalha ou protetor de papel sobre ele. Esses modelos tendem a fazer a louça escorregar e criar barulhos desagradáveis de atrito durante as refeições, e a proteção de papel vai impedir esse inconveniente.

Cuidado para não deixar o sousplat muito próximo da borda da mesa. O ideal é deixar pelo menos 2,5 cm da borda livre. Dessa forma a peça não encosta nas roupas do convidado e não há risco de acidentes com os pratos.

Finalmente, procure harmonizar sempre todas as peças que usar com o resto da sua decoração. Apesar de ser uma peça muito funcional, o sousplat é também uma ótima oportunidade de deixar a mesa mais bonita e elegante em qualquer ocasião.

Sousplat: onde usar?

Descubra quais são as situações que exigem o uso do sousplat.

Como já citamos, o sousplat é indispensável em eventos formais, já que a etiqueta manda que a mesa nunca fique desguarnecida, mesmo entre as trocas de prato.

Além disso, essa peça é extremamente útil em muitas outras situações, inclusive nas informais. Não é mandatório usá-lo no dia a dia, mas certamente ele dará um toque especial para a sua mesa se você decidir usar. A não ser que você vá servir apenas um prato, não há problema em usar essa peça em eventos mais casuais. Jjustamente por ser uma peça formal, traz um requinte muito especial para qualquer refeição.

arranjo-de-mesa-dourado-com-sousplat

A seguir, confira alguns outros momentos além do jantar formal onde o sousplat pode e deve ser usado:

Sousplat para buffets

Em buffets, o papel do sousplat é estelar. Principalmente nos buffets estilo americano, onde o convidado se serve em uma mesa principal e leva o prato para outro local para comer.

O sousplat garante que todos os lugares estejam demarcados e postos, trazendo um ar mais organizado e sofisticado para o seu evento.

prato-com-sousplat-simples

Sousplat para  restaurantes

O sousplat é essencial para restaurantes. Como manda a etiqueta, a mesa não deve estar desguarnecida nunca. Então é muito importante que essa peça esteja presente enquanto seus clientes esperam os pratos chegarem.

De forma geral, o sousplat já deve estar posto à mesa quando o seu cliente chega. Antes de levar os clientes à mesa, no entanto, convém checar se todas as louças estão limpas e organizadas.

guardanapo posicionado no centro do prato

Sousplat para festas

Em festas, o sousplat pode ter muitas utilidades. Além de demarcar os lugares dos convidados à mesa, é essencial em festas para evitar manchas nas toalhas ou mesas.

Mas atenção: o sousplat não deve ser usado para oferecer petiscos e finger food. Invista em guardanapos para aperitivos se for esse o caso.

prato com sousplat natal

Como usar o sousplat do jeito certo

Aprenda com todos os detalhes como o sousplat deve ser usado.

O sousplat foi feito para ser usado em refeições completas, que incluam pelo menos entrada, prato principal e sobremesa. Essa peça não deve ser usada para refeições de apenas um prato. E não esqueça: na hora de servir a sobremesa, retire o sousplat.

A peça já deve já estar presente na mesa quando os convidados chegam. Se você for oferecer pratos já montados, o sousplat pode ficar sozinho na mesa para demarcar o lugar de cada convidado. Caso contrário, os outros pratos que serão usados devem ser colocados em cima do sousplat.

Atenção: Não coloque mais nada no sousplat a não ser os pratos. Talheres, guardanapos e outras decorações devem ficar sobre a toalha de mesa ou jogo americano, se você estiver usando um. O sousplat deve ser usado apenas abaixo dos pratos.

Para jantares formais, prefira usar o sousplat e dispensar o jogo americano. As duas peças podem ser usadas em conjunto em situações mais informais, mas a etiqueta dita que se escolha um ou outro.

Ordem do sousplat e pratos na mesa

Para montar a mesa com o sousplat, comece posicionando a peça no centro de cada lugar, a 2,5 cm da borda da mesa. Em seguida, deve ser colocado o prato principal sobre o sousplat. Por último, coloque o prato de entrada.

Você pode também dispor o guardanapo sobre o prato de entrada. Se quiser, temos um guia completo de como dobrar os guardanapos para todas as ocasiões

Depois que você colocou os pratos, coloque a faca à direita dos pratos, com o corte virado para dentro. A colher deve ficar à direita da faca e o garfo, à esquerda dos pratos.

prato com sousplat elegante

As taças e copos devem ficar no canto direito superior da composição. Se você tiver dúvidas sobre o posicionamento correto desses elementos, pode consultar o nosso guia para montagem da mesa de jantar

Por que usar o sousplat?

Entenda melhor porque essa peça é essencial para a sua mesa

O principal motivo para utilizar o sousplat é que ele ajuda a cumpir uma das principais regras de etiqueta: não deixar a mesa desguarnecida. Entre as trocas de pratos, por exemplo, da entrada para o prato principal, não é ideal que a mesa fique simplesmente vazia.

Além disso, seu uso evita que respingos e farelos de comida sujem a mesa e a toalha. Esse tipo de acidente é comum em refeições e é desconfortável para o convidado terminar de comer em um lugar sujo.

Por isso o sousplat deve ser trocado se sujar. O objetivo é que a peça ajude a manter o espaço do seu convidado sempre organizado e agradável, mesmo em uma refeição com diversos pratos.

Usar o sousplat vai conferir um tom mais sofisticado e organizado à sua mesa, além de garantir que as regras de etiqueta serão seguidas.

Sousplat de papel: 4 razões para escolhê-lo

Descubra porque o sousplat de papel é a melhor opção para o seu evento ou restaurante

Com tantos modelos disponíveis, é comum que surjam dúvidas na hora de escolher o melhor para você. O sousplat de papel pode ser uma opção muito prática e com ótimo custo-benefício.

Pense que cada vez que o sousplat for sujo, precisará ser substituído durante a troca de pratos. Portanto, se você utilizar modelos não-descartáveis, precisará contar com um bom número de peças reservas. E esse número só aumenta se você for dono de um restaurante.

Além disso, cada sousplat precisará ser lavado antes de ser reutilizado. Ou seja, eles precisam de um investimento, tanto financeiro quanto de tempo, muito maior.

É necessário levar em conta, também, que peças reutilizáveis sofrem desgastes. Depois de alguns usos, o sousplat não será mais tão bonito quanto quando novo. A intenção da peça é passar uma imagem de limpeza e organização, mas quando ela está desgastada, o efeito é o oposto.

As versões em papel não perdem nada em beleza e requinte para os outros materiais. Elas ainda tem a vantagem de não deixar a louça escorregar e nem fazer ruídos. Sousplat feitos de metal, acrílico ou vidro costumam a apresentar esses problemas e ainda riscar a mesa e as louças.

A seguir, confira mais quatro razões para escolher o sousplat de papel na hora de servir:

Descartável e reciclável

Os sousplat de papel são descartáveis, o que significa que você não perderá tempo lavando as peças e nem terá problemas com desgastes e danos.

Você não precisa se preocupar o descarte do sousplat de papel. O material usado na confecção é muito fácil de ser reciclado, portanto tem um baixo impacto na natureza.

O produto descartável também é muito mais higiênico. Seu convidado ou cliente tem certeza de que aquele produto está limpo. Afinal, é um produto novo que será usado apenas por ele e descartado em seguida.

Ecologicamente correto

Por ser reciclável, o sousplat de papel não agride tanto o meio ambiente quanto as versões em pano, acrílico e outros materiais.

Para limpar essas peças, é necessário um enorme gasto de recursos naturais como água e energia. Além disso, o uso de detergentes e outros produtos introduz esses poluentes nos sistemas fluviais. Diferente do papel, que pode ser facilmente reciclado, esses produtos permanecem na natureza por anos.

Alta qualidade

O sousplat de papel é confeccionado com um material de altíssima qualidade. O produto é resistente, firme, suave ao toque e extremamente elegante.

A versão de papel pode ser tão sofisticada quanto as de outros materiais. Até mais, já que você não precisa se preocupar com peças desgastadas ou manchadas. A aparência das peças é requintada e você tem muito menos trabalho.

Custo-benefício

O custo-benefício do sousplat de papel é muito superior quando comparado aos outros materiais. E não só porque o custo unitário é bem mais baixo.

Com o sousplat de papel você tem muito menos trabalho e não tem nenhum custo de manutenção.

Você pode comprar o sousplat no atacado

Outro fator que ajuda a melhorar ainda mais o custo-benefício do sousplat de papel é que você pode comprar o produto no atacado.

Essa opção é muito mais conveniente, em especial para donos de restaurantes. Além disso, o custo por unidade cai muito quando você compra nessa modalidade

Conclusão

O sousplat é uma peça indispensável em um jantar completo

Como vimos, o sousplat é um importantíssimo aliado quando o assunto é manter a etiqueta e impressionar nos eventos formais. Além disso, pode ser usado de muitas outras maneiras.

Desde a marcação dos lugares dos convidados até a proteção da toalha ou da mesa, o sousplat torna-se essencial para os jantares onde mais de um prato será oferecido.

Você quer mais dicas de como decorar sua mesa e impressionar nos eventos? Leia esses outros artigos do nosso blog e descubra tudo o que você precisa saber sobre receber pessoas:

 

Agora que você já aprendeu como usar o sousplat, basta planejar o seu jantar e impressionar seus convidados. E lembre-se: quando o objetivo é ser sofisticado, prático e bonito, o sousplat de papel é a melhor opção para a sua mesa.

 

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário no final da página!

8 Comentários

Deixe uma resposta
  1. os detalhes na hora de montar uma mesa fazem a diferença, o sousplat alem de ser funcional é uma peça que agrega na decoração. prefiro o sousplat de papel, pois além de sofisticado é muito pratico.

  2. sABER A DIFERENÇA ENTRE O JOGO AMERICANO E O SOUSPLAT É IMPORTANTÍSSIMO, PRINCIPALMENTE SOBRE OS MOMENTOS CERTOs A USAR. Considero os fabricados em papel melhores pela praticidade que me proporcionam.

  3. São dicas que ajudam muito a deixar a mesa organizada e muito mais bonita, é uma peça muito bacana e quando usada corretamente causa uma ótima impressão, são informações valiosas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *