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Guia Prático de Redes Sociais Para Restaurantes e Bares em 2018

redes sociais para restaurantes

Sabia que as Redes Sociais têm sido consideradas um dos principais canais de divulgação de negócios, atualmente?

A utilização de redes sociais para restaurantes têm proporcionado que muitos negócios acabem conquistando muito mais clientes, além de os tornar muito mais populares entre as novas gerações, cujas vivem intensamente o mundo digital.

Por isso, é preciso pegar essa onda é tirar proveito da oportunidade de marcar presença com o seu restaurante, na palma da mão dos clientes. Isso porque, hoje em dia, a grande maioria das pessoas faz quase tudo através de seu smartphone.

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Mas, se fazer parte do mundo virtual soa para você como um bicho de sete cabeças e você não sabe nem por onde começar, não se preocupe!

Preparamos aqui uma série de dicas bacanas e úteis para gerar um verdadeiro guia prático de como você deve fazer para participar das redes sociais para restaurantes.

Portanto, aproveite nossas dicas e sugestões e lance já o seu restaurante nas redes sociais! Não perca mais tempo e faça parte do novo meio de comunicação e interação direta com clientes de todos os tipos, a qualquer hora e em qualquer lugar!

Porque Você Não Pode Deixar de Usar as Redes Sociais Para Seu Restaurante ou Bar

Falando objetivamente, você não pode deixar de apostar nas redes sociais para restaurantes ou bares, simplesmente pelo fato de que, mais cedo ou mais tarde, o seu negócio se tornará obsoleto. É uma questão de tempo, apenas.

E isso não é demagogia e muito menos negatividade, pois, na verdade, isso é a realidade dos dias atuais. Quem não acompanhar a tendência virtualizada de tudo, mais cedo ou mais tarde deve ficar sem clientes.

Hoje em dia, é quase impossível encontrar alguém que não tenha um smartphone e não faça parte de pelo menos uma rede social. Principalmente se estivermos falando das novas gerações.

Portanto, quem quiser ser visto e lembrado, precisa estar lá, nas redes sociais, ao alcance da mão de qualquer pessoa que sinta fome, e que pega o smartphone para procurar um local para comer.

As redes sociais têm sido grandes influenciadoras para o sucesso na divulgação de restaurantes e bares

Quais Plataformas São Ideais Para Restaurantes e Bares?

Há várias redes sociais bacanas e não apenas uma ou outra. Embora o Facebook seja disparada a rede social mais utilizada, com mais de 840 milhões de usuários, há outras redes que podem ajudar a divulgar super bem o seu restaurante.

Por isso, é preciso saber mais sobre as peculiaridades de cada uma, para que, além de saber como fazer parte, você saiba também como se destacar por lá e como fazer para que a utilização da rede se torne uma rotina para você, como empreendedor.

Facebook

O Facebook faz parte do dia a dia da grande maioria das pessoas. É difícil encontrar quem não acesse a rede pelo menos uma vez por dia. E para os empreendedores, o legal é que ela permite um bom marketing digital para diversos segmentos, como bares e restaurantes.

Você pode criar uma página para o seu restaurante ou bar no Facebook. Nessa página, mais conhecida como Fanpage, você pode fazer divulgações periódicas sobre eventos no local, além de promoções e informações sobre cardápios, por exemplo.

Tudo que você puder divulgar para chamar a atenção dos demais usuários do Facebook, é legal. Inclusive, o Facebook é considerado uma rede social completa, na qual é possível interagir com os usuários de diversas formas. Algumas das possibilidades são:

  • Postar fotos dos seus clientes na sua página. Isso pode fazer com que eles tenham interesse em acessá-la;
  • Divulgar receitas;
  • Criar eventos em seu estabelecimento e convidar seus clientes através da página;
  • Expor informações sobre o seu estabelecimento como: cardápio, fotos, programação de eventos, etc.;
  • Criar promoções vinculadas ao Facebook;
  • Fazer anúncios pagos no Facebook através do FacebookAds que é uma ferramenta própria para isso; e muito mais.

Instagram

O Instagram é uma rede social mais voltada para a divulgação de fotos. Por isso, ela cai muito bem se o seu interesse maior for em divulgar imagens para promover o marketing de um restaurante ou ações de marketing em bares.

Você pode aumentar a sua rede de seguidores no Instagram conforme divulga fotos do seu estabelecimento e as pessoas se interessarem e passarem a seguir o seu restaurante ou bar nessa rede social.

Por isso, é importante caprichar na qualidade das imagens e no impacto que eles tendem a causar, bem como na frequência das postagens. Um exemplo é postar fotos de pratos muito bonitos e apetitosos, que despertem o interesse e a vontade de quem vê-los. Legal, hein?!

Twitter

O Twitter é uma rede um pouco mais “séria”, por assim dizer. Nele é comum que as pessoas compartilhem mais informações, ou seja, coisas que tem acontecido, como notícias e novidades.

É uma rede muito utilizada por diversas empresas e canais de comunicação, que esperam divulgar atualizações frequentes de suas informações, na timeline dos seus seguidores.

O Twitter costuma receber atualizações de informações com uma frequência muito maior do que o Facebook, por exemplo. Ou seja, é quase como se essa rede funcionasse como um jornal.

Por isso, se você possui uma movimentação no seu bar ou restaurante, que possibilite uma grande quantidade de informações em pouco tempo, como muitos eventos, por exemplo, o Twitter pode favorecer muito o seu marketing digital.

O Twitter tem sido um canal de comunicação muito utilizado para divulgar notícias e novidades

Complete Todos os Seus Perfis

Uma coisa imprescindível para redes sociais para restaurantes ou bares é manter os seus perfis sempre completos e atualizados.

Não importa de quais e quantas redes sociais seu restaurante ou bar faça parte. Pois, isso demonstra compromisso, além de dar mais credibilidade ao mesmo.

Uma única vez que um cliente acessar sua rede social para verificar informações, e dar de cara com um perfil desatualizado, acredite: dificilmente ele voltará a consultar o seu perfil. Por isso, é importante completar os perfis e mantê-los em dia.

Crie Posts Relevantes

Na rede social de um jovem, é aceitável que ele poste coisas sem importância, como por exemplo, informando que ele vai dormir ou que ele acabou de acordar. Porém, com o perfil de um empreendedor, isso não pode acontecer.

Os posts nas redes sociais para restaurantes ou bares, precisam ser consistentes, com informações realmente importantes e relevantes. Caso contrário, sua rede social pode ser vista com maus olhos, e seu estabelecimento perderá a credibilidade.

Os Melhores Horários Para Postar

Conforme sugere uma pesquisa por experts do marketing de conteúdo, os melhores dias para postar no Facebook, cujos sugerem mais engajamento por parte do público, são quinta e sexta-feira.

Já o melhor horário, depende. Se você pretende conseguir mais compartilhamentos, como por exemplo, para o caso da divulgação de uma festa no seu estabelecimento, o melhor horário é 13h.

Mas se o que você pretende é conseguir mais cliques, o melhor horário é às 15h. Quanto ao melhor horário para interação com a rede, de maneira geral, seria das 9h às 19h.

Já para o Twitter, que costuma receber atualizações mais constantes, você pode considerar esse mesmo intervalo de horas. O Instagram, sugere post das 13h às 20h.

A hora certa para colocar os seus posts no ar é uma tática para usar as redes sociais de maneira correta

Publicidade Com Base na Localização

Outro ponto que deve ser pensado é a possibilidade de divulgar o seu restaurante ou bar com base na localização do usuário. Isso é possível de modo que, as redes sociais possibilitam que a localização do usuário seja divulgada (se o usuário permitir).

Dessa forma, você pode utilizar a rede social para que, sempre que o usuário esteja por perto da localização do seu estabelecimento, ele receba uma notificação das redes sociais para restaurantes ou bares, com a divulgação do mesmo.

Dicas De Ouro Para o Sucesso

Bom, você já viu quais são as redes sociais mais indicadas e como interagir com cada uma delas para se sair bem. Embora isso seja importante, é preciso entender um pouco mais a fundo, persistindo em táticas de marketing digital.

Por isso, há ainda algumas dicas importantes, baseadas em estratégias de marketing de conteúdo, que ajudam várias redes de restaurante e outras empresas a se destacar ainda mais no mundo virtual.

Como tudo na vida, é preciso agir com disciplina e persistência para ter sucesso nas redes sociais

1. Inclua Um Influenciador de Redes Sociais

Um influenciador é uma pessoa que tenha um perfil de rede social, cheio de seguidores. Isso, porque as pessoas buscam por esse perfil, pois, querem seguí-lo. Por isso, é considerado um influenciador.

Dessa forma, os seguidores desse influenciador tendem a acompanhar tudo o que ele faz em sua rede social e a imitar o seu comportamento. Assim, se ele seguir o seu restaurante ou bar, automaticamente ele estará ajudando a divulgá-lo.

Um influenciador pode ser uma pessoa famosa, não sendo necessariamente um artista de TV, pois, pode ser uma pessoa de grande influência na sua cidade, por exemplo.

2. Crie Conteúdo ao Vivo

Os usuários de redes sociais costumam gostar muito de conteúdos ao vivo. Além de possibilitar uma interação maior com o usuário, o conteúdo ao vivo demonstra que o bar ou restaurante está sempre por dentro das redes sociais.

Assim, os clientes seguirão o perfil com confiança de que está sempre atualizado.

3. Dedique Espaços Especificamente Para as Redes Sociais

Se você decidir que o seu bar ou restaurante estará presente nas redes sociais, é preciso dedicar espaços para elas. Pois, a rede social deve ser encarada como uma janela que mostra o seu negócio para o mundo, através da internet.

Assim, é importante que haja interações constantes, respeito e atenção na dedicação a rede e, também, para os usuários que te seguirem lá.

Analise Sua Estratégia, Resultados e Aprimore

Com seus perfis criados e estratégias montadas e colocadas em prática, é importante que periodicamente, você verifique os resultados obtidos, ou seja, se você já tem um número bom de seguidores, se as divulgações estão rendendo mais clientes, enfim.

Pois, caso os resultados obtidos não seja realmente satisfatórios, é preciso ajustar o que for preciso, para então, reavaliar os novos resultados. Afinal, que o marketing digital traz bons resultados, não há dúvidas. Basta, porém, empreender direitinho e persistir.

É sempre importante avaliar os resultados obtidos, para poder ajustar as estratégias

Conclusão

Com essas dicas incríveis você já pode começar a colocar o seu restaurante nas redes sociais agora mesmo! Lembrando que, caso haja alguma dúvida a mais, você pode escrever nos comentários, que nós teremos muito prazer em te ajudar!

O importante é que você tenha entendido a importância de fazer parte do mundo virtual, visto que essa é a realidade da nossa vida atualmente e, quem não acompanhar essa tendência, está fadado a cair no esquecimento.

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Por isso, não permite que seu restaurante fique de fora. Afinal, é muito simples participar das redes sociais e, com o tempo, você ficará craque em tudo isso e se surpreenderá, em ver o quanto o marketing digital pode mesmo ajudar a promover o seu negócio.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido mais um conteúdo útil para ajudar no sucesso do seu restaurante! Portanto, se você gostou do artigo e das dicas, não esqueça de deixar os seus comentários aqui! Conte com a Relevo para o sucesso do seu negócio!

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