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Você sabia que fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes do seu negócio, pode ser decisivo para o seu sucesso?

Realizar uma pesquisa de satisfação restaurante é muito importante para que seja possível avaliar o nível de satisfação da sua clientela, com o serviço prestado por seu restaurante.

Isso porque, uma pesquisa de satisfação restaurante bem feita possibilita que os clientes se sintam à vontade para falar claramente sobre os aspectos positivos e, principalmente, os pontos que precisam melhorar.

Devido a grande quantidade de tipos de guardanapos de papel, é preciso saber escolhê-los adequadamente para cada ocasião. Saiba mais!

Assim, é importante que a pesquisa de satisfação restaurante seja realizada corretamente e que, realmente possibilite uma abertura para que os clientes falem o que pensam.

Dessa forma, fica claro porque é fundamental saber realizar uma pesquisa de satisfação e, também, a importância de saber abordar os clientes e como lidar com as críticas.

Não há melhor maneira de aprimorar o seu negócio e melhorá-lo constantemente, se não for ouvindo a opinião dos seus clientes, que são pessoas imparciais e que realmente apostaram no seu negócio.

Então, veja dicas interessantes que trouxemos aqui, para esclarecer como você deve realizar uma pesquisa de satisfação restaurante, corretamente e com eficiência.

Por Que Fazer Pesquisa de Satisfação Restaurante, no seu restaurante?

Realizar uma pesquisa de satisfação não apenas em um restaurante, mas em qualquer segmento de negócio, é muito importante para que seja possível avaliar o que os clientes estão achando dos produtos e serviços oferecidos.

Dessa forma, a pesquisa de satisfação restaurante abre margem para que o responsável pelo restaurante possa aprimorar o seu negócio, conforme a orientação de seus próprios clientes, ou seja, conforme a visão do seu negócio, no mercado.

Por mais que o proprietário e os funcionários tenham suas opiniões sobre o restaurante e, provavelmente, tenham em mente aspectos positivos do mesmo e, também, pontos que poderiam melhorar; a visão do cliente é diferenciada.

Isso porque, a visão do cliente proporciona que o responsável pelo restaurante tenha um posicionamento sobre o seu negócio, de uma outra perspectiva, cuja é imparcial e de um público que realmente provou ou prova o funcionamento do mesmo.

Ouvir o que os clientes têm a dizer sobre o seu negócio é muito importante para o sucesso.

Assim, fica fácil entender porque grandes organizações, bem como grandes redes de restaurantes, têm o hábito de avaliar constantemente a sua imagem e a qualidade de sua prestação de serviço, junto aos seus clientes.

5 Razões Para Fazer Pesquisas de Satisfação em Seu Restaurante

Na verdade, há inúmeras razões que demonstram o quanto é importante e saudável para o seu negócio, apostar na pesquisa de satisfação restaurante.

Porém, dentre elas, listamos as cinco principais aqui, para demonstrar e te convencer, o porque essa estratégia pode ser decisiva para o sucesso do seu negócio.

1. Ajuda a Medir a Percepção da Qualidade dos Produtos/ Serviços

Pode-se considerar que a pesquisa de satisfação restaurante funciona como um termômetro, utilizado para medir o grau de satisfação dos seus clientes com o serviço prestado pelo seu restaurante.

Isso porque, pode ser que para o responsável pelo restaurante, a comida servida em seu estabelecimento seja maravilhosa. Mas considerando que essa é a sua opinião, pode ser que para a grande maioria dos clientes, ela poderia conter mais ou menos sal, por exemplo.

E é aí que está a grande questão: a opinião da maioria dos clientes. Os gostos variam entre uma pessoa ou outra, por isso, é complicado levar apenas uma opinião em consideração.

Mas, quando a opinião é a mesma entre várias pessoas, aí sim surge um aspecto que precisa ser levado em consideração. Pois, esse aspecto transparece a visão do público no geral, sobre o seu negócio.

2. Permite Melhorias e Inovações

O ponto chave da pesquisa de satisfação restaurante é justamente permitir que, a partir do resultado obtido com um número razoável de clientes, você possa extrair ideias de melhorias e oportunidades de inovar o seu negócio.

Se boa parte da pesquisa de satisfação restaurante indica que, por exemplo, os pratos são muito pequenos, você já sabe que precisa melhorar o tamanho das louças em que serve as refeições para os seus clientes.

Da mesma forma, se a pesquisa indica que os clientes estão reclamando do tempo de espera para conseguir uma mesa, você pode inovar, oferecendo petiscos para eles enquanto eles aguardam uma mesa na fila de espera.

3. Permite Identificar Oportunidades de Negócio

Outro ponto importante é que de realizar a pesquisa de satisfação restaurante é que, se bem elaborada, ela abre um leque de oportunidades de negócio. Isso, porque, se bem avaliadas as respostas, será possível identificar meios de ampliar o seu negócio.

Um exemplo é: se muitos clientes responderam que sentem falta de sanduíches no cardápio. Você pode ampliar o seu negócio passando a oferecer esses novos itens no seu restaurante ou mesmo abrir um novo negócio, focado em sanduíches.

Se os clientes elogiarem o café do restaurante, pode ser a oportunidade para abrir uma cafeteria, por exemplo

4. Permite Fidelizar Clientes

Fidelizar clientes costuma ser a meta de todo bom empreendedor. Porém, essa não se trata de uma missão muito simples.

Isso porque, para o cliente se tornar fiel a um negócio ou marca, ele precisa se sentir realmente uma parte importante, ou seja, sentir que tem valor para o negócio.

Uma boa maneira de demonstrar para o cliente que ele é importante, é justamente dando oportunidade para que ele opine sobre a qualidade do seu negócio, através da pesquisa de satisfação restaurante.

Porém, de nada adianta ele opinar e nada acontecer, por isso, é de suma importância que os resultados obtidos com pesquisa de satisfação restaurante, se tornem planos estratégicos, de fato.

5. Permite Identificar Prioridades Para Melhoria de Gestão

As oportunidades de melhoria devem ser levadas a sério, além de serem utilizadas para definir estratégias que agreguem valor ao seu negócio. Principalmente, no que diz respeito a melhorias de gestão.

Uma gestão bem feita acaba refletindo em todo o restante, fazendo com que, todo o negócio seja impactado positivamente pelo sucesso da gestão realizada.

A pesquisa pode demonstrar, por exemplo, que os clientes sentem falta do contato direto com o gerente do estabelecimento. Inclusive, porque esse contato, oferece mais transparência ao negócio e deixa os clientes mais seguros.

Como Fazer Uma Pesquisa de Satisfação do Jeito Certo

Não pense que para fazer uma pesquisa de satisfação restaurante, basta imprimir alguns formulários com algumas perguntas e sair distribuindo para os clientes. É preciso que haja um propósito para a realização da pesquisa e até mesmo que a abordagem aos clientes, seja correta.

Além disso, para que o resultado obtido com a sua pesquisa de satisfação restaurante seja consistente, a pesquisa precisa considerar boa parte da sua clientela e não alguns, apenas.

Pois, se a pesquisa não for respondida por a maior parte de seus clientes, o resultado pode não ser realista e, qualquer atitude que você tomar, diante dele, pode ocasionar problemas com a grande parte de seus clientes.

Há ainda outros pontos que precisam ser bem definidos antes de começar uma pesquisa de satisfação restaurante.

Defina o Propósito da Pesquisa

Dependendo do nível e da quantidade de perguntas que você fizer, você pode ter uma visão mais aprofundada do seu negócio perante seus clientes, ou uma visão sucinta, até mesmo de um ponto em específico, apenas.

Você pode elaborar uma pesquisa ampla, na qual o cliente possa avaliar todo o seu restaurante, como por exemplo: a comida, a bebida, a decoração, a limpeza, o atendimento, o tempo de espera, etc.

Ou em casos mais específicos, a pesquisa pode ser feita com uma pergunta apenas. Como por exemplo, no caso em que você deseja avaliar um aspecto em especial (como a comida ou o atendimento).

Ou ainda, a pesquisa pode ter um caráter mais específico ainda, como por exemplo, você colocou uma nova decoração no local, e quer saber a opinião dos clientes.

Por isso, não importa qual o nível da sua pesquisa (mais objetiva ou mais ampla): é fato que ela agregará valor ao seu negócio. O que precisa estar claro, no entanto, é o propósito da sua pesquisa, pois, é isso que definirá as perguntas e como serão feitas.

Esteja Preparado Para Respostas Negativas

Há quem esteja disposto a pedir a opinião sobre determinado item, mas que espera ouvir somente opiniões positivas. Isso é um erro que precisa ser evitado. É preciso ter maturidade e profissionalismo para entender as críticas, da melhor forma.

Pois, é preciso estar ciente de que, as opiniões divergem e, algo bom para você, pode sim ser ruim para o outro. Dessa forma, seja flexível com os retornos ruins que o seu restaurante receber.

Inclusive, as respostas negativas devem ser consideradas como algo bom, pois, são pontos que oferecem oportunidades de melhoria para o seu negócio.

Críticas virão e elas devem ser aproveitadas como oportunidades de melhorias

Não Atrapalhe a Experiência do Cliente

A abordagem ao cliente, na hora de realizar a pesquisa, precisa ser feita com bom senso. Primeiro, porque o cliente precisa se sentir à vontade para participar, sem que pareça que está sendo forçado, a fazê-lo.

Além disso, se o cliente não se sentir à vontade, ele pode não responder a pesquisa de satisfação restaurante com sinceridade e, o resultado obtido não será real.

Outro ponto é que, o momento escolhido para convidar o cliente para participar da pesquisa, precisa ser bem estratégico. Afinal, ninguém gostaria de, no meio de um jantar romântico, receber o pedido para preenchimento de um questionário.

Escolha a Forma Que Irá Realizar as Pesquisas

É muito comum os formulários para preenchimento de pesquisas, no caixa do restaurante ou mesmo no local de espera. Porém, com as facilidades da tecnologia, hoje em dia é possível realizar pesquisas e outras formas, talvez até mais precisas e simples.

Fazer Você Mesmo

Você mesmo pode elaborar as perguntas, seja para um formulário impresso ou online. Porém, é sempre positivo contar com a opinião de outra pessoa, seja para agregar opinião às suas questões, ou para avaliar os seus questionamentos.

Além disso, é sempre bom usar o bom senso e fazer perguntas leves e sem caráter intimidador ou persuasivo. Os clientes precisam ter total liberdade de expressão em suas respostas.

Usar Pesquisas Online Gratuitas

Há diversos sites que oferecem pesquisas online gratuitas muito úteis. Basta acessar esses sites e preencher alguns dados para que seus clientes possam receber as pesquisas. Nesses casos, porém, pode ser preciso que você tenha os e-mails de seus clientes.

Há diversas opções de pesquisas online que podem ajudar muito na hora de elaborar a sua pesquisa.

Contratar Uma Consultoria Especializada

Há diversas consultorias especializadas nesse tipo de prestação de serviços. Por isso, se você se sente inseguro com a elaboração da sua pesquisa, ou não sabe como fazê-la, talvez valha a pena contar com um profissional especializado.

Afinal, esse tipo de profissional detém toda experiência e habilidades necessárias para realizar a pesquisa e para propor questões mais assertivas, diante do propósito da sua pesquisa.

O Que é e Como Usar o NPS em Pesquisas de Satisfação

O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia criada para medir o nível de satisfação e fidelidade dos consumidores. Essa técnica costuma ser usada no mundo inteiro, trazendo bons resultados para as empresas.

Como usar o NPS

O NPS é obtido através de perguntas respondidas em escala. Por exemplo: De 0 a 10, o quanto você admira a nossa marca?

A partir das respostas para essa pergunta, é utilizada uma fórmula para calcular o NPS, que é: % clientes promotores – % clientes detratores.

Quem der nota de 0 até 6 é considerado um cliente detrator, que são clientes que criticam e não recomendam o seu negócio. De 7 a 8, são clientes neutros: que contam com seu negócio por necessidade, sendo que não amam nem odeiam o mesmo.

De 9 a 10 são considerados clientes promotores, ou seja, os clientes que são leais ao seu negócio.

Como Fazer Clientes Participarem

Pode ser que os clientes não se sintam à vontade ou mesmo não tenham interesse e participar da pesquisa de satisfação restaurante. Por isso, é preciso pensar em algo que atraia o interesse deles.

Ofereça um Prêmio Por Participar

A maneira mais eficiente de fazer seus clientes participarem das pesquisas é oferecendo recompensas para eles. A princípio, pode soar como se você estivesse comprando suas opiniões.

Mas, na verdade, é comprovado que os clientes se sentem importantes e valorizados quando recebem “mimos” e, por isso, contribuem com o negócio com mais afinco.

Oferecer o sorteio de um jantar especial para quem participar da pesquisa, é uma opção

Conclusão: de acordo com a importância da pesquisa de satisfação restaurante?

Como são os clientes que promovem qualquer negócio, é de extrema importância estar ciente quanto a opinião eles sobre o seu negócio.

A opinião dos clientes precisa ser vista como um termômetro, que orientará o administrador do negócio sobre o que precisa ser melhorado e o que está dando certo em suas estratégias de gestão.

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Com essas dicas sobre como elaborar uma pesquisa de satisfação restaurante, você tem tudo para obter informações valiosas sobre como seus clientes avaliam o seu negócio, para poder conquistar ainda mais sucesso.

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