(41) 3699-8800
 No armário encontramos diversos tipos de pratos, cada um específico para uma ocasião diferente. São tantas opções que algumas pessoas costumam ficar um pouco confusas (isso também ocorre com os copos para cada drink).

Se você já foi a um restaurante mais elaborado, pode até ter ficado perdido em meio a tantas louças e talheres diferentes. Além de serem específicos para ocasiões, como citamos, as louças têm também diferentes funções em uma mesma refeição. Há uma para a salada e outra para o prato principal, por exemplo.

Mas quando o assunto é servir risoto, em sua casa, qual será a ideal? Dentre pratos rasos, bowls, pratos fundos, sousplats, pratos de sobremesa, pratos de pão e diversos outros, a dúvida é grande.

Não se preocupe: no texto de hoje, te ensinaremos qual a melhor louça para servir risotos, além de dar super dicas sobre como montar sua mesa da melhor forma possível para os convidados. Acompanhe!

Devo usar um prato fundo ou prato de sopa?

Essa questão da louça adequada para cada ocasião não é mera formalidade e etiqueta. O prato ideal para servir pode, além de valorizar a comida, dar mais conforto ao convidado na hora de saboreá-la. Nenhuma escolha sua deve ser aleatória ou prezar por apenas um aspecto.

Dentre todos esses pontos, a melhor louça pra servir risotos é o prato fundo. Tradicional e fácil de encontrar, ele apresenta uma borda e, geralmente, mede de 23 a 24,5 cm.

A borda costuma ter cerca de 2,5 a 5 cm e é justamente ela a responsável para que as mãos de quem serve não toquem o conteúdo do prato — o que é de extrema importância!

Este prato fundo com sua base bem delimitada é o mais versátil, pois, além de sopas, ele é o mais indicado para risotos e massas, por exemplo. A sua base côncava permite ainda que o prato preserve o calor por mais tempo e dá mais segurança a quem o utiliza.

Sendo assim, ele é perfeito para quem deseja servir um jantar bem gostoso e quentinho para os convidados.

Como escolher o melhor prato fundo?

É muito importante saber escolher o prato fundo adequado para servir seus risotos e outras massas. Se você for optar por um conjunto de pratos, por exemplo, é preciso verificar se eles vão combinar com o restante da sua louça — visando sempre manter a harmonia da decoração da mesa, é claro.

O material mais utilizado em pratos fundos é a porcelana. Além de ser mais elegante e refinada, ela pode também ser combinado com outros pratos do mesmo material, mesmo tendo estampas e adornos diferentes.

Essa composição entre o prato principal, o prato de entrada e o prato fundo dá um charme especial à sua mesa, deixando-a impecável e funcional para todos!

Como posicionar o prato fundo?

Para servir um almoço ou jantar em sua casa, é necessário saber como e onde posicionar o prato fundo na mesa. Lembre-se desta dica essencial: ele deve vir por último, depois do prato de entrada e do prato principal.

Abaixo do prato fundo, você ainda pode utilizar o sousplat, um prato de apoio, para proteger e dar um visual mais bonito e sofisticado à sua mesa.

O sousplat é bem charmoso e delicado, e pode evitar manchas em sua toalha — afinal, é bem normal que algum convidado deixe um pouco de comida cair para fora do prato. Ele combina totalmente com a louça para servir risotos!

Como é o melhor prato fundo para risotos?

A louça para servir risotos ideal é aquela que tem sua borda bem larga e o fundo bastante delimitado, tal como se fosse realmente uma cumbuca com bordas.

Essa louça é um pouco mais profunda que o prato fundo tradicional. Mas fique tranquilo: ela pode ser facilmente encontrada!

O design desses pratos é bastante clássico e requintado, além  de deixar a sua mesa com um toque todo especial e combinar com o estilo rústico, por exemplo. O risoto fica bem protegido, demora mais a esfriar e a degustação pode ser mais confortável e segura — devido às bordas, como já te contamos.

Como incrementar os pratos fundos?

Depois de pensar na arrumação de sua casa, deixar a sua mesa ainda mais elegante é um passo importante para receber os convidados. Um conjunto de sousplats, como citado anteriormente, pode ser uma excelente opção para proteger a mesa e dar mais segurança a todos — além de deixar sua decoração ainda mais bonita!

Mas outra alternativa bem prática e interessante é o jogo americano. Este é um acessório indispensável para embelezar a composição da sua mesa. Se ela é de vidro, por exemplo, o uso dos jogos americanos vai valorizá-la bastante (já que você não a tampará com a toalha). A limpeza também é facilitada, assim como com o uso de sousplats.

Outros objetos, como um arranjo decorativo, também dão um ar muito elegante ao ambiente. Não deixe de fazer essa aposta para deixar seus convidados bem impressionados!

Quais guardanapos usar?

Ao realizar um jantar para convidados em sua casa, além de se preocupar com a louça para servir risotos, é também interessante que você dê atenção ao resto da composição da mesa.

Os jogos americanos, sousplats e vasos de flores são alguns elementos que podem dar um toque diferenciado à sua mesa. Mas você tem também de pensar na escolha dos guardanapos, que são parte essencial de qualquer refeição — e este charme a mais pode vir neles também! Um bom guardanapo, além de útil, pode ser decorativo.

Uma boa alternativa é optar por guardanapos com uma boa absorção, como os de papel. Outros guardanapos, mesmo que sofisticados, podem te dar uma grande trabalho — e aos seus convidados também. Eles sujam muito, tem de ser lavados e não limpam da melhor maneira possível.

Para incrementar a apresentação, que tal optar por guardanapos personalizados? Este detalhe pode fazer toda a diferença para receber seus amigos e familiares. Estampas, desenhos e impressões em alto relevo, por exemplo, são opções interessantes para você que deseja complementar a decoração de forma sutil.

Agora que você já sabe como usar louça para servir risotos, deixe o seu prato bem gostoso, capriche na apresentação e não se esqueça de pensar na montagem da mesa de sobremesa. Aproveite e nos siga em nossas redes sociais para muito mais conteúdos como este!