Postado em:

Jantar Romântico: Aprenda Como Preparar Com Este Guia Completo

Quer impressionar o seu amor e não tem ideia por onde começar?

Fazer um jantar romântico em casa pode sim ser simples e barato – e o melhor de tudo: não tem data especial para acontecer.

Uma comidinha saborosa, luz de velas, a bebida que vocês dois apreciam…

O dia é hoje! Pode ser no quarto, na sala, ao ar livre. Ter um cardápio especial e diferente ou apenas aquilo que gostam. Não importa. A dedicação, acredite, é afrodisíaca.

Decoração Para Jantar Romântico: Guia Completo e Atualizado

É por isso que preparamos este guia completo de como fazer o jantar romântico dos deuses e surpreender o seu amor de forma uau.

Vem com a gente!

Pontos a serem considerados

 

Você e o seu par! Juntos numa noite especial de puro romance! O que não pode faltar?

Tenho certeza que milhões de coisas passaram pela cabeça. Antes de mais nada, saiba de uma coisa: você estando de corpo e alma já são 50% do que precisa.

A organização de uma noite especial precisa considerar, primeiramente, o que você quer proporcionar naquele momento.

O fato de não cozinhar e tentar fazer algo já é uma forma de realizar isso, por exemplo. O clima aconchegante, o olho no olho, a comida gostosa, a música de vocês, o celular desligado.

Apesar de tudo isso, é claro que existem algumas dicas para tornar tudo mágico e inesquecível. Então vamos começar do começo.

Orçamento

Barbante, corações recortados em papel colorido e uma carta de amor. Você não precisa de muito para fazer um jantar romântico perfeito!

O orçamento é uma questão extremamente particular. Investir muito ou pouco em nada tem a ver com amar muito ou pouco. Existem milhares de formas de agradar sem ter que se afundar no cartão de crédito.

O primeiro passo é ver o que tem em casa. É hora de tirar o pó daquela vela nunca usada, retirar as luzes de Natal do armário e a louça que fica no fundo da cristaleira a espera do grande momento.

Paralelamente, anote o que considera necessário, o que gostaria de ter naquele momento. Não tem pratos bonitos? É desnecessário comprar um jogo inteiro. Invista em dois.

Não tem taça de cristal? Sem problema. Existem modelos em vidro que são sofisticados e bem acessíveis.

Decoração do Jantar Romântico

Com simplicidade e originalidade é possível fazer algo inesquecível. Aqui, um pedacinho de feltro vermelho foi cortado em forma de coração e colocado, entre os garfos, à mesa.

Planejar o local do jantar romântico é o primeiro passo. A refeição pode ser na sala de jantar da sua casa ou no quarto. Que tal no jardim ou ir para um parque fazer um piquenique ao pôr do sol?

Não é porque você está com o orçamento curto que a decoração deve passar batida. É sim possível fazer algo bonito gastando pouco.

Ilumine a sua mesa de jantar de um jeito inusitado: velas, castiçais, lanternas e até mesmo as luzes de Natal podem ajudar a dar o efeito que você deseja.

Deixe o ambiente perfumado, limpo e organizado. Aposte em guardanapos bonitos, eles são baratinhos e conferem requinte instantâneo à mesa.

Tem destreza com a tesoura. Uma cartolina vermelha pode se transformar num varal de corações. Complete com fotos de vocês.

Não tem espaço para isso? Então que tal colar num barbante e colocar na cortina? Já está no clima? Então vem com a gente descobrir outras ideias!

No Quarto
A iluminação indireta dos abajures e das velas cria um clima especial para um jantar romântico no quarto.

O jantar romântico no quarto é, de certa forma, inusitado. É uma boa opção se você quer fazer algo ainda mais diferente.

Assim como no restante da casa, deixe o ambiente cheiroso. Velas aromatizadas podem fazer este papel muito bem, especialmente porque também será o local onde a refeição será servida.

Se você tem uma suíte, não deixa esta parte de fora. Toalhas e velas cheirosas são bem bacanas.

As luzes de Natal podem ser usadas atrás da cortina. Desta forma, quando acessas, criam um clima de claridade indireta. Fica lindo! Nas cortinas, fios com corações afixados no varão podem dar um toque a mais.

Capriche na roupa de cama. Você não precisa de nada novo. Apenas lave um jogo bonito e passe a ferro. Se quiser, espalhe pétalas de rosas sobre a cama e coloque uma espirradinha do seu perfume nos travesseiros.

Na Sala de Jantar
Pura criatividade: até um papel preto com inscrições feitas com giz pode substituir a toalha de mesa. O espelho foi transformado em bandeja e parte da decoração natalina voltou para a mesa de forma original.

Num jantar romântico na sala, a mesa é o centro das atenções. Antes de definir a decoração, escolha a maneira como a comida será servida: simples ou à francesa. Isto é necessário porque é preciso pensar no espaço que você terá disponível para o que quer.

A criatividade e o improviso são fortes aliados nessa hora, e depois de escolher a maneira que deseja montar a mesa, você pode ver tudo o que você tem em casa e saber o que vai precisar comprar – se quiser, é claro.

Geralmente, o tom vermelho é o mais utilizado, mas nada impede que você use qualquer outro e adicione a cor da paixão apenas nos detalhes, como os guardanapos, flores, velas. Não existe uma regra.

Coloque uma toalha de mesa bonita, se tiver e desejar. Arranjos podem ser feitos com taças viradas de cabeça para baixo. Dentro: flores ou frutas vermelhas. Em cima: velas pequenas. É simples, original e muito bonito.

Evite arranjos muito alto no centro da mesa. Isso atrapalha a visão e a conversa.

Dê preferência para a luz indireta, coloque uma música suave, deixe o ambiente fresquinho e com um leve perfume.

Ao Ar Livre
Uma mesa simples, luzes de Natal, velas, um fio com bandeirolas que vocês mesma pode fazer. Perfeito para um jantar romântico ao ar livre.

Tem um jardim ou varanda com espaço sobrando? Então confira a previsão do tempo e prepare o jantar romântico ao ar livre com castiçais, velas e lindos arranjos florais.

Uma dica é marcar o início da celebração com um delicioso vinho no final do dia. Assim vocês podem aproveitar a beleza do pôr-do-sol.

Itens Indispensáveis em Qualquer Jantar Romântico

Você já sabe onde será o seu brinde ao amor? Ótimo, então agora chegou a vez de fazer um checklist com os itens indispensáveis em qualquer jantar romântico.

Não é apenas de música e comida que esta noite especial será feita. Separe os pratos, talheres, taças, copos e guardanapos que utilizará. Observe se estão limpos.

Quem sabe este é o melhor momento para dar um bom uso para aquela louça linda que está escondida no armário desde o ano retrasado.

Pratos
Os pratos do seu jantar romântico podem ser personalizados com canetinha permanente.

Definitivamente você não precisa investir na compra de um jogo completo de jantar para fazer a sua noite romântica.

Veja o que tem casa. Se não tem nada que queira, vale apelar para familiares e amigos. Há que possua um prato de um estilo e outro do outro. Isso Não é problema. Pelo contrário. Pode ser a solução. Experimente.

Se você tem louças brancas, uma dica é usar canetas permanentes para as decorar. Se errar é só passar álcool para corrigir. Desenhe corações, letras de músicas, poemas de amor e o que mais a imaginação permitir. Além de personalizado, seus pratos serão únicos.

Ainda: se você tiver em casa, pode utilizar o sousplat (Linkar: Sousplat de papel: economize sem perder a beleza e qualidade). Além de valorizar a sua comida e a decoração da mesa, a peça dá um toque de sofisticação.

Taças e Copos
Copos e taças em vidro ou cristal dão um toque a mais de romantismo para a mesa.

Taças são essenciais para o brinde simbólico no jantar romântico. A mistura de taças vermelhas e transparentes também vale.

Antes de separar estes itens, vejo o que será servido. Vinho, cerveja, suco… Reserva as peças necessárias e faça-as brilhar. Não esqueça: independente do tipo de bebida, um copo separado para água é sempre bem-vindo.

As taças devem sempre ficar à direita do prato. Mais acima vai a de água, depois a de vinho tinto e em seguida a de vinho branco ou outras bebidas.

Talheres
Talheres: um detalhe pequeno, mas que faz a diferença.

Assim como no caso dos pratos e dos copos e taças, os talheres devem estar brilhando. Se tem um jogo que usa em ocasiões especiais: esta é uma delas.

Separe as peças de acordo com o que você irá servir. Os talheres podem estar junto com o guardanapo, sobre o prato, ou ao lado. Lembre: garfos na esquerda, facas à direita e itens da sobremesa acima do prato (se colher, o cabo fica para a direita; se garfo, à esquerda).

Se você não optar por deixar o guardanapo dentro do prato, ele deve ficar à esquerda, junto com o garfo. Se servir caldos e sopas, a colher deve estar ao lado das facas.

Guardanapos
A dica é escolher os modelos de guardanapos de papel maiores, que podem ser usados nos jantares íntimos sem o risco de comprometer a beleza da mesa.

Papel ou tecido? Ainda que a proposta de um jantar romântico seja mais formal, vamos colocar desta forma, que o cotidiano do casal, o papel é a melhor opção.

Hoje, no mercado, existem vários tipos e formatos de guardanapo. Versáteis, eles são bem mais práticos.

Além disso, é possível encontrar peças estampadas, rendadas e até mesmo personalizadas, o que torna qualquer momento ainda mais especial.

(Linkar: Guardanapos de papel: garantindo elegância, qualidade e economia)

Na mesa, o guardanapo de papel pode ser usado dentro do prato, inclusive dobrado de maneiras diferentes, ou ao lado dos garfos, à esquerda. Na hora de usar, eles não vão ao colo: permanecem sobre a mesa.

3 Razões Para Escolher Guardanapos de Papel
guardanapo-dobrado-triangulo
Guardanapo de papel é uma ótima opção para o jantar romântico: podem ser personalizados, são mais higiênicos e possuem alta qualidade.

Que o mercado de guardanapos de papel evoluiu e criou centenas de formatos, estampas, modelos e tamanhos você já sabe.

Agora deixa a gente te contar o motivo deles estarem em muitas mesas: podem ser personalizados, são mais higiênicos e possuem alta qualidade.

Comprar Guardanapo de Papel: 3 Dicas Para Escolher o Melhor

São ideais para ocasiões especiais: você pode escolher o que quer, do tamanho que quer, o modelo e até mesmo a estampa.

Ainda está em dúvida? Então dá uma olhadinha nestas três razões para você escolher guardanapo de papel.

Personalização

Uma das vantagens bem bacanas do guardanapo de papel é que eles podem ser personalizados do jeitinho que você precisa para agregar beleza e sofisticação ao seu jantar romântico – ou outra ocasião especial.

Algumas fábricas do país fazem e entregam a quantidade de peças que você pedir na sua casa. A Relevo Guardanapos é uma delas. O melhor de tudo: a empresa não cobra nenhum valor adicional para você fazer a personalização que quer.

Higiene

Os guardanapos de tecido, em muitos casos, apresentavam problemas de conservação, devido às manchas de batom e gordura.

Além do custo de renovação de enxoval e de manutenção elevado, eles acabam ficando com qualidade inferior ao papel de alto padrão.

Na prática, o guardanapo de papel acaba sendo mais higiênico, pois é descartável.

Alta Qualidade

A qualidade do guardanapo de papel pode, sim, ser até melhor que o de tecido. Isto porque geralmente o papel utilizado é de alto padrão. A sensação do toque é até melhor que a do tecido.

Além disso, existem opções com quatro ou seis folhas que possuem maior resistência, absorção e maciez.

Mais ecológicos

Os guardanapos de papel são mais práticos por serem descartáveis. Pensando por esse lado, são mais ecológicos que os de tecido.

Isto porque poluem menos que um processo de lavagem, que envolve recursos hídricos e o uso de produtos químicos para limpeza.

No caso da Relevo Guardanapos, as peças são biodegradáveis e feitas com papel de reflorestamento, com todos os cuidados ambientais.

Cardápio Para Jantar Romântico

O cardápio do jantar romântico também tem a ver com o estilo e com o gosto do casal.

Antes de decidir o que vocês irão comer, você precisa pensar com cuidado qual a dinâmica que seu jantar romântico terá. Parece estranho, mas isso é bem importante.

Você colocará a comida na mesa ou fará um serviço à francesa? Serão três pratos ou apenas um e a sobremesa? O que vocês gostam de comer? Você fará o jantar ou encomendará?

Acredite, responder estas perguntas antes vai te ajudar – e muito – na hora de preparar tudo.

A dica mais importante de todas é: não invente moda nesta hora. Evite fazer aquele tipo de comida que você nunca viu ou fez na vida! Imagine se dá errado?

Também corra de receitas pesados ou muito condimentadas – a menos que vocês amem. Isso pode gerar desconforto e adeus noite especial.

Outro ponto fundamental é você olhar para si mesma e pensar: eu consigo fazer isso? Se a resposta for sim: manda bala. Se for não, opte por algo mais fácil.

Não deixe para a última hora. Decida seu cardápio e veja se tem tudo o que precisa e nas quantidades corretas. Não existe nada mais desanimador do que iniciar uma receita e perceber que não tem queijo, tomate…

Por último, lembre-se: o simples não é simplório. Pode ser ‘só’ uma massa, mas se feita com carinho, cuidado e amor, será a melhor de todas!

Do Simples e Barato ao Clássico e Gourmet

Se você chegou até que já deve ter percebido que para agradar não precisa muito. Em um jantar romântico, o simples pode ser exatamente o que você precisa para arrancar suspiros.

Afinal, quem não gosta de saber que alguém se dedicou tanto para demonstrar amor?

Confira, abaixo, algumas combinações infalíveis para o seu jantar romântico:

Opção de menu 1

Peito de frango grelhado com cuscuz de couve-flor.

Esta é uma sugestão de cardápio light, gostoso e rápido. Da entrada a sobremesa, as comidinhas do dia a dia ganham toques diferentes para trazer mais sabor e sofisticação.

Entrada: Salada de batata com maionese caseira.

Prato principal: Peito de frango grelhado com cuscuz de couve-flor.
Sobremesa: Arroz-doce cremoso.
Bebidas: Vinho branco, cervejas artesanais (a do tipo Pale Ale vai muito bem com este cardápio) e prosseco (para a sobremesa).

Opção de menu 2

Lasanha de berinjela com tomatinhos.

Esta é uma sugestão de cardápio vegetariano. Aqui as arábias dão o tom marcante – e cheio de perfume e sabor – para a noite especial.

Entrada: Pasta de pimentão vermelho com pão sírio.
Prato principal: Lasanha de berinjela com tomatinhos.

Sobremesa: Abacaxi grelhado com licor de laranja.

Bebidas: Caipiroska de tangerina, vinho tinto, cervejas artesanais suaves e licor de laranja.

Opção de menu 3

Espaguete à carbonara.

Esta é uma sugestão de cardápio gourmet. Pratos tradicionais enchem os olhos e transformam o jantar romântico num verdadeiro prazer à mesa!

Entrada: Bruschettas caprese.

Prato principal: Espaguete à carbonara.

Sobremesa: Suflê de chocolate.

Bebidas: Vinho branco, cervejas artesanais (a do tipo Belgian Tripel é perfeita para o carbonara) e vinho do porto (sobremesa).

Dicas Extra 1: Música

A música gera memória e isso pode se traduzir em uma conversa romântica, cheia de carinho, e trazer à tona maravilhosas recordações que vocês reviverão juntos!

Nenhum jantar romântico está completo sem uma boa música. É aquele som gostoso que vocês dois gostam que vai fazer com que tudo flua com naturalidade.

Se for possível, dê preferência para estilos que os dois gostam. Outra dica é buscar dentro deste estilo algo mais suave, apropriado para esta noite especial.

Se vocês gostam de MPB, por exemplo, faça uma seleção com canções que tenham a ver com os bons momentos que vocês viveram, que lembram lugares que conheceram juntos.

A sugestão de gravar um CD exclusivamente para este momento é bem interessante. Sempre que vocês ouvi-lo, com certeza lembrarão desta noite especial.

Dicas Extra 2: Luz do Ambiente

A luz indireta, vinda de velas, proporciona um clima de puro romantismo.

O romance tem muito a ver com o clima criado para aquele momento especial. Por isso, a luz do ambiente é fundamental para o seu jantar romântico.

Não existe uma regra fixa, até porque o legal é que tudo seja diferente do que vocês já estão acostumados, mas isso não significa perder a identidade.

Uma dica boa é deixar uma luz baixa e explorar o uso de velas. Existem tamanhos e formas diferentes e que sempre dão um toque especial.

Elas podem estar sobre a mesa, no chão, em castiçais, dentro de potes simples, taças e até mesmo num bowl de vidro lindo – aquele que você guarda para uma ocasião especial.

Coloque sal grosso para segurar a vela ou água para que boie. Pétalas de flores podem complementar este arranjo. Se o jantar romântico for ao ar livre, as velas podem estar dentro de lanternas, por exemplo.

Se você é do grupo que não curte muito velas, a sugestão é utilizar abajures, fitas de led e até mesmo aqueles fios de luzes que só saem do armário no Natal.

Dica Extra 3: Dobra de Guardanapo em Forma de Coração

Como você já deve ter percebido: são os detalhes que fazem o jantar romântico perfeito. Muitas vezes, o simples tem um efeito ainda mais impactante se apresentado de forma diferente.

Um destes casos é o guardanapo. O quadrado papel branco – ou da cor que você escolheu – pode ser transformado com poucos passos em um coração, por exemplo.

Quer aprender como? É bem simples:

  1. Abra seu guardanapo totalmente.
  2. Dobre na metade levantando os cantos inferiores até a parte superior, como um jornal. Você terá um retângulo.
  3. Dobre na metade novamente: puxe os cantos inferiores para cima até a parte superior. Você terá um retângulo mais fino. Faça um vinco no meio.
  4. Puxe a ponta esquerda até o vinco, para que fique perpendicular à parte do lado direito. Note que a parte de baixo ficou uma ponta.
  5. Agora repita o mesmo passo do lado direito.
  6. Vire o guardanapo ao contrário. A parte de baixo do guardanapo terá um ‘bolso’ triangular. Pegue as pontas internas e dobre num triângulo.
  7. Agora pegue as pontas e dobre novamente ao meio. Para prender, basta encaixar as pontas no ‘bolso’.
  8. Com tudo no lugar, aperte delicadamente a dobradura.
  9. Vire o guardanapo dobrado e voilà! Está aí o coração.

Dica Extra 4: Um Mimo Para Você!

Já que o romance está no ar, quem sabe seja uma boa oportunidade para presentear sua outra metade. Um momento inesquecível não é feito de luxos, mas sim das coisas simples.

Pode ser um porta-retrato bacana com uma foto de vocês ou algo que o outro deseja, mas sempre deixa para depois. Um convite para o cinema ou para um passeio inusitado!

Quem sabe um cartão feito por você ou então uma carta de amor escrita a punho. Garanto que até Julieta ressuscitaria para brindar esta paixão!

Coloque o mimo em uma caixinha. Capriche no pacote. Você pode colocar à mesa ou entregar junto com a sobremesa.

Dica Extra 5: Agora Só Falta Você

Você pensou em todos os detalhes, definiu o cardápio, organizou a casa, a decoração, fez a comida… mas falta uma coisa para o seu jantar romântico ser irretocável: você!

Deixe de lado as neuras e a vergonha. Arrume-se! É dia de festa!

Se você é mulher, dê atenção para as unhas, o cabelo, quem sabe uma maquiagem do jeito que ele gosta. Um modelito estonteante.

É homem? Que tal aparar a barba, colocar uma espirradinha a mais aquele perfume que ela te deu no aniversário.

Elogiem-se, olhem-se nos olhos, declarem-se, façam planos, surpreendam-se.

Não deixe este amor no armário para uma ocasião especial. Hoje é especial!

Conclusão: amor sem rotina

O amor está nos detalhes. É isso que sua metade vai lembrar para sempre!

Neste post, você encontra um guia completo para sair da rotina e proporcionar um jantar romântico em uma noite inesquecível.

Nosso objetivo foi dar ideias possíveis, mas a principal delas quem sabe seja para que você repense e não deixe estes momentos especiais apenas no Dia dos Namorados ou datas comemorativas.

A ideia é surpreender e não existe êxtase maior do que ter alguém que pensou em tudo que você gosta e fez uma noite romântica para celebrar isso.

A rotina, como muitos se enganam, faz sim parte de um relacionamento. Mas é o resgate do romantismo, a troca de carinho e a cumplicidade que ajudam a manter este relacionamento saudável e feliz.

Para uma noite romântica perfeita, a mesa não precisa ser a de revista, você não precisa ser modelo fitness e muito menos chef de cozinha. O importante é a boa vontade. É disso que sua outra parte vai se lembrar para sempre!

(Ah! Só mais uma coisinha: dê folga para a dorsa que mora em você e deixe a louça usada durante o jantar para o dia seguinte. Afinal, você não vai querer perder um segundo da sua noite super especial, vai?)

Agora que você já sabe tudo para organizar seu jantar romântico perfeito, dê uma olhada também nesses outros conteúdos:

Como Montar Uma Mesa de Jantar Perfeita: Guia Prático e Atualizado

(Linkar: Como dobrar guardanapo de papel para casamento: dicas especiais)

Jogo Americano: Para Que Serve, Como e Qual Usar Em Sua Mesa


Espero que você tenha gostado e se inspirado! Conta pra gente o que achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *