(41) 3699-8800

Não é só na arte ou na moda que as tendências surgem com força total. Como você já deve ter reparado em seu cotidiano, a gastronomia também tem as suas novidades — quem não se lembra do sucesso das paletas mexicanas ou da onda de comidas saudáveis?

Esta é uma área que também sempre se renova, e você não pode deixar de acompanhar o que há de mais novo quando o assunto é comida. Na hora de impressionar os convidados em uma confraternização em casa, acompanhar as tendências é um verdadeiro dever do bom anfitrião!

Você já ouviu falar em finger food? Sabe o que ela é ou quando servi-la? No post de hoje, te daremos muitas dicas sobre essa delícia que virou febre nos mais variados eventos. Acompanhe!

O que é finger food?

Em linhas gerais, as finger food são mini porções. Todos aqueles petiscos pequeninos servidos em palitos, pequenas cumbucas, copinhos e com mini-talheres podem ser considerados nesta modalidade.

A ideia é que toda a comida servida seja muito prática: não faça bagunça e nem deixe muita louça para lavar. Elas também podem vir em forma de sobremesas, para depois das refeições.

Ao pé da letra, finger food seria algo como “comida para se comer com os dedos”. Mas não se preocupe: basta que a porção tenha um tamanho bem reduzido.

Quando servi-la?

Este tipo de comida é ideal para eventos em que as pessoas fiquem, em sua maioria, em pé. Isso ocorre por conta de sua praticidade: ao servir pratos de comida ou petiscos trabalhosos, é natural que alguém sinta vontade de se sentar (para fazer menos bagunça, é claro).

No caso da finger food, você pode se deliciar em pé sem maiores problemas. É uma opção bem descomplicada.

Por esta razão, você pode servi-la em eventos de maior porte — o que não impede, é claro, de fazer algumas porções para eventos menores, ou mesmo receber amigos em casa. A finger food é sempre uma alternativa muito charmosa!

Caso escolha servi-la em casa, não se esqueça de caprichar na decoração e nos detalhes de seu evento. Sua festa deve ser muito especial, assim como a comida!

Esta é uma modalidade também muito utilizada em brunches, que são igualmente um sucesso no mundo da culinária, gastronomia e eventos.

E o que servir?

Qualquer receita pode ser feita no formato finger — tudo depende de como ela é servida. Por isso, caso você mesmo vá cozinhar, o ideal é que você faça uma escolha por um prato que já conheça bastante e tenha domínio da técnica (e, por isso, consiga adaptar à versões diferentes).

Caso você escolha por um buffet, por outro lado, existem inúmeras opções de deliciosos petiscos e sobremesas de finger food, principalmente por este ser um grande assunto no momento. Todos eles já se adaptaram a esta tendência!

Veja algumas opções de aperitivos (que você pode fazer ou escolher em locais especializados):

  • copinhos de doces;
  • mini-pizzas;
  • salgadinhos no palito;
  • empadinhas em xícaras;
  • mini-quiche;
  • mini-hamburguer;
  • trouxinhas;
  • tortinhas.

E você, também ficou encantado com a finger food? Então, depois de experimentar em sua casa, não deixe de nos curtir no Facebook para atualizar-se constantemente com vários conteúdos relacionados!