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Dicas Para Restaurante: 7 Estratégias Para Ter Sucesso em 2018

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Essas dicas para restaurante são incríveis e vão garantir o seu sucesso em 2018!

Se você é um empreendedor no setor alimentício, sabe que gerir um restaurante envolve muito mais do que servir boa comida e manter as contas equilibradas. Com consumidores cada vez mais exigentes, é preciso se dedicar a construir uma marca e ter atenção a todos os detalhes.

Em épocas de crise, pode parecer muito difícil continuar crescendo. Mas você não deve deixar isso te desanimar! É possível sim ter sucesso em 2018. Com essas dicas, você poderá tornar o seu restaurante ainda melhor, atrair mais clientes e construir autoridade para sua marca!

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A decoração do seu restaurante também é um fator importantíssimo para o seu sucesso! Quer mais dicas direcionadas para esse tema? Leia também esse outro post.

A seguir, você encontrará as 7 melhores dicas para restaurante. Elas vão te ajudar a garantir o seu sucesso, reforçar sua marca e oferecer uma experiência inesquecível para seus clientes.

Continue lendo para conferir as mais incríveis dicas para restaurante:

Dicas para restaurante: Como garantir seu sucesso

Administrar um restaurante não é um trabalho fácil. Cada vez mais, os consumidores buscam experiências que vão muito além da boa comida. Eles desejam um ambiente agradável, um serviço personalizado e algumas horas de distração e relaxamento.

Para garantir isso tudo, é preciso que o empreendedor se atente aos detalhes, tanto do cardápio quanto da decoração e da sua equipe. É claro, uma comida bem preparada é sempre o alicerce de um restaurante de sucesso. No entanto, apenas isso não é mais o suficiente para a maioria dos clientes.

Um restaurante que oferece utensílios de qualidade imediatamente ganha muitos pontos com o cliente.

Para te ajudar nessa tarefa, nós da Relevo reunimos as 7 melhores dicas para restaurante. A seguir, você encontra os melhores meios para garantir que seu estabelecimento seja ainda mais incrível:

1. Prepare o Ambiente

A importância de um ambiente acolhedor e harmonioso nunca deve ser subestimada. Como você já sabe, seus clientes estão procurando muito mais do que uma refeição: querem uma experiência agradável. O ambiente é uma parte importantíssima da construção dessa experiência.

Primeiramente, é essencial que o ambiente reflita sua marca e o tipo de experiência que você oferece. É um lugar formal ou descontraído? A culinária é inspirada em algum país ou cultura? Como você pode refletir os valores da sua marca no ambiente do restaurante?

E lembre-se: a chave para uma decoração de sucesso está nos detalhes. Não são apenas as coisas mais notáveis, como quadros ou arranjos. Também é fundamental cuidar para que utensílios, como talheres, guardanapos e cardápios se adequem à imagem que deve ser passada.

E não é só a decoração que define o ambiente. Aqui também estamos falando de música, climatização e até mesmo da forma como sua equipe interage com os clientes. O ambiente é um conjunto.

Crie um ambiente harmonioso e coerente para o seu restaurante.

A seguir, confira alguns pontos importantes na hora de planejar o ambiente do seu restaurante:

  • A decoração condiz com a marca e identidade do estabelecimento?
  • As cadeiras e mesas são confortáveis?
  • A música combina com o ambiente criado?
  • A música está alta de mais ou baixa demais?
  • espaço suficiente no salão para que sua equipe circule sem atrapalhar os clientes?
  • Os utensílios oferecidos (pratos, talheres, guardanapos) são itens de qualidade que complementam a decoração?
  • A temperatura do ambiente é agradável?
  • O ambiente é bem ventilado?
  • O ambiente é convidativo e aconchegante?
  • Os arranjos de mesa possibilitam que os clientes façam contato visual uns com os outros?
  • Existe uma padronização e treinamento sobre a forma que a equipe deverá se dirigir aos clientes?

2. Experiência do Cliente

Como estamos discutindo nos últimos tópicos, não há nada mais importante para o sucesso de um restaurante do que a experiência do cliente. E, há muito tempo, isso não significa apenas comer bem.

Seus clientes, cada vez mais exigentes, buscam uma experiência divertida, confortável e memorável. E a chave para isso está, mais uma vez, nos detalhes.

A forma como o cliente é atendido no restaurante, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Essa é uma das dicas para restaurante mais valiosas: sempre pense no conforto e na satisfação do seu cliente.

A experiência do cliente é importantíssima para seu sucesso.

Confira algumas formas de melhorar a experiência do cliente no seu restaurante:

  • Encoraje o feedback. Muitos restaurantes oferecem descontos ou drinks para clientes que responderem a pesquisas sobre sua experiência no local. Essa é uma ótima forma de saber onde você pode melhorar.
  • Treine sua equipe: um atendimento personalizado e cortês é essencial. Além disso, vale lembrar que é bom evitar excessos: garçons que perguntam muitas vezes sobre a satisfação dos clientes ou que frequentemente verificam se a mesa precisa de algo podem acabar sendo intrusivos, interrompendo conversas ou fazendo com que os clientes se sintam sufocados.
  • Evite esperas muito longas e fique atento aos pedidos. Demoras e pedidos entregues com erros são o principal motivo de desistência de mesas.
  • Ofereça talheres, louças e guardanapos sempre limpos e de qualidade. Fazer uma refeição com uma faca que não corta ou um guardanapo que não absorve pode rapidamente se tornar em um pesadelo, não importa o quão deliciosa seja a comida.

Se você procura opções de guardanapos de papel que vão garantir uma experiência incrível para seus clientes, confira os produtos Relevo. Além de serem super absorventes, suaves e resistentes, você tem a opção de personalizar o item com a sua marca!

3. Dedique-se ao Cardápio

O mais importante em um restaurante é a comida, não é mesmo? É claro que você sabe que precisa servir refeições de qualidade para ter sucesso, mas existem outros detalhes para resolver nesse ponto: o cardápio.

Um erro muito comum em muitos restaurantes é trabalhar com um cardápio muito extenso ou incluir itens que não combinam muito com o ambiente ou proposta da marca. Isso pode causar confusão para os clientes, além de aumentar muito o tempo de espera, escolha e preparo para cada prato.

Facilite para seus clientes e para sua equipe: Trabalhe com um número mais reduzido de pratos, que você pode garantir que serão perfeitos todas as vezes. Além disso, elabore um cardápio organizado e claro.

Um cardápio simples, claro e organizado é essencial para não trazer problemas para a equipe e para os clientes.

Veja algumas dicas para não errar nesse ponto:

  • Escolha pratos que combinem com a proposta do restaurante e que sua equipe domine.
  • Uma variedade muito grande no cardápio sempre causará problemas: sua equipe terá dificuldades para dominar as receitas, os clientes terão dificuldades para escolher e você terá dificuldades para manejar o estoque.
  • Se um item não estiver disponível, informe seu cliente assim que entregar o cardápio.
  • Crie um design limpo, organizado e claro para o cardápio.
  • Treine sua equipe para tirar possíveis dúvidas e fazer sugestões para clientes indecisos.

4. Treine e Valorize Sua Equipe

A sua equipe é o seu recurso mais importante. São eles que vão interagir com os clientes, o que os torna importantíssimos para a imagem do seu restaurante. Valorizar a sua equipe é o primeiro passo para que eles estejam sempre motivados e trabalhando com um sorriso no rosto.

Valorizar não significa apenas oferecer bônus e gratificações em dinheiro, embora essa seja uma técnica muito usada. É importante também reconhecer o esforço da sua equipe, tratá-los de maneira digna e oferecer boas condições de trabalho.

Outra medida importantíssima é oferecer treinamentos e possibilidades de crescimento. Um profissional sempre se dedicará a um emprego onde sente que existem investimentos no seu futuro e desenvolvimento. Além disso, os treinamentos garantem que os padrões do restaurante sejam seguidos e que tudo funcione dentro do que você espera.

Sua equipe é importantíssima! Cuide bem dela.

Um restaurante que treina e valoriza sua equipe garante que o atendimento ao cliente será impecável.

5. Administre Despesas

Não dá para fazer um negócio de nenhum segmento crescer sem ficar de olho no balanço financeiro. Com restaurantes, não é diferente. Administrar as despesas exige atenção constante a muitos fatores, como fornecedores escolhidos e práticas adotadas.

Mas fique atento: não vale a pena perder em qualidade para baixar os custos. O ideal é encontrar produtos com um custo-benefício que garanta a economia sem afetar os outros fatores.

Um ótimo exemplo disso são os guardanapos de papel da Relevo. Tratam-se de itens de ótima qualidade, macios e opacos, além de muito bonitos.

No entanto, eles apresentam um custo-benefício extremamente vantajoso, especialmente quando comparados com guardanapos de pano. Como não é necessário gastar com a manutenção, reposição e limpeza dessas peças, elas são muito mais econômicas.

Peças descartáveis como as da Relevo diminuem os custos sem perder na beleza e qualidade.

Conheça também nossas opções em Jogos Americanos e outros itens que deixarão seu restaurante ainda mais elegante!

6. Faça Tudo Dentro da Lei

Para garantir que você não terá nenhum contratempo no seu restaurante, é essencial que tudo esteja regularizado. É sempre interessante verificar se você possui todos os requisitos e documentação necessária para funcionar.

Além de evitar custos não previstos, como multas e taxas para regularizar sua situação, estar dentro da lei é importante também para sua imagem. Estar em situação desregular pode repercutir negativamente e afastar seu público do seu estabelecimento.

É interessante lembrar que, com a popularização das redes sociais, tudo se propaga muito rápido. Um problema, por pequeno que seja, pode ter um efeito irreparável na imagem do seu restaurante.

É importante se adequar às legislações e padrões sanitários.

Essa dica também vale para a regularização da situação empregatícia da sua equipe! Fique por dentro das últimas alterações na lei de contratação para não correr riscos.

7. Invista em Marketing

Sem divulgação apropriada, nenhum negócio pode decolar. É preciso garantir que você está sempre atraindo novos clientes e principalmente fidelizando os antigos. Para isso, é essencial investir em marketing.

Seu logotipo nos guardanapos pode ser uma ótima forma de reforçar a marca!

Confira as principais dicas para restaurante quando o assunto é a divulgação:

  • Aposte nas mídias online! É importantíssimo ter um site para seu restaurante, além de páginas nas redes sociais. Não deixe também de se cadastrar no Google Meu Negócio para garantir que seu estabelecimento apareça nas buscas locais!
  • Utilize os utensílios do restaurante para auxiliar na exposição da marca. Você pode, por exemplo, personalizar os guardanapos e jogos americanos com o seu logotipo. Lembre-se que esses itens sempre serão usados, e portanto, são uma ótima oportunidade de reforçar a identidade visual do seu restaurante.
  • Possua programas de vantagens e fidelidade. É importante que seus clientes de longa data sintam-se valorizados e sejam incentivados a voltar e recomendar o restaurante.
  • Abuse da comunicação visual. Muito do apetite é estimulado pela aparência da comida. Prepare um cardápio que contenha boas fotos dos pratos, e poste as opções mais esteticamente agradáveis nas redes sociais para instigar a vontade dos clientes.

Dica extra: Por que investir em guardanapos de papel personalizados?

Talvez você ainda não esteja convencido sobre que tipo de guardanapo deve usar no seu restaurante. Então, preparamos essa breve lista para que você conheça todas as vantagens de escolher um guardanapo de papel descartável de qualidade, como os da Relevo. Confira:

Papel: mais economia e praticidade

Os guardanapos de pano possuem um custo unitário extremamente elevado. Além disso, apresentam diversos custos extras para o restaurante, além de trabalho adicional.

Os guardanapos de pano precisam ser lavados, o que significa que você, além de precisar gastar com lavanderia, precisará contar com um número muito elevado de peças.

Os itens reutilizáveis também estragam com o tempo. Além de representar custos de manutenção, você corre o risco de apresentar peças com rasgos, desfiados ou manchas que não foram notados para seus clientes.

Os itens da Relevo possuem um ótimo custo-benefício, são práticos e elegantes.

De olho na qualidade!

Guardanapos de papel comuns costumam a não ter uma boa qualidade. A dica é ficar de olho na opacidade do item: quanto mais transparente, menos absorvente ele será, e mais frágil. Da mesma forma, existem determinados tipos de tecido que não absorvem bem, causando desconforto para os clientes.

Os guardanapos Relevo, por sua vez, são extremamente eficientes. Seu cliente só precisará usar um item por refeição, evitando desperdícios e incômodos. Além disso, são peças decorativas e agradáveis ao toque.

Os guardanapos Relevo são opacos, super absorventes e suaves ao toque.

Questões de higiene e segurança para os seus clientes

Já pensou como os guardanapos reutilizáveis podem ser um problema para a higiene? Por mais que você se dedique e gaste com a limpeza desses itens, o tecido propicia a propagação de bactérias. Seus clientes, também, não têm como conferir que a limpeza dos guardanapos é realizada de maneira correta.

Já com os guardanapos descartáveis, eles possuem a garantia de que aquele é um item novo e limpo, que será utilizado apenas por eles. Isso passará uma sensação de maior higiene e segurança para seus clientes!

Conheça também as nossas opções em toalhas para lavabo!

Itens descartáveis são muito mais higiênicos.

Sua marca em destaque!

Os guardanapos de papel Relevo te oferecem a possibilidade de personalização. Ou seja, sua marca poderá ser reforçada de mais uma maneira, em um item que certamente passará pelas mãos de todos os clientes.

O logotipo no guardanapo é uma forma elegante e sofisticada de expor ainda mais sua marca, então aproveite esse recurso!

Ecologicamente consciente: Menos recursos e mais reciclagem!

A Relevo é uma empresa que se preocupa muito com seu impacto ambiental. Por isso, todos os nossos guardanapos são confeccionados com madeira de reflorestamento e sem a adição de plásticos na fórmula. Trata-se de um processo de produção muito menos impactante do que as versões de tecido ou dos guardanapos de papel comuns, que também garante uma qualidade superior aos produtos.

Além disso, ao reciclar os guardanapos ao invés de investir em itens reutilizáveis, você está usando muito menos recursos naturais. Os processos de lavagem, tingimento e descarte de tecidos utilizam uma quantidade enorme de energia, além de introduzir produtos químicos como detergentes e corantes nos sistemas fluviais.

Hoje em dia, o consumidor está cada vez mais preocupado em escolher empresas que funcionem de maneira sustentável e responsável. Traga mais essa vantagem para o seu restaurante com os guardanapos Relevo.

A Relevo oferece várias opções de produtos recicláveis, produzidos de maneira ecologicamente responsável.

Conclusão

Ter um restaurante de sucesso não precisa ser uma tarefa complicada. Com essas sete dicas para restaurante, você já pode aumentar sua base de clientes, melhorar os seus ganhos e diminuir os custos.

Essas dicas para restaurante te ajudarão a obter o melhor resultado possível. Aliadas ao ser trabalho duro, criatividade e dedicação, elas são uma verdadeira receita para o sucesso.

Não deixe de conhecer os produtos da Relevo. Nossa empresa faz tudo o que pode para ajudar o empreendedor na jornada para o topo! Nossos produtos são itens de primeira qualidade e com incrível custo-benefício!

Quer mais dicas para restaurante? Leia esses outros posts que preparamos para você:

Como Decorar Mesa de Restaurante: Aprenda a Deixá-la Perfeita

Como Dobrar Guardanapo: Guia Atualizado e Completo Para Cada Ocasião

Guardanapo Para Restaurante: Como Escolher o Melhor e Economizar

E você, que estratégias acha mais importante para garantir o sucesso de um restaurante? Deixe suas próprias dicas para restaurante nos comentários, e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

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