(41) 3699-8800

Certamente você já ouviu falar do Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving Day. Trata-se de um feriado celebrado majoritariamente nos Estados Unidos e no Canadá, e seu intuito é agradecer — normalmente a Deus — por todos os bons acontecimentos que ocorreram no decorrer do ano.

Dessa forma, as pessoas utilizam dessa data para demonstrar sua gratidão por todas as bênçãos recebidas durante o ano. Normalmente, isso é feito através de um banquete em que se reúnem amigos e familiares.

Você sabe como comemorar esse feriado? Sabe como organizar um banquete de Ação de Graças? Para responder a essas e outras questões, preparamos um post em que detalharemos tudo para você. Confira!

O que é o feriado do Dia de Ação de Graças?

O feriado do Dia de Ação de Graças acontece na quarta quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos e na segunda segunda-feira de outubro no Canadá.

Esse feriado está intimamente ligado à história norte-americana, tendo surgido pouco tempo após o seu descobrimento. No ano de 1621, os fundadores da vila de Plymouth em Massachusetts, reuniram-se para agradecer a boa colheita que tiveram após de um longo e rigoroso inverno.

Essa comemoração acabou se tornando tradição, disseminando-se por todo o território estadunidense. No entanto, foi apenas no ano de 1863 que Abraham Lincoln — então presidente dos Estados Unidos — declarou oficialmente a quarta quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças, um feriado nacional.

Como esse dia é celebrado nos Estados Unidos?

O Dia de Ação de Graças é um dos mais esperados e comemorados de todo o ano.  As famílias fazem questão de se reunir e celebrar o feriado por meio de uma ceia bem caprichada.

Além disso, também é muito comum ocorrerem grandes desfiles. O mais conhecido deles é o da Macy’s, que acontece em Nova York, contando com famosos e personagens infantis.

O dia posterior ao Dia de Ação de Graças é a já conhecida Black Friday (Sexta-feira Negra). Nesse dia, muitas lojas baixam os preços e fazem promoções malucas e surpreendentes.

Como comemorar o Dia de Ação de Graças?

Até agora, vimos do que se trata o feriado e o porquê de sua comemoração. Mas como podemos comemorar o Dia de Ação de Graças?

O banquete

Essencialmente, é preparado um farto banquete que conta com alguns pratos bastante tradicionais, como batatas assadas, peru assado, macarrão de forno, sopas, milho refogado, aperitivos diversos entre outras delícias.

Não há um cardápio oficial: a família escolhe aquilo que mais a agrada, pois o intuito é a reunião e o agradecimento frente às conquistas e realizações do ano.

Também é possível enfeitar a mesa, fazendo uma decoração especial com toalhas de mesa e talheres mais sofisticados, guardanapos especiais e outros adereços sobre a mesa, como castanhas, frutas, candelabros, porcelanas, entre outros.

A comemoração propriamente dita

Para que o Dia de Ação de Graças não acabe simplesmente se tornando um dia de comilança, é interessante que algumas atitudes sejam cultivadas.

Você pode refletir, por exemplo, sobre o que significa o Dia de Ação de Graças: por que agradecer? Pelo que agradecer? Ademais, também é interessante tirar um tempo para auxiliar as pessoas mais carentes e, é claro, passar um tempo e fazer programas com a família.

O Dia de Ação de Graças não é grande tradição em nosso país, mas seu conceito e propósito são universais. Agradecer por aquilo que conquistamos é essencial para mantermos o equilíbrio e nos preservamos saudáveis e dispostos a conquistar novos objetivos!

E você, gostou do nosso texto? Já conhecia o Dia de Ação de Graças? Não deixe de compartilhar suas impressões conosco nos comentários!