Postado em:

Decoração de Restaurante Simples: Aprenda a Fazer e Economizar

Você quer uma decoração de restaurante simples e sofisticada para o seu empreendimento?

Apostar em uma decoração de restaurante simples pode ser uma opção incrível para garantir a beleza sem estourar o orçamento.

Quando se trata de decoração, muito frequentemente a regra de ouro “menos é mais” faz todo o sentido. Elaborar uma decoração de restaurante simples não significa deixar de decorar. Muito pelo contrário, o minimalismo moderno e a decoração rústica estão em alta.

Com atenção aos detalhes e escolhas inteligentes, é possível criar uma ambientação sofisticada e elegantíssima. Usar os itens cotidianos de forma estratégica, por exemplo, é essencial para uma decoração de restaurante simples de sucesso.

Se você quiser ainda mais dicas sobre como deixar o ambiente do seu restaurante ainda mais elegante, leia também esse outro artigo do nosso blog

Usando as dicas e técnicas que você encontra nesse artigo, é possível montar uma decoração de restaurante simples, limpa e completa. Você vai ver que não precisa gastar rios de dinheiro para conseguir um ambiente refinado.

Continue lendo para conferir!

Ambientação: um cartão de visitas para o seu restaurante

Estando nesse ramo, você já deve saber o quão importante a experiência do cliente é para o seu estabelecimento. Em um mercado cada vez mais competitivo, é esse tipo de diferencial que te destaca da concorrência.

Cada vez mais, a experiência de ir a um restaurante é sobre muito mais do que a comida. Seus clientes buscam um bom serviço e, principalmente, um ambiente agradável  e acolhedor.

A ambientação é importantíssima para o seu restaurante.

Assim que seus clientes entram no restaurante, a decoração os recebe. O ambiente será responsável pela primeira impressão que o seu negócio causará. É a partir dela, inicialmente, que as pessoas decidirão se querem ou não entrar e sentar-se.

Portanto, é importantíssimo que a decoração do ambiente seja pensada com cuidado. O ideal é que ela reflita a identidade da sua marca. Dessa forma, você vai atrair um público que se identifica com ela, garantindo mais experiências positivas para seus clientes.

Por exemplo, os temas rústicos ficam perfeitos em pizzarias, restaurantes de comida caseira ou regional. Já as decorações minimalistas e modernas podem combinar com uma enorme variedade de restaurantes, desde comida japonesa até hamburguerias.

A decoração de restaurante não precisa ser exagerada e nem complexa para chamar atenção.

Tudo depende do que você deseja comunicar para os seus clientes.

Atenção aos detalhes é essencial

Qualquer pessoa que entenda de decoração vai confirmar: os detalhes são a parte mais importante. Grandes peças centrais ajudam na decoração, sim, mas são os detalhes que a completam. Para garantir que a decoração de restaurante simples funcione bem, é fundamental se atentar a todos os detalhes.

Quando você se dedica apenas às partes mais chamativas da decoração, a sensação é de que algo ficou faltando. As peças centrais acabam desconexas e alheias ao ambiente. O uso de detalhes na decoração de restaurante simples é o que permite a criação de um ambiente conciso e completo.

O jeito mais fácil de criar um ambiente sofisticado e elegante é incorporando o tema da decoração em todos os elementos. Os itens que são funcionais merecem atenção especial. As louças, talheres, guardanapos e toalhas devem estar incorporados na decoração do restaurante. Dessa forma, você completa o clima do ambiente e trás a sofisticação para as mãos do cliente.

Você pode, por exemplo, decorar com os copos, com as cadeiras e até mesmo com o jogo americano. Leia mais sobre essa opção de peça para restaurante nesse outro post do nosso blog,

Decoração de restaurante simples e sofisticada

Não é preciso gastar muito dinheiro para criar um ambiente elegante. Inspire-se no seu cardápio e no seu público-alvo para conseguir uma decoração de restaurante simples, mas requintada.

Outra forma de conseguir inspiração é procurando ideias na internet. Sites como o Pinterest estão repletos de truques incríveis para decoração que custam pouco para fazer. Mas não se esqueça que a personalização é importantíssima. Afinal, é preciso que a sua marca seja o principal destaque.

Para fazer a decoração de restaurante simples, procure focar em oferecer para o seu cliente uma experiência memorável. O ideal é que o ambiente seja acolhedor e confortável, mas distinto e associado a sua marca.

A sofisticação está nos detalhes da decoração para restaurante simples.

Decoração de restaurante simples moderna

O minimalismo e as formas modernas e simplificadas estão em alta. Principalmente em restaurantes, esse tipo de decoração cria um ambiente sofisticado e elegante.

O melhor, é fácil não errar nesse tipo de ambiente. Aposte nas formas retas e simples e em uma paleta de cores contrastantes. A seguir, você encontra algumas fotos de exemplo para se inspirar:

Linhas retas e detalhes simples criam uma sensação moderna e sofisticada

 

Simplicidade e formas sofisticadas são ideais para esse tipo de decoração.

 

Não é necessário gastar muito com execesso de peças decorativas nesse tipo de temática.

Decoração de restaurante simples e rústica

O rústico chique é uma das maiores tendências para 2018. Incorporar fibras naturais como o sisal e materiais rústicos nas paredes como tijolos expostos em uma decoração sofisticada cria um efeito incrível. O ambiente se torna aconchegante e, ao mesmo tempo elegante.

Os detalhes desse tipo de decoração podem ser trabalhados, principalmente, em arranjos. Além disso, usar anéis para guardanapos adequados pode fazer toda a diferença.

Veja algumas fotos para se inspirar nessa tendência de decoração:

Os elementos naturais trazem harmonia para a decoração rústica.
As temáticas rústicas estão em alta e são simples para criar.
O uso de elementos naturais como o sisal para anéis de guardanapo é elegante e barato.

Cores para decoração de restaurante simples

A escolha da paleta de cores é importantíssima na hora de planejar uma decoração de restaurante simples. Como, idealmente, você usará poucos itens extravagantes, usar as cores para criar destaque e contraste é essencial.

Se você é um fã das tendências, vale revisar a escolha da Pantone para as cores de 2018. A cor do ano é o violeta, e é muito fácil incorporá-la no ambiente sem gastar muito. Essa é uma cor, por exemplo, que é muito comum em flores. Arranjos podem ser colocados nas mesas, e ramos podem ser usados para decorar os guardanapos de papel.

O ultra violet é a cor de 2018 escolhida pela Pantone.

Além disso, você pode dar uma olhada nas outras cores que a Pantone indicou como tendências se o violeta não combina com o seu negócio. Usar essas dicas em detalhes e arranjos como contraste para as cores já presentes no seu ambiente fica barato. Além disso, é uma ótima forma de modernizar o lugar sem precisar de reformas.

Os tons naturais também chegam com tudo, juntamente com as decorações rústicas. Castanhos, palha e as folhagens são ideais para combinar com outros tons neutros e uma cor de destaque.

É possível combinar os naturais do rústico com as cores de destaque.

Para combinar sem errar, o ideal é escolher uma cor de destaque e combinar com neutros. O uso do branco cria um ambiente limpo e amplo. O preto, por sua vez, pode ser usado para trazer mais modernidade e sofisticação. Os metalizados também podem ser usados! O dourado, prateado e cobre, além de se conectarem bem com os talheres, são elegantíssimos.

Veja alguns exemplos:

Metalizados são elegantes e fáceis de combinar.
O violeta, cor do ano, foi usado como destaque para os castanhos.

Decoração de restaurante simples: Paredes e quadros

As paredes não podem ser esquecidas na decoração. Cada vez mais popular, a tendência de substituir quadros por painéis é uma forma de economizar e deixar o ambiente mais original.

Nas decorações rústicas, por exemplo, podem ser usadas as paredes de tijolos expostos. Por já conter bastante textura, não é necessário gastar muito com peças de arte para decorar. Outra técnica muito usada é preferir peças esculturais e com relevo. Elas adicionam mais detalhes ao ambiente e conversam bem com essa temática.

Os tijolos expostos também combinam com elementos industriais, como canos.

Já em uma decoração mais minimalista, um ótimo jeito de economizar sem perder na beleza do ambiente é o uso de diversas cores nas paredes. A criação de painéis com blocos de cor é uma opção barata e elegante.

Os blocos de cores diferentes criam um ambiente moderno.

Também estão em alta o uso de posters em ambientes mais informais, como Pubs e Hamburguerias. Esse tipo de decoração confere irreverência ao ambiente sem tirar a elegância.

Decoração de restaurante simples: Arranjos e adornos

Os arranjos são uma forma muito fácil e barata de tornar o ambiente mais sofisticado. A vantagem de usar essas peças em uma decoração de restaurante simples é que não é preciso fazer reformas e nem pintar paredes.

Os arranjos, no entanto, não devem ser exagerados. Lembre-se, menos é mais. Certifique-se, principalmente, que os arranjos não impeçam o contato visual entre os clientes sentados nas mesas.

Se você quer fugir do tradicional arranjo de flores, as velas podem ser ótimas opções. Elas criam um ambiente pessoal e aconchegante, além de serem românticas. Confira algumas ideias:

Velas com elementos naturais para uma decoração rústica
As velas flutuando em água são uma tendência moderna e sofisticada.

Se você está lidando com uma decoração mais informal, pode ser uma ótima ideia transformar o arranjo em uma peça funcional. Um porta-temperos, por exemplo, pode ser uma peça decorativa. São muito usadas as opções que incorporam o porta-temperos e o porta-guardanapos. Veja alguns exemplos:

A cor do azeite e do porta-velas é incorporada nas cadeiras para um ambiente moderno.
As peças de decoração podem ser itens funcionais e modernos.

Decoração para mesa de restaurante simples

A decoração da mesa é certamente o ponto mais importante da sua ambientação. Afinal, é nela que os clientes passarão a grande maioria do tempo. Enquanto esperam pela comida e conversam, seus clientes certamente vão reparar na decoração da mesa. Por isso, esse setor merece toda a sua atenção.

É essencial criar contrastes para que a louça se destaque na mesa. Afinal, os pratos que você servirá são a estrela principal do negócio. Utilize as cores da toalha de mesa com essa estratégia em mente.

Além disso, é importante não esquecer de incorporar os itens funcionais na decoração. Guardanapos, talheres, louças, vidraria… Tudo é parte do ambiente. Por isso, sempre fique atento aos detalhes para garantir uma decoração simples, completa e concisa.

Itens especiais para a mesa do seu restaurante

Além de oferecer itens bonitos, é essencial que eles tenham qualidade. Afinal, a maioria dos objetos na mesa do restaurante são funcionais e serão muito usados pelos clientes.

Oferecer o tipo de guardanapo de papel mais barato, por exemplo, vai remover muito da beleza da mesa. Além disso, esses itens não cumprem bem a sua função. Por não serem suficientemente absorventes, não limpam respingos de comida e bebida, apenas espalhando a sujeira. O resultado disso são clientes que, além de constrangidos e desconfortáveis, usarão muito mais guardanapos durante a refeição.

Oferecer guardanapos de papel de qualidade pode fazer toda a diferença na decoração de restaurante simples.

Muitas vezes, o barato sai caro. Então, investir em produtos que apresentam um bom custo-benefício, como os da Relevo, é o ideal. Não é preciso gastar rios de dinheiro. Apenas escolher um produto que apresente qualidade e sofisticação é o suficiente.

Jogo americano de papel especial

Os jogos americanos da Relevo são uma opção incrível para o seu restaurante. Como são compostos por quatro folhas prensadas, são resistentes e super absorventes. Esse produto é ideal para proteger a mesa ou a toalha de respingos. Além disso, também é perfeito para evitar que as louças deslizem ou fiquem instáveis quando os clientes cortarem a comida.

É claro, esses jogos americanos especiais estão disponíveis em diversos modelos de decoração. Dessa forma, é possível combinar o produto com qualquer tipo de ambiente sem muito esforço.

Os jogos americanos de papel da Relevo são peças sofisticadas para qualquer ocasião.

Se quiser saber mais sobre o uso do jogo americano de papel em restaurantes, leia também esse outro conteúdo do blog.  

Guardanapo de papel personalizado

O guardanapo de papel é uma oportunidade incrível para expor sua marca. Colocando seu logotipo em um item que será sempre usado, você garante que está exibindo o seu negócio. Além disso, a personalização confere um toque de requinte ao ambiente.

O cliente certamente perceberá toda atenção dedicada aos detalhes do ambiente. Os guardanapos especiais da Relevo também são confeccionados com quatro folhas prensadas, garantindo a melhor qualidade possível. Além disso, as decorações disponíveis combinam com os jogos americanos, ajudando a criar um ambiente conciso.

5 Razões para escolher guardanapos de papel da Relevo

Os produtos da Relevo são ideais para a decoração de restaurante simples. Isso porque são itens de qualidade que apresentam um custo-benefício incrível.

Além dos guardanapos de papel, a Relevo também oferece muitos outros produtos úteis para a mesa do seu restaurante. Por exemplo, os descansos para copo, toalhas para bandejas e sousplat de papel. Utilizar esses itens em conjunto na mesa cria uma decoração sofisticada e coerente, já que todos eles combinam muito bem.

Se quiser saber mais sobre as vantagens de usar o sousplat de papel, leia também esse outro conteúdo no blog

A seguir, confira cinco ótimos motivos para escolher os produtos da Relevo para o seu restaurante:

Personalização

Os guardanapos de papel Relevo podem ser personalizados. Isso significa que você tem uma oportunidade incrível de expor a sua marca em um item que todos os clientes usarão.

O guardanapo personalizado é um toque de requinte e elegância que eleva qualquer decoração de restaurante simples.

Saiba mais sobre a personalização de guardanapos de papel nesse outro post do nosso blog.

Higiene

Os guardanapos de papel, por serem descartáveis, são muito mais higiênicos que as versões em tecido. Por mais que você lave bem os guardanapos – e lembre-se que com guardanapos de pano você terá um custo enorme com isso – eles nunca ficam completamente limpos. O tecido é propício para a proliferação de bactérias e fungos. Além disso, o acúmulo de poeira e ácaros é inevitável.

Todos esses fatores podem promover a transmissão de doenças ou desencadear alergias nos seus clientes. Com o guardanapo de papel descartável, tanto eles quanto você podem ter certeza de que o item está realmente limpo.

Além de diminuir os seus custos com lavanderia, essa opção também elimina preocupações como checar manchas e rasgos antes de servir.

Os guardanapos descartáveis são muito mais higiênicos.

Pensando ainda na higiene dos seus clientes, considere também as toalhas de lavabo descartáveis da Relevo.

Alta Qualidade

Os guardanapos Relevo são confeccionados com matéria prima de altíssima qualidade. Dispensamos o uso de plásticos na composição dos guardanapos, garantindo peças que são absorventes, suaves ao toque, opacas e eficientes.

As impressões em relevo também são realizadas com tecnologia de ponta, garantindo que todos os itens sejam perfeitos.

Custo-benefício

Como são descartáveis, os guardanapos da Relevo apresentam um custo muito menor do que as opções de pano. E não é apenas o investimento inicial que é menor. Você não terá custos com reposição e manutenção.

É claro, sabemos que seu restaurante não pode perder em qualidade e sofisticação em função do custo. Por isso, nossos produtos apresentam altíssima qualidade de material e confecção. São itens sofisticados, elegantes e eficientes. Os guardanapos da Relevo apresentam o melhor custo-benefício que você encontrará.

Os guardanapos de papel Relevo apresentam o melhor custo-benefício do mercado.

Ecologicamente Responsável

Nós da Relevo nos preocupamos muito com o nosso impacto no meio ambiente. Por isso, usamos apenas madeira de reflorestamento na produção dos nossos guardanapos.

Além de não usar nenhum tipo de plástico, é claro, facilitando a reciclagem. Principalmente, o uso exclusivo da celulose na fabricação dispensa o uso de recursos não renováveis. Essas escolhas também refletem na qualidade do produto.

A lavagem de guardanapos de tecido também tem um alto impacto ambiental. O desperdício de recursos naturais como água e energia é enorme. Além disso, o processo introduz poluentes no sistema fluvial, como detergentes. Esses produtos levam anos para se decompor.

Conclusão

Fazer uma decoração de restaurante simples pode ser a sua melhor opção para criar um ambiente sofisticado sem estourar o orçamento. Com um bom planejamento, uma boa dose de inspiração é muita atenção aos detalhes, é possível alcançar uma decoração perfeita sem gastar muito.

Os guardanapos Relevo são itens que te ajudarão a completar a decoração de restaurante simples. Com qualidade e funcionalidade aliados a beleza e elegância, eles são a opção ideal para o seu estabelecimento.

Se quiser mais dicas de decoração para o seu restaurante, dê uma olhada nesses outros artigos do blog:

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário no final da página e aproveite para dar sua opinião sobre o assunto! Quais estratégias você usa para criar uma decoração de restaurante simples e bonita?

6 Comentários

Deixe uma resposta
  1. Eu particularmente sempre me apego aos detalhes e com certeza fazem a diferença.E a Relevo sabe bem como fazer destes itens algo indispensável em uma mesa.

  2. Excelente post, com certeza abriu a mente para olhar a decoração do restaurante com outros olhos. Quem trabalha em restaurante ou é proprietário de um com certeza deve ler essas dicas, pois elas são ótimas. Parabéns!

  3. A decoração da mesa é muito importante na hora da refeição, para tornar o momento ainda mais agradável e com toda a certeza faz muita diferença, pois é visível que o proprietário tem uma preocupação especial com seus clientes. Parabéns pelas dicas!!!

  4. A decoração faz com que os clientes se sintam especiais ao entrarem no ambiente, é como se cada detalhe fosse pensado e dedicado à ele de uma forma exclusiva. Usar esses guardanapos descartáveis, além de ser um detalhe que deixa o ambiente sofisticado, contribui com o meio ambiente, uma questão importante nos tempos atuais e são ótimos para reduzir os custos da empresa.

  5. Todos os detalhes são importantes e tem que ser ponderado pois faz muita diferença quando escolhemos um restaurante. Ótima dica, parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *