Postado em:

Decoração de Mesa de Casamento Simples: Aprenda a Impressionar

decoracao mesa de casamento simples

Gostaria de aprender a montar a decoração de mesa de casamento simples e perfeita?

Planejar uma decoração de mesa de casamento simples e bonita tem o poder de transformar sua recepção.

Se você está planejando seu casamento, é muito provável que já consiga fechar os olhos e imaginar a festa dos seus sonhos.

O casamento no ocidente como conhecemos hoje surgiu em meados do Século XVII, quando começou a carregar um ideal de amor romântico. No entanto, foi só no Século XIX, com o casamento da Rainha Vitória, que o nosso “modelo” de casamento foi inaugurado.

EMPRESA OU RESTAURANTE? PEÇA SUA AMOSTRA GRÁTIS:

Receba Amostra Grátis

Você deve estar correndo para preparar tudo e garantir que os detalhes da festa estejam perfeitos. Com esse post, vamos ajudar você a encontrar a decoração de mesa de casamento simples ideal para coroar esse marco na sua vida.

Precisa de dicas que realmente te ajudam a pensar na decoração da sua festa? Temos o post certo pra te ajudar.

Continue lendo para descobrir como montar uma decoração de mesa de casamento simples que vai tornar esse dia inesquecível! E o melhor, tudo isso sem precisar gastar muito.

O casamento é um momento único

O casamento é o momento de brindar a felicidade com os seus familiares e amigos queridos. A alegria desse dia consegue contagiar todos os presentes!

noivos-brindam-casamento
O momento é seu, mas felicidade é melhor quando compartilhada!

Independente de quanto você gastar, sua comemoração pode ser linda

Alguns clichês são extremamente verdadeiros, e um deles é: com quem você está é o que mais importa. Mas isso não impede que você deseje uma comemoração perfeita para o seu dia especial.

Estamos acostumados a ver na televisão grandes casamentos de famosos com tudo que tem direito. Graças a todos esses exemplos, na hora de planejar um casamento pode ser que você sinta que precisa levar tudo a uma escala colossal.

Mas não é bem assim, tudo depende da personalidade dos noivos. Isso é algo que você vai ouvir muito enquanto planeja os detalhes do seu casamento. E é a mais pura verdade. Esse dia é seu, e portanto, tudo deve estar de acordo com o que você sonhou.

Pode parecer inacreditável, mas você não precisa gastar rios de dinheiro para fazer a decoração da mesa de casamento simples perfeita. Usando elementos sofisticados, simples e elegantes dá pra caprichar sem estourar o orçamento.

A mesa do bolo de casamento é a parte principal da festa

Nessa data tão importante para você, tudo precisa estar perfeito nos mínimos detalhes. A mesa de casamento não é exceção. Ela merece todo o cuidado e carinho que você puder oferecer.

anel para guardanapo de papel arranjo dourado
São os detalhes que enchem os olhos dos convidados.

A decoração da mesa do bolo de casamento é o pilar da sua festa por duas razões. A seguir, entenda melhor:

Os convidados são atraídos por ela

O objetivo é encher os olhos dos convidados, tanto com a decoração quanto  com a comida. Muito provavelmente, a mesa do bolo é o local que os convidados vão passar mais tempo admirando.

Tanto fotos para o seu álbum, quanto fotos dos convidados serão tiradas próximas à mesa do bolo. Esse local precisa estar impecável.

A mesa atrai os olhares antes de qualquer outra coisa. É dela que sairão os melhores ângulos de selfie e os melhores closes da comida no Instagram.

Pode-se dizer que ela é o ponto principal da decoração, e vai marcar o tom de todo o resto.

A mesa é o palco para o bolo e os doces

Além de ser o cenário da grande maioria das fotos da sua cerimônia, é nela que o bolo e os doces da festa serão oferecidos.

Esses são dois dos itens mais esperados de um casamento. Uma das vantagens de preparar uma decoração de mesa de casamento simples e elegante é que eles brilham ainda mais e se destacam na sua decoração.

Como fazer a decoração da mesa de bolo de casamento simples sem gastar muito?

A decoração da mesa de bolo pode ser a parte mais estressante da preparação de um casamento, afinal, é preciso considerar muitas coisas.

Por isso, nesse post, nós vamos te ajudar a passar por isso do jeito mais leve possível com um passo a passo para fazer a sua mesa parecer saída de um conto de fadas.

Passo 1: Escolha o tema

Escolher um tema faz com que você consiga manter o foco no que você realmente quer para a sua festa. Dessa forma, fica muito mais fácil não se perder com todas as coisas que precisam estar prontas.

Qual o horário da festa?

Antes de sair pesquisando tendências e inspiração, é preciso que você tenha em mente qual vai ser o horário da sua festa. Isso vai ajudar você a decidir qual decoração vai ficar melhor, dependendo da hora do dia.

Casamentos à noite, por exemplo, ficam lindo decorados com luzes e velas! Já os casamentos durante o dia ficam lindos com temas rústicos e florais.

O período mais comum é a hora do jantar, que pede uma mesa de casamento bem mais elegante. No entanto, de uns anos para cá tem crescido o número de casamentos feitos na hora do ‘brunch’. Para essa opção, é necessário pensar em uma decoração mais leve, informal e divertida.

decoração mesa de casamento
A luz natural deixa tudo mais mágico.

Qual a tendência para 2018?

É uma delícia acompanhar a evolução das tendências, inclusive a de casamento.

Para 2018, algumas das principais tendências são:

  • Boho: aquele estilo que mistura hippie, rústico, romântico e vintage dando ao casamento uma atmosfera mais leve e divertida;
  • Flores de papel: as flores delicadas que aparecem em tecidos de estilistas têm se tornado cada vez mais uma tendência para o ano que vem;
  • Bolos naked cake: seguem em alta, e são uma característica da decoração mais simples;
  • Itens metalizados e tons perolados: ótimos para complementar uma decoração mais rústica, que também é tendência;
  • Luzes: fitas de luzes e até mesmo lâmpadas de filamento dando uma aparência mais “industrial” a sua decoração.

Lembre-se de encarar tendências como sugestões, e não como regras. O mais importante é você se sentir confortável no seu dia!

Guarde todas as suas inspirações

Essa é uma das dicas de ouro na hora de planejar a decoração de mesa de casamento simples.

Mesmo que o seu objetivo seja uma mesa de bolo sofisticada, baseada no “menos é mais”, você pode encontrar na internet o mundo de referências. Com tanto conteúdo disponível, é muito fácil se perder. O que fazer, então, para se organizar melhor?

Segue a dica: faça um mural de inspirações em sites como Pinterest, que você pode atualizar sempre. É um jeito de ter suas referências favoritas sempre à mão. Com essa técnica, também fiica mais simples compartilhar suas ideias com outras pessoas. É bem mais fácil mostrar para buffets e planejadores o que você tem em mente do que descrever.

A toalha de mesa

Uma toalha bem escolhida tem o poder de trazer muita personalidade para a mesa. Selecionar a toalha adequada e louças que se destaquem nela faz com que não sejam necessários tantos enfeites em cima da mesa. Assim você tem mais espaço para os doces e o bolo brilharem.

Você também pode optar por não usar toalha nenhuma. Caso a sua decoração seja mais rústica, uma bela mesa de madeira dispensa toalha. Nesse caso, você pode investir em pequenos arranjos.

Não esqueça de usar jogos americanos e descansos de copo para proteger o móvel do contato com as louças e bandejas. A Relevo oferece opções simples e sofisticadas para sua mesa.

descanse para drinks
Os descansos de copo da Relevo ajudam a proteger e embelezar a mesa.

Passo 2: Posicionamento do bolo

Você sabe da onde surgiu a tradição de comer bolo no casamento? Lá na Grécia antiga, o costume surgiu como uma forma de simbolizar votos de felicidade dos convidados para os noivos.

Não existe jeito certo ou errado na hora de montar uma mesa e posicionar o bolo, ou até mesmo na etiqueta de servir. Assim como resto da decoração, isso varia de acordo com a personalidade dos noivos.

Tradicionalmente, porém, é recomendado que se coloque o bolo no centro da mesa e arrume tudo simetricamente a partir daí. Assim, toda a decoração fica visível de qualquer lugar da mesa.

decoração-de-casamento-com-madeira
A madeira casa com qualquer cor escolhida para a decoração.

Estando no centro ou não, o que deve ser sempre levado em consideração é a altura. O bolo deve ser mais alto que o resto dos elementos na mesa, já que ele é o destaque.

Passo 3: Posicionamento dos doces

Decorar é um processo delicioso e tudo fica lindo depois de um arranjo (ou dois). Mas atenção: nada pode atrapalhar o acesso aos doces.

Para deixar tudo simples e sofisticado, aposte no vintage ou no acrílico na hora de brincar com a disposição dos doces.

doces sobre toalha de papel para bendejas
As bandejas também são uma opção, e o metálico dá um toque mais elegante.

 

Mesmo que o layout mais simétrico ainda esteja em alta, nada impede que você use aquilo que achar mais fofo para valorizar os seus docinhos. O que não falta é inspiração!

Porta Doces: sim ou não?

Uma decoração de mesa de casamento simples combina muito bem com porta doces.

Uma bandeja de metal (já vimos que itens metálicos são tendência) com uma toalha bem trabalhada pode transformar  a apresentação. Certamente os seus docinhos causaram ótima primeira impressão nos convidados.

Suportes de outros materiais, modelos e cores também vão super bem com esse tipo de apresentação. Por serem mais detalhados, dispensam uma quantidade grande de arranjos. Isso ajudará você a economizar sem perder em beleza na decoração da mesa de casamento simples.

Aqui na Relevo nós temos modelos de toalhas de bandeja ricas em detalhes e em qualidade que podem te acompanhar nesse dia especial.

Passo 4: Decoração

Já falamos sobre tendência, agora vamos falar sobre a decoração geral?

Pensando nas escolhas de posicionamento feitas para a mesa do bolo de casamento e dos doces, é hora de colocar em prática essas decisões junto com as suas inspirações!

Um casamento, para ser de bom gosto e encher os olhos dos convidados não precisa ser um um evento gigante e caríssimo. Muitos casamentos simples e intimistas são tão bonitos quanto as festas mais extravagantes.

Porém, é importante que tudo seja pensado com bastante paciência. A atenção aos detalhes é essencial para planejar uma festa perfeita, seja ela simples ou não. Eles precisam se conectar e se complementar, mas também precisam ser lindos sozinhos.

O truque principal é focar não em quantas coisas você coloca em determinado lugar, mas sim, como você as dispõe.

Vamos às sugestões:

  • Tule: não tem tecido mais barato e fácil de encontrar! Qualquer cadeira fica mais bonita com um laço de tule amarrado com fitas de palha/ráfia desidratada e pequenas e delicadas flores. Essa ideia pode ser usada até para o altar.
  • Velas: já pensou em arranjos de mesa com velas simples de vários tamanhos? Você pode complementar com pétalas. Tanto na mesa do bolo como na mesa dos convidados.
  • Fitas de led: conversam com a tendência de muita luz no casamento! Você pode fazer pequenos arranjos de vidro com fitas de led dentro e usar as mesmas fitas e flores.
  • Madeira: mesas de madeira já são cheias de detalhes, por isso você pode economizar em toalhas e arranjos.
  • Plaquinhas de madeira: a combinação de plaquinhas com flores e tinta branca faz com que você ganhe os convidados nos detalhes. Que tal usar esses materiais para escrever os nomes dos noivos na entrada?
O tule consegue deixar os móveis mais simples, delicados.

Passo 5: Escolher o guardanapo ideal

Uma mesa de casamento simples pede que você aposte nos detalhes. O guardanapo de papel decorado é um item super importante. Como é essencial oferecê-los em todas as mesas, não perca essa oportunidade para usar uma peça decorativa. Essa é uma ideia que funciona tanto para mesas grandes quanto pequenas.

Guardanapo de papel: por que escolhê-lo?

Optar por guardanapos de papel é optar pela praticidade e pelo melhor custo-benefício, que é essencial no planejamento de um casamento simples e sofisticado.

Um guardanapo bem escolhido valoriza todo o resto da decoração.
Higiene

Ao contrário de guardanapos de tecido, os de papel não são manuseados por muitas pessoas, o que facilita o controle de higiene. O guardanapo de papel sai da embalagem direto para a sua mesa, fácil assim.

Na Relevo, nós trabalhamos com guardanapos de papel que são feitos com papel de reflorestamento. Nos preocupamos em garantir que os produtos sejam ecologicamente responsáveis além de refinados.

Personalização

Embora tenhamos uma linha especial que vai tornar a decoração de mesa de casamento simples e sofisticada, você sabia que também é possível personalizar os seus guardanapos?

Você pode gravar as iniciais dos noivos nos guardanapos e toalhas de lavabo, fazendo assim com que os seus convidados sejam surpreendidos por mais um detalhe. Outra opção é deixar uma mensagem para os convidados usando esse item.

Um guardanapo personalizado perto de um arranjo cuidadosamente preparado é o que faz a simplicidade ser elegante.

Custo-benefício, alta qualidade e absorção

Preço e qualidade devem andar sempre de mãos dadas, não tem nada mais complementar que isso.

Um guardanapo de alta qualidade também se preocupa em facilitar a sua vida, não apenas na hora de enfeitar e se assear na hora das refeições. Você pode utilizar os produtos relevo na hora de retocar o batom, para enxugar as lágrimas e na hora de servir as bebidas.

Acesse o nosso catálogo e conheça todas as opções de produtos elegantes que você pode oferecer para os seus convidados.

O quão delicado é esse lenço “para suas lágrimas de alegria”?

Guardanapo como acessórios de luxo para sua mesa

Além de cumprir muito bem sua função, guardanapos são ótimos aliados na hora de complementar a mesa. Eles permitem, por exemplo,  que você economize nas louças

Jogo americano de papel: qual a funcionalidade?

O jogo americano é extremamente versátil e funcional.

  • Ele tem o poder de valorizar os detalhes mesa, emoldurando as louças;
  • Serve como apoio não apenas para a louça mas como bandeja de bebidas, travessas e até vasos de flores;
  • Tem, como os guardanapos de papel, a vantagem de ser amigável para o meio ambiente;
  • São distrações perfeitas para as crianças! Um jogo americano de papel permite que as crianças desenhem neles. Certamente elas vão  aproveitar a ocasião desse jeito único.
Olha só a diferença da toalha na bandeja!
Sousplat: devo usar?

Assim como o jogo americano, o sousplat de papel é um item versátil, com muitos usos. Conheça melhor as vantagens dessa peça nesse outro post no blog: Sousplat de Papel: Economize Sem Perder a Beleza e Qualidade.

Você pode usar um sousplat de papel como decoração e como prevenção de acidentes. A peça protege a mesa ou a toalha de eventuais acidentes com a comida ou bebidas.

O sousplat também é um item que conta com uma grande versatilidade.

como arrumar uma mesa casamento
O sousplat de papel Relevo deixa tudo com um ar mais sofisticado e bem pensado.

Passo 5: A lembrancinha perfeita

Como você quer que os seus convidados se lembrem de você e da sua festa? Assim como para tudo na decoração, acrescente isso à sua lista de inspirações.

Um casamento simples pede itens que tenham duplas funções. Você pode aproveitar e usar as lembrancinhas para incrementar a decoração de mesa de casamento simples. Elas ficam perfeitas dispostas em bandejas do lado do bolo, por exemplo.

Uma parte da sua festa que vai pra casa com o convidado!

Veja como você pode transformar uma lembrancinha simples em algo inesquecível:

  • Sabonetes artesanais: eles casam muito bem como uma festa rústica durante o dia, são baratos e você pode enfeitá-los com uma pequena tira de papel ‘kraft’ e uma fita de palha. Se eles forem coloridos, dá até cor para a sua mesa! Velas aromatizadas seguem a mesma lógica.
  • Mini Suculentas: são uma graça, e podem ter dupla utilidade: que tal usá-las num arranjinho fofo na mesa dos convidados e no final da festa cada um pode levar a sua pra casa?
  • Toalhinhas: seguem a linha “lembrancinhas úteis”.
  • Polaroid: pessoas amam fotos. Você pode contratar um fotógrafo que tire fotos instantâneas das pessoas na festa, e elas podem levar pra casa! Existem também serviços de cabines de foto retrô para casamentos.

Fique atento: a escolha das lembrancinhas vai depender não só da personalidade dos noivos, mas da hora e do tema da sua festa!

Conclusão

Uma decoração de mesa de casamento simples e que impressiona de verdade é feita com muito carinho! Dessa forma, você garante a perfeita tradução da personalidade dos noivos e da felicidade que esse momento deve passar.

E não precisa ser nada gigantesco: a cerimônia impressiona na sofisticação e delicadeza.  A beleza de uma festa  não tem a ver com tamanho. Os casamentos estão cada vez mais seguindo a tendência de cerimônias íntimas e simples.

Gostou do conteúdo? Veja também esses outros post do blog para mais dicas de como planejar o seu casamento::

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de deixar sua opinião sobre a decoração de mesa de casamento simples? Não esqueça de comentar no final da página!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *