(41) 3699-8800

Você que aprender a fazer uma decoração de mesa de aniversário incrível?

A decoração de mesa de aniversário é a parte mais importante da festa. Aprenda a cuidar de todos os detalhes para impressionar seus convidados com uma mesa perfeita.

Comemorar o aniversário é uma ocasião muito especial, não importa a idade. E seja nas festas infantis ou em aniversários para adultos é preciso cuidar da decoração para um evento perfeito. A decoração da mesa de aniversário é uma das partes mais importantes da festa.

Certamente, os convidados tirarão fotos perto dessa decoração. Além disso, a mesa de aniversário é como um palco para a atração principal da festa: o momento do parabéns. Por isso, é necessário se atentar aos detalhes para garantir que tudo esteja perfeito.

Comemorar o aniversário é delicioso em todas as idades!

Uma das dicas mais essenciais para acertar na decoração é escolher o melhor guardanapo. Encontre dicas para não errar nesse outro post do blog!

A seguir, você encontra um guia prático e completo para montar a melhor decoração de mesa de aniversário possível. É só continuar lendo para descobrir!

Definindo o tema

O planejamento é importantíssimo na hora de montar qualquer decoração. Com a decoração de mesa de aniversário não poderia ser diferente. Nesse tipo de ocasião, normalmente é definido um tema para a decoração. Isso é fundamental para manter o ambiente conciso.

Definir o tema de festas infantis é normalmente mais fácil. As crianças tem gostos bastante acentuados em cada fase da vida e certamente vão pedir um tema específico para a festa. No caso dos adultos e crianças muito novas, essa pode ser uma tarefa um pouco mais trabalhosa.

Até mesmo uma paleta de cores pode ser o tema da decoração de mesa de aniversário.

Uma dica muito valiosa é seguir as tendências de decoração do momento. Para 2018, por exemplo, o rústico chique, o vintage e as cores intensas vêm com tudo. Para as festas infantis, os unicórnios e outras criaturas mágicas estão em alta, além dos tons pasteis. As temáticas de animais e circo também estão em alta.

As temáticas de bichinhos são ideais para crianças pequenas.

O tema da festa pode até mesmo se resumir a uma paleta de cores. Os temas também pode ser regionais e inspirados em diferentes culturas. Outro motivo bastante popular, mesmo para festas de adultos, têm sido as temáticas do mundo geek.

No final, o importante é escolher um tema que agrade o aniversáriante. Com essa decisão tomada, ficará mais fácil planejar os outros elementos da festa.

Confira uma galeria de inspiração:

Decoração de mesa de aniversario simples e barata

Não é preciso gastar rios de dinheiro para fazer uma linda decoração de mesa de aniversário. Apostar no simples pode ser uma ótima pedida. A decoração com temáticas modernas ou de paleta de cores, por exemplo, não exige muito investimento.

A simplicidade pode trazer muita elegância para a decoração de mesa de aniversário.

Existem até mesmo decorações incríveis que você pode fazer completamente em casa, desde os arranjos até as lembrancinhas. Confira algumas dicas para fazer a  decoração de mesa de aniversário sem gastar muito:

Decorações feitas em casa com papel

Abuse da papelaria. Os papéis como crepom, seda e cartolina podem ser usados de muitas maneiras diferentes! Você encontra inúmeros tutoriais na internet sobre como criar lindos arranjos com origami, crepom e até mesmo papelão.

Confira alguns exemplos incríveis:

Lembrancinhas artesanais

Quem está acostumado a organizar eventos, sabe que as lembrancinhas podem sair caríssimas. No entanto, é possível economizar fazendo esse item em casa. Confira algumas ideias:

  • Imprima em papel especial embalagens personalizadas para bombons e balas. Você pode embalar e montar em copinhos ou sacolinhas de papel.
  • Para festas infantis, conjuntos de mini giz de cera em um copinho decorado é uma ideia original e muito bonita.
  • É possível montar caixinhas com origami. Dentro delas, você pode colocar bombons ou balas coloridas.
  • Para festas mais sofisticadas, substitua as balas por macaroons ou bombons finos.
  • Vasos de mini suculentas decorados também são uma opção super popular no momento.

Decoração de mesa de aniversario feminino

Para as mulheres, as temáticas de unicórnios, sereias e vintage estão em alta. É possível preparar uma decoração extremamente elegante, sem gastar demais. O melhor dessas sugestões é que elas ficam lindas, tanto para festas de adultos quanto para festas infantis.

 

A Mulher Maravilha também tem sido uma temática popular entre as meninas desde o lançamento do filme. O rústico chique tem marcado presença nos eventos, além das temáticas modernas e simples. No final, o que manda sempre será o gosto da aniversariante.

Capriche nos detalhes para uma decoração de mesa de aniversário perfeita.

Decoração de mesa de aniversário masculino

As festas para homens tendem a usar cores mais fortes e mais formas retas, pelo menos para os adultos. As temáticas rústicas e de pubs costumam a ser bastante populares. Para os bebês, as temáticas de animais, circo e carrinhos são as preferidas de 2018.

Cores fortes são a tendência para os meninos

Os super-heróis costumam a ser a pedida mais popular entre os meninos, junto com temáticas de jogos

Decoração de mesa de aniversario infantil

As crianças normalmente querem escolher o tema. É importante pesquisar sobre o personagem, desenho ou jogo escolhido para garantir que a decoração incorpore os detalhes do tema. Se a criança for nova demais para escolher, você pode se inspirar nas últimas tendências.

Os unicórnios são uma das tendências para decoração de mesa de aniversário para bebês.

As cores pastéis com motivos de animais são uma opção simples, barata e muito elegante para bebês. Se você quer fazer algo mais temático, a estética de circo também está em alta. Os unicórnios e outras criaturas mágicas são a febre do momento, e são capazes de compor uma decoração de mesa de aniversário incrível.

Decoração de mesa de aniversário temático

Quando você define um tema, é importante pesquisar para acertar todos os detalhes. As festas temáticas tem sido especialmente populares, com todo o movimento do mundo geek atualmente. É cada vez mais comum que adultos inspirem suas festas de aniversário em sagas populares, como Harry Potter ou Guerra nas Estrelas. As temáticas de zumbis e festas à fantasia também estão com tudo.

Outros temas populares são as festas culturais, celebrando países e etnias. festas havaianas, chinesas e japonesas são especialmente queridas.

Decoração de mesa de aniversário chique

Se você está planejando um evento mais formal, apostar em uma decoração mais elegante é essencial. Nesses temas, o uso de arranjo de flores na decoração da mesa de aniversário ajuda a trazer sofisticação e requinte.

Outa dica é trazer os tons metalizados, vidro e cristal para aumentar ainda mais a elegância. Talheres e vidros decorados são essenciais. Normalmente, quando alguém planeja uma decoração chique para o aniversário, pensa imediatamente nas formas mais rebuscadas. Embora elas fiquem lindas, também é possível criar um efeito requintado usando elementos minimalistas e modernos. O rústico chique também está em alta e fica elegantíssimo na decoração de mesa de aniversário.

Decoração de mesa de aniversário

A mesa de aniversário é, sem dúvida a parte mais importante da festa. Muitas fotos serão tiradas perto dela. Além disso, é onde os convidados cantarão parabéns e um dos lugares para o qual eles mais olham. Por isso, caprichar é essencial.

É possível fugir do tradicional para fazer a decoração de mesa de aniversário.

A seguir, você encontra o guia completo para acertar em cada detalhe da decoração da mesa de aniversário. Confira:

Toalha de mesa

A toalha de mesa é um dos primeiros detalhes no qual você precisará pensar. Tradicionalmente, na decoração de mesa de aniversário, é comum que a toalha vá até o chão. Isso, no entanto, não é um regra. Você pode decidir aquilo que fica melhor com a sua temática.

A principal dica é se atentar às cores na toalha de mesa. Esse é um item que serve como base para o resto da decoração, mas não será o destaque principal. Portanto, procure escolher as cores mais neutras e suaves da sua paleta de cores para a toalha. O ideal é que ela funcione como uma tela para o resto dos itens na mesa.

A toalha de mesa ajuda a destacar os pratos.

Caso decida por não usar uma toalha de mesa, como é comum em decorações rústicas ou minimalistas, não esqueça de usar toalhas de papel para bandejas e sousplats de papel. Dessa forma, você garante que os pratos não vão escorregar e protege o móvel de danos. Essas peças também deixam a decoração de mesa de aniversário mais elegante.

Use as cores da paleta escolhida a seu favor na hora de montar a decoração de mesa de aniversário.

Saiba mais sobre como utilizar o sousplat de papel nesse outro post do blog

Enfeite de mesa

Para a decoração de mesa de aniversário, os arranjos e enfeites são fundamentais. Em festas infantis, certifique-se de incorporar nesses elementos os personagens relacionados com o tema escolhido. Isso pode ser feito com figuras impressas e coladas em papelão, com bonecos ou bichinhos de pelúcia

Para adultos, os arranjos dependerão muito do estilo da decoração. É comum utilizar flores, velas e arranjos com elementos naturais, por exemplo. Esse é o detalhe da mesa onde você poderá ser mais criativo. Existem inúmeras ideias na internet para montar arranjos bonitos e elegantes para cada ocasião. Veja algumas ideias:

  • Coloque velas aromáticas flutuando em velas ou copos. Você também pode colocar ramos de flores na água.
  • Luzes de Natal podem ser usadas para criar uma decoração aconchegante e animada na festa. Prefira os modelos que estão sempre acesos, em cores únicas.
  • Fotos em arames criam arranjos personalizados incríveis.
  • Arranjos feitos de bombons ou doces ficam lindos e os convidados adoram.
  • Decorações em mdf são uma forma barata de deixar a mesa muito mais bonita.

Talheres e prataria

É importante não esquecer dos itens funcionais na decoração de mesa de aniversário. Se você não vai oferecer um jantar formal, mas está oferecendo qualquer tipo de comida, como um buffet, é importante deixar os talheres sempre disponíveis.

Você pode deixá-los em jarros ou caixas decoradas na mesa de aniversário. Não esqueça de disponibilizar também talheres para aperitivos se forem necessários. Os pratos podem ser disponibilizados em uma mesa separada se você estiver oferecendo um jantar tipo americano. No caso de um jantar tradicional, os pratos e talheres devem ser deixados postos na mesa dos convidados.

Copos e Taças

O ideal na decoração de mesa de aniversário é disponibilizar as bebidas já servidas. Utilize bandejas protegidas com toalhas de papel para garantir que a apresentação esteja impecável. Não esqueça também de disponibilizar descanso para copos.

Caso prefira, você pode fazer uma mesa específica para as bebidas, próxima a mesa de aniversário. Dessa forma, você pode também disponibilizar taças e copos em bandejas para que os convidados se sirvam ou drinks prontos. 

Guardanapo

O guardanapo é um dos itens mais importantes em qualquer mesa. Lembre-se que seus convidados certamente usarão pelo menos um guardanapo durante qualquer refeição. Em uma festa de aniversário, a tendência é usar mais do que isso.

guardanpo de papel arranjo mesa vermelho

Oferecer guardanapos de qualidade para seus convidados é essencial.

Os guardanapos de papel são, sem dúvida, a opção mais prática e com o melhor custo-benefício para festas de aniversário. As versões em tecido, além de serem custosas e pouco higiênicas, precisarão ser reutilizadas vezes demais durante um evento assim. Os guardanapos de papel são mais convenientes e confortáveis.

No entanto, é preciso escolher com cuidado o guardanapo que será disponibilizado. Um item de qualidade ruim pode destruir todo o trabalho que você dedicou à decoração de mesa de aniversário. Por isso, busque produtos de qualidade garantida, como os da Relevo.

Os guardanapos Relevo são sofisticados e elegantes.

Os guardanapos da Relevo são peças sofisticadas, suaves ao toque e extremamente absorventes. Como podem ser personalizados e são decorados, eles ajudam a compor o ambiente. Você economiza sem perder em beleza e qualidade.

Para aprender como dobrar os guardanapos de papel de maneiras especiais, leia esse outro artigo do blog.

Guardanapo de aperitivos

Os guardanapos para aperitivos são peças menores do que os guardanapos de mesa. São itens que tornam a mesa mais elegante, e como em aniversários a maioria da comida servida é finger food, são indispensáveis.

Guardanapos para aperitivos são indispensáveis na decoração de mesa de aniversário.

Os guardanapos para aperitivos devem ser disponibilizados sempre na mesa de aniversário e estar perto de qualquer tipo de canapé ou doce que precise ser pego com a mão.

Decoração de fundo

O fundo da mesa também é uma parte importantíssima para a decoração. Ele vai ajudar a compor uma cena completa, que ficará perfeitamente enquadrada nas fotos e filmagens do local.

Para fazer uma decoração de mesa de aniversário perfeita no painel de fundo, certifique-se de respeitar a temática da festa. Pense nessa decoração como uma moldura para sua mesa de aniversário. O destaque ainda deve ser dos itens em cima da mesa. A decoração de fundo serve para complementar e harmonizar o ambiente.

A decoração de fundo pode ser sutil desde que combine com o tema da festa.

Balões

Utilizar balões na decoração já é uma tradição nos aniversários. Você pode, por exemplo, contar um arco para emoldurar a mesa ou deixá-los flutuar no teto. Atualmente, estão sendo muito usados os balões com formato de letras e números para escrever o nome do aniversariante ou a idade. Confira algumas ideias para decorar com balões:

  • Pendure fotos com fitas nos balões flutuantes para criar um mural.
  • Coloque confete ou papel picado em balões transparentes antes de enchê-los para um efeito festivo.
  • Crie um mural com um desenho colando balões de cores diferentes na parede.
  • Balões de tamanhos diferentes podem ajudar a compor um visual mais assimétrico e moderno.

Imagens e fotos

Outra ideia para a decoração de fundo é usar imagens ou fotografias. Um painel de fotos montado com sisal ou luzes em fio, por exemplo, fica lindo atrás do bolo. Em festas infantis, usar imagens dos personagens ou fotos que formem uma paisagem atrás do bolo também são ideias muito usadas.

Confira algumas ideias incríveis:

Painéis e texturas

Você pode usar apenas painéis com as cores da festa e texturas diferentes atrás da mesa para uma decoração de mesa de aniversário simples e barata. Além de ser uma opção charmosa e harmoniosa, essas ideias são fáceis de fazer e não exigem muito investimento.

Lembrancinhas e mimos para os convidados

Não esqueça das lembrancinhas. Essa é uma tradição bastante valorizada em festas de aniversário. Esses itens podem ser facilmente integrados na decoração de mesa de aniversário. Um boa ideia é disponibilizar as lembrancinhas em uma bandeja ou em uma caixa para que cada convidado pegue a sua.

Outros mimos, como docinhos, bombons e balas também são essenciais. Eles podem ser organizados em lindos arranjos e trazer plaquinhas com mensagens de agradecimento ou com o nome dos convidados.

Sobre o que dar de lembrancinha, isso vai depender muito do tema da festa e da sua criatividade. Doces como bombons e macaroons são muito populares, assim como as balas coloridas. Se você pensa em algo mais duradouro, está na moda dar mini vasos de suculentas ou outras plantinhas. Outra opção bem legal são as fotos instantâneas dos convidados.

Conclusão

Preparar a decoração de mesa de aniversário perfeita exige muita atenção aos detalhes. Com as dicas que você encontrou aqui, certamente se inspirou muito e teve várias ótimas ideias. Agora, é só colocar a criatividade para trabalhar!

Não esqueça de encomendar os itens descartáveis que você vai precisar no site da Relevo.

Quer mais dicas para montar as mesas mais incríveis em todas as ocasiões? Leia também esses outros posts do blog:

E você, como prefere a decoração de mesa de aniversário? Conte para a gente nos comentários e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida!