Postado em:

Como Preparar Um Jantar de Ação de Graças Perfeito em Casa

Que tal preparar um jantar de ação de graças?

A tradição norte-americana de celebrar o ‘Thanksgiving’ começa a ganhar adeptos no Brasil! Mas como preparar um jantar de Ação de Graças perfeito em casa? E justamente isso que vamos ensinar hoje!

Aqui em terras canarinhas, o Dia de Ação de Graças foi instituído por lei em 1966. Mas ao contrário do país da américa do norte, por aqui o Turkey Day, ou Dia do Peru, como também é conhecido o feriado, não caiu muito no gosto do brasileiro.

E a frase é no passado mesmo. De uns anos para cá é cada vez maior o número de famílias que aproveitam a data para se reunir e agradecer tudo que ocorreu de bom ao longo do ano.

EMPRESA OU RESTAURANTE? PEÇA SUA AMOSTRA GRÁTIS:

Receba Amostra Grátis

Conheça mais sobre o Dia de Ação de Graças e como receber bem em casa no nosso blog:

Dia de ação de graças: o que é e como participar dessa celebração

Como ser um bom anfitrião: 5 regras básicas de etiqueta

A organização de um belíssimo – e saborosa – jantar de Ação de Graças não é complicada. Um pouquinho de planejamento de foco bastam para fazer desta noite memorável.

Então anote as sugestões, faça seu checklist e inspire-se nas nossas super dicas de como preparar um jantar de Ação de Graças perfeito em casa!

Vamos lá.

Por que o Dia de Ação de Graças é especial

Como já explicamos acima, o Dia de Ação de Graças é uma celebração onde a família se reúne para dar agradecer a tudo de bom que o ano que passou trouxe.

Originalmente, a celebração surgiu após um ano de colheita ruim. No ano seguinte, em 1621, os campos trouxeram fartura à mesa dos colonos e então as famílias passarão a se reunir para agradecer.

Daí a tradição de ser um encontro familiar e um momento de união, gratidão e renovação.

Ainda que não seja um costume no Brasil, é possível integrar a data no calendário de encontros especiais da sua família.

Quer coisa mais especial do que estar com quem você mais ama e ainda celebrando esta união?

Confira a partir de agora tudo o que você precisa saber para como preparar um jantar de Ação de Graças impecável.  

Como preparar um jantar tão especial quanto o Dia de Ação de Graças

O capricho e carinho devem ser os ingredientes principais em tudo o que fizer para o jantar especial de Dia de Ação de Graças.

O simbolismo da data, que gira em torno da gratidão também deve estar na mesa. A simplicidade é o tom da noite.

Especialmente porque o Dia de Ação de Graças celebra o ser e não o ter. Mas isso não significa que tudo deve ser feito de qualquer jeito.

Pelo contrário, dê atenção aos detalhes. Sua família merece este mimo! Veja como preparar um jantar de Ação de Graças fácil e sem complicações.

Montagem da mesa de jantar

Organizar uma mesa simples para o jantar de Ação de Graças não quer dizer que você deve abrir mão das melhores louças e copos.

Na verdade, é um bom momento para usar tudo aquilo que só sai do armário em uma ocasião especial.

No hemisfério norte, a decoração é toda em cores quentes e terrosas, pois o Dia de Ação de Graças ocorre no outono.

Referências da natureza nesta época do ano também vão para a mesa, que é decorada com folhas secas, flores frescas e alimentos que simbolizam a colheita, como abóboras e batatas doce.

Como no Brasil estamos nos despedindo da primavera em novembro, quando ocorre o Dia de Ação de Graças, nada impede que façamos tudo bem florido e colorido.

Na realidade, toda a decoração dependerá do clima que você quer para a festa: se outonal ou primaveril.

Uma coisa é certa: o estilo rústico e simples é o que dá o norte para o visual.

Toalha de mesa

Ao invés da toalha você pode utilizar um jogo americano. Prática e versátil, a peça ajuda a destacar ainda mais a decoração da mesa.

A toalha de mesa é o começo de como preparar um jantar de Ação de Graças. Se optar por usá-la, pode escolher uma em tom de amarelo-claro, por exemplo.

Como as estações são inversas, a ideia é buscar referências para criar uma nova tradição.

Também é moderno utilizar um trilho de juta, onde o restante da decoração ficará. O papel pardo (sim, você leu certo) também é uma opção.

Neste caso pode ser cortado como um trilho, para decorar o centro da mesa, ou em retângulos, para servir de jogo americano.

Esta ideia pode ser ainda mais incrementada. Você pode imprimir seu próprio jogo americano em um papel pardo com gramatura maior.

Na borda, coloque a frase “Eu sou grato por…” e deixe indicativos na forma de pontos ou linhas para que cada familiar escreva ao que é grato.

A utilização de um jogo americano também é uma ideia bacana. Ele pode ser colocado sobre a toalha ou sozinho à mesa.

Se gostou da ideia do papel pardo, pode colocar primeiro ele e depois o jogo americano, criando camadas de referência decorativas. Esta ideia funciona com tecidos e outros materiais, como a ráfia.

Neste caso, indicamos que você escolha os jogos americanos de papel da Relevo. As peças têm acabamento perfeito e combinam muito bem com qualquer estilo decorativo.

A Relevo também entrega tudo personalizado, se você desejar. É uma oportunidade excelente para deixar uma mensagem de gratidão especial para a sua família.

O modelo Pois tem a borda decorada e é muito elegante. Se preferir, você pode escolher pelo jogo americano oval: uma opção charmosa e super diferente!

Saiba mais sobre como usar o jogo americano nesta outra matéria no nosso blog: Jogo Americano: Para Que Serve, Como e Qual Usar Em Sua Mesa.

Pratos

Os pratos brancos são um clássico e perfeitos para qualquer ocasião. Mas nada impede que você aposta em peças com cor e de formatos diferentes, como os ovais ou quadrados.

Como preparar um jantar de Ação de Graças sem louças bonitas? Impossível, não é verdade!?

Não é necessário comprar nada novo. Utilize o que tem. Aquele jogo lindo que só sai do armário no Natal agora tem outra data para ser visto e usado!

Se quiser, pode usar pratos de diferentes cores e formas. Apenas observe se a mesa não vai ficar mais carnavalesco do que apropriada para o jantar de ação de graças.

Além disso, é preciso coordenar a cor da louça com a da toalha. Caso você tenha optado pelo jogo americano de papel da Relevo isso não será um problema, pois eles são como telas em branco: perfeitos para decorar a mesa.

Talheres

Escolha bons talheres para preparar seu jantar de Ação de Graças. Especialmente porque vai ter peru (e farofa!).

Os talheres para esta refeição especial pode ser daquele faqueiro que, assim como os ‘pratos de visita’, só saem do armário no Natal!

As peças em aço inoxidável são clássicas e adequadas para o seu jantar de Ação de Graças.

Os talheres com cabo de madeira, por terem um aspecto mais rústico, podem ir à mesa também.

Fica lindo misturar eles com as peças em inox. Utilize as facas com cabo de madeira com o garfo e a colher em aço inox. Um charme

À mesa, coloque a faca à direita e o garfo à esquerdo. Se servirá um caldo ou sopa fria como entrada, coloque a colher após a faca.

Mas não é necessário seguir nenhuma regra de etiqueta. Uma maneira de inovar é amarrar todos os talheres com uma fita ou pedaço de juta.

Taças e copos

O jantar de Ação de Graças é um brinde à vida! Nada melhor do que fazer isso com os descansos de taças e copos da Relevo.

Uma das coisas mais legais em comemorar o Dia de Ação de Graças é que você passa a perceber que deve agradecer e usar o que tem.

A ocasião especial é todos os dias! Por isso traga para a mesa as suas taças e copos mais bonitos.

Usar vidros coloridos pode ser uma boa maneira de incrementar a decoração. É um momento de celebração da vida e usar cores alegra todo o ambiente.

Para dar ainda mais destaque para as taças e copos, utilize os descansos de copos de papel da Relevo. Se escolheu não utilizar toalha eles são essenciais, porque protegerão o seu móvel.

As peças da Relevo são de alta qualidade e absorção, além disso, combinam muito bem com os jogos americanos de papel.

Assim como todas as peças da Relevo, os descansos de copo de papel também podem ser personalizados.

Para o jantar de Ação de Graças indicamos os designs ‘trevo’, que tem a borda decorada, ou o ‘clássico’. Confira estes e outros modelos na loja da Relevo.

Guardanapo

Utilizar guardanapos de papel no seu jantar de Ação de Graças é levar beleza, qualidade e elegância para a mesa.

Essencial à mesa, o guardanapo de papel da Relevo é a melhor opção para o seu jantar de Ação de Graças.

Por ser descartável, é mais higiênico e prático. Além disso, a alta qualidade das peças da Relevo assegura que você pode incrementá-lo com o uso de porta guardanapos ou dobraduras diferenciadas.

Assim como todos os outros produtos, os guardanapos de papel da Relevo podem ser personalizados especialmente para o seu jantar de Ação de Graças.

Além de cumprir muito bem sua função, os guardanapos de papel decorados e personalizados da Relevo são mais baratos que os de tecido, que precisam ser muito bem lavados, até mais de uma vez, para a remoção de sujeiras e manchas.

A quantidade de peças usadas durante a refeição também influencia no custo x benefício. Pouco absorventes, escolher guardanapos de papel de baixa qualidade pode custar caro em função disso.

Os guardanapos de papel da Relevo são feitos com 100% de celulose. É por isso que são de ultra absorventes, sem perder a maciez ao toque, a firmeza e o acabamento perfeito.

Esta qualidade ainda garante que apenas uma única peça seja suficiente para toda a refeição. Conheça todos os modelos de guardanapos de papel na loja da Relevo.

Se tiver interesse em aprender mais, descubra como escolher qual o melhor modelo de guardanapo para cada ocasião nesta outra postagem aqui no blog: Tipos de Guardanapo de Papel: Aprenda a Escolher Para Cada Ocasião.

Arranjos para a decoração

Como você viu até aqui, tentamos buscar referências da celebração norte americana como inspiração para como preparar um jantar de Ação de Graças abrasileirado.

Para a decoração da mesa, nossa sugestão é trazer as flores como peças principais. Se quiser dar um clima com os tons outonais do hemisfério norte, use girassóis.

As margaridas e outras flores campais são perfeitas para esta ocasião.

Podem estar dentro de jarras, copos, vidros de conserva (amarre um pedacinho de juta ou uma fitinha para fazer um charme). As suculentas também ficam excelentes na mesa. Podem estar em vasos menores.

Aproveite aquele suporte de cup cakes para fazer o arranjo com suculentas, girassóis, velas e alguns legumes terrosos, como mini abóbora, cenoura, milho e batata-doce.

E por falar em velas, uma maneira super diferente de colocá-las é forrá-las com paus de canela. Para prender, basta uma fita, sisal ou juta.

Esta técnica pode ser feita em diferentes tamanhos de velas, o que é ótimo para decorar a mesa e também a sala de refeições.

As folhas de louro podem ser usadas com um pedaço de renda ou tule para criar o mesmo efeito.

Ideias de pratos para servir

O peru é a estrela do Thanksgiving norte-americano. Que tal você criar a tradição da sua família para celebrar esta data?

O Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. Não apenas por todo o simbolismo, mas também pelos pratos típicos da ocasião: pão, abóbora, batata-doce, milho assado, purê de batatas e, claro, peru.

De sobremesa, o costume é servir uma torta de maçã, de abóbora ou de nozes. Nos copos: vinho ou a tradicional cidra americana, que pode ser servida fria ou quente.

Será que podemos fazer o mesmo por aqui? Claro que sim! Se você gosta de tradição à mesa pode fazer estes pratos sem o menor problema.

Mas como no Brasil o clima é outro, você também pode apostar em um cardápio mais verde-amarelo.

O mais importante é reunir a família e os amigos próximos para dar graças a tudo de maravilhoso que ocorreu durante o ano!

Acompanhe as nossas sugestões, tradicionais e nem tanto, de como preparar um jantar de Ação de Graças dos deuses.

Aperitivo

Os aperitivos para o jantar de Ação de Graças podem ser simples, mas se apresentados de maneiras diferentes incrementam até mesmo a decoração.

Uma tábua de frios é sempre uma boa pedida, seja para a Ação de Graças ou não. Tomate cereja, conservas, batata bolinha assada, ovos de codorna, salame, queijos, frutas secas e castanhas. Crie a sua versão.

Se quer algo mais tradicional e próximo ao estilo norte-americano, invista em aperitivos a base de batata-doce, cenoura ou pão.

Um ‘pão de queijo italiano‘ é facílimo de fazer e impressiona quando servido. Pegue um pão italiano redondo e fatie na horizontal sem que o corte chegue na base. Faça o mesmo na vertical.

Besunte os quadradinhos que se formaram com molho pesto e queijo parmesão ralado. Leve ao forno até que o queijo fique como uma crosta. Pronto.

Batata-doce e cenoura cortadas em palitos podem ser assadas. Tempere com sal, azeite e alecrim.

Coloque dentro de canecas e sirva com dois ou três tipos de molho. Chips de batata e de beterraba também ficam deliciosos.

Atente apenas para a quantidade. Lembre-se que logo virá um jantar dos deuses. Então nada de assar um quilo de batata. O aperitivo serve apenas para aguçar o paladar.

Entrada

O prato de entrada no jantar de Ação de Graças pode ser uma salada colorida e bem tropical. Você pode diversificar e utilizar frutas, em especial as cítricas, e castanhas. O sabor fica incrível.

Como é quase verão, uma sopa fria também é uma excelente pedida. A de tomate, guarnecida com camarões, é tentadora.

Prato Principal

O peru é a estrela do jantar de Ação de Graças e você também pode investir nesta saborosa ave para ser o prato principal.

Esta versão do Bom Gourmet, assada em uma crosta de sal, é de dar água na boca. A apresentação à mesa é fantástica, pois a ave não precisa ser totalmente removida da crosta para ser servida.

O purê de batata e o milho assado, tradicionais no jantar de Ação de Graças no hemisfério norte, também têm vez aqui.

Você também pode trocar o peru por galinha, inteira ou em pedaços. Se quiser fazer algo totalmente novo e diferente, aposte em peixes e frutos do mar.

Para isso construa um menu que conversa com a escolha desses ingredientes como prato principal. Faço o mesmo se optar por outro tipo de carne.

Sobremesa

Não há como resistir às sobremesas tradicionais do jantar de Ação de Graças: tortas de maçã, de abóbora e de nozes.

Todas as versões podem ser servidas com chantilly batido na hora. Mas se você quer dar um toque mais tropical, aposte nos clássicos brasileiros: pudim de leite, brigadeirão, quindim ou uma musse de maracujá.

Conclusão

Agradecer tudo de maravilhoso que ocorreu durante o ano é o principal foco de um jantar de Ação de Graças. Com as nossas super dicas você também vai querer celebrar esta data todos os anos!

A maneira de como preparar um jantar de Ação de Graças é simples e pode ser feita com o que você tem em casa. A decoração mais rústica tem a intenção de trazer um pouco do campo para a mesa.

Além disso, como você aprendeu, a utilização de guardanapos, descansos de copos e jogos americanos de papel da Relevo é um jeito barato e funcional de dar um visual surpreendente para a decoração.

O mais importante é que todos estejam unidos, tenham gratidão por tudo de bom que o ano que está para terminar trouxe, e foquem no verdadeiro sentido desta celebração do ser!

Agora que a missão de como preparar um jantar de Ação de Graças está cumprida, que tal dar uma olhada nestes outros assuntos que separamos especialmente para você se inspirar e fazer muitos outros jantares e almoços para sua família?

Jantar Especial Para a Família: 6 Dicas de Como Torná-lo Perfeito

Aprenda Como Montar Uma Mesa de Lanche da Tarde Inesquecível

5 dicas para personalizar a mesa da Ceia de Natal

Gostou? Esquecemos de alguma coisa importante? O que mais você gostaria de ver por aqui? Conta tudo para a gente aqui nos comentários. Adoramos saber!

Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *