Postado em:

Como Organizar Uma Festa: Siga Este Guia Completo Para o Sucesso

Sabe qual o segredo de uma festa de sucesso?

O segredo de como organizar uma festa de sucesso está na organização e no planejamento.

É claro que chamar uns amigos para casa não precisa ser nada formal e cheio de circunstância. Qualquer hora é hora.

Mas se você quer dar uma festa mesmo, para celebrar alguma coisa, aí a ‘coisa’ muda de figura. Existem alguns passo a passos para facilitar tudo e transformar momento em algo realmente especial.

EMPRESA OU RESTAURANTE? PEÇA SUA AMOSTRA GRÁTIS:

Receba Amostra Grátis

Se você vai receber em casa, não deixe de ler estas outras postagens aqui no blog para se inspirar:

Veja como preparar a casa para uma festa com elegância e praticidade

Saiba como organizar uma festa em casa com nossas 6 dicas

Como ser um bom anfitrião: 5 regras básicas de etiqueta

O primeiro é definir o que você quer fazer exatamente. Paralelamente, pense quantas pessoas considera chamar. Tem espaço na sua casa para tudo isso. E o cardápio? Bebidas? Itens essenciais de festa?

Calma. São sim muitas decisões, mas você vai tomar cada uma delas no momento certo.

Com a nossa ajuda, tudo ficará mais do que perfeito! Prepare o bloco de notas. Como organizar uma festa: guia para o sucesso começa a agora!

Vem com a gente.

A chave está em planejar com antecedência

As notícias boas merecem brindes ao lado dos amigos! Para reunir a galera em grande estilo – porque eles merecem, né!? – a organização é a sua BFF.

Fazer uma pequena reunião para amigos ou uma recepção maior para comemorar algo especial em casa requer, antes de tudo, um bom planejamento.

Você chamará apenas seus amigos mais chegados ou o pessoal do escritório também está dentro. Haverá crianças?

Não precisa fazer a lista de convidados ainda, mas comece a desenhar o que quer. Planejar não é definir, mas sim levantar ideias possíveis.

OK, agora pense no motivo da comemoração e busque referências do que quer. A partir do que viu, defina um orçamento.

É super importante você ter esta breve noção para poder checar o que já tem em casa e o que precisará comprar, encomendar, fazer você mesma ou alugar.

Com este mini esboço, vamos partir para a prática nesta tarefa especial de como organizar uma festa.

O primeiro passo é definir data e horário. Considere tudo o que tem de referência e observe se haverá tempo suficiente para executar tudo.

Durante a semana, a sexta-feira é a melhor opção para quase todo mundo. Mas como é um dia de trabalho, verifique se o tempo que você terá disponível para correr para casa e dar os toques finais na festa é suficiente.

O sábado também é um dia bom e seu evento pode começar até mais cedo para que não se estenda até a madrugada, por exemplo.

Neste caso pode ser feito até mesmo um pouquinho antes do almoço – caso sua ideia é servir uma refeição – ou um pouco depois. Aí os comes e bebes podem ser petiscos, entre outras sugestões que vamos te dar logo mais.

Se você for pedir a comida ao invés de fazer, lembre: o planejamento antecipado é fundamental para evitar problemas de última hora.

Viu só como organizar tudo no papel (ou no computador, claro!) ajuda a clarear as ideias?

Lista de convidados

Quem vem? Com o esboço de como você quer, vamos ao passo seguinte na missão de como organizar uma festa: faça a lista prévia de convidados.

O primeiro item da sua checklist de como organizar uma festa perfeita é os convidados.

Fica complicado comprar os comes e bebes sem saber quantas pessoas comparecerão, aproximadamente.

O número de convidados nunca será exato. Sua amiga pode levar o crush ou seu amigo ter algum imprevisto e não poder comparecer de última hora.

Faz parte e você precisa estar preparada para isso. Mas é interessante listar todos que gostaria de chamar e então observar outros dois pontos: o seu orçamento e o local onde prevê que a festa ocorrerá.

Primeiro é preciso saber se você terá dinheiro para bancar 100 pessoas ou 10. Segundo: o local que você quer fazer a festa comporta 100 ou 10?

Enviar convites

Com a lista de convidados fechada, defina como será o convite de sua festa. Existem três formas de fazer isso: pessoalmente, por telefone; impressos, que precisam ser entregues por você; ou serviços online.

Com a evolução de tudo, a procura por serviços online tem sido crescente, pois, a economia com gráfica e com a entrega pode valer muito a pena.

Além de criar modelos bonitos, alguns sites oferecem ferramentas para o gerenciamento de confirmação, como o Invitebox e o Greenvelope.

Nos dois sites os convites podem ser totalmente personalizados, com o texto que você quiser. E o melhor: é tudo gratuito!

Caso você faça questão de um convite impresso, lembre-se que tudo deve ser enviado ou entregue pessoalmente com mais antecedência.

Dica extra: no seu convite é necessário as informações completas de onde a festa ocorrerá e também é de bom tom deixar um telefone para contato.

Além da confirmação de presença, é elegante que você pergunte aos seus convidados se eles ou seus acompanhantes possuem algum tipo de restrição alimentar.

Com certeza você conhece bem a maioria, mas é educado fazer isso.

Definir o local para a festa

Dentro de casa ou no quintal! Vamos para o próximo passo da sua checklist de como organizar uma festa: o local onde tudo ocorrerá.

Lembra que já sugerimos que você pensasse no local onde faria a sua festa ao mesmo tempo em que esboçasse a sua lista prévia de convidados?

Vamos explicar melhor o porquê agora!

Acomodar 30 pessoas na sua casa não tem o menor problema. A questão é: sua casa comporta esta quantidade de convidados confortavelmente?

Se sim, ótimo. É só marcar este item da sua checklist de como organizar uma festa como resolvido.

Se a resposta é não você pode diminuir a lista de convidados ou buscar outro local.

Que tal o seu quintal? Festas externas são ótimas. O salão de festas do condomínio ou até mesmo um espaço locado podem ser boas opções.

Pequenos restaurantes, lancherias, docerias e cafés coloniais também podem abrigar a sua festa. Geralmente estes locais disponibilizam espaços exclusivos para uma pequena recepção. Vale a pena pesquisar.

Festa interna

Fazer sua festa dentro de casa ou de qualquer outro ambiente é mais seguro em relação ao tempo.

Imagina uma tempestade duas horas depois da festa começar e você não ter sala suficiente para acomodar todo mundo!

Além disso, a recepção em um local fechado é mais intimista e personalizada. Afinal, você está abrindo a sua casa para seus amigos.

Festa externa

Com o clima quente do verão, as confraternizações podem sair dos ambientes fechados e ganhar as áreas externas.

Pode ser no quintal, no jardim e até mesmo na varanda gourmet do seu apartamento.

Aproveite o que a estação te oferece de graça para fazer algo especial e surpreender os seus convidados.

A dica de como organizar uma festa ao ar livre é ter um ‘plano B’. O dia pode estar lindo e de repente chover.

Então é necessário que você atente para isso. Uma tenda resistente ou mesmo levar a festa para dentro de casa estão valendo.

Escolha o tema da festa

Dentro de tudo o que você já considerou na ‘missão como organizar uma festa‘, temos certeza que nem passou na sua cabeça que você pode sim fazer algo temático.

Mesmo que a festa não seja de aniversário ou não tenha um motivo específico para ser feita – por que não apenas reunir os amigos, não é verdade! -, criar um tema pode ser muito divertido.

Não apenas isso, mas também pode ser bacana no momento de organizar o ambiente. Tudo pode ser feito em conformidade com o tema e o estilo que você escolheu.

Apenas tome o cuidado de não deixar tudo muito infantilizado ou com muita informação.

Outra dica é escolher algo que facilite na hora de organizar o seu espaço e a decoração. Se você quer algo extremamente luxuoso, mas não tem nada assim em casa, precisará comprar.

Então considere as suas possibilidades, o seu orçamento e, principalmente, o seu estilo próprio!

Defina o cardápio

Você pode oferecer um jantar ou petiscos. Tudo vai depender do que você escolher para a sua festa.

Antes de definir o que servirá na sua festa, observe se algum dos seus convidados têm algum tipo de restrição alimentar ou segue um estilo de vida diferente do seu, como o veganismo, por exemplo.

Isso não é obrigatório, mas é de um carinho imenso!

A principal preocupação na hora de preparar o cardápio da festa é diversificá-lo o máximo possível e incluir alimentos e bebidas curinga, que agradam à maioria das pessoas e que são mais suaves.

Se dentro do seu plano de como organizar uma festa o evento é temático, leve isso em consideração na elaboração do cardápio.

Por exemplo: se a festa é tropical, entradas frias, espetinhos de frutas e drinks tropicais servidos em um abacaxi podem ser opções bacanas.

Se for algo inspirado em Hollywood, sirva pipoca, hot dog, barras de chocolate e balas coloridas.

Caso você não faça nada temático, uma opção mega atual é apostar nos aperitivos e comidinhas porcionadas.

Este outro artigo aqui do blog é tudo o que você precisa para saber fazer isso de maneira especial e personalizada: Finger Food: o que é, quando e como servir.

Se a opção for petiscos, eles também podem ganhar um ar mais sofisticado. A sugestão é elaborar canapés, espetinhos (tomate, queijo e manjericão… hum) e outras gostosuras e apresentá-los de maneiras diferentes.

Veja o passo a passo de como fazer isso neste outro artigo: Conheça 6 dicas práticas para servir aperitivos. Não tem erro se você seguir estas dicas. Aproveite!

Dependendo do horário da festa, pode ser bem interessante você servir também um prato quente. Risotos e massas são unanimidades e podem ser servidos à mesa ou em pequenas porções individuais.

Mas caso a sua festa seja um jantar, a nossa dica é continuar a apostar no simples. Afinal, você não vai querer ficar enfurnada na cozinha enquanto seus convidados ficam na sala, né!?

O jantar pode começar com uma salada simples de entrada ou uma sopinha, que faz sucesso no inverno.

Opte por um prato principal único e com personalidade, para dar menos trabalho e, ainda assim, deixar sua marca.

Pode ser uma paella, um risoto ou massa recheada. Sirva na mesa, bem apresentado, ou no esquema self-service.

Decoração do ambiente

Para decorar a sua festa, utilize o que tem em casa. Até mesmo cadeiras diferentes funcionam muito bem para organizar uma mesa. Uma tábua larga sobre cavaletes também é uma solução criativa e que vai impressionar os convidados.

Dentro da sua checklist de como organizar uma festa com certeza tem um item importante: a decoração do ambiente.

Se for preciso, arraste os móveis, enfeite, improvise. Deixe que os convidados percebam o quão bem-vindos eles são e que você realmente preparou aquele espaço com muito carinho para recebê-los.

Ah, e se algum objeto for muito frágil e de estimação, que tal guardá-lo para que ninguém esbarre nele e o quebre?

Libere os sofás. Se o número de convidados for maior que o de cadeiras pode apostar em pufes e almofadas.

Em último caso pode até pedir emprestado de alguém ou alugar, caso o seu orçamento permita.

Se a festa ocorre na sala, aproveite as mesas e aparadores para deixar os petiscos. É mais prático para você e para os seus convidados.

Use flores naturais. Um dia antes da festa passe em uma floricultura e compre o que precisar. Se você tem jardim aproveite o que tem.

Suculentas bem verdinhas e erva aromáticas, como o alecrim, a hortelã e o louro, também podem ser usados. Em especial se você for servir um jantar. Estas plantas ficam lindas na decoração da mesa.

Se a festa for à noite, pode-se utilizar velas. Além de enfeitarem o ambiente elas dão uma iluminação especial à casa.

Fios de led ou de lâmpadas também são artigos decorativos bacanas e bem estilosos. Vale até usar o pisca-pisca que está no fundo do armário desde o Natal passado.

Outra ideia bacana, caso a sua festa seja ao ar livre, é instalar tocheiros com citronela (que afasta pernilongos, por exemplo), luminárias vazadas e velas em pontos estratégicos para criar uma atmosfera super aconchegante.

Cordões de luz e de bandeirolas também criam um clima super festivo! Por fim, não esqueça de caprichar na playlist da sua festa! Afinal de contas, isto é uma festa! Nada melhor que uma seleção de hits que sejam do gosto da galera!

Composição das mesas

Reunir os amigos para um jantar é uma maneira super divertida e descontraída e colocar o papo em dia!

Como organizar uma festa a partir de um jantar? Para começar você pode usar a mesa da sala ou organizar algumas mesas pelo espaço da festa. Neste caso prefira fazer o serviço no estilo self-service.

Para uma mesa organizada, é preciso que todos os itens que serão utilizados durante a refeição esteja sobre ela.

Reserve boas louças para servir os pratos que preparou e capriche na apresentação.

Complemente com itens decorativos e, caso seja uma festa temática, com peças que remetam ao que escolheu.

Confira as nossas dicas!

Arranjos

Vasos de formas diferentes, copos, taças e até mesmo vidros de conserva podem ser usados para a criação de arranjos para a mesa da sua festa.

Na manhã da festa (ou um dia antes), passe em uma floricultura e compre arranjos para espalhar pela casa e sobre a mesa.

O mosquitinho e o tango são opções simples, bonitas e baratas. Evite flores muito perfumadas. Elas podem ‘brigar’ com o cheiro da comida.

Suculentas bem verdinhas também são indicadas. Além de levarem cor para a mesa, podem ser colocadas em vasos pequenos com cachepôs e até mesmo sobre taças baixas.

Basta deixá-las com a boca virada para baixo e colocar a planta em cima. Dê preferência para arranjos baixos. Isso faz com que a conversa flua melhor entre todos.

Velas e raminhos de ervas, como o alecrim e a hortelã, podem dar um charme todo especial para a mesa.

Toalha de mesa

Se você servirá um jantar em sua festa, o uso de uma toalha é bem interessante para ajudar na decoração.

Uma toalha branca é sempre um curinga para qualquer tipo de ocasião. Se você servirá um jantar para poucos amigos é uma peça ótima porque ajuda na ambientação.

Mas se fará algo mais casual, onde haverá mais mesas, quem sabe a toalha de mesa não seja a melhor opção, pois você precisará de várias peças para compor a decoração.

Neste caso, a nossa dica é o uso de jogos americanos de papel. Versátil e barato, este tipo de peça é uma maneira bacana de personalizar a mesa.

A Relevo possui peças de altíssimo padrão e que podem ser personalizadas para a sua festa.

Na postagem Jogo Americano: Para Que Serve, Como e Qual Usar Em Sua Mesa, explicamos tudo o que você precisa saber para utilizar o jogo americano de papel da Relevo.

Na loja da marca, você pode conferir as peças disponíveis, os tamanhos e também os formatos.

Guardanapos

Guardanapos de papel de alta qualidade são ideais para qualquer tipo de evento. Para festas, onde há circulação de pessoas com comida, este item é indispensável.

Pense: é uma festa. Há pessoas com comida circulando por todos os lados. Qual o tipo de guardanapo você acha o melhor para atender bem os seus convidados?

Se a sua resposta foi o de tecido, pense mais um pouquinho. Em uma festa, mesmo que haja um jantar, os guardanapos de papel são, de longe, a melhor opção.

O mais importante é escolher uma marca confiável e que disponibilize peças absorventes, de qualidade e bonitas. É por isso que sempre indicamos a Relevo.

Mais prático e higiênico, o guardanapo de papel da Relevo pode se transformar em mais um item decorativo na sua mesa de festa. Ele pode ser simples ou decorado.

Além da alta qualidade e de serem ultra absorventes, os guardanapos de papel da Relevo podem ser personalizados.

Isso pode ser feito com suas iniciais, caso sua festa seja o seu aniversário, por exemplo, oi até mesmo com a aplicação de outras referências.

O melhor de tudo: a Relevo não cobra nada a mais para entregar este mimo para você! Confira os modelos e as maneiras de personalizar aqui!

Além de serem mais práticos e higiênicos, como já citamos, o guardanapo de papel da Relevo é firme, pois é feito com papel 100% celulose.

Por conta disso, eles podem ser dobrados para serem apresentados com mais elegância à mesa.

Se é isso que você procura, vai gostar muito desta nossa outra postagem: Como Dobrar Guardanapo de Papel: Guia Completo e Prático.

Outro ponto interessante da Relevo, é que a marca fabrica diferentes modelos de guardanapo de papel, adequados para qualquer tipo de ocasião.

Se você for servir uma refeição, uma peça maior é mais adequada. Para aperitivos e drinks, há modelos menores.

Veja todas as opções na loja da Relevo e escolha a qualidade. Escolha a Relevo.

Além de cumprir muito bem sua função, os guardanapos de papel decorados e personalizados da Relevo são mais baratos que os de tecido e mais ecológicos também.

Afinal, ninguém merece você terminar a festa com a barriga no tanque esfregando guardanapo, não é verdade!?

Talheres

Os talheres podem estar à mesa, já posicionados ao lado do prato, ou apresentados de forma inusitadas, como dentro de vidros de conserva. Funciona super bem se você servir o jantar no estilo self-service.

É claro que os itens de mesa fazem parte da sua listinha de como organizar uma festa. A escolha dos talheres dependerá muito do tipo de refeição que você servirá.

Se for um jantar à mesa, os de aço inoxidável são os melhores. São bonitos e versáteis. Cabem em qualquer tipo de decoração.

Mas se for um churrasco ou uma ‘janta sem cara de janta’, onde são servidas porções individuais, os talheres podem variar.

Existem peças com cabos em acrílico bem versáteis também. Podem, inclusive, ser coloridas para dar um charme a mais. Utilizar a faca com cabo de madeira e o garfo em inox fica lindo em um churrasco.

A apresentação também pode ser diferenciada e menos formal. Vale colocar dentro do prato, junto com o guardanapo; em potes de vidro; e até mesmo unidos com uma fita ou sisal, por exemplo.

Pratos

A escolha dos pratos dependerá muito do estilo da sua festa. Vale apostar no clássico branco, com estampas, florais e até mesmo de formas diferentes.

As louças brancas são as mais clássicas e, por isso, casam muito bem com qualquer tipo de evento.

Em uma festa, eles podem ser excelentes opções, pois permitem que o restante da decoração seja mais elaborada.

Você também pode utilizar o que tem em casa e organizar uma mesa super criativa e cheia de personalidade. Não há problema se não há um jogo completo.

Você pode misturar estampas, cores e formatos diferentes de prato. Neste caso aposte toalhas, jogos americanos e guardanapo de papel brancos e mais discretos.

A Relevo possui opções para atender este estilo. Caso sejam servidas porções individuais, você pode transformar outras louças da sua cozinha em pratos.

Vale potinhos de sobremesa, ramequins, cumbucas e até vidrinhos pequenos de geleia e conservas. Fica super estiloso.

Copos e taças

Entre os itens mais utilizados em uma festa estão os copos e taças. Então separe o que tem em casa e deixe à disposição dos seus convidados.

Uma ideia super em alta para servir drinks como caipirinhas e coquetéis é utilizar vidros de conserva. Fica muito moderno.

Você pode acrescentar uma fitinha em volta e completar com um canudinho de papel, pois as estampas são mais variadas.

Para cervejas, sucos, águas aromatizadas e refrigerantes, prefira os copos. Para espumantes, vinhos, alguns tipos de coquetéis escolha as taças.

O vidro é mais indicado que o cristal, pois é mais resistente. Você também pode fazer diferente e servir as bebidas junto com descansos de copos em papel da Relevo.

Este tipo de peça faz maravilhas em uma festa. Além de decorar, elas ajudam a proteger seus móveis.

Assim como todas as peças da Relevo, os descansos de copo de papel também podem ser personalizados.

No site da marca, você pode conferir os modelos e combiná-los com os jogos americanos e guardanapos de papel.

Mesa do bolo

É sempre bom servir algum tipo de bolo, doce ou sobremesa na sua festa. Algo bem simples ou mais sofisticado. O importante é servir com maestria.

Seja seu aniversário ou apenas uma maneira de reunir os amigos, sua festa não ficará completa sem um bolo gostoso ou uma mesa de doces bem colocada.

Se você quer fazer algo diferente, pode apostar em uma decoração específica para este espaço.

Uma maneira bem casual é levar o bolo em cima de uma tábua ou bandeja forrada com papel manteiga mesmo. Fica rústico, mas muito bonito.

Neste mesmo estilo você pode reaproveitar vidros de conservas para colocar os garfos dentro e deixar sobre a mesa.

Não esqueça dos pratos e do guardanapo de papel da Relevo! Complete com flores e outros tipos de sobremesas, se for o caso.

Bolos individuais, montados em copinhos de cachaça ou outros potinhos (pode até ser aqueles de geleias) ficam super personalizados.

Se você quer conhecer os segredos da montagem de uma mesa de sobremesa perfeita, leia este outro artigo no nosso blog: 3 dicas para caprichar na montagem da mesa de sobremesa.

Se quiser apostar no bolo, a dica é um naked cake. Fácil de fazer (e mais barato, se você preferir comprar). e a decoração fica muito bonita se você usar flores naturais.

Para servir com maestria, veja este outro texto cheio de dicas preciosas: 6 dicas para valorizar ainda mais um bolo na hora de servir.

Lavabo e banheiro

Um bom sabonete líquido e toalhas de papel para lavabo da Relevo é tudo o que seu banheiro precisa para ficar perfeito para a festa.

Sim, este espaço da casa merece um pouquinho de atenção.

Você não precisa redecorar o lavabo ou banheiro, mas é bom dar um toque especial. Até mesmo porque haverá um número maior de pessoas usando-o.

Velas aromáticas, pequenos vasos de plantas, vidros pump para o sabonete líquido e cestinhos organizadores são ótimas opções para deixar o visual renovado.

Atente para o número de convidados e deixe papel higiênico a mais. Escolha uma marca de qualidade.

Preparar um kit de emergência é bem bacana. Deixe sobre a pia uma cestinha com fio dental, enxaguante bucal, lenços umedecidos, absorvente, band-aid, cotonete, um kit-costura, balinhas de hortelã e remédios contra enjoo, dor de cabeça ou má digestão.

Dica pulo do gato: ao invés de toalha de tecido, use as versões em papel. As da Relevo são ultra absorventes e a melhor escolha para a sua festa.

Por mais que a recepção pequena na sua casa, a toalha de tecido ficará um horror e precisará ser trocada com muita frequência.

Com um custo x benefício excelente, as toalhas para lavabo também complementam a decoração. Nesta outra postagem você pode conferir mais detalhes sobre esta peça: Toalha de Lavabo: Aprenda Como, Qual e Porque Usar Com Este Guia.

Além de bonitas e ultra absorventes, as toalhas de lavabo de papel da Relevo podem ser personalizadas especialmente para esta ocasião, assim como todos os outros produtos da marca.

Confira aqui os modelos disponíveis e como fazer para customizá-los para a sua festa.

Conclusão

Reunir os amigos em casa é tudo de bom. Mas saber como organizar uma festa é um diferencial. E isso a gente te ensina!

Com certeza você não encontrá artigo mais recheado de dicas quanto esse. Esperamos que você tenha aproveitado.

Mas ainda não acabou (nós sempre temos algo a mais!)

Como você pode perceber, o passo a passo de como organizar uma festa não é dos mais complicados. Basta organização e também de uma ajudinha da sua BFF!

Peça ajuda para que ela auxilie na vistoria do banheiro e no recolhimento dos guardanapos, copos e pratos que não estão mais sendo usados.

Além disso, sempre é de bom tom comunicar seu vizinho que fará uma festinha. Se for possível, estenda o convite e faça novos amigos!

E para fechar a sua festa com chave de ouro, acompanhe todos os seus amigos até a saída. Abrace, diga o quanto são importantes para você!

Agora sim chegamos ao final!

E já que você aprendeu tudo o que precisava sobre como organizar uma festa de sucesso absoluto, confira estas outras dicas que podem te inspirar para a próxima!

Como Fazer Um Happy Hour: Aprenda Hoje Com Este Guia Completo

Mesa bar: saiba o que é e como montar uma em sua casa

Gostou? Conta para a gente o que achou aqui nos comentários.

Até breve!

 

Um comentário

Deixe uma resposta
  1. óTIMAS DICAS SOBRE UTILIZAR VIDROS DE GELEIAS E DE CONSERVAS E TAMBÉM CADEIRAS DIFERENTES PARA COMPOR UMA DECORAÇÃO MAIS BONITA. aSSIM É POSSÍVEL RECEBER OS CONVIDADOS EM GRANDE ESTILO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *