Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado em:

Como Organizar a Gaveta da Cozinha?

como organizar a gaveta da cozinha

Quando pensamos na arrumação da nossa casa, organizar a gaveta da cozinha é um dos tópicos ao qual costumamos dar maior atenção. Afinal, a cozinha é um dos ambiente mais frequentados de qualquer residência, e é preciso que tudo esteja nos conformes para facilitar nosso trabalho!

Seja para tomar um simples café da manhã, para provar uma nova receita em família ou reunir os amigos para um happy hour, a cozinha precisa estar sempre em ordem. Para que ela seja prática, a disposição de seus inúmeros utensílios é fundamental, separando os de uso esporádicos daqueles que usamos o tempo todo.

No post de hoje, listamos algumas dicas para organizar a gaveta da cozinha e ajudar você a ter tudo sempre a mão!

Primeira gaveta

Pensando na frequência que utilizamos todos os utensílios, na primeira gaveta devem ficar os talheres de mesa, como garfos, facas, colheres de sopa e de chá.

Objetos menores, como prendedores de embalagens, também podem ficar aqui. Uma boa ideia é usar vários tipos de organizadores, principalmente os que têm compartimentos avulsos. Eles se adaptam melhor aos vários tamanhos de gavetas existentes.

Segunda gaveta

Nessa gaveta, recomenda-se guardar os utensílios utilizados no preparo de alimentos: conchas, escumadeiras, fuês, entre outros. Abridores de garrafas e saca rolhas também podem ficar aqui.

Não coloque acessórios demais em uma só gaveta. Alguns desse objetos podem ter partes bastante frágeis e, na hora de tirar ou colocar, você pode acabar danificando-as.

Se puder, dê preferência a gavetas que sejam corrediças telescópicas, pois são bem mais resistentes e fáceis de abrir, possibilitando que se guarde objetos mais pesados, como pequenos pratos e xícaras.

Terceira gaveta

Caso seu armário seja da altura mais convencional, o ideal é guardar nessa gaveta jogos de prato, toalhas de mesa, guardanapos de papel e jogos americanos — enfim, todos os acessórios necessários para se arrumar a mesa para uma almoço ou jantar.

Pelos objetos que ela comporta, lembre-se de mantê-la bem seca, assim como os utensílios depois de usados, evitando qualquer tipo de mofo.

Gavetões

Quando se pensa em como organizar a gaveta da cozinha, esse item é de extrema valia. Pelo tamanho, é indicado para acomodar objetos mais volumosos: panelas, vasilhas variadas, pirex, louças e até utensílios elétricos, como mixers e liquidificadores.

Para facilitar seu trabalho existem divisórias específicas para gavetões, possibilitando setorizar os objetos e ajudando muito quando estamos na correria para se fazer um jantar para várias pessoas.

Outras dicas

  • Evite sempre colocar utensílios de vidro ou outro material frágil nas gavetas. Como são utilizadas o tempo todo, você poderá ter várias peças danificadas. Coloque esses utensílios em armários específicos;
  • Deixe sempre os objetos de maneira horizontal ou vertical, de acordo com seu formato. Evite deixá-los caídos ou tombados, assim não sofrerão danos;
  • Pense bem na rotina de sua cozinha. Se estiver com objetos que são pouco ou nunca usados nas gavetas, apenas ocupando espaço, é melhor colocá-los em outro local.

Uma cozinha deve ser prática e fácil de se manter, tanto na preparação de uma grande refeição como para a arrumação logo em seguida. Por isso, procure sempre arrumá-la pensando em uma rotina menos trabalhosa em sua casa.

E para você, qual é a maneira mais prática de organizar a gaveta da cozinha? Conte pra gente aqui nos comentários e compartilhe suas dicas com nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *