Postado em:

Como Dobrar Guardanapo: Guia Atualizado e Completo Pra Cada Ocasião

Está em busca de um diferencial para a sua mesa?

Fato: uma mesa bem colocada precisa ter todos os itens essenciais para a degustação da refeição que será servida. A apresentação de tudo é que fará a diferença. Como dobrar guardanapo para cada ocasião é uma maneira de impressionar.

É possível levar um pouco de elegância e beleza até mesmo para o dia a dia. É gostoso chegar em casa após o trabalho e fazer a refeição sobre uma mesa que foi bem pensada.

Estes outros assuntos podem ser interessantes para você:

EMPRESA OU RESTAURANTE? PEÇA SUA AMOSTRA GRÁTIS:

Receba Amostra Grátis

Como Decorar Guardanapo de Papel: Guia Prático Para Cada Ocasião

– Como Usar o Guardanapo de Papel: Aprenda Com Este Guia Completo

Além disso, a atenção aos guardanapos é importante, pois estão entre os itens mais utilizados durante qualquer refeição.

Colocá-los de maneira que façam a diferença na mesa e também complemente o restante da decoração é uma jogada de mestre para surpreender.

Confira agora o nosso guia completo e prático de como dobrar guardanapo para cada ocasião.

Como dobrar guardanapo para casamento

A decoração mais detalhada dada para uma festa de casamento, pede que as dobras de guardanapos sejam mais discretas, porém não menos elaboradas

A elegância e a organização são as primeiras regras para a montagem de uma bela mesa de casamento. O objetivo é surpreender os convidados.

Neste aspecto, utilizar dobras de guardanapos é uma boa maneira de complementar toda a temática da festa.

A dica é buscar referências para aplicar também na dobradura. Se haverá o uso de porta guardanapos, a maneira misturar isso pode ser mais simples.

As dobras que lembram o leque, o buquê e o laço ficam maravilhosas com porta guardanapos sofisticados e que representem o estilo dos noivos.

Dobras no estilo de flores também são muito bonitas e dão um toque romântico a mesa. A versão em rosa fica perfeita para ser colocada dentro da taça.

Já o modelo de flor de lótus pode ir dentro do prato ao à esquerda, acima do garfo. Um ponto interessante desta dobra é que no centro pode ser colocado um mimo para os convidados.

Também está muito em alta nos casamentos utilizar um porta guardanapo de papel com o menu impresso. Neste caso o guardanapo recebe uma dobra simples, em retângulo.

Como dobrar guardanapo para festa

Em uma festa simples, onde é servido drinks e petiscos, uma dobra simples é mais do que suficiente.

A melhor dobradura de guardanapo para uma festa é a que mais se adequa ao tema da ocasião – e também ao objetivo.

Se for uma festa casual em casa, algo bem simples é mais do que suficiente. Apenas dobre o guardanapo ao meio e o coloque em porta guardanapos de mesa.

Almoços festivos podem ter o guardanapo transformado em uma bolsa de talheres. Além de ser prático e uma maneira diferente de compor a estrutura da mesa.

Nas festas infantis, os guardanapos podem assumir a forma lúdica de um catavento. O guardanapo pode ficar sobre as mesas ou dentro dos pratos.

No centro coloque um docinho ou balinha de goma. Fica muito fofo e os pequenos adoram.

Existem dezenas de outras opções de como dobrar guardanapo para festa. A sua escolha deve ser feita em conformidade com o propósito da festa.

Como dobrar guardanapo para restaurante

Dobras mais elaboradas ficam ótimas para restaurantes. A regra é respeitar o estilo da sua casa e escolher o que mais se adéqua ao tipo de serviço que seu estabelecimento oferece

A decoração mais contida dos restaurantes pode ser implementada com o uso de dobras em guardanapos.

Se o estabelecimento já quebrou paradigmas e passou a usar o guardanapo de papel, isso é ainda mais fácil de ser feito.

Dobraduras imponentes, como a flor-de-lis, chapéu do bispo e coroa ficam altivas dentro do prato, ainda que também possam ser usadas à esquerda, acima dos garfos.

A flor-de-lis pode ser colocada dentro da taça também. Veja aqui como fazer todas as dobras sugeridas aqui e muitas outras que podem ser usadas em seu restaurante.

Versões mais simples, como a do leque e do buquê, também são opções ótimas, pois podem ser ainda mais incrementadas com o uso de porta guardanapos personalizados.

Como dobrar guardanapo para o dia a dia

Dobras simples são as mais convenientes para as refeições do dia a dia

Investir na dobra de guardanapos para o dia a dia pode parecer demais para alguns, mas isso é uma maneira de tornar o momento da refeição em família em algo especial.

Com a vida cada vez mais corrida, muitas vezes é apenas nestes horários que pais e filhos estão juntos. Caprichar para que todos criem boas memórias destes destes momentos vale super à pena.

Para ser mais prático, utilize dobras simples. Deixar o guardanapo dobrado em retângulo ou triângulo já é suficiente.

Mas se você quiser inovar, pode fazer dobras para serem usadas com porta guardanapos. É rápido e fica bonito à mesa. Entre os exemplos tradicionais estão o leque e o buquê.

Fazer um rolinho com o guardanapo de papel e encaixar o porta guardanapo também funciona. Nesta caso ele fica mais elegante quando ao lado esquerdo, após o garfo.

Como dobrar guardanapo para jantar romântico

A dobra coração é a mais procurada para incrementar a mesa de jantares românticos. Aprenda agora como fazer

Fazer um jantar romântico em casa é uma maneira de não deixar a relação cair na rotina e manter a chama da paixão sempre flamejante!

No momento de decorar a mesa, uma maneira de impressionar o seu par é utilizar um guardanapo em forma de coração.

Quando olhada dentro do prato, a dobra parece ser complexa, mas é muito fácil de ser feita. Confira a execução neste passo a passo descomplicado:

Além do estilo coração, existem outras formas de como dobrar guardanapo para um jantar romântico.

Você pode usar a versão laço ou a que reproduz um leque. Para fazer o arremate, use porta guardanapos em forma de coração, com aplicação de pérolas ou letras em MDF.

Como dobrar guardanapo para um jantar

Dobras especiais para momentos especiais. Veja como inovar na dobradura do guardanapo de papel para o jantar

O primeiro passo para definir o que pretende usar é observar o motivo da recepção. Se for um jantar de noivado, algo mais delicado, que conote ao amor, é o ideal.

As opções do estilo de dobra em laço e em leque, ambas acabadas com porta guardanapos, são super indicadas.

Transformar o guardanapo em uma rosa também é uma ideal fascinante. Neste caso a peça é apresentada dentro do prato ou da taça de água.

As folhas podem ser naturais ou feitas com um segundo guardanapo. É um trabalho realmente diferenciado e surpreendente à mesa.

Para um jantar de aniversário, o modelo de dobra flor de lótus é uma ótima escolha. Isto porque pode acomodar, no centro, um mimo para os convidados.

A dobra no estilo pirâmide cai muito bem em jantares especiais e mais formais. A apresentação não deixa de ser bonita, mas também discreta.

Por ser volumosa, a dobra de pirâmide remete à fartura à mesa. Além disso é super fácil de ser feita.

Dicas Extras:

Geralmente, as dobraduras de guardanapos são feitas apenas com a peça, mas é possível usar anéis e presilhas para incrementar ainda mais a sofisticação da dobra e da decoração da mesa.

Outro maneira de buscar esta diferenciação é utilizar a dobra de guardanapo para apresentar os itens essenciais à mesa de um jeito diferenciado.

Transformar o guardanapo em um porta talheres, que pode ser colocado em qualquer lugar da mesa, é uma das maneiras de fazer isso.

Veja a seguir como dobrar guardanapo transformar as dobras de guardanapos em algo ainda mais cheio de detalhes e surpresas para os seus convidados.

Como dobrar guardanapo de papel com talheres

Utilizar o guardanapo para compor uma apresentação diferenciada à mesa é uma maneira bem fácil para impressionar seus convidados.

Como você pode perceber, não é necessário ter nenhum tipo de habilidade extra para dobrar guardanapos. Existem bons tutoriais e todos podem aprender.

A versatilidade é tamanha, que as dobras podem ser usadas para apresentar os talheres de forma diferenciada na mesa.

Este tipo de combinação dos talheres com o guardanapo é perfeita para ser utilizada por bufês.

Veja agora como dobrar guardanapo em forma de bolsos, envelopes e maneiras similares, de forma que acomodem garfos, facas e colheres.

O estilo de dobradura de envelope em cone é muito bonito. Ela pode ser finalizada com o uso de porta guardanapos, se desejar.

As dobras no estilo pacotinho também são bastante utilizadas, em especial para festas com serviço americano ou bufês, onde as louças e itens de servir ficam disponibilizados separadamente.

A versão bolsa de talheres plissada é parecida com a do cone e também é uma forma de deixar os talheres bem organizados, já que cada um tem um espaço definido neste tipo de dobradura.

Como dobrar guardanapo de papel para porta guardanapo

As dobraduras do guardanapo de papel podem ser feitas de modo que permitam o uso de porta guardanapos. É uma maneira interessante de valorizar ainda mais a decoração da mesa

Além de utilizar a personalização do próprios guardanapo de papel, existem outras maneiras de incrementar ainda mais a decoração da mesa a partir deste item essencial.

Uma delas é as dobraduras, como mostramos ao longo do texto. A outra é aliar isso ao porta guardanapo.

Por serem firmes, os guardanapos de papel da Relevo pode receber modelos diferentes de porta guardanapos para vários tipos de ocasiões .

Eles também podem ser dobrados para, junto com o porta guardanapo, tomarem formas surpreendentes.

As maneiras mais comuns são enrolar o guardanapo de papel como um canudo ou cone e encaixar na peça. No primeiro caso o porta guardanapo fica no meio. Na segunda é colocado na ponta.

Outro jeito bastante usado é a forma de um buquê, como mostra a foto abaixo.

Para fazer esta dobra, basta abrir o guardanapo por inteiro e segurar exatamente no meio. Então é só encaixar a peça embaixo e abrir as pontas para dar a ideia de um buquê.

A dobra do tipo leque, na qual o guardanapo é franzido e a peça encaixada na base, com uma altura maior ou menor para fazer o efeito desejado, também é muito elegante.

Fazer um laço com o guardanapo também é muito fácil e dá um visual para festas de debutantes, noivados, entre outros momentos.

A maneira mais fácil é torcer as do guardanapo como em um papel de bala e colocar a argola bem no meio, para fazer o “nó” do laço.

Este modelo fica muito bom em peça menores. Se você escolheu um guardanapo grande, pode investir em uma dobra mais elaborada. Confira este outro modelo!

Aproveite e leia mais sobre o uso do porta guardanapo nesta outra postagem no blog: Anel Para Guardanapo de Papel: Diferentes Modelos e Como Fazer o Seu.

A perfeita apresentação precisa do guardanapo perfeito

Para que a dobradura fique bonita é necessário utilizar um guardanapo de alta qualidade.

Mostramos uma variedade grande de como dobrar guardanapo. Cada ocasião pode receber algo especial para que o visual decorativo da mesa seja atrativo e elegante.

Contudo, todas as dobras somente ficam realmente boas quando o guardanapo escolhido para isso são de qualidade.

O guardanapo de tecido é muito bonito e recebe bem alguns tipos de dobraduras elegantes. Mas, em alguns casos, quando o tecido não é estruturado o suficiente, não comporta algo com muitos detalhes.

Isso não ocorre com os guardanapos de papel da Relevo. Por serem de extrema qualidade, eles são firme suficientes para receberem dobraduras simples ou sofisticadas.

E tudo isso sem perder a beleza, sem rasgar e sem amassar. O trabalho fica realmente impecável. Experimente. Escolha a Relevo.

Como escolher o guardanapo certo

A qualidade deve ser o principal ponto para a escolha do guardanapo certo para qualquer ocasião. POr isso, escolha a Relevo!

Não importa o tipo de evento, se será grande ou pequeno, sofisticado ou mais simples. Os detalhes devem ser o foco da sua atenção. É isso que fará com que tudo saia perfeito!

Uma maneira de incrementar a decoração sem gastar muito é utilizar guardanapos de papel de alta qualidade.

Essencial, este item pode ser decorado e personalizado para complementar o visual da mesa e valorizar ainda mais todo o resto do visual.

Por isso é importante buscar algo que seja realmente de qualidade, como os feitos pela Relevo.

Além de cumprir muito bem sua função, os guardanapos de papel decorados e personalizados da Relevo são mais baratos que os de tecido.

Conheça mais sobre a Relevo, os tipos de guardanapos e como usá-los corretamente nestas duas outras postagens aqui no nosso blog:

Tipos de Guardanapo de Papel: Aprenda a Escolher Para Cada Ocasião

Guardanapo: Aprenda Como, Onde e Qual Usar Com Este Guia Prático

Qualidade

A qualidade de um guardanapo de papel está diretamente ligada à matéria-prima utilizada na sua confecção.

Existem muitas marcas no mercado, mas a maioria é quase transparente e áspera. Isso se deve ao fato de que este tipo de peça possui plástico na sua composição.

Os guardanapos de papel da Relevo são feitos com 100% de celulose. É por isso que são de alta qualidade, macios, firmes e com acabamento perfeito.

Absorção

A qualidade dos guardanapos de papel da Relevo assegura que as peças possuam alto poder de absorção.

Outro fator que garante isso é a quantidade de folhas.

Os produtos de boa qualidade, como os da Relevo, possuem entre quatro a seis folhas prensadas, e, portanto, são ultra absorventes.

Custo x benefício

O melhor nem sempre é o mais barato ou o mais caro. A qualidade do produto deve pautar a sua escolha.

É por isso que os guardanapos de papel da Relevo têm o melhor custo x benefício do mercado.

Os de tecido, ainda que muito bonitos à mesa, também podem sair caros. Isto porque precisam ser lavados com frequência.

Além disso a reposição das peças também é frequente, já que algumas manchas podem não sair mais e o tecido se desgasta rapidamente por conta do uso de produtos químicos para poderem ser limpos e higienizados corretamente.

Outro ponto a ser considerado é que escolher guardanapos de papel de baixa qualidade também pode custar caro. Serão necessárias várias peças em uma única refeição em função da pouca absorção.

Nenhuma destas situações ocorre com os guardanapos da Relevo. A extrema qualidade faz com que apenas 1 peça seja o suficiente para uma refeição completa.

Descartáveis, não poluem o meio ambiente pois a tecnologia empregada na confecção faz com que sejam degradados rapidamente no meio ambiente.

Isso não ocorre nos guardanapos de baixa qualidades porque contém plástico na sua composição.

Personalização

Ao contrário do que se julga, os guardanapos de papel podem sim ser utilizados em todas as ocasiões, inclusive as mais formais.

A Relevo possui peças feitas especialmente para casamentos. Todas podem ser personalizadas e não deixam em nada a desejar ao tecido. Pelo contrário, são mais práticas e higiênicas.

Veja como é fácil customizar o guardanapo de papel para o seu casamento nesta outra postagem no nosso blog: Saiba como personalizar guardanapos de papel.

Conclusão

A Relevo possui os melhores guardanapos de papel para serem dobrados. Conheça e comprove!

Como você pode observar ao longo desta postagem, a escolha de um guardanapo de qualidade faz toda a diferença no momento de transformá-lo em ‘esculturas’ à mesa.

A Relevo tem os melhores guardanapos de papel para dobras e para serem utilizados com anéis e presilhas. E o melhor: podem ser coordenados facilmente com os jogos americanos e descanso de copos da marca.

Neste guia prático de como dobrar guardanapo para diferentes ocasiões, buscamos apresentar dicas práticas e possíveis!

Esperamos que voc6e tenha aproveitado. E agora que já domina a arte de como dobrar guardanapo, que tal descobrir outras coisas a respeito deste item essencial em qualquer refeição?

Confira estas outras sugestões que separamos exclusivamente para você””

Jogo Americano: Para Que Serve, Como e Qual Usar Em Sua Mesa

Guardanapo de Papel ou Tecido: Quais As Diferenças e Qual Escolher

Aprenda como Posicionar o Guardanapo na Mesa

Gostou do conteúdo. Conta para a gente o que você achou e o que mais quer ver por aqui!

Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *