(41) 3699-8800

Um dos estilos de décor que nunca sai de moda é o rústico. A sensação de estar mais perto da natureza, em composições que inspiram ares campestres, é irresistível e de estética atemporal.

Mesmo em lugares que não levam a rusticidade no décor, é possível criar uma atmosfera digna de casa de fazenda, perfeita para receber e acolher aqueles que mais amamos com conforto, classe e aconchego!

No post de hoje, selecionamos algumas dicas para que a sua próxima recepção com decoração rústica seja inesquecível. Confira!

img_0763Como fazer uma decoração rústica

Para que o ambiente siga a linha rústica de decoração, é importante que o tom adotado seja despretensioso. Como o rústico é inspirado nas antigas casas de campo, os acabamentos adotados são bem simplórios: madeira crua, com o aspecto desgastado pelo tempo, utensílios de ferro, flores. Materiais como a juta, ráfia e o vime também ditam a melodia dos cômodos, criando ambientes aconchegantes e cheios de surpresas.

Aposte em itens de madeira

Como você já deve imaginar, a madeira tem extrema importância para compor o visual rústico. Caso a mesa das refeições seja feita deste material, aposte apenas em um trilho para compor sua cobertura. Você também pode utilizar pequenas toalhas feitas em juta, para serem colocadas embaixo dos jogos americanos. É importante buscar sempre a harmonia de cores para que a mesa não fique com uma aparência muito carregada: o branco dos guardanapos e apoios dá conta do recado. Para mesas que não possuem a aparência naturalmente rústica, aposte em toalhas que sigam a essência campestre. Renda e linho de tonalidades claras, mas não necessariamente brancas, podem ser uma ótima opção.

Para as mais ousadas, que adoram inserir sua marca nas celebrações caseiras, vá com tudo na chita e no chitão: suas cores fortes em algodão simples energizam a refeição e equilibram-se muito bem com acessórios de mesa na cor branca.

Invista em flores e arranjospara-face-primavera

Uma das características mais marcantes deste estilo de décor, a presença das flores tem o poder de inserir nos ambientes elegância de uma maneira quase despretensiosa. Adornar a casa com flores e plantas para receber seus convidados é um gesto de carinho, e torna a atmosfera do seu lar convidativa e harmoniosa. Para incorporar o tom de rusticidade, aposte em flores do campo, como hortênsias, gérberas e margaridas. Com as flores escolhidas, é a hora de atentarmos a um detalhe crucial: os vasos! Para criar aquele ambiente rústico digno de casa do campo, aposte em recipientes como garrafas ou vidros transparentes, pequenos baldes de alumínio e cachepôs de madeira. Quer um arranjo que faça a diferença? Panelas esmaltadas ou chaleiras antigas, assim como jarras, podem acomodar suas flores primorosamente!

Decore com acessórios variados

Além das flores, alguns itens podem servir para decorar a mesa ou o resto do ambiente, ficando a seu critério o posicionamento deles no décor. Dois exemplos muito em conta e que enchem o ambiente de estilo são:

– Caixotes de madeira: aqueles usados em feiras, podem servir de floreiras e adornar os mais diversos lugares.

– Paletes: esses estrados de madeira também têm sua vez, seja pendurados em paredes para a fixação de vasos, seja no chão, coberto com um futton ou almofadas variadas.

A principal dica é usar a imaginação para reapropriar-se de itens antigos e arrasar no décor rústico!

A decoração rústica é uma das mais eficazes para conferir uma recepção calorosa e aconchegante aos convidados. Com essas dicas, você será capaz de recriar uma casa de campo, e seus convidados sentirão o carinho que você reservou para cada detalhe escolhido.

Gostou das nossas sugestões? Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas possam apostar nesse estilo encantador e atemporal!