Postado em:

3 Dicas Essenciais de Como Colocar Guardanapo de Papel na Mesa

como colocar guardanapo de papel na mesa

Quer que seu guardanapo de papel seja o destaque da mesa?

Uma mesa bem montada chama a atenção dos convidados, ainda mais com detalhes bem pensados como guardanapos de papel, que normalmente não é um item que as pessoas consideram na hora de organizar uma festa.

Por unirem o útil ao agradável, guardanapos de papel são como pequenos aliados que amarram a decoração dos eventos, sejam eles grandes ou pequenos.

Detalhes como esse podem ser o diferencial do seu evento, e o que vai fazê-lo ser lembrado por bastante tempo, isso porque a versatilidade do guardanapo de papel vai desde atos simples como limpar a boca até detalhes como retocar o batom.

EMPRESA OU RESTAURANTE? PEÇA SUA AMOSTRA GRÁTIS:

Receba Amostra Grátis
A montagem faz toda a diferença e complementa as cores da sua decoração.

Mas não basta ser bonito e funcional, precisa estar bem posicionado: é preciso lembrar que o guardanapo não pode se perder no meio da sua decoração.

Se você ainda precisar de dicas para receber seus convidados, pode aproveitar e dar uma lida nessas 5 dicas simples!

Pensando em facilitar a sua vida e a produção da sua festa, preparamos esse artigo para te ajudar a posicionar os guardanapos de papel na sua mesa de modo que seu evento prenda os convidados nos detalhes.

Continue lendo e anotando todos os passos!

O guardanapo de papel é um item muito importante na composição da mesa

O truque para uma boa montagem da mesa é a valorização dos elementos, e isso você consegue compondo os melhores arranjos com os acessórios certos.

Hoje nós vamos ensinar você a compor uma mesa com guardanapos de papel, que são a cereja do bolo de qualquer decoração de mesa.

Uma apresentação bem feita dá um toque especial pra mesa.

Preparamos 3 dicas para ser usadas em qualquer situação

Engana-se quem acha que apenas grandes eventos pedem uma montagem de mesa sofisticada. Você pode ser prático e elegante em qualquer tipo de evento.

Você pode usar guardanapos de papel para compor a decoração e servir a mesa tanto de eventos com mais convidados como casamentos como também eventos mais íntimos e descontraídos como aniversários (e, nesse caso, usar os guardanapos para valorizar o bolo) e uma noite da pizza com os amigos!

Não existe evento que não mereça seu carinho e cuidado com a mesa, e a seguir nós damos 3 dicas para valorizar todos eles:

Dica 1: Etiqueta Guardanapo de Papel

É comum ouvir a palavra “etiqueta” e relacionar com algo extremamente complicado, mas pode ser mais simples do que parece, e ela não tem a ver apenas com o posicionamento dos guardanapos (ou qualquer outro item) mas também com a forma como eles são usados.

Isso porque, além das pequenas regras que são importantes, muito do que chamamos de etiqueta tem a ver com bom senso e educação à mesa.

No caso dos guardanapos de papel, do que precisamos lembrar?

  • Durante a refeição, o guardanapo de papel fica do lado do prato, normalmente do lado esquerdo.
  • Depois de usado a primeira vez, coloque o guardanapo ou dobrado ou virado para baixo. Isso evita que as pessoas na mesa vejam o seu guardanapo sujo, e que você mesmo o veja e sinta vontade de amassá-lo.
  • Procure não misturar guardanapos de papel e guardanapos de tecido. Isso confunde os convidados e passa uma certa indecisão.
  • Observe sempre o que os outros convidados ou o próprio anfitrião estão fazendo.
  • Limpe a boca sempre com leves batidinhas, o mais delicado que você puder.

Por mais que você não esteja familiarizado com todos os pormenores da etiqueta, ao seguir esses passos simples você garante que não vai faltar com o respeito.

Lembre-se do bom senso!

Dica 2: Pense na posição certa do guardanapo de papel na mesa

Saber posicionar o guardanapo de papel é tão importante quanto saber escolhê-lo e manuseá-lo, e faz toda a diferença na hora de arrumar uma mesa sofisticada.

É normal ter muitas dúvidas sobre o assunto, mas estamos aqui para te ajudar.

Em um evento formal, normalmente posiciona-se o guardanapo de papel no centro do prato, já que os diversos tipos de refeição requerem diferentes tipos de talheres e taças.

Também vale lembrar que, quando posicionamos o guardanapo no centro do prato, damos mais espaço para que os convidados se impressionem com a decoração da mesa.

Para essa regra há a exceção, é claro, já que alguns eventos apesar de formais não servem mais de uma refeição e investem em mesas de finger food e sobremesa que funcionam em mesas separadas, dando mais espaço para o guardanapo na mesa principal.

Os guardanapos dão uma outra cara para a apresentação dos aperitivos.

Durante as refeições, e caso seus convidados sejam recebidos com a mesa já posta, o guardanapo deve ficar do lado esquerdo do prato.

Em um evento informal, entretanto, apesar de ser preferível que se arrume o guardanapo de papel do lado esquerdo do prato, o anfitrião pode posicioná-lo onde achar mais adequado para a ocasião.

Uma sugestão também é investir em bonitas dobraduras que envolvam os talheres, ou combiná-los com pequenos arranjos, dando uma outra vida para sua mesa.

O detalhe do guardanapo envolvido com esse ornamento destaca o prato e a decoração.
Esteja preparado para detalhes e imprevistos

É muito importante que você invista em itens que pensem em todos os cenários da sua festa, como pequenos guardanapos para que as mulheres possam retocar o batom nos banheiros com mais facilidade, por exemplo.

Considere também, no caso de casamentos, lenços de lágrimas para os convidados.

Falando em considerar cenários, leve sempre em consideração o volume de convidados que vão aparecer, e cuide para que não falte guardanapos e eles possam ser repostos caso haja algum acidente durante a festa.

Pensar nesses detalhes mostram o carinho que você teve com a preparação.

Como agir quando você é convidado da festa

Caso você esteja na festa como convidado, um ótimo jeito de mostrar gratidão aos seus anfitriões é respeitar o uso dos guardanapos de papel.

No caso de guardanapo maior, coloque-o no seu colo, podendo dobrá-lo se necessário.

No caso de guardanapo menor, você pode colocá-lo tanto no colo quanto do lado esquerdo do prato.

Caso precise levantar da mesa, coloque seu guardanapo dobrado, sobre sua cadeira. Como alguns acreditam que esse ato é anti-higiênico, você pode colocá-lo sobre a mesa, virado para baixo.

Na dúvida, sempre observe o que os outros convidados estão fazendo e reproduza.

Dica 3: Passo a passo da decoração com guardanapo de papel

Além de serem práticos, guardanapos de papel têm o poder de encher os olhos dos seus convidados e complementar a decoração.

Eles fazem com que tudo na festa se converse e que você mostre que os guardanapos podem ser não apenas úteis como também um sofisticado acessório.

Um bom posicionamento dá outra cara pra mesa, por mais simples que seja!

Se você estiver montando um evento no estilo DIY, ou “faça você mesmo”, vale montar um mural de inspirações que esteja de acordo com o tema da sua festa. Sites como o Pinterest são ótimas ferramentas para isso e permitem todo tipo de pesquisa de referências.

Personalizar os guardanapos de papel é a solução pra uma mesa sofisticada sem gastar muito dinheiro.

Como decorar guardanapos de papel para casamento

Casamento é o momento para brindar a felicidade e, nesse grande dia, cada detalhe importa.

Já pensou em gravar nos guardanapos a frase favorita dos noivos ou as iniciais deles? Você pode combinar a personalização dos guardanapos com a da mesa, as diversas opções de arranjos e os diversos usos.

O quão fofo e carinhoso é um lencinho pra enxugar “suas lágrimas de alegria”?

Na hora de pensar em arranjos, você pode pedir socorro para inspirações na internet, e não precisa gastar muito pra chamar a atenção e valorizar seu guardanapo e a sua decoração.

Use os guardanapos de papel e o modo como você os dispõe na mesa como uma carta na manga para transformar um item que antes era essencial apenas por funcionalidade em um item essencial por ser sofisticado e amarrar todos os detalhes da sua mesa.

Como arrumar guardanapo de papel para festa

Além de usar fitas e flores para dar um charme à montagem do seu guardanapo, valorize ainda mais o seu cuidado combinando esses detalhes com as cores da decoração.

Ajuda muito que você já tenha um estilo de decoração bem definido, e, para isso, você pode voltar ao seu amigo mural de inspirações.

E tudo depende muito de onde e que horas a festa será realizada.

Uma festa organizada na casa do anfitrião pode revelar muito da sua personalidade, e também te dá mais liberdade na hora de decidir a formalidade ou informalidade do posicionamento.

E não é só isso: o horário também é bastante determinante, uma vez que um jantar pede algo mais sofisticado enquanto um almoço ou um brunch ou um lanche com as amigas às vezes pede algo mais florido e descontraído.

3 razões para escolher guardanapos de papel da Relevo

Em 3 tópicos simples, explicamos as vantagens do uso do papel e por que você deve escolher a Relevo:

Personalização

Temos, em nosso catálogo, as mais variadas opções de guardanapos a sua disposição, pois nós sabemos que o requinte mora nos detalhes.

Ao pensar na personalização do seu guardanapo de papel, você mostra que se preocupa em fazer com que seu evento seja inesquecível.

Consulte nossas opções de personalização e adicione mais elegância para a sua mesa!

Higiene

Higiene é a coisa que você mais precisa levar em consideração na hora de escolher que guardanapo usar no seu evento.

O maior diferencial de um guardanapo de papel, além da personalização, é que ele além de não ser submetido ao desgaste químico da lavagem como os guardanapos de tecido, também tem a vantagem de sair da embalagem direto para sua mesa, sem ser manuseado por muitas pessoas, facilitando o controle de higiene.

Alta Qualidade

Na Relevo, trabalhamos com papel de reflorestamento e nos preocupamos com o meio ambiente tanto quanto nos preocupamos em entregar qualidade, e conseguimos. Nossos papéis, ao mesmo tempo que são ecologicamente responsáveis, também dão um toque a mais de praticidade para a sua festa.

Os guardanapos estão presentes em toda a sua festa pra te ajudar: da comida às bebidas.

Não é incomum que, em diversos eventos, encontremos guardanapos de papel que não entregam o que esperamos: são aqueles que não asseiam corretamente ou esfarelam.

Um papel de qualidade como o da Relevo vem para facilitar a sua vida e a dos seus funcionários, fazendo que muitos processos desnecessários sejam pulados e que se preocupem em fazer com que essa tarefa seja o mais simples e eficiente possível.

Acesse o nosso catálogo e escolha entre as mais diversas linhas de qualidade da Relevo.

Conclusão

A sofisticação mora nos detalhes, especialmente aqueles que fazem com que os convidados encha os olhos para observar as minúcias da sua mesa.

Não importa o tamanho do evento ou a hora do dia, pode ser grande e pomposo como um casamento ou pequeno e íntimo como um aniversário ou um café da tarde, pensar nos detalhes certos pode mostrar não só a sua personalidade como anfitrião mas também o carinho e o cuidado que você teve ao montar a mesa.

 

Usar os guardanapos de papel de forma que haja uma sincronia perfeita com o resto da sua decoração, é uma forma de fazer com que a sua festa fique na memória dos seus convidados mesmo depois que ela termina.

Ao escolher os guardanapos de papel da Relevo você garante que a sua festa não só seja super especial como também tenha os produtos da melhor qualidade e que andam de mãos dadas com a responsabilidade ecológica.

Se você quiser saber o que mais pode ser um grande aliado dos seus guardanapos na decoração, leia também:

Use a caixa de comentários no final da página caso ainda reste alguma dúvida, e volte sempre para o nosso blog, onde sempre procuramos te dar as melhores dicas para que a sua festa seja um sucesso! Você tem um truque especial com guardanapos de papel?

Conta pra gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *