Postado em:

Como Atrair Clientes Para Um Bar: 10 Dicas Comprovadas Para 2018

como atrair clientes para um bar

Você quer saber como atrair mais clientes para um bar?

Como atrair clientes para um bar pode causar muitas dúvidas, mas essas dicas comprovadas vão te ajudar muito nesse desafio!

Atrair clientes para o bar depende do ambiente e da criatividade do empreendedor.

O objetivo de todo o empreendedor é expandir seus negócios e estar sempre melhorando os lucros. Uma das melhores formas de fazer isso é através da captação de novos clientes e da fidelização dos antigos.

EMPRESA OU RESTAURANTE? PEÇA SUA AMOSTRA GRÁTIS:

Receba Amostra Grátis

Em um bar, não é diferente. Principalmente no ramo de entretenimento, é importantíssimo saber diferenciar o seu estabelecimento dos demais e ganhar a preferência do público.

Quer mais dicas sobre a administração de bares e restaurantes? Leia também esse outro artigo no nosso blog!

Com um mercado tão competitivo, pode ser difícil ter ideias de como se destacar ou criar diferenciais para o seu bar. Mas acredite: são esses fatores que mais vão atrair os clientes e aumentar o movimento. Não basta apenas servir bebidas e petiscos de qualidade.

A seguir, você encontrará as 10 melhores dicas para aumentar o movimento no seu bar. Tratam-se de ideias fáceis de aplicar, que possuem um enorme potencial quando falamos de atrair novos clientes e ajudar na fidelização.

Continue lendo e descubra como transformar o seu bar no local favorito dos seus clientes:

As 10 dicas mais incríveis sobre como atrair clientes para um bar

Certamente, você conhece a importância de se diferenciar da concorrência, especialmente em um segmento como o entretenimento. Se você quer saber como atrair clientes para um bar, o primeiro passo é esse: criar motivos para que visitem o seu bar, que façam com que você se destaque da concorrência.

A seguir, você encontra dez das melhores dicas para garantir o diferencial para o seu estabelecimento. Abuse delas e da sua criatividade para criar um ambiente único que os seus clientes mal podem esperar para visitar novamente!

Aprenda como atrair clientes para um bar.

1: Ambiente Agradável

Um dos pontos mais importantes em um estabelecimento voltado para o entretenimento é o ambiente. O local precisa ser convidativo, bem decorado e estimular o consumidor a ficar mais tempo (e desejar voltar). Por isso, é preciso prestar atenção em todos os detalhes.

Confira a seguir algumas dicas imperdíveis para garantir que o ambiente seja impecável

Decoração

Embora não seja a única coisa importante na construção do ambiente, a decoração é fundamental para tornar o local agradável. A dica é conhecer o seu público-alvo, para entender que tipo de enfeites e clima mais agradam. Por exemplo, bares esportivos costumam a contar com pôsteres e camisetas de times nas paredes. Já os Pubs dedicados à cervejas artesanais normalmente reúnem rótulos especiais e anúncios das melhores marcas.

Além de preparar a decoração pensando no seu público-alvo, não deixe de se atentar aos detalhes: Guardanapos, copos, talheres, mesas… tudo isso também faz parte da decoração.

O ambiente é importantíssimo para atrair e fidelizar clientes.

Utensílios de qualidade

Para que a experiência do cliente seja sempre agradável, é importante apostar na qualidade e beleza dos utensílios oferecidos. Os copos, pratos e talheres, por exemplo, devem estar sempre limpos e em ótimas condições.

Outro detalhe importantíssimo são os guardanapos de papel. O ideal é oferecer itens que possuam uma ótima capacidade de absorção, como os produtos da Relevo.

Considere que, lidando frequentemente com bebidas, é inevitável que líquidos sejam derramados de tempos em tempos. Se os guardanapos oferecidos pela casa são do tipo que não absorvem ou que se desmancham facilmente, os clientes usarão muito mais peças para lidar com o problema. Além disso, a ineficiência dessas peças causa incômodos para o consumidor.

Os guardanapos Relevo possuem um excelente custo-benefício. Além disso, é possível personalizar as peças com o seu logotipo, tornando a decoração do lugar ainda mais completa e sofisticada. Conheça nossas opções.

Os guardanapos Relevo são produtos de qualidade que auxiliam a compor o ambiente perfeito.

Música, telões e entretenimento

A iluminação, música e tipos de entretenimento oferecidos também são parte do ambiente. Lembre-se de não deixar a música nem muito alta e nem muito baixa: o ideal é que os clientes possam conversar entre si e socializar.

Muitos bares utilizam recursos temáticos para aumentar a permanência dos clientes no ambiente. Por exemplo, telões transmitindo eventos esportivos, jogos como dardos ou bilhar e até mesmo jogos de tabuleiro e arcades. Alguns outros exemplos são palcos para karaoquê, pistas de dança e jogos de carta.

Esses recursos são interessantíssimos para criar diferenciais para o local, além de possibilitar a exploração de nicho de mercado específicos.

O entretenimento é parte integral do bar: é essencial dar motivos para que os clientes visitem o estabelecimento.

2: Atendimento Excepcional

Todo empreendedor sabe: o seu foco deve ser na experiência do cliente, sempre. Por isso, providenciar um ótimo serviço é uma das melhores dicas sobre como atrair clientes para um bar.

Para isso, é preciso garantir que sua equipe seja bem treinada e esteja motivada. Lembre-se: trabalhadores que se sentem reconhecidos e importantes sempre atendem com um sorriso no rosto.

Para que o treinamento funcione, é preciso definir padrões de atendimento. Por exemplo, como os baristas e garçons falarão com os clientes? Seu estabelecimento tem um tom mais formal, ou mais divertido?

Uma dica que funciona muito bem para bares é deixar o público bem à vontade. A equipe deve estar atenta para clientes que queiram fazer um novo pedido, mas é igualmente importante não perguntar a todo o momento. Isso pode interromper conversas e incomodar os clientes.

Para saber que é hora de oferecer uma nova bebida, basta observar como estão os copos, ou se o cliente parece procurar alguém ou está olhando o cardápio novamente.

Deixe seus clientes à vontade para que o serviço não interfira na diversão.

A tecnologia a seu favor!

Outra dica importantíssima é contar com sistemas automatizados para lidar com pedidos e pagamentos. Quanto melhor e mais rápido for o funcionamento de tudo, melhor. Lembre-se, seus clientes estão lá para se divertir.

Precisar lidar com processos complicados para pagar ou dividir a conta, repetir pedidos para sua equipe ou esperar demais por porções são fatores que vão subtrair diretamente da diversão.

3: Use as Redes Sociais

Uma empresa que não está na internet, hoje em dia, praticamente não existe. Principalmente para estabelecimentos que lidam com entretenimento, ter uma participação ativa nas redes sociais é fundamental.

Através delas, é possível criar uma linha de comunicação direta como o seu público. Essa é uma forma de receber feedback, entender o que seu público busca e divulgar ações, eventos e promoções.

Veja algumas dicas para manter uma página de sucesso para o seu bar nas redes sociais:

  • Responda reviews de maneira cortês, mesmo as negativas.
  • Não publique apenas propagandas. Compartilhe também conteúdo relevante para o seu público-alvo!
  • Peça para que os clientes utilizem um hashtag personalizada para postar fotos tiradas no bar.
  • Crie uma galeria para fotos do ambiente e de clientes.
  • Anuncie promoções utilizando sempre imagens ou vídeos.
  • Poste conteúdo que encoraje a participação dos seguidores, como perguntas e  enquetes.
  • Sempre responda comentários e perguntas.
Incentive a interação em redes sociais com o seu público.

4: Pesquisa de Satisfação

O jeito mais rápido de melhorar ainda mais sua empresa é ouvindo o que os seus clientes têm a dizer. As pesquisas de satisfação estão cada vez mais fáceis de organizar, graças às redes sociais, e podem oferecer feedback valioso.

É possível montar enquetes, formulários ou até mesmo lançar uma pergunta específica nas redes sociais. Alguns estabelecimentos inclusive oferecem descontos ou bebidas de cortesia para os clientes que respondem às pesquisas.

Veja alguns exemplos do que você pode perguntar para seu público:

  • O que acha da carta de bebidas atual do bar?
  • O que acha da qualidade da comida e porções servidas?
  • Quanto tempo, em média, passa no bar quando o visita?
  • Existe algo no ambiente que o incomoda?
  • Existe algo do qual sente falta no ambiente, no cardápio ou nas cartas de bebida?
  • Como foi atendido no bar, e que sugestões pode oferecer para a equipe?
  • Que tipo de eventos prefere que o bar organize?
  • Quando costuma a frequentar o bar, e com quem?

Não esqueça de sempre fornecer um espaço para comentários adicionais. Assim, você pode colher informações sobre problemas em potencial que passariam despercebidos sem essas pesquisas.

Sempre ouça o cliente sobre a qualidade das opções do cardápio e sobre o ambiente.

5: Utilize o Marketing Digital

Apenas criar uma página nas redes sociais não é o suficiente para divulgar o seu bar. Se você quer saber como atrair clientes para um bar realmente, a resposta está na mais moderna estratégia de marketing atualmente: o marketing digital.

As pessoas estão conectadas à internet durante, basicamente, o dia inteiro. É a partir dela que encontrar novos lugares para frequentar, empresas que prestam os serviços que precisam e que selecionam eventos dos quais gostariam de participar.

Essa é uma oportunidade incrível de divulgação para o seu bar, que você certamente não pode deixar de aproveitar.

Veja algumas dicas para manter o marketing digital do bar em dia:

  • Crie um site e um blog para o estabelecimento: é importante que novos clientes em potencial possuem informações sobre endereço, horários de atendimento, eventos, cardápio e preços antecipadamente.
  • No blog, não se limite a postar sobre eventos e fazer divulgações. Busque publicar conteúdo que pode ser interessante para seu público alvo, como reviews de cervejas especiais, novidades e notícias vinculadas ao tema tema do estabelecimento, conteúdos divertidos, entre outros.
  • Ofereça uma newsletter por e mail para clientes cadastrados. Não deixe também de enviar mensagens em datas especiais, como aniversários. Os convide para comemorar no seu bar!
  • Cadastre-se no Google Meu Negócio. Dessa forma, o bar aparecerá quando pessoas pesquisarem por entretenimento nas redondezas.
Seu negócio precisa estar presente na internet para crescer.

6: Happy Hour

Criar preços especiais ou servir petiscos ou bebidas exclusivas durante o Happy Hour é uma ótima forma de aumentar o movimento no bar. Isso é especialmente verdade se você tem a sorte de estar localizado próximo a prédios empresariais.

O hábito do Happy Hour é cada vez mais comum entre os trabalhadores brasileiros. Por isso, capriche no evento! Veja algumas ideias utilizadas por bares de sucesso:

  • Chopp em dobro durante algumas horas dos dias da semana
  • Porção complementar na compra de certo número de bebidas
  • Porções exclusivas para os eventos de Happy Hour
  • Descontos para grupos durante o Happy Hour
  • Eventos especiais como bandas ao vivo, competições de karaokê ou transmissão de eventos esportivos

7: Promoções

É claro, não poderíamos deixar de citar a eficiência de promoções e descontos para a fidelização e captação de clientes. E, ao contrário do que muitos empresários pensam, não é necessário tirar uma grande parcela do lucro para realizar essas ações.

Uma estratégia usada comumente é a de oferecer um desconto especial para a bebida do dia. A cada dia, uma marca ou drink diferente faz parte da promoção. Isso incentiva o consumidor a experimentar novos produtos, o que pode ser usado para movimentar estoque, por exemplo.

Outra promoção comum são as bebidas em dobro, porções complementares e até mesmo um drink grátis em determinadas ocasiões (por exemplo, no aniversário do cliente).

Crie promoções e eventos para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

8: Programas de fidelidade

Fidelizar clientes é duplamente eficiente para sua receita. O público que costuma a ir a bares, normalmente o faz com certa frequência. Também é comum o hábito de escolher um estabelecimento favorito, onde o mesmo grupo sempre se reúne.

Pessoas que possuem um bar favorito costumam a sugerir o estabelecimento para reuniões com os seus outros grupos sociais. Isso significa que, além de um cliente que sempre volta, você contará com novos clientes em potencial!

Para se tornar o bar favorito, no entanto, você precisará fazer ações de fidelização. Pense da seguinte forma: “todos os bares oferecem bebidas de qualidade. O que mais o meu bar pode oferecer de diferente?

Os seus clientes devem ter motivos que os levam de volta ao seu bar. Existem muitas estratégias que você pode adotar. Veja:

  • Descontos para clientes frequentes
  • Reservas e vendas de garrafas que ficam armazenadas no bar
  • Opções de entretenimento como jogos e bandas ao vivo
  • Espaço que estimule reuniões entre amigos, ou seja, que possibilite conversas e interação
  • Promoções em datas especiais e para aniversariantes
Opções de entretenimento como jogos e karaokê são uma forma de atrair clientes para um bar.

9: A lei seca e a queda na movimentação nos bares

Muitos donos de bar observaram queda na movimentação após a implementação da lei seca. Além disso, como a fiscalização tem sido mais dura, o movimento tende a diminuir ainda mais.

No entanto, empreendedores criativos têm usado esse aparente problema para atrair mais clientes para o bar, sem deixar de lado a responsabilidade. Confira algumas soluções criativas e que podem ser usadas como marketing positivo:

  • Parcerias com empresas de táxi
  • Serviço de carona que pode ser contratado no próprio bar
  • Descontos em porções para o motorista designado
  • Sucos e refrigerantes gratuitos ou com desconto para o motorista designado
É possível transformar a lei seca de problema para oportunidade com criatividade e responsabilidade.

10: Novidades e eventos

Para manter os clientes interessados e sempre voltando, você precisa oferecer novidades. Por melhor que seja o seu bar, eventualmente as pessoas se cansam de visitar o mesmo ambiente para comer e beber as mesmas coisas.

Uma das dicas mais importantes sobre como atrair clientes para um bar é aproveitar ao máximo os eventos e datas especiais. Promova promoções e acontecimentos interessantes em datas comerciais importantes para o ramo. Veja alguns exemplos:

  • Dia dos namorados
  • Dia do amigo
  • St. Patrick’s
  • Eventos esportivos importantes
  • Presença de bandas ao vivo
  • Happy Hour
  • Finais de semana
O dia de St. Patrick atrair milhões para os bares mundialmente.

Novidades do cardápio

É sempre bom renovar o cardápio de tempos em tempos. Para que isso seja feito da melhor maneira possível, você precisa conhecer bem os números da sua empresa. Por exemplo, itens que possuem uma saída muito grande nunca devem ser substituídos. No entanto, podem ser divulgados como “clássicos” ou “favoritos” no novo cardápio.

Da mesma forma, selecione os itens que não saem o suficiente para substituição. É interessante sempre trazer novos rótulos de bebidas, novas porções e lanches.

Uma dica interessante é usar o recurso de edições limitadas ou opções sazonais. Isso incentiva os clientes que gostaram da bebida ou do prato a visitar mais a casa durante esse período. Enquanto isso, as pessoas que não gostaram tanto da opção sabem que logo contarão com novidades para experimentar.

Novos rótulos e opções sazonais podem atrair muitos clientes para o bar.

Conclusão

Se você se perguntava como atrair clientes para um bar, esse post deve ter tirado muitas das suas dúvidas. Preparamos 10 sugestões incríveis para conquistar novos clientes, aumentar o movimento e até mesmo para fidelizar os antigos.

Não deixe de usar sua criatividade e o seu conhecimento do seu público para expandir essas sugestões. Existem centenas de possibilidades, especialmente se você possui um estabelecimento temático!

Aposte no feedback de seus clientes e não tenha medo de organizar eventos divertidos e promoções especiais. Certamente você notará um aumento na movimentação do bar!

Os produtos da Relevo estão aqui para ajudar a construir um ambiente mais prático, bonito e sofisticado no seu bar! Confira nossos produtos, que vão desde guardanapos simples até Jogos Americanos e apoios para copos, perfeitos para incrementar ainda mais sua decoração.

Nossos itens são feitos com matéria prima de qualidade para garantir a absorção e eficiência! Certamente trata-se do melhor custo-benefício para seu bar.

Quer mais dicas para acertar na decoração e atrair cada vez mais clientes? Leia também esses outros artigos:

E você, que estratégia utiliza para atrair clientes para um bar? Compartilhe conosco nos comentários e deixe sua opinião sobre o assunto! Não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *