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Como Atrair Clientes Para Restaurante: Guia Completo e Comprovado

como atrair clientes para restaurante

Para atrair cliente para o seu restaurante, você sabia que precisa muito mais do que fornecer boa comida?

Saber como atrair clientes para restaurante pode ser uma das maiores dúvidas de quem tem um restaurante que oferece boa comida, mas que não dá muito lucro e, portanto, não sabe mais o que fazer.

Isso porque, no final das contas, é preciso muito mais do que fornecer boa comida, para atrair clientes para restaurante.

O jantar de ação de graças costuma ser um dos mais celebrados para reunir a família. Arrase no seu!

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Claro que a boa comida é importante, isso é: se não for o fator fundamental para que o negócio dê certo.

Porém, é preciso ter em mente outros pontos tão importantes quanto a boa comida, como a parte visual do seu negócio (decoração, por exemplo) e a divulgação do mesmo.

Dessa forma, é preciso entender bem do assunto, para saber como atrair clientes, de maneira efetiva.

Pensando nisso, preparamos esse guia com dicas incríveis de como atrair clientes para restaurante e tornar o seu restaurante um negócio de sucesso!

Defina o Público Alvo/ Buyer Persona

Um dos passos mais importantes antes de pensar em qualquer estratégia sobre como atrair clientes para restaurante, é definir quem são esses clientes. Isso porque, as boas práticas de marketing e vendas, determinam que, as táticas de venda mudam, de acordo com o público alvo.

Saber exatamente quem é seu público, proporciona mais assertividade no seu serviço

Tendo seu público alvo definido, você está apto para dar início a definição dos objetivos para que demonstrarão como atrair clientes para restaurante. Essa informação é determinante para o sucesso do seu restaurante a curto, médio e longo prazo.

Para definir o seu público alvo, você precisa seguir alguns passos importantes, que ajudarão a levantar informações necessárias para demonstrar quem é o seu público.

Pesquise

Conheça bem o local em que o seu restaurante está estabelecido e as pessoas que frequentam a região. Nível social, idade, hábitos, enfim, podem ser informações relevantes. Essas informações são essenciais para determinar como atrair clientes para restaurante.

Além disso, determine quem é o público que você pretende atingir: casais, jovens solteiros, pessoas que preferem comida mais natural ou fast-food? Enfim, estabeleça um tipo de cliente e foque nele.

Delimite o seu público

Não dá para tentar atingir toda e qualquer pessoa, na hora de utilizar as táticas de como atrair clientes para restaurante. Por isso, é preciso escolher um nicho de público e focar nele.

Claro que nada impede que outros perfis procurem seu restaurante, mas focar em um perfil específico de cliente é fundamental.

Crie uma oferta

Determinado e delimitado o perfil de clientes que você espera, crie ofertas pensadas para esse público. Assim, você poderá avaliar se o público-alvo que você determinou está coerente e dará início as táticas de como atrair clientes para restaurante.

Se o público for de jovens solteiros, por exemplo, aposte em promoções de combos de fast-food. Se seu restaurante for do tipo self-service, pense em uma promoção para restaurante self-service.

Se for uma lanchonete, pense em dicas para atrair clientes para lanchonete. Você pode ainda pensar em frases de restaurante que ajudem a promover o marketing de um restaurante.

Foque em Seus Diferenciais na hora de determinar como atrair clientes para restaurante

Embora haja inúmeros restaurantes por aí, é fato que nem todos são iguais e, cada um possui algo de diferente em relação aos demais. No entanto, o que atrapalha, muitas vezes, é que esse diferencial pode não ser tão bem aproveitado.

 

Afinal, é essencial apostar nos seus diferenciais, se quiser obter destaque. Pois, se todos são iguais, não há porque escolher entre um ou outro, podendo ser qualquer um. O seu restaurante então, não pode ser qualquer um.

Ele tem que ser aquele que os clientes escolhem por conter uma carta de vinhos que não se encontra facilmente por aí. Ou por ter um chef que faz questão de ir às mesas perguntar se os clientes estão gostando da comida. Ou ainda, porque oferece promoções imperdíveis.

Enfim, aposte, invista e divulgue os diferenciais do seu restaurante, para se sair bem ao determinar como atrair clientes para restaurante. Tratar os clientes com mimos, fazendo-os sentir importantes e especiais, é garantia de sucesso; além de dica de ouro de quem sabe como atrair clientes para restaurante.

Capriche em cada detalhe, como por exemplo, oferecendo aconchego para seus clientes até mesmo no lavabo, com toalhas de papel para lavabo.

Mimos para agradar os clientes são diferenciais para fazê-los sentir especiais

Crie e Mantenha um Ambiente Agradável

Quem costuma comer fora ou mesmo quem não tem o hábito, mas vai a restaurantes em ocasiões especiais; com certeza espera encontrar um ambiente agradável e aconchegante.

Quem come fora espera ter uma refeição diferente do dia a dia, obtendo uma experiência prazerosa e especial. Tudo isso, em um local no qual seja gostoso estar. Tornar o ambiente o mais agradável possível, faz parte de como atrair clientes para restaurante.

Um ambiente charmoso e aconchegante é essencial para atrair clientes

Por isso, é de suma importância que você mantenha em seu restaurante um ambiente propício para que seus clientes consigam desfrutar de suas refeições na intensidade e tranquilidade que esperam. Aposte em uma decoração bacana para o seu restaurante.

Ninguém quer pagar para comer fora de casa, para comer em um local barulhento, mal arejado, com atendimento ruim e aparência descuidada. Pode apostar que nessas condições, os clientes preferem comer em casa.

Portanto, invista em um ambiente diferenciado, que agrade aos seus clientes, recebendo-os com importância e aconchego, a ponto de fazê-los se sentir acolhidos e com vontade de voltar sempre. Essa é a intenção.

Lembrando ainda que, não estamos falando aqui de grande investimentos em cadeiras com tecnologia de ponta que massageiam o cliente enquanto ele faz sua refeição. Não.

Estamos falando de detalhes simples, como um local silencioso ou com uma música ambiente bem tranquila, com aspecto bem organizado e limpo, e que remeta seus clientes a um local confortável e gostoso de estar. Simples assim.

Clubes de Benefícios e Compras Coletivas

A ideia de clubes de benefícios está em alta. Muitas empresas acabaram apostando nessa tática, visto que os clientes têm, cada vez mais, optado por empresas que oferecem esses benefícios. Por isso, você não pode ficar de fora.

Entrando em programas de benefícios e compras coletivas, automaticamente seu restaurante passará a entrar na lista de opções dos clientes que escolhem somente estabelecimentos que oferecem essas vantagens.

Por isso, vale a pena se informar com mais detalhes sobre esses programas e fazer parte. Até porque, essas estratégias estão em alta e tem tudo a ver com a fase de inovações tecnologias e digitais que a sociedade está vivendo.

Alguns exemplos de programas de benefícios são: Multiplus, Livelo, Dotz, etc. Quanto as compras coletivas, os mais comuns e que fazem mais sucesso são Peixe Urbano e Groupon. Pense em ideias de promoções para restaurante e entre para esses programas!

Programa de Pontos

Os programas de pontos, assim como o de benefícios ou as compras coletivas, também é uma novidade proporcionada pela era digital na qual vivemos, e que costuma fazer muito sucesso com os clientes.

Pois, através do acúmulo de pontos provenientes de compras de diversos setores, é possível adquirir diversos benefícios. E que cliente não gosta de um benefício?

Dessa forma, se você incluir seu restaurante em um programa de pontos, seja para acumular pontos ou para que os clientes resgatem seu benefício, certamente o seu restaurante irá atrair clientes antenados com esse tipo de programa.

Participe de Festivais e Eventos do Setor

Uma outra estratégia sobre como atrair clientes para restaurante, é divulgando o seu restaurante em festivais e demais eventos relacionados a esse segmento. Pois, assim, a sua marca e seus produtos podem ser divulgados em uma situação propícia para tal.

Isso porque o público que participa desses tipos de eventos, tende a ser o público que se interessa e que consome no setor de alimentação. Logo, você estará marcando presença com o seu negócio, na ocasião perfeita para divulgá-lo.

Além disso, você pode aproveitar esses eventos para criar promoções criativas para restaurantes, em parcerias com outros restaurantes, criando estratégias de como atrair clientes para restaurante.

Participar de feiras e festivais gastronômicos ajudam a divulgar o seu negócio

Presença On-Line

Falando mais uma vez em tecnologia e era digital, não há como não citar o quanto a presença online tem sido determinante para o sucesso de diversas empresas. A tendência é que, com o tempo, as pessoas busquem cada vez mais o consumo online.

Isso porque as novas gerações têm se tornando cada vez mais assíduas, no que diz respeito a comunicação digital. Portanto, é fato que, com o passar do tempo, tudo precisará possuir presença online, se não quiser se tornar obsoleto e cair no esquecimento.

Funcionários

Os funcionários contribuem significativamente para o sucesso ou fracasso do seu negócio. Por isso, é imprescindível que eles trabalhem de modo que possibilite que os clientes sejam atraídos para o seu restaurante.

Um cliente atendido com atenção, educação e evidente interesse por seus funcionários, se sentirá importante e especial e, a tendência, é que ele se lembre disso na hora de escolher um restaurante para ir e até mesmo, ao indicar um restaurante para alguém.

Da mesma forma, por mais que os pratos servidos em seu restaurante sejam incrivelmente deliciosos e o ambiente aconchegante e agradável, se o seu cliente for mal tratado por seus funcionários, dificilmente ele colocará os pés no seu restaurante novamente.

A qualidade de atendimento dos funcionários é fundamental para agradar os clientes

Por isso, tenha em mente a importância de investir em treinamentos e especializações, para que seus funcionários possam sempre prestar o melhor atendimento para os seus clientes.

Lembre-se que seus funcionários, carregam o nome do restaurante, logo a sua reputação também. Assim, os funcionários são fundamentais para ajudar em como fidelizar clientes em restaurantes.

Marketing Digital

O marketing digital é definido por estratégias que possibilitam que a sua empresa se destaque na internet. O grande diferencial nesse caso, é conseguir uma divulgação online, que possibilite que o seu restaurante seja um dos primeiros resultados de busca.

Ou seja, quando um cliente acessar um site de busca e digitar “restaurante japonês” (supondo que o seu seja desse segmento, por exemplo) o site do seu restaurante será um dos primeiros a aparecer na lista de resultados da busca.

Para que isso seja possível, é preciso seguir algumas regras de divulgação online predefinidas, e que contribuem para diferenciar umas empresas das outras, dentre as milhares que existem na internet.

Sites de Avaliações

Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não dê uma olhada em site de avaliações antes de se aventurar em qualquer estabelecimento novo, independente de qual segmento seja. Esses sites costumam ajudar muito, expondo a opinião de quem já frequentou o local.

Por isso, trabalhe para que o seu restaurante faça parte das opções desses sites, zelando sempre para que os clientes possam deixar opiniões positivas lá. Você pode ainda, incentivar seus clientes para que eles deixem suas avaliações.

Além de conquistar mais avaliações, essa também é uma maneira de passar confiança ao cliente e de aumentar a sua credibilidade.

Conclusão: por dentro de como atrair clientes para restaurante?

Com essas dicas, deu para perceber que, embora seja super importante caprichar na comida fornecida pelo seu restaurante, é preciso muito mais para que você atraia e mantenha uma boa clientela.

Manter, pois, o cliente que aprova verdadeiramente um restaurante, é aquele que sempre volta. Saber como atrair clientes para restaurante e fidelizá-los, portanto, é essencial.

Além disso, o cliente que aprova uma prestação de serviço ou um produto costuma indicar para outros clientes. Esse, inclusive, é considerado uma das melhores propagandas.

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Por isso, aproveite todas essas dicas que trouxemos aqui e deixe o seu negócio fazer todo o sucesso que merece, para que você se destaque ainda mais no mercado!

Conte com os produtos de primeira qualidade da Relevo, para te ajudar nessa missão! Boa sorte e, se você gostou do conteúdo, não esqueça de deixar os seus comentários aqui!

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