(41) 3699-8800

Você quer aprender dicas incríveis para arrumar uma mesa de almoço perfeita?

Saber como arrumar uma mesa de almoço pode parecer algo simples, mas muitas pessoas gostariam de aprender dicas importantes para arrumar uma mesa elegante e útil.

Até porque, é muito bom fazer uma refeição com tranquilidade, enquanto todos se alimentam e interagem.

Outra dica interessante que você vai gostar de conhecer, é como preparar uma mesa incrível de jantar! Saiba mais!

Pois, quando alguém tem que ficar levantando da mesa o tempo todo para pegar algum utensílio que se esqueceu de pôr na mesa, é muito chato.

Além disso, uma mesa bem posta, com todos os utensílios organizados, tornam a refeição muito mais gostosa de ser consumida.

Por isso, veja aqui algumas dicas que trouxemos para te ajudar a preparar uma bela mesa!

Dicas não apenas para te ensinar como arrumar uma mesa de almoço, mas sim, como deixar a sua mesa muito charmosa e especial.

Mesa de Almoço Simples

Mesmo que seja para um almocinho simples do dia a dia, saber como arrumar uma mesa de almoço e deixá-la bem posta, é a garantia de um carinho a mais para sua família.

Afinal, esse cuidado demonstra um capricho e uma dedicação a mais na hora de cuidar do bem-estar da sua família e, também, do seu mesmo!

Por isso, vale a pena investir em uma caprichadinha a mais, deixando a mesa bem charmosa e aconchegante, para que o almoço seja repleto de carinho em cada detalhe.

Prato

O prato deve ser disposto sempre no centro do lugar em que a pessoa se sentará. Nunca o copo ou os talheres devem estar no centro e o prato ao lado.

O prato é a principal louça da refeição, por isso, ela precisa ser o centro. Além disso, mesmo que para o dia a dia invista em modelos bonitos.

Você pode escolher em formatos diversos, como quadrados, e diversificar também nas cores e detalhes decorativos.

Há diversos modelos de pratos que mesmo para o dia a dia são excelentes opções

Os demais utensílios que a pessoa utilizará, podem estar em volta ou até dentro do prato, como no caso do guardanapo de papel.

Outro detalhe interessante, é que se você for servir uma sopa, você deve colocar o prato fundo sempre dentro de um prato raso.

É comum servir o prato fundo de sopa dentro de um prato raso

Talheres

Os talheres devem ser dispostos dos lados corretos. Seja dentro do prato ou nas laterais do mesmo, é importante que estejam colocados corretamente.

O garfo sempre deve estar do lado esquerdo da faca, dentro ou fora do prato. Mas se você preferir colocá-los do lado de fora do prato, coloque um talher de cada lado.

Assim, o garfo ficará do lado esquerdo do prato e a faca do lado direito. Se você for servir uma sopa ou alimento que necessite de colher, coloque-a do lado direito, depois da faca.

Já os talheres de sobremesa devem estar no alto à frente do prato.

Copos/ Taças

Os copos os taças sempre devem estar à direita e acima do prato. Como nos almoços do dia a dia as bebidas mais comuns são água e sucos, você pode optar por copos comuns.

Mas é claro que nada impede que, mesmo se for uma refeição simples, e você deguste uma bela garrafa de vinho com a sua família, servindo-o em taças especiais.

Guardanapo de Papel

O guardanapo de papel ajuda (e muito!) a compor a sua decoração. Por isso, é importante que você capriche na escolha dos modelos.

Um dos grandes benefícios do guardanapo de papel é a sua praticidade. Afinal, na correria do dia a dia, ninguém quer perder tempo lavando guardanapo de tecido.

Além disso, o guardanapo de papel pode ser simples ou decorado, e com uma boa ideia de dobradura, ele se torna um charmoso item da decoração da sua mesa.

Por isso, uma dica valiosa sobre como arrumar uma mesa de almoço, é saber dobrar o guardanapo de papel adequadamente.

Você encontra dicas incríveis de como dobrar o guardanapo de papel aqui, mas algumas sugestões de dobraduras simples para o dia a dia são o modelo em leque e em pirâmide.

Jogo Americano

O jogo americano em papel costuma ser uma excelente opção para servir refeições do dia a dia. Isso porque o jogo americano é prático e não requer lavagens como a toalha.

Você usa e caso tenha sujado, você pode descartá-lo. Caso não tenha sujado, você pode guardá-lo para utilizar na próxima refeição. Legal, não é?!

O jogo americano é uma excelente opção de praticidade

Na Relevo você ainda pode escolher entre os modelos de guardanapo de papel Pois e guardanapo de papel clássico.

Decoração Para A Mesa

Um ponto importantíssimo sobre como arrumar uma mesa de almoço, é prestar atenção na decoração da mesa.

Pois, você pode até servir uma refeição memorável, mas se o fizer em uma mesa posta de qualquer jeito, o seu almoço não será tão bom quanto poderia.

Dessa forma, mesmo nas refeições simples do dia a dia, é muito importante colocar uma mesa bonita. Não precisa ser nada sofisticado, mas elegante e aconchegante.

Isso demonstrará não apenas a sua preocupação em agradar a família, mas também, o seu cuidado com o preparo da refeição.

Escolha louças e utensílios agradáveis, pois, são peças fundamentais na decoração.

Além disso, escolha uma bonita toalha ou jogos americanos de papel, pois, para o dia a dia são muito mais práticos e nem por isso, menos elegantes.

Os sousplat também são excelentes opções para ajudar na sua decoração. Você pode escolher a melhor maneira de usá-los.

Um arranjo de flores no centro da mesa e guardanapos de papel bem dobrados, também ajudam na decoração.

Mesa de Almoço Sofisticada

Se você tem uma almoço especial em vista, no qual pretende receber pessoas para uma ocasião especial, você precisa caprichar na sua mesa!

Até porque, é comprovado que, mesmo que o menu a ser servido seja simples, se a arrumação da mesa for elegante e chamativa, a refeição é considerada requintada.

Por isso, capriche e com certeza você agradará muito os seus convidados!

Prato

Assim como no caso da refeição do dia a dia, o prato deve ser disposto sempre no centro do lugar em que a pessoa se sentará.

Além disso, como se trata de uma refeição especial, você deve utilizar as suas melhores louças, como pratos de porcelanas e em modelos elegantes.

Afinal, quase todo mundo tem aquelas louças e utensílios que ficam guardadinhos esperando uma ocasião especial, para saírem dos armários.

Você pode caprichar no formato e na cor, escolhendo os que combinarão perfeitamente com as cores da decoração da mesa. É sucesso garantido!

Escolher os pratos combinando com as cores da decoração da mesa é o ponto chave da decoração

Talheres

As regras dos talheres valem para qualquer refeição: seja do dia a dia ou uma refeição especial para receber amigos e familiares.

Por isso, o garfo (ou garfos) devem sempre estar do lado esquerdo do prato e a faca e colher do lado direito. A colher sempre do lado direito da faca.

Além disso, caso seja uma refeição que necessite muitos talheres, não coloque-os dentro do prato. Pois, dentro do prato é recomendado somente um garfo e a faca.

Disposição dos garfos e facas

Se você for servir uma refeição bem elaborada, com peixes por exemplo, é importante que coloque os talheres nas posições corretas:

  • Garfo de jantar: também chamado de garfo de carne, é o maior garfo do jogo de talheres. Deve estar sempre ao lado esquerdo do prato e entre os garfos menores.
  • Garfo de peixe: esse garfo é um pouco menor do que o de carne e deve ficar ao lado esquerdo do mesmo. Pois, a tendência é que se sirva o peixe primeiro e, portanto, esse será o primeiro garfo a ser utilizado.
  • Garfo de salada: esse é o menor garfo. Ele deve ser colocado ao lado direito do garfo de jantar. Mas, se não houver peixe no menu, ou se a salada for servida antes de tudo, coloque o garfo de salada do lado esquerdo do garfo de jantar.
  • Garfo de ostra: se o seu menu for realmente requintado, você precisará desse garfo. Coloque-o do lado direito da colher.
  • Faca de jantar: é a maior faca e também conhecida como faca de carne. Sempre deve estar do lado direito do prato.
  • Faca de peixe: se houver peixe no menu, coloque essa faca do lado direito da faca de jantar.

Copos/ Taças

Além dos pratos, os copos e taças são peças fundamentais para compor a decoração e, porque não dizer o requinte, de uma mesa bem posta.

Por isso, você deve escolher os modelos mais elegantes, mas também, os que serão adequados para as bebidas que você servirá durante a sua refeição.

Podem ser colocados à mesa até cinco copos ou taças. Eles devem ser dispostos de maneira que os menores comecem pela direita.

O copo de água deve ser colocado acima das facas. Em seguida o de champagne, depois o de vinho e, por fim o menor, para servir um licor, por exemplo.

Guardanapo de Papel

Faça do guardanapo de papel um verdadeiro item decorativo da sua mesa! Você pode escolher modelos mais refinados, como o guardanapo de papel Premium.

Esse modelos possui borda decorada e com a dobradura certa, dará um toque de delicadeza e requinte a mais à sua mesa.

Para uma mesa de um almoço especial você pode apostar as dobraduras quadrado supresa ou em forma de flor. Saiba como fazê-los aqui.

Jogo Americano

Se ao invés de uma toalha de mesa, você optar por um jogo americano, escolha os modelos em papel. Pois, são muito mais práticos e ainda assim, muito elegantes.

O modelos de jogo americano de papel Pois é muito elegante com a sua borda decorada. Mas você pode optar ainda por modelos ovais, que são muito charmosos!

Decoração Para A Mesa

A decoração da mesa é o carro-chefe em uma mesa bem posta para uma refeição especial. Por isso, capriche!

Escolha louças e utensílios apropriados e que combinem entre si. Lembre-se de colocar à mesa todos os itens necessários para que a refeição possa ser consumida.

Se não for necessário três tipos de talheres, por exemplo, não precisa por todos eles. Mesmo que com poucos itens, é possível compor uma linda mesa.

Aposte em arranjos florais ou mesmo decorações com frutas. Velas não muito recomendadas em mesas para almoço, mas ainda assim, se forem bem utilizadas pode pôr.

Escolha uma bela toalha ou aposte em jogos americanos decorados. Capriche na disposição de cada item, principalmente do guardanapo de papel, e arrase!

Onde Servir A Comida

(Recipientes Ideas para as comidas mais usadas como : Arroz, feijão, macarrão, carnes, saladas)

Um ponto importante aqui é ressaltar que toda a louça e utensílios dispostos à mesa, compõe significativamente a decoração da mesa.

Pois, muitas pessoas pensam que apenas arranjos de flores, velas ou uma toalha bonita são os itens decorativos.

Lembre-se que tudo o que você colocar na mesa, ajudará a torná-la mais elegante ou menos elegante. Por isso, todos os itens devem ser pensados com cuidados.

Panelas à mesa somente se forem lindas panelas. Sabe aquelas panelas que chega a dar só de usar para cozinhar, de fato, de tão lindas que são?!

Então, essas aí podem ir á mesa. As panelas do dia a dia, aquelas que já devem estar amassadas, com o cabo meio solto, a tampa riscada, bem, essas você pode deixar no fogão mesmo.

Leve somente belas travessas para a mesa. Você pode optar por travessas de vidro ou porcelana, ou mesmo os belos rechauds de inox.

As travessas e utensílios de inox ajudam a compor uma bela decoração de mesa

Dica Extra: Bebidas Saudáveis Para Acompanhar o Alimento

Além de uma mesa bem posta linda, toda caprichada na decoração e na organização dos itens, com belos guardanapos de papel da Relevo ou super práticos jogos americanos de papel; é importante que a refeição em si seja boa.

Não apenas boa no sentido de gostosa, mas também (ou principalmente), no sentido de saudável. Por isso, aposte nas escolhas certas!

Alimentos naturais como vegetais, cereais e proteínas, devem compor boa parte do seu menu. Quanto mais natural, melhor.

Além disso, bebidas saudáveis como sucos naturais, vinhos e água, são as melhores opções. Os vinhos e a água são perfeitos para acompanhar qualquer menu.

O sucos naturais são excelentes opções de bebidas para as crianças.

No entanto, prefira preparar os sucos em casa, pois, os industrializados costumam possuir muito açúcar e conservantes.

Evite os refrigerantes, pois, em nada são alimentos saudáveis. Além disso, costuma oferecer a sensação de estufamento, que é horrível.

Conclusão

Com essas dicas práticas e objetivas você está apta(o) para preparar uma belíssima mesa para o almoço. Seja para o dia a dia ou uma ocasião especial.

Veja outras dicas bacanas que a Relevo trouxe para você:

Por isso, aproveite os produtos oferecidos pela Relevo e explore o site para saber mais sobre toda a nossa linha exclusiva de produtos!

Não se esqueça de deixar aqui os seus comentários e sugestões! Conte as suas sugestões de decorações para servir o almoço.