Postado em:

Almoço de Domingo: Guia Completo Para Preparar Perfeitamente

Quer um almoço de domingo perfeito?

O ato de sentar no entorno de uma mesa e comer simboliza, entre outras coisas, a união. E aquele farto e saboroso almoço de domingo é o retrato mais perfeito disso!

Reunir amigos e familiares para um dia especial é sempre uma boa pedida. Hoje, com as famílias cada vez menores, manter esta tradição é reforçar laços e cultivar raízes.

Estes outros assunto também podem ser o seu interesse:

Aprenda Como Arrumar Uma Mesa de Almoço Perfeita Para Dia A Dia

Tipos de Guardanapo de Papel: Aprenda a Escolher Para Cada Ocasião

Guardanapo: Aprenda Como, Onde e Qual Usar Com Este Guia Prático

E para que tudo seja ainda mais especial, preparamos este guia completo para preparar perfeitamente o almoço de domingo!

Cardápio, itens essencial à mesa, como sugestões incríveis de como servir diferentes tipos de comida, decoração! Pensamos em tudo para que sua tarefa se torne mais fácil.

Bora lá?

Decidir o cardápio

Almoço de domingo não precisa ser sinônimo de macarronada e frango assado. Obviamente se esta é a comida preferida da sua família ou convidados, não precisa sair deste caminho.

Quem sabe apresentar de uma forma diferente ou servir massa fresca, feita por você, por exemplo, é uma maneira de inovar sem sair da zona de conforto.

A chef Rita Lobo, que assina o badalado canal de receitas Panelinha, tem uma postagem com várias massas para servir em um almoço de domingo (confira aqui).

Mas é sempre bom ter outras opções em mente. Até mesmo para propor algo diferente do usual e sair da rotina.

É por isso que a organização do seu almoço de domingo especial começa com a definição do que você irá servir. Será a partir desta decisão que todo o restante será feito. Inclusive as compras, se necessário.

O prato principal é com você! A partir de agora nós vamos sugerir ideias do que você pode servir como petiscos, entrada e sobremesa.

Abra o bloco de notas e faça a sua lista!

Aperitivo

Azeitonas, queijo, pão fresquinho. Beliscar alguma coisa antes do almoço de domingo é sempre gostoso.

Uma das coisas mais divertidas do almoço de domingo é que ninguém está preocupado com o horário. Então a refeição pode ficar para mais tarde.

Fazer a refeição em família pode ser um momento de aproximação de pais, filhos, avós, tios, primos. E se não for este o caso, uma bandeja bem montada de petiscos pode entreter o paladar dos convidados.

Os petiscos não precisam, necessariamente, combinar com a refeição que será servida. Pode ser uma tábua de frios simples, por exemplo. Vai muito bem com a cervejinha de domingo!

Confira nossas sugestões do que servir como petisco no almoço de domingo:

  • Tábua de frios: queijo, azeitona, salaminho italiano, tomate cereja (pode temperar com azeite de oliva e orégano). Você pode incrementar com palmito, ovos de codorna e pimenta biquinho em conserva.
  • Pães e patês: corte o pão em pedaços menores e sirva com dois ou três tipos diferentes de pastinhas, como atum, azeitona preta, tomate seco, homus.
  • Bolinho de arroz: sabe aquele resto de arroz da geladeira? Transforme-o em bolinhos de arroz e sirva com geléia de pimenta. Fica ótimo!
  • Chips de abobrinha: É só fatiar bem fininho, temperar com sal e pimenta, empanar na farinha de trigo e fritar
  • Linguiça assada: se a proposta não é churrasco, você pode assar linguicinha no forno. Sirva com farofa.

Uma dica: lembre-se que o petisco não é a refeição principal! Então mensure a quantidade conforme o número de convidados. Não vai ter graça nenhuma se todo mundo se entupir de azeitona e mal provar as delícias vêm pela frente!

Entrada

Uma maneira de inovar e surpreender no almoço de domingo e servir uma entrada antes do prato principal. Com certeza seus convidados e familiares não vão esperar por essa!

Um almoço de domingo com entrada e prato principal parece algo muito sofisticado e que não se encaixa muito bem na proposta. Mas isso é um equívoco.

Servir uma entrada para seu convidados é uma maneira de surpreendê-los. E por que não tornar o almoço de domingo um pouco diferente?

A entrada pode ser quente ou fria, o que é uma boa aposta no verão – e muito prática, pois pode ser feita com antecedência.

Confira nossas sugestões do que servir como entrada no almoço de domingo:

  • Bruschettas: Tipicamente italiana, a bruschetta é uma das líderes no quesito entradas. Com uma versatilidade de sabores e modos de preparo, a criatividade vai fazer uma enorme diferença na hora de escolher os ingredientes.
  • Saladas: São ótimas alternativas e combinam com quase tudo. Salada de frutos do mar, de folhas, de macarrão, grãos e legumes. Atente-se às especiarias e proporcione diferentes tipos de sabores para essas composições.
  • Caldos: De feijão, mandioquinha ou de milho, são ótimas opções para as baixas temperaturas. Podem ser acompanhados de croutons (ou mini torradas), azeite, queijo parmesão e cebolinha.
  • Guacamole: A iguaria mexicana feita de abacate tomou conta dos restaurantes brasileiros, além disso, prepará-la em casa também pode ser muito simples.
  • Batata rústica: vale batata baroa (mandioquinha), inglesa, doce ou asterix. É só ‘jogar’ no forno com azeite, sal e alecrim. Pronto! Sirva com farofa ou salada verde.

Assim como no caso dos petiscos, dê atenção para as porções. Ainda falta o prato principal e a sobremesa, que vai fechar o seu almoço de domingo especial com chave de ouro!

Sobremesa

Terminar uma refeição especial com uma sobremesa bem feita é tudo de bom. E se for um almoço de domingo melhor ainda!

Pode ser bolo, musse, o tradicional pudim de leite ou pavê (aquele que é pra comer, tá!?). Almoço de domingo sem sobremesa é como dia verão com chuva: sem graça!

Brincadeira à parte, aqui a principal dica é mimar seus convidados e familiares. Para isso, se puder, faça mais de uma opção. Assim, você pode fazer o que eles gostam e ainda incentivar que provem algo novo!

Confira nossas sugestões do que servir como sobremesa no almoço de domingo:

  • Pudim de leite: Sim, é claro que a mais tradicional receita familiar não poderia ficar de fora da nossa lista. Uma maneira de inovar é servir junto um merengue.
  • Bolo gelado de coco: Este clássico, também conhecido como toalha felpuda, é campeão à mesa.
  • Pavlova de frutas: o nome pode ser sofisticado, mas a sobremesa é muito fácil de fazer: merengue assado coberto com frutas.
  • Sorvete: Quem resiste? Experimente uma receita caseira e impressione os convidados
  • Pavê: Apesar da piadinha, é o tipo de sobremesa que ninguém vê de tão rápido que some da mesa.

Aqui não precisa ficar atenta com as porções! Sobremesa de almoço de domingo só é boa quando a gente pode repetir (várias vezes), né!?

Definir a decoração

Arrumar bem a mesa pode ser um mimo a mais para sua família e seus convidados no almoço de domingo.

Você deu um tapa na casa, planejou uma refeição especial. Mas e a mesa? Um ponto importantíssimo para seu almoço de domingo ser um sucesso é a decoração da mesa.

Não precisa ser nada sofisticado. A dica é deixar tudo aconchegante e prático. Isso demonstrará sua preocupação em agradar a família.

Escolha louças e utensílios que conversem entre si. De nada adianta tirar aquele jogo de prato lindo armário se você servir o almoço de domingo dentro da panela, né!?

Não esqueça dos copos, dos talheres e dos guardanapos de papel – a menos que você queira terminar o domingo esfregando guardanapo de tecido no tanque!

Toalha de mesa

Uma mesa bem posta e convidativa tem que ter uma toalha bonita. Muitas vezes por conta da informalidade, este item fica de fora da lista do almoço de domingo.

Mas cobrir a mesa com uma toalha pode dizer muito sobre o cuidado e carinho com que você planejou e executou tudo.

Pode ser uma peça branca, com detalhes ou não, colorida, xadrez. Veja o que mais combina com seus estilo, com suas louças.

Além da toalha de mesa, um outro item pode ajudar na decoração: o sousplat. O acessório é como se fosse um prato, onde será colocado o prato da refeição em cima.

Elegante, o sousplat realça os detalhes da louça e ainda protege a toalha de possíveis acidentes.

A Relevo possui peças em papel de alta qualidade, capazes de dar um toque todo especial na sua mesa de almoço de domingo. Confira os modelos aqui!

E se você quer saber mais sobre este item, aproveite para ler esta outra matéria aqui no blog: Descubra para que serve o sousplat e como usá-lo.

Arranjos

Os arranjos na decoração para um almoço de domingo devem ser pequenos e discretos. Eles devem ser coadjuvantes na mesa.

É importantíssimo que a decoração não roube toda a atenção, nem atrapalhe o contato visual entre os convidados.

Isto porque um almoço de domingo é um momento super descontraído e geralmente a comida está sobre a mesa, para cada um se servir. Então ter arranjos muito grandes e altos pode mais atrapalhar do que ajudar a decorar.

Você pode usar um vaso baixo com flores da cor que mais se encaixa com o restante da sua decoração e louças. Há também a opção de flores em pares ou únicas em vasos mais longos.

Outra opção é fazer mini arranjos para cada convidado. Neste caso o mimo fica na frente ou ao lado do prato de cada um.

Você pode usar isso também como estratégia para marcar os lugares a mesa. Uma tag impressa e afixada neste mini arranjo fica super descolado!

Escolher os itens que usará para servir

A tábua de corte pode ser uma peça diferente e bonita para servir à mesa em um almoço de domingo.

Toda a louça e utensílios dispostos à mesa também compõe a decoração do almoço de domingo.

Então é importante dar atenção para estas peças e também para como irá servir a refeição. Não é porque o almoço de domingo é com a família, por exemplo, que as panelas saem do fogão para a mesa.

Os itens mais tradicionais para servir, as travessas e tigelas, são sempre bem-vindas em qualquer ocasião.

Contudo, existem outras maneiras de servir uma refeição. Se você servir frios como petiscos, por exemplo, pode organizá-los em espetinhos.

Basta colocar uma azeitona, um queijo e um quadradinho de salame italiano em um palito de dente. Organize sobre uma tábua, de vidro ou madeira, ou uma bandeja bonita!

Os petiscos também ficam bonito em potinhos separados, organizados sobre um prato de bolo ou uma torre para cupcake e docinhos (sim, estes objetos não servem apenas para festa de aniversário!).

Por falar em tábuas de corte, as de madeira e bambu dão um efeito diferente à mesa. Carnes, legumes assados e também os petiscos podem ser servidos sobre elas. Você ainda pode decorar com ramos de ervas frescas, como o alecrim.

Taças de vinho branco, martini e de licor, canecas e copos também podem se transformar em recipientes interessantes e surpreendentes para servir.

Saladas, patê, guacamole, batatas assadas ou fritas, caldinhos, palitinhos de queijo e muitos outros tipos de entradas e petiscos podem ser porcionados nestes itens.

Os vidros de conserva mais baixos, como os de geleia, também são excelentes para isso e para as sobremesas. Você pode decorar com fitas. Fica charmoso e não dá trabalho nenhum para fazer.

Rechauds e ramequins também podem ser boas opções. O primeiro pode acomodar o prato principal. O segundo pode levar a entrada e também vários tipos de sobremesas.

Se você acha que vamos deixar as panelas de fora dessas super dicas de como servir diferentes tipos de comida no seu almoço de domingo, está enganada.

Existem peças feitas para irem a mesa. em especial as caçarolas e frigideiras. Algumas são coloridas (tem até estampadas!), feitas em ferro, pedra sabão e cerâmica.

Se for servir sorvete, uma ideia bacana é usar copinhos plásticos. Porcione o sorvete, espete um palito de picolé e leve para gelar.

Itens essencias para uma refeição

Ninguém come sem talheres e pratos e ninguém limpa a boca e mãos durante um almoço de domingo sem um bom guardanapo de papel.

Mais do que um item de higiene básico, o guardanapo de papel é essencial à mesa – e não apenas nela, mas quando há petiscos e entradas.

Além desta peça, existem outros itens essenciais para uma refeição, como o jogo americano e o descanso de copos.

Se você irá fazer um almoço de domingo completo, com petiscos, entrada e sobremesa, estas peças podem te ajudar tanto na decoração quanto na higiene.

Confira as nossas dicas incríveis de como escolher e usar estes itens indispensáveis para o seu almoço de domingo perfeito.

Guardanapo de papel

O Guardanapo de papel é um aliado na hora de servir um almoço de domingo.

O guardanapo de papel ajuda (e muito!) a compor a sua decoração. Por isso, é importante que você capriche na escolha dos modelos.

Um dos grandes benefícios do guardanapo de papel é a sua praticidade. Afinal, após um belo almoço de domingo ninguém quer perder tempo lavando guardanapo de tecido.

O mais importante é escolher uma marca confiável e que disponibilize peças absorventes, de qualidade e bonitas. É por isso que sempre indicamos a Relevo.

Além de prático e mais higiênico, o guardanapo de papel da Relevo pode se transformar em mais um item decorativo na sua mesa de almoço de domingo.

Ele pode ser simples ou decorado. Por serem firmes, mas macios, os guardanapos de papel da Relevo também podem receber diferentes tipos de dobraduras.

Se é isso que você procura, vai gostar muito desta nossa outra postagem: Como Dobrar Guardanapo de Papel: Guia Completo e Prático.

Alta Qualidade

Os guardanapos de papel da Relevo são de altíssima qualidade, pois, são fabricados sem a adição de plástico. Todos os itens são 100% papel.

Alta Absorção

Por serem fabricados com excelente material, os guardanapos de papel da Relevo possuem alto poder de absorção. Mesmo os guardanapos mais simples possuem cerca de 18 gramas de papel.

Isso garante finas camadas sobrepostas, próprias para limpar com eficiência e absorver qualquer substância com rapidez e eficiência.

Personalizáveis

Um dos grandes diferenciais da Relevo é a possibilidade de personalização dos guardanapos e todos os outros itens de serviço em papel que a marca fabrica.

Custo x benefício

O custo x benefício de um guardanapo de papel está diretamente ligado a qualidade da peça.

Os produtos da Relevo são feitos com matéria-prima de primeira linha, o que assegura eficiência na função mais básica de um guardanapo de papel: limpar.

Jogo Americano

O jogo americano de papel da Relevo pode ser usado sobre a toalha ou diretamente sobre a mesa. Mais do que prático, o item também é capaz de dar um toque especial na decoração da sua mesa de almoço de domingo.

Utilizar jogos americanos de papel na decoração do almoço de domingo é um ótimo jeito de destacar os pratos, talheres e outros itens do serviço.

A peça pode ser usada sobre a toalha, para proteger o tecido, ou diretamente na mesa. Você escolhe!

A Relevo também presta o serviço de personalização dos jogos americanos. Imagine a surpresa de seus convidados ao perceber que você fez algo especial para recebê-los!

Práticos, os jogos americanos da Relevo ficam tão elegantes quanto os tecidos e com uma vantagem a mais: você usa e caso tenha sujado é só descartá-lo.

Se você quer saber tudo sobre esta peça essencial no seu almoço de domingo, pode ler esta outra matéria no nosso blog: Jogo Americano: Para Que Serve, Como e Qual Usar Em Sua Mesa.

Ainda: na loja da Relevo você pode conferir todos os modelos de jogo americano de papel e escolher o que mais se adequa ao seu almoço de domingo.

O modelo Pois tem a borda decorada e é muito elegante. Se preferir, você pode escolher pelo jogo americano oval: uma opção charmosa e super diferente!

Descanso de copo

Além de decorativos, os descansos de copo da Relevo são ultra absorventes e, por isso, protegem bem seus móveis durante os petiscos no almoço de domingo e também à mesa.

Além de guardanapos de papel de altíssima qualidade para todas as ocasiões, a Relevo fabrica descanso de copos em papel.

Feitos em forma a ornarem com os guardanapos e o jogo americano que você escolher, os descansos de copo da Relevo servem para proteger seus móveis e também como peças decorativas para sua mesa de almoço de domingo.

Assim como todas as peças da Relevo, os descansos de copo de papel também podem ser personalizados.

Para o almoço de domingo, indicamos os designs ‘trevo’, que tem a borda decorada, ou o ‘clássico’. Confira estes e outros modelos na loja da Relevo.

Dica extra: oferecer um mimo aos convidados

Depois de um almoço de domingo perfeito, nada melhor do que levar todos para a sala ou para o jardim e finalizar a refeição com um cafezinho saboroso ou um chá digestivo!

Se tem uma coisa que todo mundo gosta é ser surpreendido positivamente, não é verdade!?

E em um almoço de domingo perfeito, oferecer um mimo para os convidados e familiares pode ser um grande diferencial.

Além de elegante e educado, é uma maneira gentil de demonstrar seu carinho por todos.

Não é preciso nada muito sofisticado – a menos que você queira assim, claro!

Você pode oferecer um café feito na hora ou chá digestivo e saboroso após o almoço. Isso pode ser feito na sala ou no jardim.

Organizar marmitas com a sobremesa também é bem interessante e não há quem não goste. Você pode utilizar as marmitas descartáveis de alumínio, imprimir uma tag divertida e colar na tampa.

E mesmo que sejam seus familiares, acompanhe a todos até a porta, agradeça por terem vindo a cada um individualmente.

Conclusão

O almoço de domingo pode ser simples ou mais elaborado, mas o que importa mesmo é estar bem organizado.

Como demonstramos nesta postagem, planejar um almoço de domingo é algo simples e você pode fazer tudo com o que tem em casa.

Vale reunir a família para cozinhar junto, servir petiscos e sobremesas diferentes, para que todos tenham novas experiências gastronômicas. Enfim: a dica mais importante é fazer tudo com carinho e disposição!

E não esqueça: com as peças de papel da Relevo fica tudo mais bonito, higiênico, elegante e personalizado.

Agora que você já sabe como organizar um almoço de domingo perfeito, que tal dar uma olhada nestas outras postagens no nosso blog?

Temos certeza que você vai se inspirar para planejar mais surpresas para os seus amigos e familiares.

Como Arrumar Uma Mesa de Café da Manhã Perfeita Para Cada Ocasião

Aprenda Como Montar Uma Mesa de Café da Tarde Perfeita e Elegante

Como ser um bom anfitrião: 5 regras básicas de etiqueta

Adoramos ter a sua companhia até aqui. Conta para a gente o que achou aqui nos comentários. Adoramos saber!

Até breve 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *