(41) 3699-8800

Quando se realiza reuniões e jantares em casa, o desejo de impressionar e receber os convidados da melhor maneira possível é absolutamente compreensível. Embora algumas dúvidas possam surgir na hora de organizar um bom evento — afinal, são muitos os aspectos envolvidos nessa tarefa —, uma coisa é certa: a atenção aos detalhes fará toda a diferença no resultado!

Montar a mesa da ceia de Natal pode ser um desafio: nessa data tradicional, é comum reunir familiares e amigos mais próximos para celebrar, e o desejo de acertar pode gerar ansiedade e tensão.

Para ajudar você nessa missão, selecionamos 5 dicas para personalizar a mesa da ceia de Natal. Descubra agora!

1. Use cores natalinas

As cores influenciam diretamente no clima do ambiente, e por esse motivo podem e devem ser usadas para criar uma atmosfera natalina.

Não há porque temer usar os tradicionais vermelho, branco ou dourado: muitas vezes, seguir a tradição é uma maneira de somar pontos favoráveis em uma decoração, inspirando todos os convidados.

Assim, é possível utilizar uma toalha de mesa na cor branca, que é uma cor neutra, e brincar com tons mais vibrantes para colocar pontos de cor na mesa da ceia de Natal. As cores também podem ser exploradas nos souplats, nas taças e copos, assim como nas passadeiras e outros itens de decoração da mesa.

2. Personalize os guardanapos

Guardanapos personalizados com frases de boas festas, desenhos estampados em serigrafia dourada ou ainda e relevos prensados garantem personalidade e charme à mesa da ceia de Natal.

Sem mencionar que a atenção a esses detalhes demonstra que a mesa foi montada com muito carinho para receber a todos os presentes nesse dia, fazendo com que os convidados se sintam mais que especiais!

3. Utilize velas decorativas

O uso de velas na decoração traz a sensação de aconchego e requinte, tornando os ambientes bonitos e muito mais agradáveis.

As velas podem ser posicionadas em castiçais dourados, e serem de cores diversas, ou ao contrário podem ser brancas ou douradas, quer dizer em tons mais neutros, mas carregarem em sua base enfeites natalinos coloridos, ou pequenos arranjos de flores.

4. Decore com alimentos típicos da data

É bastante comum a presença de frutas e oleaginosas no cardápio de Natal, e uma ideia bem bacana é utilizar esses alimentos para montar um cenário que só contribuirá com a beleza da mesa da ceia de Natal.

As frutas podem ser cortadas em formato diverso do que é usado normalmente: com um boleador, por exemplo, é possível fazer bolinhas com o melão e a melancia. Montar um mix interessante dessas frutas numa taça de vidro grande e salpicar passas e amêndoas por cima dará o arremate perfeito.

O queijo de aperitivo cortado em cubinhos, se misturado ao tomate cereja, pode ser montado em uma bandeja no formato de uma guirlanda, por exemplo. Para finalizar, folhinhas de manjericão ou ramos de alecrim darão o toque final.

5. Enfeite com criatividade

Quanto mais o Natal se aproxima, mais cheio fica o mercado com as opções de decoração de Natal para todos os gostos e bolsos.

A proposta é que, usando elementos que já existem em casa e abusando da criatividade, é possível organizar uma mesa da ceia de Natal muito bonita e original, fugindo do que é comum de se encontrar nas revistas de decoração e nas casas dos amigos e parentes.

Buscar referências na internet também é super válido, assim como visitar sites e blogs que tratam do tema. E você, já tem o costume de personalizar a mesa da ceia de Natal? Conte suas experiências pra gente nos comentários abaixo!