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Você quer deixar o ambiente de restaurante ainda mais chamativo?

O ambiente de restaurante é importantíssimo para fidelizar clientes e atrair novos consumidores! Descubra como deixar esse espaço ainda mais atrativo e convidativo!

Todo o empreendedor sabe: é fundamental se concentrar na experiência do cliente se você quer ter sucesso. Quando falamos de restaurantes, isso é especialmente verdade.

Existem muitos estabelecimentos que servem boa comida. Sozinha, essa característica não é o suficiente para conquistar o consumidor. Para se destacar da concorrência e entrar para a lista de favoritos dos clientes, é preciso cuidar muito bem do ambiente de restaurante.

E o ambiente não se trata apenas da decoração! Existem muitos outros fatores que influenciam na experiência do cliente e que devem ser planejados da melhor maneira possível. Lembre-se: a atenção aos detalhes é essencial ao gerir um restaurante.

Quer mais dicas para deixar seu restaurante lindo? Dê uma olhada também nesse outro post que preparamos!

Se você quer aprender tudo sobre como tornar um ambiente de restaurante acolhedor, bonito e muito mais chamativo, está no lugar certo! Nesse post, trazemos seis dicas incríveis para garantir que seu restaurante decole! É só continuar lendo para descobrir como:

A importância do ambiente de restaurante

Dificilmente, hoje em dia, as pessoas procuram um restaurante apenas pela comida. Não é à toa que esse tipo de negócio é considerado parte do setor de entretenimento. Quando saem para comer, os clientes esperam passar algumas horas agradáveis se divertido.

Os restaurantes também são usados como ponto de encontro, tanto para casais quanto grupos de amigos. Até mesmo reuniões de negócios podem ser realizadas em restaurantes. Mas para isso, o consumidor irá procurar um ambiente propício, que permita que aquela situação social se desenrole sem problemas.

O ambiente de restaurante é importantíssimo para a experiência do cliente.

Por exemplo, um casal provavelmente evitará lugares barulhentos demais ou pouco românticos. Já as reuniões de trabalho dificilmente serão realizadas em ambientes de fast food. E assim por diante. Cada público-alvo terá sua preferência.

Dessa forma, a melhor dica que podemos te oferecer para garantir um ambiente de restaurante perfeito é essa: conheça seu público.

É importantíssimo manter o seu cliente em mente quando montar o ambiente de restaurante. Dessa forma, você tem certeza de que irá atrair o público certo com os detalhes certos!

Como deixar o ambiente de restaurante mais atrativo

Agora que você já sabe a importância de construir um ambiente de restaurante adequado, vamos às dicas de como fazer isso! A seguir, você encontra instruções para ter certeza que não esqueceu de nada na hora de planejar o ambiente.

Se você quer mais dicas relacionadas à administração de um restaurante, leia também esse outro post! A seguir, você confere as dicas para deixar o ambiente de restaurante muito mais convidativo:

1. Defina Seu Tema

Um dos pontos mais importantes ao fazer uma boa decoração ou criar um ambiente coeso é definir e manter um tema. Pode parecer uma dica óbvia, mas acredite: é muito fácil desviar do seu tema ao preparar a decoração e outros detalhes do ambiente de restaurante.

Muitos donos passam por dificuldades com isso, e portanto, preparamos algumas dicas para garantir que você não saia do seu tema:

  • Todos os objetos de decoração utilizados devem ser compatíveis com o tema. Sejam eles fotos, quadros, esculturas ou arranjos.
  • Evite utilizar o ambiente de restaurante para exibir memórias, a não ser que elas combinem com o tema do local. Por exemplo, uma camiseta assinada pelo jogador que visitou o local pode ficar muito bem em um ambiente informal, mas não é uma boa peça para decorar um restaurante romântico.
  • Procure o seu tema na internet para encontrar inspiração para a decoração.
  • Conheça seu público. Acompanhe as redes sociais do restaurante (e dos concorrentes!) para encontrar comentários e reviews que podem te oferecer uma ótima visão do que seu consumidor procura.

E lembre-se: um tema não precisa ser algo extravagante e nem extremamente definido. Por exemplo, um restaurante mexicano pode ser todo decorado com essa temática, ou pode preferir uma decoração minimalista e moderna. Tudo depende do seu público-alvo.

O tema pode ser, até mesmo, apenas uma paleta de cores. O estilo de decoração também pode ser considerado um tema por si só.

2. Mantenha a Claridade

Quando falamos do ambiente de restaurante, a maioria das pessoas pensam apenas na decoração. O fato é que existem muitos outros fatores que influenciam na qualidade do ambiente. Um deles é a iluminação.

Como já discutimos há alguns tópicos, os clientes procuram o restaurante, em geral, durante situações sociais. Dessa forma, é importantíssimo que o nível de luz no local seja suficiente para que as pessoas enxerguem claramente os membros de seu grupo.

Além disso, é importante que as mesas sejam iluminadas de forma a oferecer um bom destaque aos pratos que você está servindo.

Cuide da iluminação do local.

Restaurantes com temática romântica também devem pensar com cuidado na iluminação. É verdade que esse tipo de ambiente de restaurante costuma a ter uma iluminação mais indireta, mas não é por isso que o local deverá ser escuro! Nesse caso, faça uso das luzes amareladas e indiretas, mas certifique-se de que a mesa em si esteja sempre bem iluminada.

3. Comunicação Visual

A comunicação visual é extremamente importante para qualquer tipo de marketing. A estratégia não deve ser deixada de fora, também, na hora de montar o ambiente de restaurante.

Você sabia que é muito mais fácil lembrar de informações que acompanham imagens? Isso por que a comunicação é capaz de engajar e eliciar emoções imediatamente. Esse tipo de mensagem difere, por exemplo, de textos, que precisam ser lidos antes de causar qualquer reação emocional.

Utilize o visual a seu favor!

Dessa forma, é preciso usar a comunicação visual a seu favor! Veja algumas dicas de como deixar o ambiente de restaurante mais chamativo com essa técnica:

  • Elabore um cardápio com fotos dos pratos.
  • Os quadros e pôsteres nas paredes podem ajudar a reforçar o tema ou a vender determinados produtos.
  • Utilize os utensílios, como guardanapos e jogos americanos para reforçar a marca. Saiba como adquirir itens personalizados clicando aqui.
  • Abuse das redes sociais! Fotos dos pratos e vídeos curtos com o preparo ou momento de servir estão muito populares, e podem atrair muitos clientes.

4. Os Cuidados Com os Móveis

Os móveis, assim como todos os utensílios que serão usados pelos clientes, são fundamentais para criar um bom ambiente de restaurante.

Afinal, mesmo que sua decoração esteja impecável e a comida seja ótima, móveis de baixa qualidade podem impedir os clientes de voltar.

Lembre-se: a experiência do cliente é o que está em jogo. Como você se sente quando precisa fazer uma refeição em uma mesa em desnível, por exemplo?

Cuide dos móveis do seu restaurante.

A situação dos móveis influencia diretamente o conforto dos clientes. Por isso, garanta que seus móveis estão em boas condições e são confortáveis. Confira uma lista de fatores que precisam ser checados para não esquecer de nada:

  • Cadeiras e sofás devem ser confortáveis.
  • Se houver estofado, garanta que eles estejam sempre limpos e sem cheiro.
  • Confira se as mesas não estão bambas ou em desnível.
  • Evite assentos fixados no chão. A distância entre eles e a mesa pode não ser confortável para todos os clientes.
  • Garanta que os lavabos estejam sempre limpos e que não falte papel higiênico e toalhas de mão descartáveis.
  • Certifique-se de que os móveis não estejam riscados ou manchados.
  • Verifique se todas as cadeiras passam sensação de firmeza e não possuem nenhuma parte quebrada ou dano.
  • Se utilizar cortinas, lembre-se de verificar se estão limpas e sem cheiros.

5. Personalize o Seu Espaço

O seu restaurante é único. Você sabe disso, mas também precisa comunicar isso aos seus clientes. Portanto, é importantíssimo personalizar o espaço.

O ambiente de restaurante ideal é aquele que será sempre associado ao seu negócio. Sua meta deve ser essa: em todas as fotos que seus clientes tirarem dentro do seu restaurante, o local deve ser imediatamente identificável. Quando eles olharam para a foto daqui há alguns meses, devem lembrar-se onde estavam quando ela foi tirada.

Para alcançar isso, uma das dicas mais importantes é evitar emular a decoração de outros restaurantes ou personalizar pouco o ambiente. Seja criativo e transforme o ambiente de restaurante em um ícone!

Personalize seu restaurante!

Existem muitos lugares onde você pode buscar inspiração, mas lembre-se que, no final, o seu ambiente precisa ser único.   

6. Atendimento de Qualidade

Mesmo com todas as dicas anteriores, seu ambiente de restaurante não pode ser perfeito sem um super atendimento. Como falamos nos tópicos anteriores, a experiência do cliente é importantíssima para seu negócio. E boa parte dele será definida pela forma como o consumidor foi atendido.

Treinar e valorizar a sua equipe é a melhor forma de conseguir um atendimento de qualidade. Vamos falar um pouco mais sobre isso:

Treinamento

Sua equipe não pode fazer o melhor possível se não sabe qual é sua definição de um atendimento perfeito. Durante o treinamento, a equipe precisa aprender quais são os padrões esperados do restaurante e como devem falar com os clientes.

Nem sempre o treinamento quer dizer contratar cursos ou profissionalizantes. Muitas vezes, ele pode ser feito em um período curto, durante o funcionamento do próprio restaurante. Em alguns estabelecimentos, você inclusive encontrará funcionários em treinamento com uniformes diferentes, que sinalizam o fato.

Ofereça treinamentos para sua equipe!

Veja o que é importante ensinar à sua equipe que atua no salão:

  • Regras gerais de etiqueta
  • Como falar com os clientes
  • Quando abordar a mesa (geralmente quando todos já estão com os cardápios fechados)
  • Quando oferecer novas bebidas
  • Como o salão está dividido e quais mesas cada um deverá atender
  • Como explicar os itens do cardápio
  • Como fazer sugestões para clientes que as peçam

Alguns detalhes podem parecer pequenos, mas lembre-se: o cliente irá sempre perceber o todo. Por exemplo, é comum que clientes se sintam incomodados com garçons que perguntam muitas vezes se está tudo bem na mesa ou que chegam para anotar os pedidos antes que todos tenham escolhido seus pratos. Essas são situações que podem ser evitadas com o treinamento correto.

Quanto mais informações sua equipe tiver sobre como deverá agir, melhor será o atendimento!

Valorizando a equipe

Não adianta oferecer o melhor treinamento possível se sua equipe está desmotivada ou não gosta de trabalhar no seu restaurante. Por isso, é essencial tomar medidas para que os sorrisos no rosto sejam sempre genuínos.

Sua equipe deve estar sempre motivada.

Confira algumas formas de manter sua equipe motivada:

  • Estabeleça metas realistas, e ofereça prêmios para quem cumpri-las, ao oposto de punição para aqueles que não o fizerem.
  • Dê feedback aos seus funcionários. Não deixe de elogiar um bom trabalho e prefira fazer críticas construtivas em particular.
  • Valorize seus profissionais: Lembre-se que novas contratações acarretam em muitos custos e novos treinamentos. Por isso, dê motivos para que seus colaboradores queiram permanecer no restaurante.
  • Invista no seu futuro – e no da sua equipe! Treinamentos e cursos de capacitação específicos mostram aos funcionários que são valorizados.
  • Crie boas condições de trabalho. Um ambiente de trabalho harmonioso e saudável é essencial para eliminar a rotatividade de funcionários.

Dica extra: Utensílios de qualidade

Os móveis não são a única coisa no seu restaurante que devem estar em ótimo estado! É importante também oferecer utensílios de qualidade e em ótimo estado.

Para garantir a melhor experiência possível, é essencial oferecer talheres, pratos, taças e guardanapos que realmente cumpram sua função. Veja alguns problemas para evitar no seu restaurante:

  • Pratos que deslizam nas mesas (pode ser corrigido com o uso de jogos americanos).
  • Facas pouco afiadas ou inapropriadas para o tipo de comida servido (em especial carnes).
  • Garfos frágeis ou descartáveis, que podem dobrar ou quebrar.
  • Taças com manchas ou marcas de digitais.
  • Talheres inadequados para o tipo de comida servido.
  • Falta de talheres necessários (por exemplo, colher para café)
  • Guardanapos descartáveis que contém plástico na composição (são transparentes e não absorvem direito).
  • Guardanapos de pano que podem estar manchados, desfiados ou rasgados. (Os descartáveis também são mais higiênicos!)

Nunca deixe de oferecer os talheres corretos para cada tipo de comida.

Guardanapos Relevo

Os guardanapos da Relevo são uma ótima opção para seu restaurante, tanto no quesito de custo quanto para potencializar a experiência do consumidor.

Tratam-se de itens descartáveis e recicláveis. Eles são, portanto, muito mais higiênicos do que as versões de pano. Você sabia que o tecido pode conter bactérias, mesmo depois de lavado? Sem contar que os guardanapos de papel oferecem um menor custo unitário e não acarretam em custos de manutenção e reposição.

Como são recicláveis e produzidos com madeira de reflorestamento, sem a adição de plásticos na fórmula, são produtos ecologicamente responsáveis.

Além de todas essas vantagens, eles também são muito mais bonitos – e eficientes. É garantido que as peças vão agradar seus clientes. Como é opaco, resistente e absorvente, não é necessário utilizar mais do que uma peça por refeição. Você ainda pode usá-los para reforçar ainda mais sua marca, personalizando os guardanapos com o seu logotipo.

Os produtos Relevo ajudam a melhorar a experiência do cliente!

Conheça nossos produtos! A Relevo tem o melhor custo-benefício para você.

Conclusão

O ambiente de restaurante é o fator que mais influencia na experiência do consumidor! Atualmente, o setor do entretenimento lida com clientes cada vez mais exigentes, que buscam experiências únicas, agradáveis e memoráveis. Não é mais o suficiente apenas servir boa comida. É necessário criar um ambiente de restaurante perfeito para se diferenciar da concorrência.

Os produtos Relevo podem ajudar o seu restaurante a melhorar ainda mais a experiência dos clientes. Com peças descartáveis de qualidade, você garante a eficiência, beleza e higiene. E é claro: com um ótimo custo-benefício. Afinal, não adianta optar por itens que drenem o seu orçamento!

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E você, que estratégias utiliza para deixar o seu ambiente de restaurante incrível? Divida conosco nos comentários, e não esqueça de deixar sua pergunta se ficou com alguma dúvida!