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Você sabia que a experiência do cliente tem sido uma das ferramentas mais utilizadas para aumentar a carteira de clientes das empresas?

A experiência do cliente tem sido difundida como uma verdadeira lição de casa, que deve ser feita pelos empreendedores que esperam realmente conquistar os seus clientes.

Ela se resume em estratégias que definem quem é o cliente e como se aproximar dele. Ou seja, o que todo negócio precisa para fazer sucesso!

Além disso, a experiência do cliente permite que o cliente se sinta parte da empresa, visto que a empresa usa meios de chegar cada vez mais perto do serviço ou produto que o cliente realmente deseja e espera consumir.

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Descubra então, como a experiência do cliente permitirá que você conheça a percepção dele, de modo que você possa enxergar o seu negócio da perspectiva do cliente. Isso é fundamental para que você saiba exatamente como atrair o seu cliente.

Saiba como interagir com o seu cliente da maneira mais produtiva possível e que agregue valor real para o seu restaurante, moldando-o exatamente da forma como você descobrirá que seus clientes desejam!

O que é Experiência do Cliente?

A experiência do cliente possibilita que, através de algumas técnicas de aproximação do cliente e estimulação para que ele interaja com o seu produto ou serviço, você possa avaliar qual a visão que ele tem do seu negócio, a partir da perspectiva dele.

Ou seja, a experiência do cliente funciona como um processo de observação, no qual o empreendedor abre caminhos que aproxime o cliente do seu negócio, até que ele se sinta confortável e possa expressar como ele enxerga o seu negócio e o que ele espera disso.

De certa forma, é como se, a partir da avaliação da experiência do cliente, fosse possível moldar o seu negócio exatamente como o público deseja. Assim, é possível atrair mais clientes, agradando-os e fidelizando-os.

Entender o que é e como funciona a experiência do cliente, alavancará o seu negócio

Por Que é Importante Para o Seu Restaurante?

Utilizar essa técnica no seu restaurante é importante para que seja possível conhecer qual é a visão do mercado em relação ao seu restaurante e, assim, poder aprimorá-lo de acordo com o que o mercado pede.

Saber como melhorar a experiência do cliente é fundamental para que o seu público-alvo seja cada vez mais consistente e o sucesso do seu restaurante, cada vez mais promissor. Você pode inclusive procurar por um curso de experiência do cliente.

Assim, poderá conhecer a fundo os impactos que, esse conceito até pouco tempo, não tão difundido, pode agregar de positivo ao seu negócio. Sem contar, que é importante que haja uma boa gestão da experiência do cliente, para que, de fato, ela agregue valor ao negócio.

Como Aplicar em Seu Restaurante

Não há melhor maneira de aprimorar o seu restaurante, se não for seguindo o que o público espera dele. Afinal, se o interesse do consumidor é o que mais importa, ajustar o seu restaurante para que ele agrade ao máximo o consumidor, é sucesso garantido.

Se antes os consumidores eram acostumados a terem de se adaptar aos produtos e serviços, como eles eram, hoje em dia a realidade é totalmente o contrário: a evolução do marketing demonstrou que o sucesso está em moldar os produtos e serviços, aos clientes.

Por isso, tornar o seu restaurante aderente ao gosto do seu público-alvo é a melhor maneira de aproximar o seu público. Se um cliente se sentir tão satisfeito e contente com o seu restaurante que se sinta até parte dele, dificilmente ele o trocará por um concorrente.

Veja então, algumas dicas importantes sobre com aplicar a experiência do cliente no seu restaurante e usar a visão dele a favor do crescimento do seu negócio.

1. Escute o Seu Cliente

Escutar o seu cliente, no sentido de dar importância ao que ele tem a dizer, é essencial. Promova pesquisas de satisfação, promoções que permitam que o cliente conheça mais o seu restaurante e opine sobre ele, ou até mesmo, converse com alguns clientes.

Saber o que o cliente tem a dizer sobre como ele se sente em relação ao seu restaurante, é o ponto de partida para que você usufrua a experiência do cliente da melhor forma. Isso é o que te dará a direção que você deve seguir.

Você pode considerar opiniões pontuais mais relevantes e que sejam interessantes de alguma forma, mas o primordial é considerar as opiniões que se repetem pela maioria dos clientes. Elas que vão demonstrar a realidade da situação.

Se a maior parte dos clientes disserem, por exemplo, que julgam o cardápio muito restrito e que poderia haver mais opções, você já sabe que há uma melhoria a ser feita aí. Ou se eles, disserem que gostavam mais do Chef de antes, você já sabe que o atual não agrada.

Aliás, um ponto importantíssimo de escutar o cliente é estar aberto para ouvir críticas. Até porque, são justamente as críticas que direcionarão as melhorias que você precisará implementar no seu restaurante. Por isso, agradeça as críticas.

Ouvir o seu cliente é o ponto chave da experiência do cliente

2. Estabeleça Um Laço Emocional Com Seu Cliente

Quando você conquista o seu cliente, a ponto de fazê-lo dependente do seu negócio, dificilmente ele deixará de ser o seu cliente. Pode ser difícil, a princípio, chegar nesse patamar, mas com as técnicas certas, você verá que não é impossível.

Por isso, trabalhe para ganhar a confiança dele. Serviços que oferecem um mês de assinatura gratuita, por exemplo, usam essa estratégia para ganhar a confiança do cliente. Tanto que, são poucos que costumam cancelar a assinatura depois do teste gratuito.

Se você oferecer um jantar por conta da casa no dia do aniversário do seu cliente, por exemplo, você o fará sentir-se realmente especial e importante. Além do que, você estará demonstrando que há um laço de confiança entre vocês.

Portanto, pense em estratégias que possam aproximar o seu cliente do seu negócio, de modo que o seu restaurante se diferencie do restante. Demonstre, de fato, que o seu cliente é importante para você.

3. Demonstre Responsabilidade e Compromisso

Clientes não voltam a procurar empresas que, de alguma forma, demonstraram irresponsabilidade ou falta de compromisso. Isso é fato. Portanto, não permita que seus clientes tirem essas conclusões sobre o seu restaurante.

Caso haja conflitos, procure resolvê-los da melhor forma e, sempre que possível, dando razão para o cliente, para que seu estabelecimento demonstre que se importa com ele. Além disso, seja sempre responsável e claro em seus objetivos.

É essencial que seu cliente crie um vínculo de confiança com a sua empresa

4. Seja Criativo e Diferenciado

Quem é inovador sempre acaba se destacando, não tem jeito. Por isso, diante da concorrência grande do segmento de restaurantes, é preciso ser criativo e se diferenciar da maioria, para conseguir atrair clientes e fidelizá-los.

Portanto, acompanhe tendências, mas procure sempre oferecer um algo a mais. Promoções, eventos, ambientes diferentes e até mesmo pratos diferentes, podem ser boas estratégias para fazer com que mais gente queira conhecer o seu restaurante e fique por lá.

Como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Por isso, procure sempre lançar alguma novidade para se manter visível e demonstrar que seu restaurante está sempre inovando.

Inovar para atender ao que o cliente espera, como uma decoração diferenciada, é essencial

Pontos Importantes Para Lembrar

Embora possa parecer um tanto quanto óbvio que a experiência do cliente permite que haja melhorias no seu restaurante e até mesmo na sua forma de gestão, é preciso ter atenção.

Observar alguns pontos é essencial para que um bom trabalho possa, de fato, ser feito, com base na experiência do cliente.

1. A experiência do Cliente Precisa Ser positiva

Procure sempre deixar o seu restaurante o melhor possível, antes de ir em busca de extrair informações da experiência do cliente. Afinal, se você estiver ciente de que há muito o que melhorar, não há sentido em perguntar o que o cliente pensa.

Por isso, permite que a experiência do cliente seja o mais positiva possível. Se houver críticas, que sejam sobre pontos que realmente te surpreendam, pois, você não teria notado sozinho.

Inclusive, porque a ideia é justamente essa: descobrir como o seu restaurante é, visto da perspectiva do cliente. Então se da sua perspectiva, como gestor, você já souber que há o que melhorar ou ajustar, faça logo.

Além disso, o resultado obtido com a experiência do cliente precisa ser sempre encarado como algo positivo para o seu restaurante. Não importa se só haja críticas. São elas que irão moldar o seu negócio ao gosto e necessidade do seu público.

Trabalhe para que o resultado da experiência seja positivo

2. Ela Precisa Ser Significativa

Não há sentido em promover a experiência do cliente se não houver um propósito para isso. É preciso que haja objetivo, que você saiba o que espera e precisa extrair de informações, a partir desse trabalho.

Caso contrário, qual é o significado de fazer essa pesquisa? Apenas saber o que o cliente pensa, sem propósito algum? Pois isso, seria perca de tempo.

3. Precisa Ser Memorável

O mais importante de tudo, é que algo seja feito a partir da experiência do cliente. Pois, se há um significado para que a experiência do cliente ocorra, é preciso que haja ação atrelada a esse significado.

Ou seja, de que adianta o cliente expor a sua opinião, o que ele acha que poderia mudar ou ser melhor, se nada for feito em relação a isso? É preciso que o cliente note que o que ele disse surtiu efeito, ou seja, foi colocado em prática.

Essa é a essência da experiência do cliente: que ele perceba que a sua opinião e visão têm valor. É isso que fará com que ele crie um laço de confiança com o seu negócio, se aproximando cada vez mais e tornando-se parte.

Personalizar a Experiência e Inovar

Procure tornar a experiência do cliente o mais agradável possível. Que ele se sinta tão bem em seu restaurante, ao ponto de se sentir em casa. Isso é fundamental para aproximá-lo. Para isso, você pode apostar em um ambiente agradável e aconchegante, por exemplo.

Você pode, inclusive, aperfeiçoar a experiência do cliente com o seu ambiente através dos produtos da Relevo, cujos, são todos fabricados com matéria-prima de altíssima qualidade, proporcionando conforto e bem-estar aos seus clientes.

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As toalhas de lavabo são elegantes e dão um toque de requinte e sofisticação ao toalete. Enfim, há toda uma linha de produtos incríveis para tornar a experiência do cliente ainda mais especial!

Conclusão

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre a experiência do cliente? Esperamos que sim, mas, caso haja alguma questão que gostaria de entender e não conseguiu com nosso artigo, escreva nos comentários! Vamos ajudá-lo a esclarecer!

Afinal, a experiência do cliente precisa ser colocada em prática por todo o restaurante que espera se destacar no mercado. Ainda mais no mercado desse segmento, cujo costuma ser tão concorrido.

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Por isso, aproveite nossas dicas e aplique a experiência do cliente no seu restaurante o quanto antes. É certo que você conseguirá alavancar as suas vendas e fidelizar seus clientes com mais facilidade.

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