(41) 3699-8800
Quem gosta de receber os amigos em casa para momentos de lazer e descontração, certamente deseja fazer isso da forma mais agradável possível.

Para causar uma boa impressão aos convidados, muitos detalhes devem ser observados. Eles vão desde a colocação correta da mesa, passando pela decoração e arrumação da casa, até as regras de etiqueta à mesa, que também devem ser seguidas pelos filhos.

Contudo, essa questão do ensino das orientações de etiqueta para as crianças pode ser uma tarefa difícil de aplicar, pois muitas mães não sabem quando e como começar a transmitir essas informações aos pequenos.

Para ajudar você nessa função, selecionamos algumas dicas preciosas sobre etiqueta para crianças. Continue a leitura e confira!

Quando ensinar regras de etiqueta à mesa

As regras de etiqueta devem ser ensinadas o mais cedo possível para que as crianças se habituem ao convívio social e às regras à mesa desde a tenra idade.

Tão logo a criança passe a comer sozinha, as principais orientações devem começar a ser transmitidas.

Como educar os filhos nas práticas diárias

Para educar os filhos no dia a dia, é recomendado que as instruções sejam passadas de forma clara e objetiva, em uma linguagem compatível com a idade e com a capacidade de entendimento da criança.

Para facilitar o aprendizado, torne o horário das refeições um momento sagrado, cortando aqueles elementos que distraem os pequenos, como televisão ligada, música, joguinhos eletrônicos, entre outros.

Essa medida fará com que a criança fique mais concentrada na refeição e no que é dito a ela. Uma boa dica é escolher um tema por dia para educá-las, como:

Talheres

Nos primeiros anos, é natural que a colher seja o principal talher utilizado. Porém, tão logo as habilidades motoras sejam aprimoradas, é interessante substitui-la por garfo e faca.

Tal substituição deverá vir com as orientações acerca do manuseio desses utensílios, como a forma de espetar a carne, de usar a faca para auxiliar a colocar a comida no garfo e assim por diante.

Explicações a respeito de como posicionar os talheres ao fim da refeição também devem ser prestadas, mas sempre com paciência e persistência por parte dos pais.

Guardanapos

Separar um dia especial para falar sobre os guardanapos é uma forma de ensinar sem pressionar ou encher a cabecinha das crianças com muitas informações.

Nessa fase, os guardanapos de papel são práticos e eficazes tanto para limpar o rostinho, boca e mãos das crianças, quanto para recolher eventuais resíduos de alimentos que caíram para fora do prato.

Também visando uma limpeza mais prática, vale o uso de jogos americanos, ainda que exista uma toalha de mesa posta.

Manuseio com a comida

Algo muito comum entre as crianças é manusear os alimentos com as mãos, fazer brincadeiras e espalhar a comida.

Tão logo elas estejam aptas para comer sozinhas, devem ser orientadas sobre a má impressão gerada por essa conduta. Reprimir esse tipo de comportamento sempre que ocorrer é a melhor forma de educar os filhos.

Quando e como proibir determinados comportamentos

Muitos comportamentos das crianças à mesa são extremamente inadequados para eventos sociais, e por isso devem ser corrigidos o mais cedo possível.

Sempre oriente seus filhos a não falar de boca cheia, não mastigar de boca aberta, não bater com os talheres no prato, não balançar na cadeira e não colocar os cotovelos na mesa.

Não pense que esses ensinamentos são muito sofisticados e podem ficar para depois. Na verdade, quanto mais cedo forem transmitidas, mais cedo essas boas maneiras serão assimiladas e melhor será o comportamento dos filhos à mesa.

Agora que você já sabe como e quando ensinar aos filhos as regras de etiqueta à mesa, conte-nos que achou de nossas dicas! Deixe seu comentário aqui no post e participe da conversa.