Nada mais aconchegante no inverno do que uma tigela de sopa fumegante, não acha? Então que tal aproveitar a estação para esquentar amigos e familiares na sua casa com as mais deliciosas receitas? No post de hoje, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre louça para sopa e como servir essa estrela do friozinho com elegância para encantar e aquecer seus convidados! Venha ver:
Sopeira
Talvez a mais tradicional peça da louça para sopa, a sopeira é um recipiente grande, geralmente em porcelana ou metal, feito especialmente para servir essa delícia. Algumas versões vêm acompanhadas de concha e até réchaud, mas quem não conta com esse item em casa também pode inovar usando uma panela bonita (de ferro, barro ou pedra, por exemplo) ou mesmo um pão italiano sem miolo!
Prato fundo
Bem versáteis, os pratos fundos podem ser usados para servir massas, caldos e, claro, sopas também. Eles têm a vantagem de serem mais abertos, valorizando sopas-cremes guarnecidas com creme de leite e azeite, por exemplo. O ideal é usá-los quando a sopa é o prato principal no jantar.
Tigelas
Na hora de servir sopas e caldos, você pode escolher entre usar, por exemplo, tigelas de consomé ou cereal. As primeiras, geralmente um pouquinho menores, são mais clássicas, sendo uma opção bacana quando a sopa é apenas entrada ou acompanhamento na refeição. Já as segundas são mais descontraídas, mas comportam uma quantidade maior de líquido e são ótimas para consumir sopas com pedaços de legumes, vegetais ou mesmo macarrão!
Canecas e xícaras
Que tal servir um jantar com vários pratos ou ainda fazer um rodízio de diversas sopas de sabores diferentes? Para isso, vale usar canecas e xícaras na hora de servir quantidades menores de sopa. Além de serem bem charmosas, elas são perfeitas para que os convidados se sirvam à vontade, bem como para abrir o apetite antes do prato principal.
Ramequins
Em formatos diversos, os ramequins costumam ser menores, como as xícaras e canecas, podendo então ser usados no mesmo contexto. Por outro lado, eles têm a vantagem de poderem ir ao forno sem problemas, sendo por isso os recipientes mais adequados a sopas gratinadas (como de cebola).
Para facilitar, prefira os ramequins com fundo arredondado na hora de servir a sopa aos convidados, ok? Aqueles com fundo reto são ideais para servir adicionais, como croutons, queijo ralado, ervas frescas (como cebolinha, salsinha ou manjericão), alho torrado, etc.
Pratos, pires e sousplat
Por serem líquidas, as sopas geralmente acabam tendo mais chances de respingarem ou serem derramadas na mesa que pratos sólidos, como carne ou batatas, por exemplo. Pensando nisso, não se esqueça de servi-las sempre apoiadas por outro prato, um sousplat ou pires, dependendo da louça que você escolheu.
Além de evitarem constrangimentos por causa de uma gotinha de líquido derramada sobre a toalha de mesa, esses itens também trazem mais sofisticação à mesa e ainda podem ser úteis para que os convidados apoiem torradas, guardanapos ou mesmo suas colheres!
E então, gostou das nossas sugestões de como escolher a louça para sopas e aquecer os estômagos e corações dos seus convidados? Comente aqui embaixo contando se ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto e compartilhe também as suas formas favoritas de servir sopas e caldos!